Jornal 12h, edição de 22 Maio de 2023

ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO DE SAUDE VAO SER ENCERRADAS. A ORDEM VEM DO GPL.  

GRANDE PARTE DE LUANDA PRIVADA DE ÁGUA POR TRES DIAS. EPAL APELA A CALMA E JUSTIFICA COM MANTUNTENÇAO DOS MEIOS.

PRESIDENTE EM ITALIA COM AGENDA ECONOMICA NA BAGAGEM. EMPRESARIOS TRANSPINOS ESPERAM DE JOAO LOURENÇO PLANOS PARA INVESTIMENTOS EM ANGOLA.

CLASSES JORNALISTICA E DESPORTIVA DESPEDEM SE AMANHÃ DE ANTONIO MUAXILELA. 

SUDAO REGISTA CESSAR FOGO ENTRE MILITARES REVOLTOSOS E TROPAS GOVERNAMENTAIS. 

PONTO MIX

Jornal ao meio-dia de 22 de Maio de 2022. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. 

JINGLE MVIEIRA

Cinco cidadãos foram detidos por tentativa de contrabando de combustível na república democrática do congo.  

Foram detidos pela polícia nacional cinco cidadãos, durante o final de semana, enquanto transportavam 17 mil litros de combustível numa embarcação para fins de contrabando para a RDC

A informação foi avançada pelo inspector-chefe, Quintino ferreira, da direcção de investigação de ilícitos penais da polícia nacional. 

Por outro lado, estão detidos dois 2 professores por abuso sexual a menores. 

Ainda dentro da operação RX ao banditismo, estão detidos dois 2 professores, por abuso sexual a menor de 10 e 13 anos de idade, no município de Kilamba Kiaxi em Luanda, fruto da coragem da menor, por ir imediatamente denunciar o acto protagonizado pelo suporto professor.

RD..QUINTINO FERREIRA 12H

Inspetor-chefe, Quintino Ferreira, da direção de investigação de ilícitos penais da polícia nacional.

PONTO

Paralisação para manutenção de  várias unidades tratamento de agua em Luanda.

O corte anunciado pela EPAL decorre entre as oito e 18 horas até ao dia 26. A EPAL apela aos cidadãos a reserva do precioso líquido, tal com realça o porta voz Vladimir Bernardo.

VLADIMIR BERNARDO EPAL 12H 

Quatro incêndios diversos e resgate de cadáveres s]ao as notas sonantes do balanço do corpo nacional de bombeiros na sua atividade das ultimas 48 horas em Luanda.

 No informe hoje apresentado destaque para as zonas da orla marítima onde as situações ocorreram tal como diz Faustino Migueis, porta-voz dos bombeiros.

FAUSTINO MINGUEIS 12H 

PONTO

A presidente do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos Jemma Nunu Kumba, chegou, este domingo, a Luanda, para uma visita de trabalho de cinco dias.

Na ocasião, Jemma Kumba disse que a visita enquadra-se no esforço de aprendizagem para os parlamentares, de forma a interagirem e aprenderem uns com os outros.

Adiantou que vai aproveitar a estadia em Angola para apresentar ao Presidente da República, João Lourenço, a declaração saída do último fórum realizado no Sudão do Sul.

Em agenda consta ainda um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, para troca de experiência.

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, cumpre no próximo dia 25, a sua primeira visita de Estado a Itália.

A visita presidencial vem na sequência de um convite do seu homologo italiano, Sérgio Mattarella, que em visita a Angola em Fevereiro de 2019, manifestou o interesse de ter o líder angolano no seu país, o que foi aceite por João Lourenço.

No entanto, a associação empresarial italiana “Confindustria Assafrica & Mediterraneo”, realiza no próximo dia 25, em Roma, o Fórum Económico Itália – Angola, por ocasião da visita a Itália do Presidente angolano João Lourenço, que chega a este país europeu no dia 24.

De acordo com dados dos preparativos o evento – que está a ser realizado em colaboração com a AIPEX – será realizado exclusivamente e presencialmente em Roma.

Tomarão a palavra, neste fórum, o Ministro dos Negócios e Estrangeiro da Italia, Luigi Di Maio, o do Ministro para o Desenvolvimento Econômico da Itália, Adolfo Urso, juntamente com os Ministros angolanos e Representantes da AIPEX, que apresentarão uma atualização sobre as oportunidades de colaboração industrial e comercial em Angola.

PONTO

A VI Sessão Ordinária do Governo Provincial de Luanda aprovou um conjunto de orientações, com destaque para o tratamento do número crescente de escolas privadas não-autorizadas, que leccionam cursos de saúde.

O governo decidiu pelo encerramento imediato dessas instituições de ensino, sendo que a comissão, ora criada, vai tratar das açcões e dos processos condizentes com a validação e certificação das instituições.

De acordo com uma nota do GPL nesta Sessão Ordinária do Governo Provincial de Luanda, foi, igualmente, referida a necessidade da divulgação, nos próximos dias, da lista das entidades licenciadas para o ensino médio de saúde, nas suas diversas especialidades, a nível da província.

Ainda no sector social, os membros do governo provincial analisaram os trabalhos de melhoria em curso na Morgue Central e a preocupação com os cidadãos em condição de demência que circulam pela cidade, tendo sido decidido, por unanimidade. a inscrição no orçamento do próximo ano de um hospital provincial psiquiátrico para oferecer condições melhores de tratamento a dementes.

PONTO

O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, reafirmou, nesta cidade, o compromisso do Executivo angolano em continuar a apoiar o crescimento do sector agropecuário.

O governante falava na feira e exposição agropecuária que junta, no recinto adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, 90 expositores, entre cooperativas e associações, e 35 empresas diversas do agronegócio.

Victor Panzo da organização fala de uma feira muito concorrida.

VITOR PANZO FEIRA FIM 12H

Com o Governo angolano a apostar num programa de produção de grãos, produtos que mais pesam na balança das importações, os agricultores sentem-se convidados a desafiarem as suas capacidades de produção.

Motivados, alguns empresários no sector, como é o caso do Empresário Alfeu Vinevala, um dos maiores produtores agrícolas do país, que este neste ano agrícola teve como principal aposta, a produção do trigo.   

Mas, para Alfeu Vinevala, nem tudo é um mar de rosas, e apresenta como maior dificuldade, a falta de apoio para comercialização dos seus produtos.

O empresário afirma que, em vez de apoio tem sido combatido.

RD: ALFEU VINEVALA 1

Alfeu Vinevala, garante que o trigo produzido tem qualidade comprovada nível internacional, e que o governo devia criar políticas para atrair compradores de outros países.

RD: ALFEU VINEVALA 2

E o Diretor Geral na ADRA-Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, Carlos Cambuta, disse também em declarações a MFM, que o problema dos agricultores nacionais é estruturante.

RD: CALRLOS CAMBUTA 1

Carlos Cambuta disse existir o seio do mercado nacional o fenómeno do monopólio.

RD: CARLOS CAMBUTA 2

PONTO

O Governo procedeu a apresentação e auscultação pública para a finalização do processo de Revisão e Extensão da Estratégia de Longo Prazo ate 2050.

A pretensão de obter contributos dos grandes actores públicos e privados – colectivos e individuais – de elevada experiência e conhecimento nos diferentes sectores de actuação. O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho diz que este programa e impreciso devido ao tema e as eventuais mutações económicas ate a meta 2050.

ROSADO DE CARVALHO 1

A Estratégia de Longo Prazo é a ferramenta base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional que apresenta as opções estratégicas de desenvolvimento a longo prazo do país, sendo elaborada com base em análise de cenários, para os níveis nacional, sectorial e territorial.

ROSADO DE CARVALHO 2

INTERNACIONAL

Os representantes do exército sudanês e dos rebeldes as forças paramilitares de apoio rápido (RSF) assinaram mais um acordo de cessar-fogo, que entrará em vigor a 22 de Maio durante uma semana. O anúncio foi feito de forma conjunta pelos Estados-Unidos e a Arábia Saudita.

Os dois generais em conflito, Abdel Fattah al-Burhane do exército sudanês e Mohamed Hamdane Daglo das forças paramilitares, aceitaram este acordo de cessar-fogo de uma semana, mediado pela Arábia Saudita e os Estados Unidos.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu hoje a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, para transformar as relações de poder entre os países.

Na sua intervenção, defendeu uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e das duas grandes instituições internacionais resultantes do acordo de Bretton Woods em 1945, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, para transformar de vez as relações de poder, financeiras e morais que afundaram os países em desenvolvimento a golpes de endividamento.

PONTO

A União dos Jornalistas de Angola (UJA) saudou, esta segunda-feira, os membros fundadores, jornalistas filiados, que diariamente batem-se pela causa nobre de informar com a verdade, para a salvaguarda da democracia e de desenvolvimento sustentável do país, sem olhar a meios, elevando assim a expectativa dos angolanos de uma Angola melhor.

A UJA expressou este posicionamento numa mensagem por ocasião dos 41 anos da sua existência, que hoje se assinala, recordando que foi a 22 de Maio de 1982 que um grupo de jornalistas e intelectuais decidiu constituir-se em associação, para velar e cuidar os interesses da classe jornalística.

Segundo a UJA, a liberdade de imprensa tem sido tema de discussão constante na Associação, tendo em conta a sua complexidade na maneira da sua interpretação.

JINGLE MUACHILELA

O velório do jornalista sénior da Rádio Nacional de Angola, António Muachilela, falecido no sábado, vítima de doença, decorrerá, esta segunda-feira, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, a partir das 18 horas.

O funeral será realizado na terça-feira, no Cemitério da Santa Ana.

António Muachilela, que esteve ao serviço da RNA por cerca de 40 anos, estava internado, há mais de duas semanas, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, onde veio a falecer.

FIM. FIM 

 

Data de Emissão: 22-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados