Jornal 12h, edição de 26 de Setembro de 2023
MAIS DE CINCO MIL IGREJAS E SEITAS RELIGIOSAS FUNCIONAM ILEGALMENTE EM TODO O PAÍS. A DENÚNCIA É DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS DE ANGOLA;
OBRAS EM CURSO NAS PRINCIPAIS ARTÉRIAS DA CIDADE DE LUANDA SEM AVISO PRÉVIO, PROVOCAM A IRA DOS AUTOMOBILISTAS E PEÕES DA CAPITAL DO PAÍS;
ESCOLA DA PROVÍNCIA DO BENGO PRIVADA DE AULAS NO PERÍODO NOCTURNO, DESDE O INÍCIO DO ANO LECTIVO, POR FALTA DE DINHEIRO PARA A COMPRA DE LÂMPADAS;
ANGOLA JÁ EXPORTA FUBA DE BOMBÓ, DE MILHO, KISAKA E CATATO PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA;
JUNTA MILITAR DO MALI ANUNCIA ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, POR QUESTÕES TÉCNICAS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, terça-feira, 26 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
O crescente número de igrejas ilegais em Angola está a preocupar a Ordem dos Psicólogos de Angola, que aponta a falta de fiscalização do governo como principal causa da proliferação de seitas religiosas no país.
Por isso mesmo, esta manhã, a Ordem dos Psicólogos de Angola, realizou uma conferência de imprensa, para pedir o cumprimento rigoroso à Lei sobre a Liberdade Religiosa e de Culto, como fez saber à MFM o bastonário da Ordem dos Psicólogos de Angola, Carlinhos Zassala.
CARLINHOS ZASSALA 01 12H 260923
Carlinhos Zassala alerta para a existência de supostos pastores que se têm aproveitado das igrejas para cometerem actos criminosos.
CARLINHOS ZASSALA 02 12H 260923
Carlinhos Zassala, bastonário da Ordem dos Psicólogos de Angola.
E tudo acontece numa altura em está detida em Malanje uma suposta pastora de 56 anos de idade, que recebia dinheiro dos crentes com promessas de inserção na Caixa Social das Forças Armadas Angolanas.
Segundo o porta-voz do SIC/Malanje, inspector-chefe Augusto Barros André, os lesados pagavam valores monetários na ordem de 20.000.00 a 215.000.00, dependendo dos graus militares.
AUGUSTO BARROS ANDRÉ 12H 260923
Inspector-chefe Augusto Barros André, porta-voz do SIC/Malanje.
PONTO
A EPAL, Empresa Pública de Águas de Luanda, anuncia restrições no abastecimento de água potável em algumas localidades da capital, devido a trabalhos de limpeza e manutenção nos reservatórios de água do Centro de Distribuição do Cazenga.
A informação foi avançada pelo porta-voz da EPAL, Vladimir Bernardo.
VLADIMIR BERNARDO 12H 260923
Vladimir Bernardo, porta-voz da EPAL, Empresa Pública de Águas de Luanda.
…
A sociedade Luandense clama por mais informação das autoridades e empresas de construção civil, quanto à duração das obras nas principais vias.
Segundo o GPL ao todo, 29 ruas, num total de 13,43 quilómetros, em três distritos urbanos afectos à Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, serão asfaltadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
As obras serão executadas nos distritos do Sambizanga, Neves Bendinha e Maianga e estão orçadas em 7,5 mil milhões de kwanzas.
As obras, a cargo de seis empresas nacionais e estrangeiras, poderão beneficiar de asfaltagem, iluminação pública, passeios, sinalização e drenagem das águas pluviais.
Boa parte dos cidadãos ouvidos pela MFM, esta manha, apontam como saída, o uso da internet para a divulgação dos prazos de duração das obras devido aos constrangimentos que causam;
OUVINTES 12H 260923
Na reação, o diretor do GPL para a comunicação social, Wilson dos Santos, disse que o governo entende a preocupação dos munícipes, ao mesmo tempo em que aponta soluções aos constrangimentos que se vivem devido à morosidade das obras;
WILSON DOS SANTOS 12H 260923
Wilson dos Santos, diretor para a Comunicação Social do Governo de Luanda.
…
Começa a vigorar ainda esta semana o novo documento de identificação do automóvel e do proprietário, denominado Título do Veículo, um documento que unifica o Livrete e o Título de Propriedade Automóvel, no quadro da Reforma do Estado, com vista à simplificação dos processos administrativos, redução da burocracia, proporcionando uma experiência mais eficiente aos cidadãos.
Segundo o director adjunto para a comunicação institucional e imprensa da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, fala sobre as valências do documento.
MATEUS RODRIGUES 12H 260923
Subcomissário Mateus Rodrigues, director adjunto para a comunicação institucional e imprensa da Polícia Nacional.
PONTO
A escola n.º 306 , também conhecida por colégio “Dembo Sala Mubemba”, na cidade de Caxito, província do Bengo, está sem aulas no período nocturno desde o incício do ano lectivo, porque a direção da instituição do ensino geral não tem dinheiro para comprar lâmpadas para as salas de aulas e outras dependências da instituição.
Esta situação preocupa o SINPROF, que exige uma intervenção urgente da Direcção Provincial da Educação, para a resolução do problema que está a prejudicar centenas de alunos.
CÉSARA ANTÓNIO 12H 260923H
César António, secretário provincial do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores no Bengo.
PONTO
O Conselho de Segurança Nacional de Angola reuniu-se, esta segunda-feira, para abordar as guerras no mundo e em África, com destaque para os golpes de Estado e o conflito no leste da República Democrática do Congo.
A 2.ª reunião do Conselho de Segurança Nacional foi presidida pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, e durou cerca de cinco horas, terminando sem declarações aos jornalistas.
Segundo uma nota de imprensa da Presidência angolana, o Conselho de Segurança Nacional, órgão composto por 23 membros, apreciou os Projetos de Lei de Segurança Nacional, o Estatuto Orgânico do Serviço de Inteligência e Segurança Militar “e outros assuntos de interesse da vida e funcionamento dos órgãos de defesa e segurança”.
O Conselho de Segurança reuniu-se na mesma semana em que o secretário da Defesa norte-americano iniciou uma visita a África, com passagem por Angola nos dias 26, 27 e 28 de setembro.
Lloyd Austin vai discursar em Luanda na quarta-feira, apresentando os novos ângulos da política dos EUA para África sob o tema “O Poder da Parceria”, segundo a embaixada norte-americana.
PONTO ECONOMIA
Vinte e cinco toneladas de produtos alimentares, com realce para a fubá de bombó e de milho, manteiga de amendoim, kisaka e cogumelos, foram exportados de Angola para os Estados Unidos, ao abrigo da Lei sobre o Crescimento de Oportunidades para África (AGOA), um diploma legal norte-americano que torna os países africanos habilitados para exportar os produtos agrícolas para a maior economia do mundo.
Avaliado em mais de 17 milhões de kwanzas, o primeiro carregamento da mercadoria da empresa nacional “Food Care- Processamento de Alimentos”, foi feito num contentor de 40 pés, e deve chegar à costa americana no próximo mês de Novembro, dando início a internacionalização da marca de alimentos processados made in Angola, MAVU.
De acordo com o analista para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, Angola e a maioria dos países africanos não têm sabido aproveitar esta oportunidade, uma vez que a Lei do AGOA permite a exportação de Mil e Oitocentos produtos agrícolas, mas até ao momento não foram antigidos nem sequer 50% deste valor.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO INTERNACIONAL
A junta militar do Mali anunciou, segunda-feira, que as eleições presidenciais que dariam lugar a uma liderança civil naquele país, marcadas para Fevereiro de 2024, foram adiadas por questões técnicas.
Num comunicado, o porta-voz do governo de transição, Abdoulaye Maïga, disse aos jornalistas em Bamako que as datas, inicialmente, previstas para duas voltas de votação, 4 e 18 de Fevereiro de 2024, seriam “ligeiramente adiadas por razões técnicas”.
De acordo com o documento, além das razões técnicas, a junta de transição maliana abordou a adopção de uma nova constituição, no início deste ano, bem como a revisão dos cadernos eleitorais.
As novas datas das eleições serão anunciadas posteriormente, refere a mesma fonte.