Jornal 12h, edição de 23 de Março de 2023
EXALGINA GAMBOA TENTOU EXTORQUIR OS MINISTROS DA ENERGIA E ÁGUAS E DOS PETRÓLEOS, DIZ PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
PAÍS CELEBRA, HOJE, O 5º ANIVERSÁRIO DO DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA AUSTRAL,
SIC DETÉM EM LUANDA, CINCO CIDADÃOS DOS QUAIS TRÊS BANCÁRIOS POR TENTATIVA DE LEVANTAMENTO FRAUDULENTO DE MAIS DE DUZENTOS MILHÕES DE KWANZAS
MORADORES DO BAIRRO SIMIONE NO DISTRITO DO CAMAMA, PREOCUPADOS COM ONDA DE ASSALTOS A MÃO ARMADA.
INTERNACIONAL
GUTERRES JUNTA-SE AOS LÍDERES DA UNIÃO EUROPEIA EM NOVA CIMEIRA SOB SIGNO DA GUERRA
PONTO MIX
Jornal da tarde na MFM 23 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
JINGLE MANUEL VIEIRA
O Presidente da República disse esta quarta-feira,22, em Luanda, que está preocupado com o momento conturbado que vive a justiça angolana, concretamente os escândalos de corrupção em que estão supostamente envolvidos os presidentes dos Tribunais de Contas e Supremo e reconheceu que o sector da justiça vive um momento conturbado face às denúncias de corrupção.
João Lourenço, sobre o Tribunal de Conta , revelou que a ex-presidente daquele tribunal, Exalgina Gamboa, tentou extorquir os ministros da Energia e Água, João Baptista Borges, e dos Recursos Minerais e Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo.
JOÃO LOURENÇO – 1 – J012H23032023
Sobre o Juiz Presidente do Tribunal Supremo, o Presidente da República, disse que paira uma suspensão a sua volta e por via disso decorre uma instigação para se apurarem os factos.
JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H23032023
Presidente da Republica João Lourenço
E o analista MFM Joaquim Jaime, disse que os pronunciamentos do Presidente da Republica, venhem fazer uma reafirmação contundente do combate a corrupção.
JOAQUIM JAIME – 1 – J012H23032023
Joaquim Jaime, defende a reestruturação do sistema de justiça.
JOAQUIM JAIME – 2 – J012H23032023
POR OUTRO LADO
Ao intervir na sessão solene convocada para apresentar os oito novos juízes designados pelo Presidente da República, sob proposta do Conselho Superior da Magistratura Judicial, para prover vagas no Tribunal Supremo…
O juiz presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, apelou à unidade e coesão dos juízes no sentido da construção de um poder judicial forte, no interesse do cidadão e da sociedade.
JOEL LEONARDO – J012H23032023
Por sua vez em nome dos juízes recém-nomeados Artur Domingos Gunza, comprometeu-se em descongestionar os mais de 300 processos por judiciar no Tribunal Superior.
ARTUR NGUNZA – J012H23032023
ARTUR GUNZA
Tomaram posse, nesta quarta-feira, os juízes Anabela Couto de Castro Valente, António Fernando Neto da Costa, Artur Domingos Gunza, Inácio Paixão, Maria Guiomar Vieira Dias Gamboa Craveiro, Paciência Graça Diaquiesse Dondeiro Simão, Pedro Nazaré Pascoal e Raúl Carlos de Freitas Rodrigues.
PONTO
O País celebra, hoje, o 5º aniversário do Dia da Libertação da África Austral, que assinala os 35 anos da vitória sobre a Batalha do Cuito Cuanavale, de 15 de Novembro de 1987 a 23 de Março de 1988.
A vitória das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) ditou a derrota das forças sul-africanas e a sua retirada do Sul de Angola, acelerou a independência da Namíbia, bem como marcou o fim do regime de apartheid na África do Sul. A partir de 2019, a data passou a ser celebrada, em toda a região, como Dia da Libertação da África Austral.
O analista MFM, Osvaldo Mboco, falou da importância histórica da data, tanto para o pais e como para a região da SADC.
OSVALDO MBOCO – 1 – J012H23032023
Osvaldo Mboco, disse que apesar das várias versões sobre factos marcantes da Batalha do Cuito Cuanavale, é importante encontrar pontos comuns.
OSVALDO MBOCO – 2 – J012H23032023
Trinta e cinco anos depois, Francisco Furtado, ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República defende o aprofundamento da investigação sobre os factos que ocorreram antes e depois da batalha, bem como maior divulgação do acontecimento.
PONTO
“O Porto do Lobito completa amanhã, 24 de Março, 95 anos de existência. A acompanhar as festividades do nonagésimo quinto aniversário do segundo maior porto comercial do país, enquadra-se na cidade portuária do Lobito uma equipa da MFM capitaneada pelo jornalista Alves Fernandes, que entra agora em directo…
Boa tarde, Alves Fernandes.
ALVES FERNANDES
PONTO
A onda de assaltos a mão armada, tem deixado preocupados os moradores do bairro, Simione, distrito da Camama.
Esta semana, um jovem de aproximadamente 18 anos, foi baleado por um meliante, segundo relatos das testemunhas naquela localidade do Município do Talatona.
O Caçosso Domingos, tem mais pormenores.
CASSOÇO DOMINGOS – J012H23032023
PONTO
O Serviço de Investigação Criminal, deteve em flagrante delito 5 cidadãos nacionais, dos quais 3 bancários, pelos crimes de fabrico e falsificação de títulos de crédito, falsa qualidade e associação criminosa. Os mesmos tentaram levantar mais de 200 milhões de kwanzas de um Banco Comercial.
O porta-voz do SIC Geral Manuel Halaiwa, contou a imprensa os pormenores desta operação fraudulenta.
MANUEL HALAIWA – J012H23032023
Celso Morais, apontado como o presumível cabecilha do grupo, visivelmente arrependido, contou como foi preparada a tentativa de fraudar o banco.
CELSO MORAIS – J012H23032023
SIC detém cinco cidadãos dos quais três bancários por tentativa de levantamento fraudulento de mais de duzentos milhões de kwanzas
PONTO MPLA
O Líder da maior Organização juvenil política do país JMPLA, trabalhou durantes três dias na província do Kwanza Norte.
Crispiniano dos Santos, faz a seguir o balanço da sua vista aquela parcela do país.
CRISPINIANO DOS SANTOS – J012H23032023
Crispiniano dos Santos, Secretario Nacional da JMPLA.
PONTO CORRIDO
INTERNACIONAL
Os líderes europeus reúnem-se entre hoje e sexta-feira em Bruxelas num Conselho Europeu novamente marcado pela guerra na Ucrânia e o reforço do apoio da União Europeia a Kyiv, contando com a presença especial do secretário-geral das Nações Unidas.
Naquela que é a primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo dos 27 desde que se assinalou o primeiro aniversário do início da ofensiva militar russa, a 24 de fevereiro de 2022, os líderes europeus vão prosseguir discussões sobre o apoio da União Europeia à Ucrânia, estando previsto que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, volte a intervir no encontro por videoconferência, isto depois de ter estado fisicamente presente na cimeira anterior, a 09 de fevereiro passado.