Jornal 12h, edição de 21 de Julho de 2023

TITULOS

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE NO BOTSUWANA PARTILHA DE INFRAESTRUTURAS PARA INTEGRAÇÃO REGIONAL EM ÁFRICA;

 

MPLA ACUSA UNITA DE TENTAR TOMAR PODER FORA DO QUADRO POLÍTICO INSTITUCIONAL… JURISTA CONSIDERA QUE INICIATIVA DO MAIOR PARTIDO NA OPOSIÇÃO NÃO TEM PERNAS PARA ANDAR.

 

ANGOLA NECESSITA DE 1.800 UNIDADES HOSPITALARES, ESPECIALISTA EM SAÚDE PUBLICA, DIZ QUE A MELHORIA DE ASSISTÊNCIA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NÃO DEPENDE DO NUMERO DE UNIDADES SANITÁRIAS

 

INTERNACIONAL

 

GUTERRES PROPÕE NOVA AGENDA DE PAZ PARA MUNDO

 

JINGLE MIX

 

Jornal da MFM,  sexta – feira, 21 de Julho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e  Edmundo Simões , edita e apresenta as noticias o Tony Fancy

 

PONTO

 

O Presidente da República anunciou que Angola está prestes a atingir a capacidade de produção de energia desejada, com a conclusão de projectos como a barragem de Caculo Cabaça. João Lourenço falava esta manhã, em Gaberone, no Botswana.

 

JOÃO LOURENÇO 01

 

O Chefe de Estado abre portas aos empresários do Botswana no sentido de investirem em projectos de refinaria em Angola.

 

JOÃO LOURENÇO 02

 

João Lourenço considera que a integração regional em África pode ser impulsionada pela partilha de infraestruturas e manifesta a disposição de Angola em receber subsídios do Botswana sobre a exploração de diamantes.

 

JOÃO LOURENÇO 03

 

Declarações do Presidente da República, João Lourenço, esta manhã, em Gaberone, no Botswana.

PONTO MPLA

 

O secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Rui Falcão, afirmou quinta-feira, que a UNITA, maior partido da oposição, pretende criar um clima de instabilidade institucional, com a realização de acções para o descrédito das instituições do Estado.

Mais dados com o Jornalista Zacarias Congo

 

ZACARIAS CONGO

 

E sobre este assunto, o jurista, Joaquim Jaime, entende que os pronunciamentos dos dois partidos servem apenas de animação política, considerando, por outro lado, que a iniciativa da UNITA de destituição do Presidente da República, não tem pernas para andar, pelos seguintes motivos:

 

JOAQUIM JAIME 01

 

Para Joaquim Jaime, as recentes declarações da UNITA demonstram que o maior partido na oposição em Angola tem uma estratégia de criação de factos políticos bem montada.

 

JOAQUIM JAIME 02

 

O jurista lamenta ainda o facto de que a UNITA e o MPLA tenham quebrado os canais de diálogo necessários e prevê que os ânimos possam continuar exaltados até às próximas eleições gerais.

 

JOAQUIM JAIME 03

 

Jurista, Joaquim Jaime, quando regia à MFM, sobre as recentes trocas de acusações entre a UNITA e o MPLA.

 

 

 

 

PONTO

 

Angola necessita de 1.800 unidades hospitalares para reforçar o sistema de saúde afirmou esta semana a Ministra Sílvia Lutucuta, durante um encontro com parlamentares, na Assembleia Nacional, na ocasião a Ministra da Saúde falou sobre os planos do sector traçados a curto, médio e longo prazo.

Sílvia Lutucuta fez saber, igualmente, que das 1.800 unidades sanitárias, Luanda, também, precisa de pelo menos 600 a nível primário.

O Especialista em Saúde Publica Jeremias Agostinho, disse hoje a MFM,  que a melhoria de assistência da saúde da população não depende do numero de unidades sanitárias.

 

JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H21072023

 

O Medico referiu-se ainda ao grande investimento que se fez nos últimos anos no sector, porem, segundo o Especialista,  o processo tem deixado a desejar e chamou a atenção do Governo, para os determinantes da saúde.

 

JEREMIAS AGOSTINHO – 2 – J012H21072023

 

Especialista em Saúde Publica Jeremias Agostinho

 

Sobre a subvenção dos medicamentos para pacientes com doenças crónicas não transmissíveis como a hipertensão e a diabetes, o Ministério da Saúde e das Finanças definiram legalmente a isenção de impostos para os fármacos, para que saiam do regime de preços livres para controlados e para que os pacientes tenham acesso aos medicamentos a preços mais baixos.

 

PONTO

 

A Ordem dos Médicos, reagiu a denuncia segundo a qual mais de Mil Médicos formados em Medicina Dentaria, estariam a ser impedido a obter a Certeira Profissional.

A reação veio do Presidente do Colégio de Medicina Dentaria Rosário Afonso.

Segundo o responsável, a Ordem dos Médicos não está a fazer cobranças aos Médicos formados, para obtenção da Certeira Profissional.

Rosário Afonso, disse que os médico não têm  a componente pratica, que os habilita ao exercício da atividade, fruto da falta de laboratórios.

 

ROSARIO AFONSO  – 1 – J012H21072023

 

O Presidente do Colégio de Medicina Dentaria, confirmou que os Institutos estão em falta com os médicos e orientou os mesmos no sentido de procurar transmitir a componente pratica aos formados, para que possam adquirir  a Certeira Profissional.

 

ROSARIO NETO – 2 – J012H21072023

 

Recordo-lhe que os mais de mil médicos formados, estão a viver momentos difíceis por não poderem exercer a atividade da pratica dentaria, sem a Carteira Profissional.

Palder Paixão Antônio, é licenciado em medicina dentaria, disse estar a ser privado dos seus direitos e acusa a Ordem de estar a pedir que se faça um seminário com a duração de 15 dias que custa 50 mil kz e o mesmo não fará parte da grelha curricular dos formados.

 

PALDER PAIXÃO ANTÔNIO – J012H19072023

 

 Lurdes Pedro, também licenciada em uma instituição privada, vê o seu futuro adiado, por falta de Carteira Professional.

 

LURDES PEDRO – J012H19072023

 

Carla Belo defende que, as intuições que ministram a formação superior, devem pagar a Ordem dos médicos, para que possam exercer a profissão.

 

CARLA BELO – J012H19072023

 

Mais de mil médicos formados em clinica dentaria sem carteira profissional.

 

PONTO

 

Após entrega oficial da carta credencial que o habilita responder diplomaticamente pelo seu país junto do Estado angolano, o Embaixador da República do Chile, Julio Fiol, acreditado em Angola foi recebido em audiência esta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola.

Júlio Fiol, espera trabalhar com a Câmara de Comercia em Angola, para  os empresários dos dois países possam cooperar com ajuda dos governos de Angola e Chile.

 

JULIO FIOL – J012H19072023

 

Na ocasião o Presidente da Câmara de Comercia em Angola, Vicente Soares, disse que o encontro serviu para abordar questões que tem haver com o incremento das trocas comerciais entre os dois países, que considerou ainda insipientes.

 

VICENTE SOARES – J012H19072023

 

Presidente da Câmara de Comercia em Angola, Vicente Soares.

 

PONTO

 

O Fundo de Garantia de Crédito foi capitalizado, esta semana , pelo Ministério das Finanças com um montante na ordem de 50 mil milhões de kwanzas, no quadro da operacionalização das medidas de estímulo à economia nacional.

A capitalização ocorreu mediante uma emissão especial de títulos de dívida pública, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Finanças.

Os sectores da agricultura, pecuária, indústria transformadora e das pescas constituem os segmentos prioritários do Plano que no entender de Carlos Rosado de Carvalho vão  impulsionar de forma rápida e directa os pequenos agricultores, por dinamizar a participação dos camponeses na produção nacional.

 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO FUNDO AGRICOLA 12h

 

O Fundo de Garantia de Crédito é uma instituição financeira não bancária que tem como objectivo facilitar o acesso ao financiamento bancário através da emissão de garantias públicas.

 

INTERNACIONAL

 

O secretário-geral da ONU apresentou hoje a ‘Nova Agenda de Paz’, um documento que propõe medidas para resolver e prevenir conflitos num mundo que vive “numa encruzilhada”, em plena transição para uma ordem mundial ainda por determinar.

Segundo Guterres, “neste momento de transição, as dinâmicas de poder tornaram-se cada vez mais fragmentadas à medida que novos polos de influência surgem, novos blocos económicos são formados e os eixos de disputas são redefinidos”.

Nesta conjuntura, alerta o diplomata português, espera-se uma maior “competição geoestratégica nas próximas décadas”, com mais conflitos, novos recordes de gastos militares e uma erosão dos acordos de controlo de armas e gestão de crises que ajudaram a manter a estabilidade no passado.

O líder da ONU também defende o fortalecimento das operações de manutenção da paz das Nações Unidas e a sua cooperação com outras organizações para o envio de forças desse tipo.

Também pede uma melhoria na arquitetura internacional, a começar por uma reforma do Conselho de Segurança que facilite a obtenção de consensos e decisões mais democráticas.

 

Entretanto, Guterres considera essencial estabelecer mecanismos para proteger o ciberespaço, proibir sistemas de armas autónomos ou negociar regras para evitar uma corrida ao armamento no espaço sideral.

Data de Emissão: 21-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados