Jornal 12h, edição de 25 de Setembro de 2023

NOVO ANO ACADÉMICO ARRANCA ESTA SEMANA. SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR ADIANTA POSSIBILIDADE DE GREVE PARA NOVEMBRO;

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REÚNE CONSELHO DE SEGURANÇA NACIONAL COM FOCO NA SITUAÇÃO POLÍTICO-MILITAR DO PAÍS;

 

INICIA HOJE EM LUANDA PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA O NOVO CONCURSO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO;

 

POLÍCIA FRUSTRA TENTATIVA DE ROUBO DE VINTE E UM MILHÕES DE KWANZAS NO HUAMBO;

 

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ALERTA PARA EXISTÊNCIA DE PAÍSES COM SURTOS ACTIVOS DE CÓLERA.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, segunda-feira, 25 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.  

JINGLE

O Secretário-Geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola revela que caso o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, não se pronuncie sobre os pontos constantes do seu caderno reivindicativo nos prazos estabelecidos, os professores do ensino universitário podem voltar à greve a partir do dia 10 de Novembro.

Eduardo Peres Alberto, que falava à MFM, apelou ainda ao bom senso das autoridades quanto ao processo de seleção dos candidatos à bolsa de estudos.

EDUARDO PERES ALBERTO 01 12H 250923

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos professores universitários, Eduardo Peres Alberto descarta qualquer constrangimento que possa impedir o arranque das aulas no ensino superior.

EDUARDO PERES ALBERTO 02 12H 250923

Eduardo Peres Alberto, Secretário-Geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola.

De recordar que o acto de abertura no país do ano académico 2023/2024, no Ensino Superior, realiza-se quinta-feira, às 9h00, em Luanda. 

O início oficial das aulas nas instituições públicas, público-privadas e privadas é no próximo dia 2 de Outubro.

As candidaturas para o concurso público de ingresso, para o preenchimento das 855 vagas para professores em Luanda, estão abertas, a partir de hoje.

O Governo de Luanda explica em comunicado que as candidaturas serão submetidas através da internet, com a garantia de uma quota de 4% para candidatos com deficiência.

Em reação, o secretário provincial do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, em Luanda, Fernando Tomé Laureano, disse que o número de vagas não é suficiente para atender a demanda da capital.

TOMÉ LAUREANO 01 12H 250923

Tomé Laureano denuncia a falta de condições em muitas escolas e lamenta que os professores da capital continuem a enfrentar inúmeras dificuldades.

TOMÉ LAUREANO 02 12H 250923

Tomé Laureano, secretário provincial do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, em Luanda.

PONTO

Comemora-se, hoje, 25 de Setembro, o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde em Angola, numa homenagem ao Dr. Américo Boavida, médico e nacionalista angolano.

No entanto, o sistema nacional de saúde voltou a marcar o debate de sábado da MFM, a luz dos últimos acontecimentos com a morte de um cidadão de 24 anos à porta do Hospital Américo Boavida.

O jurista e analista MFM, Joaquim Jaime, disse que a situção que se notou é grave;

JOAQUIM JAIME 13H  NOVO

Adriano Manuel, do sindicato dos médicos, disse no debate que este assunto deve merecer toda a atenção;

ADRIANO MANUEL 13H

Jeremias Agostinho, especialista em saúde pública e médico pediatra, disse que, apesar do choque que a situação marca, deve-se dar maior atenção à formação dos profissionais da saúde;

JEREMIAS AGOSTINHO 13H

Já o jurista e analista Alberto Quixinacho, apresentou a sua visão sobre assunto;

ALBERTO QUIXINACHO 13H  

Convidados da última edição do debate “O ESTADO DA NAÇÃO”, onde o sector da saúde esteve em destaque.

Moradores da centralidade do Kilometro 44, no município do Icolo e Bengo, aqui em Luanda, dizem estar a correr risco de vida por causa da estrutura inacabada da bacia de retenção de águas na localidade. Segundo relatos, falta uma zona de proteção à infraestrutura.

Em consequência disso, no último fim de semana, uma criança de 10 anos chegou mesmo a perder a vida, depois de ter caído na bacia, quando caminhava com os amigos. Os moradores lançam o grito de socorro.

VOX POP KM 44 12H 250923

E a MFM contactou o Administrador do Distrito Urbano da Bela Vista, Domingos Azevedo, que prometeu pronunciar-se a qualquer momento.

O Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Comandante-em-Chefe, orienta, hoje, em Luanda, a segunda reunião ordinária do Conselho de Segurança Nacional para abordar a situação político-militar do país, de segurança pública e dos Direitos Humanos.

De acordo com a Secretaria para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, a agenda inclui, ainda, a apreciação do Projecto de Lei de Segurança Nacional, entre outras questões ligadas aos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado.

O Conselho de Segurança Nacional é composto por 23 membros, nomeadamente a Vice-Presidente da República, os presidentes da Assembleia Nacional, do Tribunal Supremo, do Tribunal Constitucional, do Supremo Tribunal Militar, o procurador-geral da República, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, entre outras individualidades.

A polícia nacional deteve três cidadãos, membros de uma associação criminosa, que se tem apropriado de apartamentos nas centralidades por via de arrombando de portas e documentação falsificada.

A informação foi avançada pelo porta-voz da DIIP, Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA 01 12H 250923

As autoridades policiais frustraram ainda a tentativa de roubo de 21 milhões de kwanzas, em uma fábrica de blocos, no Huambo.

QUINTINO FERREIRA 02 12H 250923

Inspector-chefe Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais.

PONTO ECONOMIA

Energia e transportes beneficiaram de empréstimos chineses a Angola, entre 2000 e 2022, num total de 45 mil milhões de dólares , um quarto do montante concedido pela China a África neste período.

Os dados do Centro de Política de Desenvolvimento Global da Universidade de Boston, consultados pela Lusa, mostram que o maior empréstimo das últimas duas décadas destinou-se à petrolífera angolana Sonangol.

Angola contratou 258 empréstimos, somando 45 mil milhões de dólares, o que representa mais de um quarto do total emprestado pela China a África, tendo o mais recente sido atribuído no ano passado pela empresa estatal de defesa para a tecnologia aérea.

O analista Carlos Rosado de Carvalho, afirma que a cooperação entre Luanda e Pequim está de vento em poupa, apesar de alguma contração devido à pandemia;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 250923

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

O Governo angolano prorrogou o período de vigência de actualização de categorias dos funcionários públicos do Regime Geral para até 31 de Junho de 2024.

Segundo o comunicado conjunto dos ministérios das Finanças, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, bem como da Administração do Território, esse prazo pode ser prorrogado por igual período de tempo, desde que se mantenham os respectivos pressupostos objectivos.

Sem prejuízo do previsto em números anteriores ficam abrangidos pela medida os funcionários que constituíram o seu vínculo com a Administração Pública até 2012.

PONTO INTERNACIONAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que há 24 países com surtos activos de cólera, alguns dos quais registam uma crise grave.

Embora os dados disponíveis para a OMS sejam insuficientes, os casos notificados em 2022 duplicaram os de 2021, e os dados deste ano confirmam que a recuperação continua em todo o mundo, avançou a Lusa.

Países como a República Democrática do Congo, Afeganistão, Camarões, Malawi, Nigéria, Somália e Síria registaram, cada um, mais de dez mil casos suspeitos e confirmados, representando um aumento tanto nos surtos como na sua dimensão.

 

Data de Emissão: 25-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados