Jornal 12h, edição de 22 de Fevereiro de 2023

PRESIDENTE DA UNITA SUGERE RUAS PELO PAÍS COM O NOME “JONAS SAVIMBI”. PASSAM-SE 23 ANOS DESDE A MORTE DO FUNDADOR DO GALO NEGRO.

ESTADO ANGOLANO INVESTE MIL MILHOES DE DOLARES PARA A COMPRA DE NAVIOS DE GUERRA AOS EMIRATOS ARABES UNIDOS. 

POLÍCIA NACIONAL E AUTOMOBILISTAS EM SENTIDOS OPOSTOS SOBRE A RETIRADA DE PELICULAS ESCURAS DE VIDRUS DE VIATURAS. 

PRESIDENTE AMERICANO AFIRMA QUE RUSSIA NUNCA VAI VENCER NA UCRANIA.

JINGLE

Noticias na MFM, com a coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

JINGLE MV 

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, apelou hoje em Luanda, ao aprofundamento da democracia e à salvaguarda dos direitos humanos como premissas para uma Angola mais próspera e desenvolvida.

Ao falar na abertura da 5ª reunião ordinária do comité permanente do seu partido, o líder político referiu que a sociedade deve unir-se num projeto comum que vise a melhoria das condições de vida de cada angolano.

ADALBERTO 2

Por outro lado, o presidente da UNITA sugere a criação de uma rua em nome do presidente fundador do seu partido.

ADALBERTO 1

PONTO

A Marinha de Guerra Angolana vai investir mil milhões de euros na construção de uma frota de corvetas com 71 metros de comprimento, anunciou o conglomerado militar estatal dos Emirados Árabes Unidos EDGE Group.

Num comunicado divulgado na segunda-feira (20.02), o EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos, disse que as corvetas BR71 MKII serão equipadas com um radar a três dimensões, comunicações seguras, um canhão principal e sistemas de mísseis que podem abater alvos tanto na água como no ar.

O presidente executivo da ADBS, David Massey, disse no comunicado que a corveta BR71 MKII é “capaz de realizar múltiplos tipos de missões para proteger a costa de 1.600 quilómetros de Angola”.

A assinatura do contrato é “uma conquista importante” para o EDGE Group e vai ao encontro das ambições do Governo dos Emirados Árabes Unidos, disse o diretor do conglomerado para Plataformas e Sistemas, Khalid Al Breiki.

O Ministério das Finanças angolano anunciou em janeiro a assinatura de dois acordos de financiamento de 122,6 milhões de dólares (118,2 milhões de euros) com a Agência de Crédito à Exportação de Abu Dhabi.

PONTO

Contagem regressiva para a retirada de peliculas escuras das viaturas em Angola.

A medida da polícia nacional continua a merecer varias reações. O analista MFM Manuel Cagundo disse que na sua opinião, para alem da legitimidade esta também a questão da pertencia da medida.

MANUEL CANGUNDO 1

O jurista Alberto Quichinacho vê alguma incongruência entre aquilo que querem as autoridades e a realidade actual;

ALBERTO QUIXINACHO 12H

Já analista Carlos Cabaça alerta para a mercatização de mais um segmento no sector automóvel.

CARLOS CABAÇA 12H 

A Direção de Trânsito e Segurança Rodoviária justifica as novas regras com a necessidade de garantir a segurança nas estradas.

Os vidros para-brisas, por exemplo, têm de ter pelo menos 75% de transparência. Mesmo nos vidros de trás, a transparência não pode ser abaixo de 28%.

De acordo com a polícia, para a aplicação de películas nas 300 empresas licenciadas, os interessados deverão desembolsar, no máximo, 140 mil kwanzas

Manuel Cagundo também dos passos a ter em canta na hora de fazer respeitar a lei.

MANUEL KAGUNDO 2

No entanto, o Ministério do Interior tranquilizou os automobilistas esta terça-feira, sobre a aplicação de peliculas nos veículos.

O porta-voz do ministério do Interior, avançou que o decreto diz que as peliculas só devem ser aplicadas por entidades credenciadas pela Polícia Nacional.

O Caçosso Domingos tem mais dados.

CASSOSO DOMINGOS 12H

A TAAG quer triplicar o número de passageiros transportados paAa três  milhões de passageiros m 2027, contra um milhão em 2022, mais 60% do que em 2019.

A TAAG  já iniciou um programa de renovação da frota de médio prazo, até 2026.

Segundo a companhia , as operações serão com   58 aeronaves, das quais 30 serão Airbus, que vão garantir uma parte significativa do transporte de passageiros.

Os Boeing serão canalizados para o transporte de carga.

Carlos Rosado de Carvalho analisou esta manha a perspetiva da TAAG para novas rotas.

CARLOS 1

Por outro lado, o analista alerta perante os desafios de futuro.

CARLOS 2

PONTO

A ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre de Carvalho, explicou, em Addis Abeba, capital da Etiópia, que Angola está em fase avançada de criação de lei para um mercado de carbono, numa altura em que a transição energética apresenta um avanço de energias limpas na ordem de 72 por cento.

ANA PAULA 12H

No Fórum Africano de Negócios, realizado segunda-feira, onde representou o Chefe de Estado, João Lourenço, a governante deixou ainda garantias de até 2030 o país atingir a meta de 35 por cento nas emissões de gases de efeito estufa.

Sobre ambiente também falou a comissario africana, Josefa Sako.

JOSEFA SAKO 12H

INTERNACIONAL

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden garante que “a Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia” e que o Ocidente não tenciona atacar Moscovo, como alegou o Presidente russo.

O Ocidente não está a conspirar para atacar a Rússia, como disse hoje Putin”, afirmou Joe Biden, durante um discurso, em Varsóvia, onde está depois de ter feito uma visita surpresa a Kiev, na segunda-feira.

Ontem, igualmente, Vladimir Putin declarou ser “impossível derrotar a Rússia no campo de batalha” e retirou o país do acordo de limitação de armas nucleares com os Estados Unidos.

Numa conferência de imprensa conjunta com o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e o alto representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas, Stoltenberg deplorou o discurso do estado da nação proferido por Putin e o seu anúncio de que a Rússia suspende a participação no tratado New START, o último pacto de controlo de armas nucleares que restava com os Estados Unidos.

A conferência tripartida entre a NATO, a União Europeia e a Ucrânia é “um símbolo da solidariedade”, segundo Jens Stoltenberg.

Perto de fazer um ano desde que a guerra “ilegal” russa na Ucrânia começou.

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner acusou o Estado-Maior do seu país de cometer “traição” nesta terça-feira (21) ao recusar-se, segundo ele, a entregar material aos seus mercenários, na linha da frente na Ucrânia, algo que o exército negou.

As declarações do chefe da milícia, Yevgeny Prigozhin, prejudicaram ainda mais as relações já tensas entre o grupo Wagner e o exército russo.

As tensões aumentaram nas últimas semanas com a batalha por Bakhmut, no leste, onde ocorre a luta mais longa desde o início da ofensiva russa em 24 de fevereiro.

FIM

 

 

 

Data de Emissão: 22-02-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados