Jornal 12h, edição de 21 de Agosto de 2023
MANCHETES
PRESIDENTES DE ANGOLA E DE CUBA TESTEMUNHAM HOJE ASSINATURA DE VÁRIOS ACORDOS ENTRE OS DOIS PAÍSES;
SINDICATO NACIONAL DOS PROFESSORES PONDERA DECRETAR NOVA GREVE EM OUTUBRO, DEVIDO A ALEGADO INCUMPRIMENTO DOS PONTOS CONSTANTES NO CADERNO REIVINDICATIVO;
OFICIAIS DE JUSTIÇA RETOMARAM HOJE AOS TRABALHOS. NO BENGO, POPULAÇÃO APELA AO ENTENDIMENTO ENTRE SINDICATO E ENTIDADE PATRONAL.
INTERNACIONAL
LÍDER DA JUNTA MILITAR NO NÍGER ANUNCIA QUE TRANSIÇÃO DO PODER VAI ACONTECER DURANTE TRÊS ANOS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de segunda-feira, 21 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, está neste momento no Palácio Presidencial, onde foi recebido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
No Palácio Presidencial, os dois estadistas vão testemunhar a assinatura de vários acordos de cooperação entre os dois países.
Antes de chegar ao Palácio Presidencial, Miguel Díaz-Canel visitou o Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde depositou uma coroa de flores no sarcófago do Primeiro Presidente de Angola.
PONTO
O SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, pondera decretar uma greve no sector, no próximo mês de Outubro, caso o ministério da Educação não resolva os pontos constantes no seu caderno reivindicativo.
Admar Jinguma, secretário-geral do referido sindicato, esclarece que a convocação da greve poderá ser decidida durante a reunião do órgão colegial do SINPROF, que acontecerá nos próximos dias.
ADMAR JINGUMA 12H
Recordo que um dos principais pontos constantes no caderno reivindicativo do SINPROF tem a ver com a actualização de categorias dos professores, ponto que segundo Admar Jinguma deveria ser resolvido agora com o aproveitamento das vagas anunciadas para um novo concurso público ainda este ano.
E tudo acontece numa altura em que mais de 41 mil funcionários públicos do regime geral terão as categorias actualizadas até final de Dezembro deste ano.
O processo faz parte de um memorando de entendimento entre o Executivo e a Federação dos Sindicatos da Administração Pública, Saúde e Serviços.
De acordo com a secretária de Estado da Administração Pública, Amélia Varela, o processo de actualização de categorias dos funcionários públicos prevê três fases, tendo como beneficiados da primeira fase funcionários que estejam no limite da reforma, com trinta anos de serviço e com idade igual ou superior a 54 anos.
PONTO
Os oficiais de justiça angolanos voltaram esta manhã ao trabalho depois de cinco dias de greve, para reivindicar a melhoria das condições de trabalho e salariais, sem chegar a acordo com a entidade patronal, disse fonte do sindicato.
Joaquim de Brito Teixeira, secretário geral do SOJA, Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola, fala da primeira fase da greve e garante a retoma ao trabalho na próxima segunda-feira.
BRITO TEIXEIRA 08H…
O jurista Carlos Cabaça disse que apesar do levantamento da greve, os problemas persistem no sector da justiça. O analista atira a bola ao governo para a resolução imediata dos problemas, sob pena de se alastrar a outras áreas do sistema judicial.
CARLOS CABAÇA 12H
E outro analista, Alberto Quixinacho, disse que a greve veio demostrar que os problemas no sector da justiça afiguram-se maiores que o pensamento comum.
ALBERTO QUIXINACHO 12H
Analista Alberto Quixinacho.
E no Bengo, os cidadãos que procuraram pelos serviços do Arquivo de Identificação do Bengo, esta manhã, louvam a retoma ao trabalho pelos oficiais de justiça e apelam ao entendimento entre o sindicato e entidade patronal.
JUSTIÇA BENGO 12H
Profissionais do ministério da Justiça e dos Direitos Humanos retomaram aos trabalhos, esta segunda-feira.
…
Os distritos urbanos da Maianga e Samba estarão,a partir de hoje, sob restrição no abastecimento de água, devido aos trabalhos de limpeza e manutenção nos reservatórios do centro de distribuição da Maianga.
De acordo com o comunicado da Administração municipal de Luanda, as zonas do Alvalade, Cassenda, Mártires do Kifangondo, Prenda, Rocha Pinto, e a Samba, serão afectadas pelos trabalhos de limpeza que vão decorrer no período de 21 a 25 de agosto.
PONTO
A “Oficina do conhecimento” realiza quarta feira em Luanda um encontro de reflexão sobre a Estratégia de Longo Prazo – Angola 2050 aprovada, recentemente pela Comissão Económica do Conselho de Ministros.
Acadêmicos de vários ramos de atividade vão discutir e pedir informações sobre este instrumento central do Sistema Nacional de Planeamento que, segundo o governo, representa uma significativa mudança em relação à anterior Estratégia de Longo Prazo.
O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, vai ser o animador desta palestra perante estudantes depois da apresentação pública, em Maio deste ano e auscultações aos seis principais parceiros do Governo, nomeadamente a sociedade civil, corpo diplomático, sector privado, diáspora e comunicação social.
O responsável pela oficina do conhecimento, Osvaldo Mboco, disse a MFM que a iniciativa conta com todos os interessados;
OSVALDO NBOKO 12H
Osvaldo Mboco, responsável pela oficina do conhecimento e a realização, quarta feira em Luanda, de um encontro de reflexão sobre a Estratégia de Longo Prazo – Angola 2050 aprovada, recentemente pela Comissão Económica do Conselho de Ministros.
PONTO ECONOMIA
O director do Gabinete de Estratégia Inovação e Planeamento da Agência de Regulação e Certificação de Cargas e Logística de Angola garante que o governo está a priorizar a construção de seis, das vinte e uma, Plataformas Logísticas previstas para os próximos dezassete anos, através de parcerias público-privadas.
Segundo Avelino Chimbulo, as plataformas vão apoiar a atividade produtiva no país.
AVELINO CHIMBULO 9H
Director do Gabinete de Estratégia Inovação e Planeamento da Agência de Regulação e Certificação de Cargas e Logística de Angola, Avelino Chimbulo.
E os relatórios e contas de 23 empresas do Sector Empresarial Público (SEP), referentes ao exercício económico 2022, foram aprovados sem reservas.
De acordo com o Relatório Agregado do Sector empresarial público pelo Instituto de Gestão dos Activos e Participações do Estado (IGAPE), 38 grandes empresas passaram com reservas.
Conforme o documento, 10 empresas viram os seus relatórios “chumbados”, depois de verificadas limitações na análise do grau de fiabilidade das contas reportadas e pela ausência do relatório do auditor independente.
O referido relatório do Sector Empresarial Público abrangiu 77 empresas, das quais 71 prestaram contas ao Estado, sendo 55 empresas públicas e 16 de domínio público.
Com contas aprovadas sem reservas estão a BODIVA, a Simprotex, as empresas portuárias do Lobito, Soyo, Luanda, a TAAG, a Zona Económica Especial (ZEE-Luanda/Bengo), as empresas de água e saneamento das províncias de Malange, Namibe, Cabinda, Lunda Sul, Cuanza Sul, Bié.
A sociedade de desenvolvimento da Barra do Dande, a operadora móvel-Unitel, a Empresa de saneamento-Elisal, a Biocom, a Recredit-Gestão de Activos, a empresacde gestão de terrenos e infra-estruturas, a Pescangol e Edipesca completam o quadro dos aprovados sem reservas.
Na lista das empresas aprovadas com reservas, num total de 38, consta a Sonangol, o Banco de Desenvolvimento de Angola, Banco de Poupança e Crédito (BPC), SODIAM, Endiama, Prodel e ENDE.
O analista Carlos Rosado de Carvalho faz um enquadramento do actual estado de algumas empresas publicas.
CARLOS 1 12H
Das grandes empresas, aparece também na lista os caminhos-de-ferro de Benguela e Moçâmedes, a Empresa Nacional de Navegação, Angola Telecom, ENSA-Seguros de Angola, empresa de Transporte Colectivo de Luanda (TCUL), Sociedade Nacional Gestora de Aeroportos (SGA).
A lista inclui a Televisão Pública de Angola (TPA), Agência Angola Press (ANGOP), Edições Novembro, a Rádio Nacional de Angola e a TVZimbo.
No ano em referência, o Sector Empresarial Público (SEP) integrou 92 empresas, sendo 66 empresas públicas, 20 empresas com domínio público e 6 participações públicas minoritárias.
DESPORTO
Primeiro de Agosto e Vita Clube do Congo Democrático voltam a jogar no próximo domingo em território Gongolês, onde a equipa angolana quer voltar a vencer.
Filipe Nzanza treinador do Primeiro de Agosto disse que o apoio dos adeptos no estádio da Tundavala, ajudou a sua equipa vencer, este domingo, o Vita Clube, do Congo Democrático por 1-0, num confronto referente à primeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos de futebol.
RD-FILIPE NZANZA
No mesmo estádio, a Académica do Lobito também venceu por 2-1 La Passe das Ilhas Seychelles, na corrida a fase de grupos da Taça Nelson Mandela. O jogo da segunda mão disputa-se dentro de uma semana, nas Ilhas Seychelles.
INTERNACIONAL
O novo homem forte do Níger, general “Abdou raha mane” Tiani, no poder através de um golpe de Estado, assegurou, domingo, que a transição não pode exceder três anos e alertou os Estados estrangeiros contra uma intervenção militar no seu país, isto horas depois de uma delegação da CEDEAO ter estado com o presidente deposto.
Tiani assegurou que a sua ambição não é confiscar o poder especificando que a duração da transição “não pode ultrapassar três anos”.
O general disse ainda que se um ataque for realizado contra elas, a vitória não será fácil tal como algumas pessoas acreditam.
Num discurso que durou cerca de 10 minutos, o general Tiani anunciou o lançamento de um “diálogo nacional”, dando 30 dias para formular “propostas concretas” com vista a lançar “as bases de uma nova vida constitucional”.
As declarações surgem na sequência da visita, ao início do dia, de uma delegação da CEDEAO para procurar uma solução pacífica para a crise.
E hoje é o Dia internacional dedicado às Vítimas do Terrorismo
Estabelecido em 2018, o Dia é celebrado em 21 de agosto de cada ano, a fim de honrar e apoiar as vítimas e sobreviventes do terrorismo e de promover e proteger o pleno gozo dos seus direitos humanos e liberdades fundamentais.
As Nações Unidas convidam a comunidade mundial a observar esta comemoração, exortando que promoção e a proteção dos direitos humanos e do estado de direito, são essenciais para prevenir e combater o terrorismo.