Jornal 12h, edição de 25 de Abril de 2023
PRESIDENTE DA REPÚBLICA NOMEIA HÉLDER PITTA GRÓS PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA;
NÃO EXISTE AINDA ORÇAMENTO DEFINIDO PARA DAR RESPOSTAS AS NECESSIDADES DAS FAMÍLIAS AFECTADAS DIZ MANUEL LUTANGO,
SINDICATO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS AGUARDAM POR RESPOSTA POSITIVA APÓS REUNIÃO COM O CONSELHO ECONÓMICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;
CENTENAS DE PRODUTORES AGRÍCOLAS NACIONAIS EXPÕEM RESULTADOS DOS SEUS TRABALHOS NUMA FEIRA EM LUANDA;
JINGLE 2023
Jornal da tarde da MFM, segunda-feira 25 de abril de 2023, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.
JINGLE INFORMAÇÃO
Considerando que o Plenário do Conselho Superior da Magistratura Judicial do Ministério Público homologou os resultados eleitorais para o provimento dos cargos de Procurador Geral da República e de Vice-Procurador Geral da República, na sua 2a. sessão extraordinária do V Mandato, realizada aos 24 de Abril de 2023;
Nos termos da proposta do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público;
O Presidente da República decreta, nos termos da alínea i) do artigo 119º e do nº 4 do artigo 125º, ambos da Constituição da República de Angola, conjugados com o n° 1 do artigo 8° e o n° 1 do artigo 11° da Lei n° 22/12, de 14 de Agosto – Lei Orgânica da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público, o seguinte:
São nomeadas as seguintes entidades:
1. Hélder Fernando Pitta Gróz – Procurador Geral da República;
2. Inocência Maria Gonçalo Pinto – Vice-Procuradora Geral da República.
PONTO
O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público elegeu esta segunda-feira, os três candidatos que vão ser agora propostos ao Presidente da República, João Lourenço, para ser o próximo Procurador-Geral da República.
O nome de Inocência Maria Pinto, foi entre os nove concorrentes, depois da desistência de um, o mais votado, com 11 votos.
Hélder Pitta Gróz e Mouta Liz obtiveram 10 votos cada.
Os três nomes vão seguir para o gabinete do Presidente da República, João Lourenço.
Apesar de haver um nome mais votado, o de Inocência Maria Pinto, isso não significa que vá ser esse o nome escolhido por João Lourenço.
Para o jurista, Joaquim Jaime, o titular do poder executivo, dos três candidatos, dois, já mereceram sua confiança no seu primeiro mandato, que torna sua decisão muito difícil.
RD-JOAQUIM JAIME 1 12H00
Os números considerados satisfatórios pelo governo, no âmbito do combate a corrupção apresentados pela Procuradoria-Geral República, pendem para eventual escolha de Hélder Pitta Gróz, mas por outro lado, a quota feminina em órgãos de decisão, também poderá pesar nas equações do presidente da República na escolha do novo procurador.
RD-JOAQUIM JAIME 2 12H00
O jurista, realça ainda, que existe aspecto, que pesam negativamente para escolha de Hélder Pitta Gróz, pelo facto, de ter 67 anos.
RD-JOAQUIM JAIME 3 12H00
A nomeação do Procurador-Geral da República e do vice-Procurador-Geral da República depende do PR e são cargos da sua confiança política. Ele (o PR) não é obrigado a nomear o nome mais votado, vai apenas escolher entre os três, dois nomes: um para o cargo de Procurador-Geral da República e outro para o cargo de vice-Procurador”, disse o presidente da comissão eleitoral.
PONTO
A equipa de coordenação de respostas as emergências e desastres avaliou os danos provocados pelas últimas chuvas que caíram um pouco por todo país.
Os últimos dados apontam para trezentas e trinta e duas mortes, seiscentos e quarenta e nove feridos e dezoito mil e oitocentas e sessenta famílias afectadas em todo país.
Manuel Lutango, membro da comissão nacional de protecção civil, explicou que a comissão ainda não tem os dados definitivos dos estragos provocados pela chuva e que ainda não existe um orçamento definido para dar respostas as necessidades das famílias afectadas.
RD-MANUEL LUTANGO 12H00
:::::
E silêncio do Presidente da República, João Lourenço, pelo facto, de não endereçar até ao uma mensagem de condolências às famílias das vítimas da última chuva que se abateu em algumas províncias do país, deixa descontente a jornalista e socióloga, Luzia Moniz.
RD-LUZIA MONIZ 12H00
Socióloga e jornalista, Luzia Moniz, lamenta silêncio do Presidente da República, João Lourenço, pelo facto, de não endereçar mensagem de condolências às famílias das vítimas das últimas das chuvas.
PONTO
O governo está a estudar a criação do fundo para gerir activos recuperados no combate a corrupção.
o tema foi abordado esta manhã no espaço “Economia Sem Makas” Com jornalista e Economista, Carlos Rosado de Carvalho.
Mais detalhes com a Maria Umba;
RD-MÁRIA UMBA 12H00
PONTO
O Sindicato Nacional dos Professores Universitários, após ter reunido esta segunda-feira, em Luanda, com o Conselho Económico do Presidente da República, mostra-se expectante para resolução de algumas preocupações, que constam no caderno reivindicativo, que inquietam a referida classe, que paralisou as aulas há mais de dois meses.
O Secretário-geral do SIMPES, Peres Alberto, não escondeu a sua satisfação, pelo facto, do Conselho Económico do Presidente da República ter ouvido sobre os pontos fundamentais, nomeadamente, digno salário e seguro de saúde, que visam oferecer melhores condições de trabalho aos professores do ensino superior.
RD-ALBERTO SIMPES 12H00
PONTO
Centenas de produtores agrícolas nacionais vão expor os seus o resultado do seu trabalho numa feira em Luanda.
A feira de Agronegócios vai reunir agentes agrícolas, empresários e outros agentes s do ramo na barra do Kuanza nos próximos dias. segundo a organização, serão dois dias, isto de 2 a 4 de Junho para esta amostra de negócios.
A iniciativa serve para a amostra as populações locais e outros interessados a cadeia de valor do ramo agrícola e pecuário da região de Luanda, tal como descreve o seu coordenador, Luís Costa.
RD-LUIS COSTA 12H00
PONTO
DESPORTO
INTERNACIONAL
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou finalmente a sua recandidatura à presidência do país, depois de meses em que foi sugerindo uma nova corrida à Casa Branca.
Num vídeo publicado nas redes sociais, Biden afirmou que “cada geração tem um momento em que tem de lutar pela democracia” e por “liberdades fundamentais”, prometendo que quer “acabar o trabalho” que começou em janeiro de 2021.
Biden, que já é o presidente mais velho de sempre a tomar posse, tem 80 anos e terá 82 quando terminar o primeiro mandato.
Biden fincou que o trabalho do seu primeiro mandato tem sido de “luta pela democracia”, reiterando que, à semelhança do que dissera em 2020, a sua campanha será pela união democrática e contra os extremismos.
Apesar da sua idade já avançada, o presidente norte-americano tem deixado claro que isto não é uma preocupação – algo que muitos eleitores, como refere a Sky News, não concordam. Ainda assim, Biden é, de longe, o favorito dentro do Partido Democrata para ser reeleito em 2024.
::::::
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR estimou hoje que o conflito interno no Sudão poderá causar pelo menos 145 mil refugiados, sobretudo nos países vizinhos do Chade e do Sudão do Sul.
Em conferência de imprensa, coordenada a partir de Genebra, a representante do ACNUR no Chade, Lorena Lo Castro, disse que a agência se prepara para receber até 100.000 refugiados naquele país, 20.000 dos quais já contabilizados até ao momento.
Também a representante no Sudão do Sul, Marie-Hélène Verney, indicou que naquele território são esperados 45.000, segundo os dados avançados pela agência EFE.
A estes números acrescem os sudaneses que fugiram para o vizinho Egipto, em relação aos caos a porta-voz do ACNUR em Genebra, Olga Sarrado, afirmou que ainda não existem números exatos sobre o número de refugiados que já chegaram àquele país.
De acordo com o último balanço da Organização das Nações Unidas (ONU), o conflito já provocou 459 mortos e 4.079 feridos.