Jornal 12h, edição de 24 de Abril de 2023

CHUVAS PROVOCAM SEIS MORTOS E MAIS DE 5 MIL CASAS INUNDADAS EM LUANDA;

LUANDA PRECISA DA CONSTRUÇÃO DE UMA MACRO-DRENAGEM PARA ENFRENTAR FORTES CHUVAS, ALERTA ENGENHEIRO DE CONSTRUÇÃO CIVIL;

PREVISÃO DO INAMET AVISA; MAIS CHUVAS NA CAPITAL DO PAÍS PARA OS PROXIMOS DOIS DIAS;

AMINISTIA INTERNACIONAL APELA LIBERTAÇÃO DE ACTIVISTA TANAICE NEUTRO; 

GREVE DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SEM FIM À VISTA;

HOMENS ARMADOS MATAM A TIRO 10 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA NA ÁFRICA DO SUL;

JINGLE BRUTAL

Jornal da Tarde da MFM, sexta-feira 21 de Abril de 2023, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

PONTO

A organização Aministia Internacional lançou esta quinta-feira um apelo ao Governo angolano para que “liberte imediatamente” o ativista Gilson da Silva Moreira, também conhecido como “Tanaice Neutro”, a necessitar de cuidados de saúde “urgentes”.

Numa carta aberta ao ministro da Justiça de Angola, Marcy Cláudio Lopes, a Amnistia Internacional manifesta a sua “preocupação pela detenção arbitrária do ativista”, relata os problemas de saúde que o músico está a sofrer e alerta que “a negação de acesso a cuidados médicos adequados pode equivaler a tortura ou outros maus-tratos”.

A organização não-governamental de defesa dos direitos humanos apela para que “libertem imediatamente ‘Tanaice Neutro’, tal como ordenado pelo juiz, e assegurem que a sua condenação é anulada, uma vez que decorre unicamente do exercício do seu direito à liberdade de expressão”.

Para o Jurista, Joaquim Jaime, existem irregularidades na condução do processo, que acusa o activista.

RD-JOAQUIM JAIME 1 12H00

Joaquim Jaime, profere, que Tanaice Neutro, já estaria em liberdade, desde que saiu a sentença condenatória com efeito suspensivo.

RD-JOAQUIM JAIME 2 12H00

Jurista, Joaquim Jaime.

A organização Aministia Internacional lançou esta quinta-feira um apelo ao Governo angolano para que “liberte imediatamente” o ativista Gilson da Silva Moreira, também conhecido como Tanaice Neutro.

PONTO

A greve dos Professores, já vai perto de dois meses e sem fim a vista.

A classe reivindica, melhores condições salarias e de trabalho.

Ao fazer o balanço da greve, o Presidente do Sindicato, Eduardo Pérez Alberto, denunciou o silencio das autoridades e segundo o mesmo, não existe até ao momento uma data para o reinício das negociações.

RD-EDUARDO PERES ALBERTO 1 12H00

O Sindicalista garante que a sua equipa negocial está disponível para encontrar um consenso com o governo e por fim a greve.

RD-EDUARDO PERES ALBERTO 2 12H00

Presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Pérez Alberto.

PONTO

As últimas chuvas que caíram sobre a província angolana de Luanda provocaram seis mortos, cinco feridos, dois desaparecidos e a inundação de mais de 5 mil residências, anunciou hoje o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros.

Segundo o porta-voz do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Luanda, Faustino Minguês, as mortes foram registadas nos municípios de Belas, Talatona e Viana.

RD-MINGUES BOMBEIRO 12H00

PONTO

Mais chuva em Luanda nas próximas horas. Prevê assim, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

O INAMET, vai continuar a registar presença de chuvas em alguns pontos do território nacional com realce para a província de Luanda, de acordo com o departamento de vigilância metereológica

RD-GOMES MUAZA 12H00

PONTO

As fortes chuvas que se abatem na Província de Luanda, vão continuar a deixar a cidade capital fustigada.

O engenheiro de construção civil, António Venâncio, diz que a falta de uma macro drenagem, que considera “Rio Luanda” pode ser a salvação das complexidades, que os Luandenses enfrentam em época chuvosa.

RD-ANTÓNIO VENÁNCIO 1 12H00

O especialista, António Venâncio, descreve ainda, que as autoridades devem aceitar, que a carência de uma macro drenagem em Luanda está na base dos dilemas.

RD-ANTÓNIO VENÁNCIO 2 12H00

PONTO

O Presidente da República autoriza a construção de 1500 habitações sociais, para relojar famílias que vivem em tendas e casas de chapa, entre os Zangos 3 e 5 no Município de Viana, em Luanda.

Jornalista, Maria Umba;

RD-MARIA UMBA 12H00

PONTO

Os investimentos aplicados no país, em três anos pelos investidores egípcios de vários sectores da Economia, atingiram os mil milhões de dólares, segundo o embaixador de Angola na República Árabe do Egipto.

Mas a estatística do Banco Nacional de Angola não confirma aplicação do investimento.

O economista Carlos Rosado de Carvalho, afirma, ter havido alguma confusão na concepção da informação.

RD-CARLOS ROSADO 1 12H00

Para o Economista, pode também se tratar de uma invenção, acrescentando, que para se atrair investimentos  é necessário  primeiro ter em conta os conceitos.

RD: CARLOS ROSADO 2 12H00

Economista, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO

A burla por via de cartões de débito, “vulgo multicaixa” no país, continua a aumentar a cada dia que passa.

Em 2022, a EMIS, empresa angolana interbancária de serviços, registou 3 mil e 505 ocorrências de roubos, clonagens e furtos de “cartões multicaixa, pelo descuido ou desatenção dos utentes, como as principais tipologias criminais.

Esta informação foi prestada a MFM, pelo administrador da EMIS, Joaquim Caniço. que falava por ocasião do vigésimo primeiro aniversário da referida instituição.

JOAQUIM CANIÇO 1 12H00

Joaquim Caniço, mostra-se expectante na redução de burlas, devido aos esforços e medidas que a empresa tem estado a desenvolver, sobretudo no seio dos utilizadores.

JOAQUIM CANIÇO 2 12H00

Administrador da Empresa de angolana interbancária de serviços, EMIS, Joaquim Caniço e as burlas, por via de cartões de débito, vulgo “multicaixa”. 

DESPORTO

Petro de Luanda regressou a liderança do Girabola com 56 pontos fruto da vitória sobre o Sporting de Cabinda por 2-0, em jogo de conclusão da 22 ª jornada.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, Boa tarde; 

HILÁRIO LEONARDO

INTERNACIONAL

Pelo menos 10 pessoas da mesma família foram mortas a tiro nas primeiras horas de hoje, em Pietermaritzburg, a capital e segunda maior cidade da província de KwaZulu-Natal, sudeste da África do Sul, anunciou a polícia.

O porta-voz da Polícia Sul-Africana (SAPS) no KwaZulu-Natal, Jay Naicker, disse que as vítimas, com idades entre os 15 e os 63 anos, foram assassinadas a tiro na sua residência na localidade Imbali por um grupo de homens armados.

::::::

Os Estados Unidos vão iniciar o treino de forças ucranianas para o uso e manutenção de carros de combate Abrams já nas próximas semanas para fazer chegar os blindados o mais depressa possível à Ucrânia, disseram hoje fontes oficiais.

AAssociated Press, refere que a decisão sobre a preparação de tripulações para os blindados de fabrico norte-americano ocorre na mesma altura em que se encontram reunidos responsáveis europeus pela área da Defesa na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

O encontro tem como objetivo coordenar o envio de armamento e outros equipamentos militares para a Ucrânia.

 

Data de Emissão: 21-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados