Jornal 12h, edição de 25 de Agosto de 2023
MANCHETES
SITUAÇÃO DOS PESCASORES ANGOLANOS PRESOS NO GABÃO. GOVERNO TRABALHA NA DIPLOMACIA PARA RETORNO DOS CIDADÃOS;
PRESIDENTES JOÃO LOURENÇO E LULA DA SILVA REUNIDOS NA CIDADE ALTA. COOPERAÇÃO ENTRE ANGOLA E BRASIL É HOJE RELANÇADA;
ACIDENTE DE VIACÇÃO FAZ QUATRO MORTOS E DOZE FERIDOS GRAVES NO BENGO;
EXECUTIVO REAVALIA PREÇOS DOS PRODUTOS DA CESTA BÁSICA.
ANGOLA ESTREA-SE COM DERROTA NO MUNDIAL DE BASQUETEBOL MASCULINO.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de sexta-feira, 25 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Dois dos vinte cidadãos angolanos condenados a dois anos de prisão pela justiça gabonesa, acusados de pesca ilegal naquele país da África Central, morreram devido a alegados maus-tratos na prisão.
Segundo o presidente da Associação dos Pescadores de Cabinda, Lucas Mataia, um deles chegou mesmo a ser enterrado no Gabão, já os restos mortais do outro deverão ser transladados para Cabinda.
Lucas Mataia fala dos esforços para o regresso dos outros dezoito cidadãos angolanos ao país.
LUCAS MATAIA 12H
Lucas Mataia, presidente da Associação dos Pescadores de Cabinda.
Estarão, em breve, a gozar de liberdade dezoito, dos vinte, angolanos condenados a dois anos de prisão pela justiça gabonesa, acusados de pesca ilegal naquele país da África Central.
Recordo que o ministro das Relações Exteriores de Agola, Téte António, entregou ao embaixador do Gabão em Angola uma nota oficial dirigida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país, para tratar da questão jurídica referente aos pescadores angolanos detidos na Prisão Central de Libreville.
…
Quatro pessoas morreram e doze ficaram gravemente feridas, em consequência de um acidente de viação ocorrido na noite da última quarta-feira, no município do Nambuangongo, província do Bengo.
O chefe de Operações do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional no Bengo, inspector Mateus Domingos Diogo, fala das causas do acidente.
MATEUS DOMINGOS DIOGO 12H
Inspector Mateus Domingos Diogo, chefe de Operações do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional no Bengo.
PONTO
Começou oficialmente a meio da manha a visita de lula da silva a Angola. A deslocação é de dois dias com foco na cooperação entre Luanda e Brasília.
O programa oficial da visita de Luiz Inácio Lula da Silva teve inicio esta sexta-feira, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro presidente angolano, António Agostinho Neto, seguindo daí para o Palácio Presidencial, onde há um encontro com o chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Após a reunião dos dois chefes de Estado, serão assinados acordos em várias áreas de cooperação, nomeadamente nos setores da agricultura, saúde, educação, sobre pequenas e médias empresas, processamento de dados na administração pública, transportes.
A visita prossegue logo a tarde com uma sessão solene na Assembleia Nacional.
Ainda hoje decorre um Fórum Económico entre Angola e Brasil, com a participação de 500 empresários e cujo encerramento contará com a presença dos dois presidentes.
Amanha Lula da Silva vai inaugurar um novo espaço no Instituto Guimarães Rosa (Centro de Cultura Angola-Brasil) e encontrar-se com a comunidade brasileira residente em Angola, fechando o programa oficial da visita no Palácio Presidencial.
A comunidade brasileira em Angola ronda as 27 mil pessoas e é, de acordo com o diplomata brasileiro, “de longe” a maior em África.
Acompanham o Presidente brasileiro seis ministros – incluindo os da Saúde, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Relações Exteriores ,- a maior comitiva de sempre em visitas de Lula da Silva ao exterior, e 170 empresários brasileiros.
Lula da Silva despede-se de Luanda no domingo de manhã, partindo para São Tomé e Príncipe para participar na decima sexta conferência de chefes de Estado e de Governo, que decorre no próximo domingo na capital são-tomense, sob o lema “Juventude e Sustentabilidade”.
PONTO
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, anunciou, esta quarta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, que o Governo vai determinar, nas próximas semanas, preços mínimos para certos produtos, no quadro da segurança alimentar.
Falando à margem de uma visita à feira de BRICS, José de Lima Massano não avança detalhes sobre os produtos que vão sofrer tal variação;
JOSÉ LIMA MASSANO 12H
E o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, aponta os desafios da vida econômica de angola, numa primeira fase organizando a casa e depois pensar na expansão econômica;
CARLOS ROSADO 1 12H
Carlos Rosado de Carvalho fala ainda da mais valia do impacto econômico regional com um certo protecionismo no preços.
CARLOS ROSADO 2 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO
A uma semana do arranque do novo ano lectivo, o MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, promete um pronunciamento oficial sobre o processo de inscrições de novos alunos no sistema de ensino, precisamente no dia em que será dado o tiro de largada do ano lectivo 2023/24.
Francisco Teixeira, presidente do MEA, revela ainda que milhares de crianças correm o risco de ficar fora do sistema de ensino no país devido à falta de vagas nas escolas.
FRANCISCO TEIXEIRA 01 12H
Francisco Teixeira fala em fraco investimento do governo no sector da educação.
FRANCISCO TEIXEIRA 02 12H
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.
O acto de abertura do ano lectivo 2023/2024 acontece na próxima sexta-feira, dia 1º de Setembro, na província de Malanje, como anunciaram, as autoridades angolanas.
E a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu a melhoria das condições de ensino e aprendizagem para a inserção, no sistema nacional formal, dos alunos com deficiência e limitações no desenvolvimento cognitivo.
Esperança da Costa falava, esta quinta-feira, no fim de uma visita de constatação à Escola do Ensino Especial número 1531, no Distrito Urbano do Rangel.
ESPERANÇA DA COSTA 9H
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
E dois milhões de manuais para o ensino primário serão distribuídos nas escolas de todo o país. O anúncio foi feito, ontem, pelo Secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Primário, Pacheco Francisco.
PACHECO FRANCISCO 12H
Secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Primário, Pacheco Francisco.
PONTO
Vem aí o primeiro fórum jurídico, que vai abordar a adopção da figura do juiz de garantia no ordenamento jurídico angolano, numa realização do INEJ, Instituto Nacional de Estudos Judiciários.
Francisco Hoje, da organização, disse à MFM que a actividade é aberta a todo o público interessado e destaca o objectivo do evento.
FRANCISCO HOJE 01 12H
O primeiro fórum jurídico vai decorrer na sede do Instituto Nacional de Estudos Judiciários, aqui em Luanda, de 5 de 7 de Setembro próximo. Francisco Hoje realça os temas a serem abordados.
FRANCISCO HOJE 02 12H
Francisco Hoje, técnico do INEJ, Instituto Nacional de Estudos Judiciários.
…
O Governo angolano anunciou, quinta-feira, que está a preparar um pacote legislativo para regular o setor imobiliário, “que deve ser aprovado ainda este ano”, para travar a informalidade neste segmento do setor habitacional.
Segundo o diretor do gabinete jurídico e intercâmbio do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação angolano, Rui Narciso, apesar da lei do setor imobiliário e o regulamento sobre a atividade de angariação e imediação imobiliária estarem já aprovados, os instrumentos em preparação devem permitir “maior controlo” dos ‘players’ do sector.
DESPORTO
A selecção nacional sénior masculina de basquetebol estreou-se com derrota no campeonato do mundo da modalidade que arrancou hoje na Ásia.
Angola perdeu diante da Itália por 67-81, num duelo que se realizou em Manila, nas Filipinas, um dos países organizadores.
Este e outros assuntos desportivos para acompanhar, logo a seguir a este serviço informativo, no Jornal Desportivo da M.
INTERNACIONAL
O Presidente russo, Vladimir Putin, enviou hoje condolências às pessoas próximas do líder do grupo Wagner, Yevgeni Prigozhin, e dos outros ocupantes do avião que caiu quarta-feira na Rússia, e prometeu um inquérito “até ao fim”.
Na sua primeira reacção após a queda do jacto privado que fazia a ligação entre Moscovo e São Petersburgo, Putin referiu-se a Prigozhin como um homem “talentoso” e “com um destino complicado que cometeu erros graves na vida, mas que obteve os resultados que precisava”.
No acidente, morreram outras nove pessoas, entre as quais três tripulantes e Dmitry Utkin, um dos fundadores do grupo Wagner e ex-oficial das forças especiais russas.