Jornal 12h, edição de 21 de Setembro de 2023

RESTABELECIDA A VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA DO SISTEMA PRÉ-PAGO, INTERROMPIDA DESDE SEGUNDA-FEIRA;

UNITA PEDE DEMISSÃO DA MINISTRA DA SAÚDE E DO DIRECTOR DO HOSPITAL AMÉRICO BOAVIDA, DEVIDO À MORTE DE PACIENTE À PORTA DAQUELA UNIDADE SANITÁRIA;

ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL OTCHIVA APOSTA EM CAMPANHAS DE RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS MANGAIS EM ANGOLA;

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE MAIOR ATENÇÃO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL NOS CONFLITOS EM ÁFRICA E NO MÉDIO ORIENTE;

 

PRESIDENTE DA RÚSSIA VISITA CHINA EM OUTUBRO, NA SUA PRIMEIRA VIAGEM AO PAÍS DESDE O INÍCIO DA GUERRA NA UCRÂNIA.

 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, quinta-feira, 21 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Zacarias Congo.  

JINGLE

Continuam as reacções à volta da morte de João Soma, cidadão de 24 anos, na última terça-feira ,à porta do hospital Américo Boavida, por alegada falta de assistência médica…

A bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, Elisa Gaspar, disse esta manhã à MFM que as medidas a serem tomadas pelo Conselho de Ética e de Disciplina da Ordem estão dependentes da notificação da direcção da referida unidade sanitária, que vai culminar com a conversa com o médico em questão, para ouvir a sua versão sobre o acontecimento.

Elisa Gaspar não deixou de lamentar a morte do cidadão que em vida respodeu pelo nome de João Soma.

ELISA GASPAR 12H 210923

Elisa Gaspar, bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, em entrevista à MFM.

 

No entanto, o Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos responsabiliza o Ministério da Saúde e o director do hospital Américo Boavida, pela morte à porta daquela unidade sanitária de do jovem de 24 anos.

Na sequência, a equipa médica em serviço foi suspensa por suposta negligência, facto que levou o presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos,

ADRIANO MANUEL 01 12H 210923

O líder sindical e médico pediatra responsabilizou, de igual modo, o Ministério da Saúde pela morte do cidadão, pelo facto de a entidade ministerial não ter criado condições humanas e materiais nos hospitais e centros de saúde da periferia.

Adriano Manuel lamenta que alguns serviços do hospital Américo Boavida estejam encerrados a olhar para o grande número de pessoas que residem nas proximidades da unidade sanitária.

ADRIANO MANUEL 02 12H 210923

Adriano Manuel, presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos.

Quem também se manifestou sobre o assunto é a UNITA, através do seu Grupo Parlamentar.

Em nota, a bancada parlamentar da UNITA manifesta indignação e preocupação pela morte de João Soma e defende que a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e o director geral do hospital Américo Boavida, Mário Fernandes, coloquem os seus cargos à disposição.

A UNITA insta ainda a Procuradoria Geral da República no sentido de identificar os autores de mais uma acção criminosa e a promover o correspondente processo de responsabilização criminal.

PONTO

A ENDE, Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade anunciou quarta-feira, em Luanda, o restabelecimento da venda de energia eléctrica do sistema pré-pago, nos canais presenciais, um serviço que esteve interrompido desde a última segunda-feira.

Segundo o porta-voz da ENDE, Lauro Fortunato, a dificuldade enfrentada pelos clientes no pagamento de energia pré-paga deveu-se a uma anomalia registada no seu sistema informático e assegurou que as suas equipas técnicas continuam a trabalhar para a normalização total da venda no sistema pós-pago e nos canais não presenciais.

LAURO FORTUNATO 12H 210923

Lauro Fortunato, porta-voz da ENDE.

E alguns entrevistados disseram à MFM que a falta de energia, registada desde segunda-feira, resultante de falhas no sistema de pagamento pré-pago e pós-pago da ENDE, causaram diversos transtornos, depois de verem os seus bens alimentares estragarem-se por falta de conservação. Os cidadãos relatam ainda que em consequência da situação vários assaltos foram registados.

VOX POP 12H 210923

Relato de alguns cidadãos aqui em Luanda, em consequência da falta de energia registada nos últimos dias, devido a falhas no sistema de pagamento pré-pago e pós-pago da ENDE, Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço, denunciou esta quarta-feira, nas Nações Unidas a existência de uma mão invisível interessada na desestabilização do continente africano.

O Chefe de Estado, que discursou no segundo dia do Debate Geral da ONU, disse haver cada vez mais indícios de que esses grupos estejam apenas preocupados com a expansão da sua esfera de influência.

JOÃO LOURENÇO 01 12H 210923

João Lourenço alerta para o risco de a comunidade internacional ser acusada de estar a dar tratamento diferente, ao privilegiar o conflito na Europa em detrimento de outros, que têm merecido menos cobertura da imprensa internacional e menor atenção dos grandes centros de decisão sobre a paz e segurança mundiais.

JOÃO LOURENÇO 02 12H 210923

Presidente da República, João Lourenço, quando discursava esta quarta-feira, nas Nações Unidas, durante o Debate Geral da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse, esta quarta-feira, que a Cimeira da Ambição Climática, que decorreu em Nova Iorque, mostrou ser possível acelerar a “transição justa para uma economia global verde”.

No discurso de encerramento da Cimeira da Ambição Climática, António Guterres adotou um tom de optimismo, motivado pelas “medidas concretas” que foram apresentadas no evento para “um mundo de ar limpo e energia limpa acessível para todos”.

 

E por cá, o ambientalista e engenheiro aeroespacial, Marco Romero, da associação ambiental OTCHIVA, convidado da edição de hoje do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, aqui na MFM, destaca o compromisso de Angola no combate às alterações climáticas, assinalado com a sua participação ao mais alto nível nos fóruns de decisão internacionais sobre o clima.

MARCO ROMERO 01 12H 210923

Marco Romero fala sobre o processo de inserção de Angola no Mercado de Carbono, através das iniciativas da OTCHIVA, em campanhas de restauração e conservação dos mangais, programas de educação ambiental e empoderamento das comunidades de pescadores artesanais.

 

MARCO ROMERO 02 12H 210923

O ambientalista revela que a OTCHIVA já começou a instalar Estações de Monitorização Ambiental nas zonas de mangais.

MARCO ROMERO 03 12H 210923

Ouvimos Marco Romero, engenheiro aeroespacial, piloto aviador e ambientalista da OTCHIVA, convidado de hoje do programa “A ÚLTIMA PALAVRA” aqui na MFM.

A entrevista completa você poderá acompanhar em reposição logo mais, às 20h, nesta sintonia.

PONTO ECONOMIA

O Ministério do Comércio alargou o prazo de validade da documentação para importação e exportação, com a certificação do chamado Documento Único de 60 para 120 dias.

Esta medida é no entender de Carlos Rosado de Carvalho assertiva, tendo em conta a necessidade de desburocratização dos serviços públicos;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

Luanda acolhe em breve um FORUM nacional de AGRONEGOCIOS.

Empresários e fazendeiros de todo o país, ligados as grandes unidades de produção agraria estarão reunidos em Luanda para debater os caminhos da produção nacional, para diminuir o impacto das importações, num evento a ter lugar no próximo mês em Luanda.

Segundo Gilson Neto da organização a pretensão é a interação entre os produtores e os grandes consumidores de produtos agrícolas e derivados;

GILSON NETO 1 12H 210923

Por outro lado, para a feira nacional de agronegócios espera-se por presenças de convidados nacionais e estrangeiros para estas reflexões sobre o agronegócio no país. Um dos pontos a ressaltar são as técnicas de produção e sua a industrialização;

GELSON NETO 2 12H 210923

Para este fórum de agro negócio, espera-se mais de cem participantes dentre os quais; produtores, pequenas cooperativas, associações, prestadores de serviços, bancos, cadeias de distribuição alimentar, instituições de micro-crédito, académicos, investidores e outros.

PONTO INTERNACIONAL

O presidente do Rwanda, Paul Kagame, anunciou, esta semana, a candidatura para o quarto mandato nas eleições de 2024.

O estadista que se tornou presidente em 2000, é elegível para continuar no cargo, por mais uma década, devido à emenda constitucional de 2015 que alterou os limites de mandatos que o teriam forçado a renunciar dois anos depois.

Paul Kagame venceu as últimas eleições do Rwanda, em Agosto de 2017, com 98,63% dos votos, segundo a comissão eleitoral.

Ainda da actualidade internacional, o Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou que irá visitar a China em Outubro a convite do presidente chinês, Xi Jinping, naquela que será a primeira viagem ao país desde o início dos conflitos na Ucrânia.

O Presidente russo disse estar “encantado” por aceitar o convite feito, durante um encontro na Rússia, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, indicou a televisão estatal russa, sem que se tenha adiantado uma data concreta para a visita.

 

Data de Emissão: 21-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados