Jornal 12h, edição de 23 de Outubro de 2023

– LUANDA É A CAPITAL DOS PARLAMENTOS DE TODO O MUNDO. A ASSEMBLEIA GERAL DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR TEM INÍCIO ESTA NOITE COM MAIS DE MIL PARTICIPANTES DE 178 PAÍSES;

– ADVOGADO ANGOLANO DEFENDE ABERTURA DE PROCESSO JUNTO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL CONTRA ASSEMBLEIA NACIONAL POR NÃO TER CONCLUÍDO O PACOTE LEGISLATIVO AUTÁRQUICO;

– HABITANTES DO BAIRRO NGOLOME, NA COMUNA DO BOM JESUS, RECLAMAM POR FALTA DE ÁGUA, APESAR DE LOCALIDADE ESTAR SITUADA A TRÊS KILOMETROS DO RIO KWANZA;

– MAIS DE DUZENTOS E VINTE ISRAELITAS, ENTRE MILITARES E CIVIS, CONTINUAM REFÉNS DO MOVIMENTO PALESTINIANO HAMA, NA FAIXA DE GAZA.

JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, segunda-feira, 23 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Luanda é a partir de hoje, até sexta-feira, a capital parlamentar do mundo.
A abertura da centésima quadragésima sétima Assembleia-Geral da União Interparlamentar está marcada para mais logo às 19h, numa tenda gigante montada na Baía de Luanda, e contará com a presença do Presidente da República.
A União Interparlamentar congrega 178 Parlamentos de 172 países e 12 assembleias regionais e tem carácter intergovernamental, funcionando sob o sistema da Organização das Nações Unidas, com o principal objectivo de obter a paz e cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.
Subordinada ao tema “Acção Parlamentar em Favor da Paz, Justiça e Instituições Fortes”, a Assembleia-Geral da UIP vai proceder a eleição do próximo presidente da organização, que pela primeira vez na sua história, será uma mulher africana.
Mais de mil participantes a esta Assembleia já estão em Luanda, como confirma a porta-voz do evento, a deputada angolana Idalina Valente.
RD – IDALINA VALENTE – 02’ 02’’ 12H 231023
De recordar que é a primeira vez que o maior evento parlamentar do mundo é realizado em África e a segunda num país de expressão portuguesa. O Brasil foi o primeiro a acolher a actividade há mais de 60 anos.
PONTO
O facto do Presidente da República não ter anunciado uma data ou um calendário para a realização das eleições autárquicas continua a ser alvo de vários questionamentos dos mais diferentes sectores da sociedade.
O diretor do Centro de Investigação em Direito da Universidade Católica de Angola, José Luís Domingos, defende que é possível mover um processo contra a Assembleia Nacional por não terem concluído o Pacote Legistativo Autáquico, considerando que o Parlamento está a incorrer num acto de “inconstitucionalidade por omissão legistativa”.
RD- JOSÉ LUÍS DOMINGOS – 02’ 46’’ 12H 231023
José Luís Domingos, académico e advogado, falando sobre a possibilidade de se mover um processo junto do Tribunal Constitucional para obrigar a Assembleia Nacional a concluir o Pacote Legistativo Autárquico.
Entretanto, a coordenadora do Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Católica, Cesaltina Abreu, defende uma maior participação dos cidadãos a todos os níveis, porque não basta conversas de bastidores em encontros de amigos ou almoços de família para abordar os graves problemas que afectam o país.
RD- CESALTINA ABREU – 01’ 17’’ 12H 231023
Cesaltina Abreu, professora e coordenadora do Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Católica, apelando os angolanos no sentido de perderem o medo de abordar publicamente os problemas do país.
Já o presidente do Instituto para a Comunicação Social da África Austral, MISA Angola, o jornalista André Mussamo, considera que o governo não está interessado em partilhar o poder político com os órgãos do poder local.
RD – ANDRÉ MUSSAMO – 01’ 50’’ 12H 231023
André Mussamo, jornalista e presidente do Instituto para a Comunicação Social da África Austral, MISA Angola.
PONTO
“A Contribuição dos Juristas no Desenvolvimento de Angola” é o tema de uma mesa redonda que junta os juristas Tito Cambanje, Manuel Cangundo, Lindo Bernado Tito e Anacleto Vilhema, na próxima sexta-feira, 27 de Outubro, no Auditório das Irmãs Paulinas.
Leonardo Ngola, porta-voz do Projecto Debate na Comunidade, fala sobre o evento.
RD – LEONARDO NGOLA – 59’’ 12H 231023
Leonardo Ngola, porta-voz do Projecto Debate na Comunidade.
PONTO
, ja disponibilizou
Mais de quinhentas bolsas de estudos já foram disponibilizadas só nos últimos três meses pelo
O projecto filantrópico “MEU PADRINHO, MEU MENTOR” conseguiu mais de quinhentas bolsas de estudo só nos últimos três meses, para alunos de famílias mais desfavorecidas, do primeiro ciclo ao ensino superior.
O facto foi revelado pelo coordenador nacional do PROJECTO MEU PADRINHO MEU MENTOR, Yuri Bongo, convidado desta manhã do espaço “DEZ PARA O MEIO”.
RD: YURI BONGO – 43’’
Yuri Bongo esclareceu que as bolsas são obtidas através doações de artistas que oferecem parte do cachê dos espetáculos realizados em diferentes instituições de ensino
RD: YURI BONGO – 01’ 26’’
PONTO
O analista MFM, Carlos Cabaça, defende que o governo deve melhorar com urgência as estradas no país e garantir maior iluminação pública, por formas a evitar mais acidentes de viação.
Cabaça reagiu com preocupação sobre as mortes que continuam a ser registadas no país, em consequência da sinistralidade rodoviária.
RD – CARLOS CABAÇA – 01’ 17’’ 12H 231023
Já Alberto Quixinacho, também ele comentarista da M, adverte para a necessidade das empresas de transportes de passageiros e mercadorias apostarem na formação dos seus motoristas.
RD – ALBERTO QUIXINACHO – 02’ 07’’ 12H 231023
Sinistralidade rodoviária continua em alta no país.
De recordar que na última semana, vinte e oito pessoas morreram, em consequência de acidentes viação, nas províncias do Kwanza Norte, Benguela e Kwanza Sul.

PONTO ECONOMIA
A dívida pública angolana total é de 50 mil milhões de dólares segundo os mais recentes dados do Banco Nacional de Angola.
O montante devido à China ronda os 19 mil milhões de dólares excluindo a dívida privada e os juros, o correspondente a 37 por cento do total da dívida pública.
O analista Carlos Rosado de Carvalho, diz que deve haver uma analise a cooperação entre Angola e a China;
RD – CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02’ 26’’ 12H 231023
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO
Os moradores do bairro Ngolome, comuna do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, reclamam da falta dos principais serviços sociais, como a água potável, energia elétrica, saneamento básico e vias de acesso.
As mais de três mil família, das quais mil e quinhentas residentes naquele bairro desde 2021, após serem retiradas do perímetro do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, clamam por uma intervenção urgente das autoridades.
Mais dados com a Maria Humba.
RD – PEÇA MARIA HUMBA – 03’ 26’’ 12H 231023
Jornalista, Maria Humba.
Em reação, o Administrador comunal do Bom Jesus, André Juango, garante a existência de projectos para resolver os principais problemas da população na zona do Ngolome.
RD – ANDRÉ JUANGO – 01’ 58’’ 12H 231023
André Juango, Administrador comunal do Bom Jesus.
PONTO
Estão detidos em Luanda três cidadãos nacionais por crimes de falsificação de documento e de burla, no município de Belas.
A informação foi avançada pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, superintendente-chefe Fernando Carvalho.
RD – FERNANDO CARVALHO – 01′ 31’’ 12H 231023
Superintendente-chefe Fernando Carvalho, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda.
PONTO DESPORTO
O internacional angolano Zito Luvumbo marcou o seu terceiro golo este domingo, na primeira Liga Italiana de Futebol ao serviço do Cagliari.
No duelo com o Salernitana referente à nona jornada, Zito foi titular e colocou a sua equipa em vantagem com golo, aos 78 minutos, no confronto que caminhava para o empate a zero.
Zito aproveitou da melhor forma o passe do seu colega, e de esquerdo fez o gosto ao pé. Depois da primeira tentativa, aos 16 minutos, depois de ter recebido a bola na grande area, marcado por dois defesas, Zito bem que tentou tira-los da frente, mas acabou rematando fraco.
PONTO INTERNACIONAL
Os preços do petróleo caíram hoje, com os investidores a continuarem a concentrar-se na situação no Médio Oriente, onde os esforços diplomáticos se intensificam numa tentativa de conter o conflito entre Israel e o Hamas.
Os futuros do petróleo bruto Brent caíram 24 cêntimos, para 91,92 dólares por barril.
Os contratos subiram mais de 1% na semana passada, pela segunda semana consecutiva, com receios de uma potencial interrupção do fornecimento se a guerra entre Israel e Hamas se transformar num conflito mais amplo no Médio Oriente, a maior região fornecedora de petróleo do mundo.

O exército israelita actualizou para mais de 220 o número de reféns feitos pelo grupo islamita Hamas no ataque de 07 de outubro a Israel, que deu início a uma guerra na Faixa de Gaza,
O porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, indicou que as autoridades conseguiram, até agora, confirmar o rapto de 222 pessoas, incluindo soldados capturados durante a ofensiva do Hamas, cujas famílias foram notificadas.
Da mesma forma, o número de soldados mortos durante o ataque do grupo islamita aumentou para 308, segundo um comunicado publicado pelas Forças de Defesa de Israel no seu ‘site’ da internet.
O primeiro ataque do Hamas, de surpresa e sem precedentes, também resultou em quase 1.400 mortos e desencadeou uma onda de bombardeamentos contra a Faixa de Gaza que já provocou a morte de quase 4.700 palestinianos.

 

Data de Emissão: 23-10-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados