Jornal 12h, edição de 22 Fevereiro de 2024

Tópicos:

PESTE SUINA MATA DEZENAS DE PORCOS NO SUL DO PAÍS. AUTORIDADES ALERTAM PARA CONSUMO EM MERCADOS COMO LUANDA;

SUBIDA DO PREÇO DO PÃO EM ANGOLA PREOCUPA ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E PASTELARIA QUE DENUNCIA CONTROLO DA IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA FARINHA DE TRIGO; 

ANGOLA E REPUBLICA CHECA ASSINAM AO MAIS ALTO NIVEL MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO; 

ELEIÇÕES GERAIS NA AFRICA DO SUL MARCADAS PARA FINAIS DE MAIO;  

Jornal ao meio da de 2 de Fevereiro de 2023. Coordenação de  Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

JINGLE MV

Aumenta o drama de milhares de famílias angolanas devido à subida considerável do preço do pão no país, um facto que tem criado inúmeros constrangimentos aos cidadãos, sobretudo os de baixa renda.

 A situação é motivada pelo controlo do circuito de importação, transformação e distribuição da farinha de trigo, por parte de um grupo constituído por cidadãos estrangeiros, originários de Médio Oriente, supostamente protegidos por altas figuras do Estado, tal como disse à MFM o Presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelaria de Angola, Gilberto Simão.

GILBERTO SIMÃO 01 – PÃO – 02′ 32” 12H 220224

O convidado da edição de hoje do programa “A ÚLTIMA PALAVRA” da MFM, fez saber ainda que grande parte da farinha trigo importada ou produzida em Angola é exportada para a República Democrática do Congo e as receitas resultantes dessas operações de reexportação são depositadas no estrangeiro.

GILBERTO SIMÃO 02 – TRIGO – 02′ 32” 12H 220224

Gilberto Simão, Presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelaria de Angola, afirmando que grande parte da farinha trigo importada ou produzida em Angola é exportada para a República Democrática do Congo e as receitas resultantes dessas operações de reexportação são depositadas no estrangeiro.

A repetição do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, para acompanhar logo mais, às 20h.

A situação alimentar em Angola. Continuam as replicas devido a um debate na internet sobre  as famílias e os seus gastos diários. 

Um dos pontos tem a com os gastos com alimentação. O assunto foi abordado esta manha por Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

1,5 mil milhões de dólares é o valor que Angola gastou com a importação de arroz de 2018 a 2022. 

O consumo anual do produto é de 500 mil toneladas, mas os níveis de produção interna estão abaixo de trinta mil toneladas. Por isso, o governo defende o reforço de medidas para a inversão do quadro, tal como avança o Director Nacional de Florestas, Domingos Veloso.

DOMINGOS VELOSO 01 – ARROZ – 01′ 00” 12H 220224

Segundo o Director Nacional de Florestas, até 2027, a produção de cerais no país poderá atingir a 5,5 milhões de toneladas, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional.

DOMINGOS VELOSO 02 – TONELADAS – 01′ 07” 12H 220224

Domingos Veloso, Director Nacional de Florestas, durante a 6ª conferência da Revista Economia e Mercado, sobre agricultura, realizada com o tema “As metas e os Desafios da Produção de Cereais em Angola”. 

O município da Humpata, província da Huíla, está, novamente, a ser assolado pela peste suína africana, que já matou, em cinco dias, 562 porcos.

O pico da situação acontece até dia quinze de Fevereiro último e há a necessidade da criação de um cordão sanitária e abate de animais. 

A informação foi avançada  MFM pelo  o chefe de departamento provincial do Instituto dos Serviços de Veterinária da Huíla, José BALUNDO .

José BALUNDO fez saber que até agora afectou apenas uma propriedade que foi colocada em quarentena, onde foram, forçadamente, abatidos os animais, para evitar o alastramento do surto.

JOSÉ BALUMBO 12H

A Peste suína africana é uma doença altamente contagiosa.

A doença não acomete ao homem, sendo exclusiva de suínos domésticos e selvagens, sendo a segunda vez que afecta o município, em menos de quatro anos.

O último surto da doença, naquele município que se destaca na criação de suínos, deu-se em Abril e Maio de 2019, tendo na altura sido dizimados mais de mil e 200 animais, na sua maior parte de empreendedores que receberam financiamento para trabalhar no fomento. 

O medico especialista em   saúde publica Jeremias agostinho  diz que  a peste não é contagiosa a humanos;

JEREMIAS AGOSTINHO 12H SURTO

O especialista falou ainda sobre o surto de cólera na África austral e como os países estão a tratar do assunto;

JEREMIAS AGOSTINHO COLERA 12H 

PONTO

Agora a criminalidade…

Um jovem de 20 anos de idade foi detido em Luanda, por furto de 33 telemóveis numa Loja, localizada no Distrito Urbano do Palanca. A informação é confirmada pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – TELEMÓVEIS – 01′ 09” 12H 220224

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, confirmando a detenção de um jovem de 20 anos, acusado de furto de 33 telemóveis, numa loja, localizada no Distrito Urbano do Palanca, em Luanda. 

PONTO

Decorre no memorial Dr Antônio Agostinho Neto a primeira conferencia nacional sobre mobilidade e transportes rodoviários. 

Harmonização  de preços das tarifas rodoviárias  deverá ser u dos temas em reflexão  depois da paralização de camionistas angolanas que circulavam para a RDC. Reportagem de Abílio Candido;

ABILIO CANDIDO DIRECTO SIMULADO 12H 

Angola e a República Checa assinaram um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, esta quarta-feira, na cidade de Praga.

Na ocasião, o Presidente da República, João Lourenço, fez saber que o documento vai permitir identificar novos sectores de cooperação entre os dois países.

JOAO LOURENÇO – ACORDO – 01′ 24” 12H 220224

Presidente da República, João Lourenço, garantindo que o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, assinado entre os governos de Angola e o da República Checa, vai permitir identificar novos sectores de cooperação entre os dois países.

O novo Banco de Urgência de Cirurgia do Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”, inaugurado esta quarta-feira pela Ministra da Saúde, vai realizar 100 pequenas cirurgias por dia. 

A ministra Sílvia Lutucuta disse que a nova ala de cirurgia do hospital, orçada em 500 mil dólares, num apoio das empresas que operam no ramo petrolífero e da mineração, vai dinamizar os serviços e garantir o bem estar dos pacientes e profissionais. 

SÍLVIA LUTUCUTA 01 – BANCO – 01′ 40” 12H 220224

Sílvia Lutucuta anunciou que a conclusão de outras infraestruturas, igualmente com a contribuição das empresas do sector petrolífero.

SÍLVIA LUTUCUTA 02 – PETRÓLEO – 01′ 04” 12H 220224

Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde. Novo Banco de Urgência de Cirurgia do Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”, que vai realizar 100 pequenas cirurgias por dia. 

PONTO

Angola apoiou com três mil milhões de dólares, mais de   11  milhões de pessoas afetadas por desastres naturais, entre 2005 e 2017, que provocaram 6.501 mortos, indica-se num estudo.

O estudo de diagnóstico, sobre a Proteção Financeira Contra Desastre em Angola, elaborado pelo Banco Mundial e o Governo angolano, no âmbito do Relatório sobre o Clima e Desenvolvimento do País, foi hoje apresentado em Luanda.

Na pesquisa refere-se que as secas e inundações são os principais perigos em Angola, sendo o primeiro fenómeno considerado “o perigo mais severo”.

Já as inundações, apesar de afetarem menos pessoas são mais frequentes, seguindo a lista de perigos com as ravinas e os incêndios florestais.

No período em referência, foram registados dez eventos de seca, que afetaram 9,6 milhões de pessoas e provocaram 58 mortos, seguindo-se as inundações com 100 casos, que afetaram 1,2 milhões de pessoas e mataram 835 outras.

Sobre os deslizamentos de terras, há o registo de cinco eventos, que afetaram perto de 24 mil pessoas e 288 óbitos, enquanto cinco eventos de epidemias, não especificadas, afetaram 143.799 pessoas e provocaram a morte a 5.316 outras.

INTERNACIONAL

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, marcou para o próximo dia 29 de Maio a realização das sétimas eleições gerais e provinciais.

Um comunicado indica que Cyril Ramaphosa marcou a data após consultar a comissão eleitoral independente e os nove governadores provinciais.

As eleições deste ano coincidem com a celebração dos trinta anos da liberdade e democracia na África do Sul.

Pelo menos 60 soldados russos morreram após dois mísseis atingirem uma zona de treino no este da Ucrânia, avançou a BBC.

Os militares encontravam-se no local, na região ocupada de Donetsk, a aguardar a chegada de um oficial de alto cargo, quando aconteceu o ataque.

Imagens de vídeo terão captado a queda dos mísseis, que aconteceu algumas horas antes de o presidente russo, Vladimir Putin, se reunir com o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

Segundo a BBC, nem a Rússia, nem a Ucrânia, comentaram até agora oficialmente o incidente perto da aldeia de Trudovske.

Jornal ao meio-dia de Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes. Garantia de técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Manuel Vieira.

Data de Emissão: 22-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados