Jornal 12h, edição de 22 de Janeiro de 2024

Destaques:

ACIDENTES DE VIAÇÃO MATARAM 12 PESSOAS SÓ NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, EM LUANDA;

 

– MAIS DE CEM INDIVÍDUOS DETIDOS, POR ESTAREM ENVOLVIDOS EM VÁRIOS CRIMES, NA CAPITAL ANGOLANA;

 

– INTERROMPIDA VENDA DE RECARGA DE ENERGIA NOS CANAIS NÃO PRESENCIAIS, EM TODO O PAÍS, DEVIDO A UMA ANOMALIA NO SISTEMA;

 

– 21 MIL MILHÕES DE KWANZAS DISPONIBILIZADOS PELO GOVERNO, PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DO FUNDO NACIONAL DE EMPREGO;

 

– PALANCAS NEGRAS DEFRONTAM BURKINA FASO NESTA TERÇA-FEIRA, COM FOCO NO APURAMENTO AOS OITAVOS-DE-FINAL DO CAN DA CÔTE D’IVOIRE.

 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024, Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Lourenço Kalunga e João Congo, edição apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

12 pessoas morreram e 16 outras ficaram feridas, em consequência de 28 acidentes de viação, registados em Luanda, só no último fim de semana. Números bastante preocupantes, de acordo com o porta-voz da Polícia Nacional na capital angolana, Superintendente Nestor Goubel, que apela para maior reflexão entorno da situação.

NESTOR GOUBEL – ACIDENTES – 01′ 13” 12H 220124

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da Polícia Nacional, confirmando a morte de 12 pessoas e o ferimento de outras 16, em consequência de 28 acidentes de viação, registados nas últimas 72h.

E 14 mortos constam das ocorrências registadas pelos bombeiros no último fim de semana, em todo o país. As principais causas são afogamento, acidente de viação e suicídio, segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Superintendente Bombeiro Félix Domingos.

FÉLIX DOMINGOS – BALANÇO – 01′ 56” 12H 220124

Superintendente Bombeiro Félix Domingos, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, apresentando o balanço das ocorrências registadas no último fim de semana, em Angola.

Mais de cem cidadãos foram detidos no último fim de semana, suspeitos de cometerem vários crimes. O resumo das operações levadas a cabo pela Polícia Nacional e pelo Serviço de Investigação Criminal, na voz da jornalista Maria Humba;

PEÇA MARIA HUMBA – 12H

Trabalho da jornalista Maria Humba, sobre as operações da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal, com destaque para a detenção de mais de cem pessoas.

O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas garante que a Força Aérea Nacional continuará a ser reforçada com equipamentos necessários, para a manutenção da soberania e integridade territorial do país.  A aposta na formação técnica dos quadros é outra prioridade, de acordo com o General da Aviação Altino dos Santos.

ALTINO DOS SANTOS – FAN – 59” 12H 220124

General da Aviação Altino dos Santos reiterando a aposta na formação técnica dos efectivos da Força Área Nacional. O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas falava durante o acto central alusivo aos 48 de existência da Força Área Nacional, assinalados neste domingo, 21 de Janeiro.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, visita Angola esta semana, num périplo inicia em Cabo Verde e passará ainda pela Côte d’Ivoire e Nigéria.

Na sua quarta viagem a África, o chefe da diplomacia norte-americana deve reafirmar o compromisso de Washignton com parceiros costeiros da África Ocidental, através da Estratégia para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade, bem como a parceria do seu país com a CEDEAO, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, para enfrentar os desafios regionais.

As relações entre os Estados Unidos e Angola ganharam novo impulso em Novembro do ano passado, quando o Presidente João Lourenço, foi recebido, na Casa Branca, pelo seu homólogo norte-americano, Joe Biden, que prometeu visitar Angola proximamente.

PONTO

Está interrompida a venda de recarga de energia nos canais não presenciais, em todo o país, devido a uma anomalia no processo de comunicação com a EMIS, Empresa Interbancária de Serviços. Os técnicos da Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade já trabalham para a resolução do problema, tal como assegurou à MFM Osvaldo Kilo, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da ENDE.

OSVALDO KILO – ENDE – 01′ 12” 12H 220124

Osvaldo Kilo, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da ENDE. Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade já trabalha para a resolução do problema para repor a venda de recarga de energia nos canais não presenciais, em todo o país.

PONTO

 

Já está disponível um pacote financeiro avaliado em 21 mil milhões de Kwanzas, para a operacionalização do Fundo Nacional de Emprego. Assim, os projectos relacionados à empregabilidade começarão a ser implementados nos próximos dias, tal como garantiu a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.

TERESA DIAS – FUNDO – 25” 12H 220124

Teresa Dias, Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, assegurando que já há dinheiro para a operacionalização do Fundo Nacional de Emprego.

PONTO ECONOMIA

Esperam-se para breve alterações sobre a organização e funcionamento dos órgãos auxiliares do Presidente da República, principalmente no sector económico.

De acordo com um documento, é extinto o Ministério da Economia e Planeamento, bem como o fim da Secretaria de Estado do Orçamento e para o Investimento Público.

O documento espelha a aprovação e criação do Ministério do Planeamento e as suas Secretarias de Estado, nomeadamente o Planeamento e para o Investimento Público, Ministério da Indústria e Comércio, Secretaria de Estado para o Comércio e Serviços.

Quanto ao Ministério das Finanças, permanece a Secretaria de Estado do Orçamento.

A este respeito, o analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, acredita que o desejo do governo é levar mais dinâmica entre os vários departamentos ministeriais, que se dedicam à economia;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 01 – PLANO – 02′ 14” 12H 220124

Por outro lado, o analista MFM falou sobre a necessidade de articulação entre os vários departamentos ministeriais;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 02 – ARTICULAÇÃO – 01′ 36” 12H 220124

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, falando sobre a necessidade de melhor articulação entre os vários departamentos ministeriais.

Ainda as reações à volta do anúncio feito pelo governo na última semana, de que os salários da função pública vão contar com o aumento de 5% já neste mês de Janeiro, tal como o estabelecido no OGE 2024, o analista MFM Carlos Cabaça considera que a medida não devia ser tomada desta maneira, e defende melhores políticas salariais no país.

CARLOS CABAÇA – SALÁRIOS – 01′ 44” 12H 220124

Já o analista Alberto Quixinacho pensa que os gestores públicos devem ser bem pagos, para que se reflicta na vida de todos os cidadãos.

ALBERTO QUIXINACHO – SALÁRIOS – 01′ 21” 12H 220124

Analistas MFM, defendendo melhores políticas salarias em Angola.

PONTO DESPORTO

O sonho de atingir os oitavos de final do CAN da Côte d’Ivoire continua vivo nos Palancas Negras, que voltam a jogar amanhã às 18horas, em Yamousocro, diante do Burkina Faso, no fecho da fase de grupos.

Angola lidera o grupo D com 4 pontos, sendo uma vitória e um empate, e  segue confiante para o confronto com o Burkina, que vem de um empate a dois golos frente  à selecção da Argélia.

O lateral esquerdo da selecção nacional, Edi Afonso, disse que será mais um jogo onde Angola vai entrar em campo para conseguir a vitória e garantir à qualificação como líder do grupo.

EDI AFONSO – DESPORTO- 38” 12H 220124

Edi Afonso, lateral esquerdo da selecção nacional, confiante numa vitória no confronto frente ao Burkina Faso.

A terceira jornada do campeonato abre hoje com a anfitriã Côte d’Ivoire, a defrontar a Guiné Equatorial, às 18horas em confronto do Grupo A.

Sobre este e outros assuntos desportivos, o amigo ouvinte terá mais dados, logo a seguir a este serviço de notícias, com o Hilário Leonardo.

PONTO INTERNACIONAL

O conflito entre Israel e o movimento palestiniano Hamas já provocou mais de 26 mil mortes e cerca de 75.400 feridos, segundo autoridades locais.

No entanto, os EUA, o Egito e o Qatar estão a pressionar Israel e o Hamas para fecharem um acordo diplomático, para a liberação dos reféns mantidos na Faixa de Gaza.

Conversas nesse sentido devem acontecer no Cairo, capital egípcia, nos próximos dias, de acordo com informações do Wall Street Journal.

A proposta visa a libertação de todos os reféns, a retirada dos militares israelenses de Gaza e, eventualmente, o fim do conflito.

 

 

Data de Emissão: 22-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados