Jornal 12h, edição de 22 de Março de 2023

INCENDIO NO RANGEL MATA SEIS MEMBROS DA MESMA FAMILIA. 

FUNCIONARIOS DO BANCO BIC TENTAM LEVANTAR MAIS DE DUZENTOS MILHOES DE KUANZAS FRAUDUMENTAMENTE. POLÍCIA DETEVE O GRUPO.

COVID DE VOLTA. MINISTERIO DA SAUDE IDINTIFICOU NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS.

ÁGUA POTAVEL CONTINUA RARA EM LUANDA. HOJE E O DIA MUNDIAL DO PRECIOSO LÍQUIDO. 

POLÍCIA DETEM MAIS DE QUINHENTAS PESSOAS POR MANIFESTACOES NA AFRICA DO SUL. 

JINGLE

Jornal ao meio-dia de quarta-feira. São 22 de Março, Dia Mundial da Água. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões.

JINGLE NOTICIAS MV

Um incêndio registado esta madrugada no Rangel fez seis vitimas da mesma família.

Segundo a perícia dos bombeiros tudo terá ocorrido devido a grande concentração de material inflamável no interior a residência. As vitimas ainda forma transportadas para o hospital, encontrando a morte. Faustino Migueis e o porta-voz dos bombeiros.

FAUSTINO MINGUEIS 12 H DIRECTO SIMULADO

VIRGULA 

O Sindicato dos Operadores de Justiça de Angola (SOJA) denunciou hoje que os funcionários grevistas estão a receber intimidações da entidade empregadora, que se nega a pôr por escrito os acordos até aqui alcançados, informou a direção sindical.

O secretario geral do SOJA, Joaquim de Brito, diz que nos últimos dias tem havido uma serie de intimidações.

JOAQUIM DE BRITO 1

Joaquim de Brito avança que não deve haver intimidações aos grevistas. 

JOAQUIM DE BRITO 2

Detidos 5 Cidadãos, dentre estes 3 Bancários por tentativa de levantamento fraudulento de 220 milhões de kwanzas com procuração falsa no BANCO BIC em luanda.

Este grupo foi apresentado em manhã em Luanda pelo SIC, segundo Manuel Halaiwa, porta-voz da polícia de investigação criminal.

MANUEL HALAIWA 12H

O ex-director da agricultura do município do Chinguar, província do Bié, Hermenegildo Cardoso, começou a ser julgado pelo Tribunal da Comarca do Cuito, pelos crimes de peculato e abuso de poder.

O julgamento decorre desde terça-feira, numa das salas com competência genérica instalada nesta municipalidade, já que o Tribunal da Comarca do Cuito abrange também os municípios do Chitembo e Chinguar, no âmbito do novo mapa judiciário.

No primeiro dia, que ficou marcado com a leitura da acusação do Ministério Público e a contestação da defesa de Hermenegildo Cardoso, ficou-se a saber que o réu desviou 154 sacos de adubos, 69 de amónio, 51 de soja, 14 de milho e um de massango, que seriam para benefício dos camponeses locais.

O Ministério Público adianta ainda que Hermenegildo Cardoso fazia a sua acção de forma deliberada e reiterada, na medida em que consta nos autos o desvio considerável de mais inputs agrícolas, prejudicando, assim, os produtores das comunas de Cangote, Cutato e outros.

PONTO

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

O anúncio foi feito hoje em Luanda após a Reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA).

O governador apontou a queda do índice de preços no consumidor desde fevereiro de 2022 e sublinhou que as medidas adotadas pelo BNA têm resultado em estabilidade e melhoria das condições de preços, pelo que não faria sentido “manter taxas de juro num sentido excessivamente conservador”.

LIMA MASSANO 12H

O governador afirmou que o crédito está atualmente a ser concedido em condições mais favoráveis, pelo que alguns dos projetos com taxas mais altas, que se tornavam inviáveis, têm agora nova oportunidade.  A análise de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO 12H

Angola revê lei do branqueamento e regulamentação bancária para escapar a”lista cinzenta”

O tema foi abordado em Luanda pelo administrador do Banco Nacional de Angola (BNA) Pedro Castro e Silva, que adiantou que já se encontram técnicos do regulador angolano em Arusha, na Tanzânia, para a reunião do Grupo de Combate à Lavagem de Dinheiro da África Oriental e Austral  que discutirá a partir da próxima semana o relatório de avaliação de Angola.

O organismo intergovernamental do grupo de países da África Austral e Oriental, criado para avaliar o progresso dos países relativamente ao cumprimento e implementação das Recomendações do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), tem como objetivo desenvolver e promover políticas de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

A anterior visita dos avaliadores do GAFI para produzir a mais recente versão do relatório sobre Angola realizou-se em fevereiro.

PONTO

O país registou, nas últimas 24 horas, três novos casos positivos de COVID-19, sendo um do sexo feminino e dois do sexo masculino, todos na província de Luanda.

Segundo o relatório diário do Ministério da Saúde, foram processadas 16 amostras de RT-PCR, todas negativas, e identificados os casos positivos através de testes de rastreio.

Actualmente, o país tem um total de 105.316 casos positivos confirmados, dos quais 103.367 pacientes recuperados e 16 activos, sendo cinco com sintomas e 11 assintomáticos.

No período em análise, não se registaram óbitos relacionados com a COVID-19. O número acumulado de óbitos é de 1.933.

Desde o início da pandemia, Angola realizou  mais de três milhões de testes  de rastreio, com uma taxa de positividade de 3,4 por cento.

O acesso a água potável continua a ser um desafio em angola, principalmente na periferia das grandes cidades. Luanda e disto exemplo. A reportagem MFM questionou ao acesso a água.

VOX POPULI 12H …

E As Nações Unidas vão tentar alcançar compromissos mundiais para uma transformação da forma como a água é gerida, durante a Conferência da Água 2023 que começa hoje, Dia Mundial da Água, e é a primeira do género desde 1977.

Francisco Lopes, engenheiro hidráulico e sanitarista  comentou o abastecimento de agua e as suas implicações na saúde publica.

FRANCISCO LOPES 12H

Estudo lançado pela Unesco marca abertura da Conferência da ONU sobre Água e Dia Mundial da Água; mais de um quarto das pessoas em todo o mundo sofrem com a falta de água potável; problema deve atingir até 2,4 bilhões de pessoas até 2050.

Em um planeta com 8 bilhões de habitantes, 26% da população global não tem acesso à água potável, ou 2 bilhões de pessoas. Cerca de 46% dos habitantes do planeta não possuem serviços de saneamento seguros, o equivalente a 3,6 bilhões.

Os números são do novo relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. A parceria com a ONU Água foi divulgada nesta quarta-feira na abertura da Conferência da ONU sobre Água, em Nova Iorque.

PONTO

Ermelindo da Silva Gonçalves Pereira, engenheiro de profissão, foi eleito, esta terça-feira, segundo-secretário do MPLA na província de Luanda.

Até então primeiro secretário do MPLA no município de Luanda, Ermelindo Pereira superou, com 133 votos, o antigo secretário de Estado para a Juventude e mestrando em Governação e Administração Pública, Fernando Francisco, que obteve 87 votos.

O escolhido, na primeira reunião extraordinária do comité provincial do MPLA em Luanda, agradeceu a confiança nele depositada e se predispôs trabalhar para o reforço da organização e coesão interna do partido, bem como contribuir para o resgate da mística do partido na capital angolana.

O primeiro secretário de provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, considerou urgente o resgate da interacção com as bases e do sentimento militante e voluntário.

INTERNACIONAL

Mais de 550 pessoas foram detidas nesta segunda-feira, 20 de Março, na África do Sul, depois do partido de extrema-esquerda liderado por Julius Malema ter apelado à “revolução”  e à “paralisação do país” em protesto contra a crise de electricidade, criminalidade e elevado índice de desemprego.

Julius Malema, o líder do partido de extrema-esquerda Economic Freedom Fighters, apelou à manifestação para exigir a demissão do presidente Cyril Ramaphosa, que segundo Malema, é o responsável, entre outros, pelo desemprego endémico (32,9%), desigualdades sociais e a crise de electricidade que afecta o dia-a-dia de 60 milhões de sul-africanos com cortes recorrentes.

Os Estados Unidos estão a acelerar a entrega dos tanques Abrams à Ucrânia, optando por enviar um modelo antigo remodelado, que pode ser enviado para a frente de combate até ao outono, divulgou esta terça-feira o Departamento de Defesa (Pentágono).

O plano original dos norte-americanos previa enviar para a Ucrânia 31 dos mais recentes M1A2 Abrams, que poderia levar um ou dois anos para serem construídos e enviados.

Mas o Pentágono realçou esta terça-feira que foi tomada a decisão de enviar a versão mais antiga, o M1A1, que podem ser retirados das reservas do Exército, sendo que este modelo também será mais fácil para as forças ucranianas aprenderem a manobrar e combater as forças russas invasoras, noticiou a agência Associated Press (AP).

FIM

Data de Emissão: 22-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados