Jornal 12h, edição de 23 Fevereiro de 2024

Tópicos:

CENTRAIS SINDICAIS EM ASSEMBLEIA NESTE SÁBADO, PARA REFORÇAR PRETENSÃO DE GREVE GERAL NA FUNÇÃO PÚBLICA A PARTIR DE MARÇO;

– ANGOLA PRETENDE ATINGIR ATÉ 2027 9 GIGA WATT’S DE PRODUÇÃO DE ENERGIA COM A CONCLUSÃO DA BARREGM DE CACULO CABAÇA;

– PRESIDENTE DA REPÚBLICA JÁ EM WINDHOEK ONDE PARTICIPA AMANHÃ DA CERIMÓNIA FUNEBRE DO CHEFE DE ESTADO DA NAMÍBIA;

– DETIDOS EM LUANDA SUPOSTOS ASSASSINOS DE UM SOLDADO DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS;

– PETRO DE LUANDA DEFRONTA HOJE O AL HILAL DO SUDÃO, NO REGRESSO DA LIGA DOS CLUBES CAMPEÕES AFRICANOS EM FUTEBOL.

JINGLE

Jornal ao meio de sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

É já amanhã que inicia o ciclo de assembleias que serão realizadas em todo o país, pelas centrais sindicais, tendo em conta o anúncio da greve geral na função pública a partir de Março próximo. 

Luanda só realizará a assembleia no dia 9 de Março, altura em que deverá ser declarada a greve, tal como confirma à MFM o secretário para a área jurídica, laboral e de imprensa da CGSILA, Avelino Kalunga. 

AVELINO KALUNGA 01 – ASSEMBLEIAS – 01′ 13” 12H 230224

Entre os principais pontos apresentados em caderno reivindicativo, as centrais sindicais exigem 250 mil kwanzas como salario mínimo nacional e afirmam que não há avanços nas negociações com o governo.

AVELINO KALUNGA 02 – REIVINDICAÇÕES – 01′ 21” 12H 230224

Avelino Kalunga, secretário para a área jurídica, laboral e de imprensa da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, recordando os pontos constantes apresentados em caderno reivindicativo, em Setembro último. 

E a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, disse recentemente que os trabalhadores são livres de avançarem com uma greve geral, mas assegura que o governo continua aberto ao diálogo. 

TERESA DIAS 02 – GREVE – 55” 12H 230224

Teresa Dias, ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, garantindo que o governo continua aberto ao diálogo com as centrais sindicais, que mantém a posição de realizarem uma greve geral a partir de Março.

PONTO ISENÇÃO

Cinco milhões quatrocentos e sessenta e cinco mil angolanos estiveram desempregados até Dezembro de 2023, dos quais três milhões quatro centos e cinquenta e um mil eram jovens.

Segundo o INE, Instituto Nacional de Estatística, que voltou a publicar estatísticas de desemprego ao fim de um ano de interrupção, há ainda uma série de desafios económicos para  o país. 

O analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, aponta as causas do desemprego, principalmente entre a juventude;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – DESEMPREGO – 01′ 56” 12HRS 230224

Carlos Rosados de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, e as causas do desemprego, sobretudo entre a juventude, numa altura em que dados do INE indicam que  cinco milhões quatrocentos e sessenta e cinco mil angolanos estiveram desempregados até Dezembro de 2023, dos quais três milhões quatro centos e cinquenta e um mil eram jovens.

PONTO

Angola pretende atingir até 2027 uma capacidade instalada de 9 giga watt de produção de energia com a conclusão do aproveitamento hidroelétrico de Caculo Cabaça. O anúncio foi feito esta manhã pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, durante a 25ª Reunião do Comité de Direcção do Pólo Energético da África Central.

JOÃO BAPTISTA BORGES – 01′ 09” 12H 230224

João Baptista Borges, ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, anunciando que Angola pretende atingir até 2027 uma capacidade instalada de 9 giga watt de produção de energia com a conclusão do aproveitamento hidroelétrico de Caculo Cabaça.

E a SONANGOL pretende distribuir o combustível em todas as regiões do país. Esta pretensão foi reforçada hoje pelo Presidente do Conselho de Administração da Petrolífera, Sebastião Gaspar Martins, durante o acto de apresentação de balanço das atividades da empresa, no quadro do seu 48º aniversário.

SEBASTIÃO GASPAR MARTINS – SONANGOL – 01′ 46” 12H 230224

Sebastião Gaspar Martins, PCA da SONANGOL, durante o acto de apresentação de balanço das atividades da empresa, no quadro do seu 48º aniversário.

A Procuradoria Geral da República garante combate à exploração ilegal de madeira e ao garimpo de diamantes na região leste do país. O compromisso foi reforçado no Moxico pelo Procurador-geral da República, Hélder Pitta Groz. 

HELDER PITA GROZ – GARIMPO – 01′ 23” 12H 230224

Hélder Pitta Groz, Procurador-geral da República, garantindo combate cerrado à exploração ilegal de madeira e ao garimpo de diamantes na região leste do país. 

Três indivíduos foram detidos em Luanda, implicados no assassinato a tiro um soldado das Forças Armadas Angolanas, de 28 anos de idade, no Distrito Urbano da Maianga.

Os supostos homicidas são igualmente acusados de associação criminosa e de roubo, tal como esclarece o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na capital do país, Superintendente–chefe, Fernando de Carvalho.

FERNANDO DE CARVALHO – CRIMES – 01′ 42” 12H 230224

Superintendente-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal em Luanda, e a detenção de três indivíduos, acusados de terem assassinado a tiro um soldado das Forças Armadas Angolanas, de 28 anos de idade, no Distrito Urbano da Maianga.

De crimes não é tudo… 

46 pessoas foram detidas nas últimas 24h em Luanda, por suspeita de cometimento de vários crimes. O resumo na voz do Inspector-chefe Heuller Matari, do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional na capital angolana.

HEULLER MATARI – RESUMO – 01′ 12” 12H 230224

Inspector-chefe Heuller Matari, do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional em Luanda, e o resumo das operações realizadas nas últimas 24h.

PONTO

Angola registou 11 milhões de utilizadores de Internet em 2023, 3,45 milhões dos quais acima de 18 anos de idade. Para melhorar os números, o governo anuncia a execução de programas inovadores para garantir que a digitalização beneficie todos os angolanos. A informação foi avançada, quinta-feira em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

MÁRIO OLIVEIRA 01 – INTERNET – 01′ 22” 12H 230224

Mário Oliveira destaca alguns programas levados a cabo pelo governo no sentido de garantir o acesso à informação, bem como a inclusão digital. 

MÁRIO OLIVEIRA 02 – PROGRAMAS – 01′ 14” 12H 230224

Mário Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, quando discursava na abertura do 1º Fórum de Governança da Internet em Angola, realizado pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação.

PONTO DESPORTO

As emoções da Liga dos Clubes Campeões Africanos em futebol estão de regresso esta sexta feira, envolvendo o Petro de Luanda que defronta hoje às 16h, o Al Hilal do Sudão, em jogo da 5ª jornada da fase de grupos, partida que será disputada na Líbia, devido aos conflitos no Sudão.

O treinador tricolor Alexandre Santos afastou a ideia de que terá feito poupanças nos dois últimos jogos para o campeonato, mas garantiu que o grupo está apto para o confronto com um adversário muito forte fisicamente. 

ALEXANDRE SANTOS – LIGA – 55” 12H 230224

Alexandre Santos, treinador do Petro de Luanda, que defronta hoje as 16horas o Al Hilal do Sudão.

PONTO INTERNACIONAL

O Presidente da República está na Namíbia, para participar amanhã da cerimónia fúnebre do Presidente namibiano, Hage Heingob, falecido por doença, aos 83 anos, no passado dia 4 de Fevereiro.

João Lourenço chegou a Windhoek esta manhã, saído da República Checa, onde esteve em visita oficial desde terça-feira.

De acordo com o programa tornado público, são aguardadas na Namíbia várias entidades, com destaque para a presença de 27  Chefes de Estados.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse esta quinta-feira, em Praga, que a visita oficial do Presidente João Lourenço à República Checa atingiu todos os objectivos desejados. 

Téte António disse que durante os encontros ao mais alto nível foram lançadas as bases para uma cooperação em domínios específicos.

TÉTE ANTÓNIO – COOPERAÇÃO – 01′ 44” 12H 230224

Téte António, ministro das Relações Exteriores, garantido que Angola e a República Checa têm lançadas as bases para uma cooperação em domínios específicos, depois da assinatura de um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas.

Data de Emissão: 23-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados