Jornal 12h, edição de 20 de Setembro de 2023

MORTE DE PACIENTE À PORTA DO HOSPITAL AMÉRICO BOA VIDA. EQUIPA MÉDICA EM SERVIÇO SUSPENSA, ESPECIALISTA CONSIDERA QUE INQUÉRITO DEVE ABRANGER À DIRECÇÃO DO HOSPITAL;

 

INICIAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO. SINPROF ALERTA PARA O NÚMERO REDUZIDO DE VAGAS;

 

SIC DETÉM MAIS SEIS FUNCIONÁRIOS DO BANCO SOL POR ENVOLVIMENTO EM DESVIO DE DINHEIRO DAS CONTAS DOS CLIENTES;

 

ENDE ESCLARECE FALHAS NA VENDA DE ENERGIA EM TODO O PAÍS E PEDE CALMA AOS CLIENTES;

 

TURQUIA PRETENDE CORTAR LAÇOS COM A UNIÃO EUROPEIA.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, 20 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Zacarias Congo.  

JINGLE

A equipa médica do Hospital Américo Boa Vida, em Luanda, está suspensa na sequência da morte de um jovem de 24 anos, que morreu, terça-feira, à porta daquela unidade hospitalar por suposta negligência médica.

Segundo Mário Fernandes, o director geral daquela que é uma das principais unidades sanitárias do país, para além da suspensão da equipa médica em serviço,  a direção deu entrada da ocorrência ao Serviço de Investigação Criminal.

MÁRIO FERNANDES 12H 200923

Mário Fernandes, director geral do hospital Américo Boa Vida.

Chamados a comentar o assunto, a generalidade dos ouvintes MFM,  que intervieram esta manha,  condenam o comportamento da equipa em serviço na altura no hospital Américo Boavida.

Os ouvintes esperam por medidas adicionais para regrar a conduta do pessoal médico em outras unidades hospitalares do país;

OUVINTES 12H

No entanto, o especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, considera que houve falha nos protocolos que deviam ser observados pela equipa médica em serviço, ontem, no banco de urgência do hospital Américo Boa Vida.

JEREMIAS AGOSTINHO 01 12H 200923

Jeremias Agostinho alerta para a necessidade de um inquérito sério para a responsabilização administrativa, disciplinar e criminal, da equipa médica em serviço.

JEREMIAS AGOSTINHO 02 12H 200923

Segundo o especialista em saúde pública, as medidas devem ser abrangentes à direcção do hospital.

JEREMIAS AGOSTINHO 03 12H 200923

Jeremias Agostinho, especialisra em saúde pública, reagindo à MFM sobre a morte ontem de um jovem de 24 anos, à porta do hospital Américo Boa Vida, por falta de assistência médica.

PONTO

A ENDE, Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade anuncia que devido a uma anomalia no sistema informático as vendas de energia pré e pós-pago, nos canais presenciais e não presenciais, estão interrompidas em todo o país.

Segundo o porta-voz da ENDE, Lauro Fortunato os técnicos estão a trabalhar para a normalização do sistema, não se sabendo ainda quanto tempo vai durar a situação.

LAURO FORTUNATO 12H 200923

Lauro Fortunato, porta-voz da ENDE.

PONTO

Tem início hoje o processo de inscrições para o novo concurso público de ingresso no sector da Educação, para professores do ensino primário e secundário. Numa primeira fase, serão adminitidos oito mil e seiscentos e cinquenta e seis novos profissionais, como fez saber a ministra da Educação, Luísa Grilo.

LUÍS GRILO 12H 200923

Ministra da Educação, Luísa Grilo.

Em reacção, o secretário geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, Admar Jinguma, disse à MFM que o número de vagas é insuficiente para atender a demanda.

ADMAR JINGUMA 01 12H 200923

Por outro lado, o SINPROF volta a reclamar da falta de pagamento até ao momento do subsídio de isolamento aos professores que trabalham em zonas recônditas.

ADMAR JINGUMA 02 12H 200923

Admar Jinguma, secretário geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores.

Tem início hoje o processo de inscrições para o novo concurso público de ingresso no sector da Educação, para professores do ensino primário e secundário.

E numa altura em que se vive a terceira semana do ano lectivo 2023-2024, o MEA, Movimento de Estudantes Angolanos, denuncia a falta de carteiras em muitas escolas do país, facto que está a condicionar o ritimo normal das aulas.

A informação foi avançada à MFM pelo presidente do MEA, Francisco Teixeira.

FRANCISCO TEIXEIRA 01 12H 200920

Outra preocupação levantada pelo MEA tem a ver com a distribuição de manuais escolares.

FRANCISCO TEIXEIRA 02 12H 200920

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.

PONTO

Mais seis funcionários do Banco Sol foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) por estarem envolvidos no furto de mil milhões de Kwanzas em contas de vários clientes.

O director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da direcção geral do SIC, superintendente Manuel Halaiwa, contou ao Novo Jornal que estes elementos foram detidos depois de se tornar claro para o SIC que o indivíduo que foi detido na semana passada não tinha actuado sozinho.

Na semana passada apenas foi detido o técnico de informática que se aproveitou dos seus conhecimentos na área para invadir as contas dos clientes e desviar o dinheiro para outras contas em nome de terceiros.

Face a posterior investigação, mais seis indivíduos foram capturados, perfazendo um total de sete elementos, mas as autoridades suspeitam que possam existir mais pessoas envolvidas neste esquema multimilionário de desfalque no Banco Sol.

A polícia nacional em Luanda deteve três cidadãos, por crime de homicídio ocorrido no Bié.

O facto aconteceu quando a vítima de 17 anos de idade, que fazia trabalho de mototáxi, e foi atraída por um dos acusados que se fez passar como passageiro atraindo o malogrado até ao Rio Kunhinga, onde foi espancado até à  morte pelo pelos meliantes.

A confirmação é do porta-voz da DIIP, Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-cehe Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA 12H 200923

Inspector-cehe Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais.

PONTO ECONOMIA

O Ministério das Finanças prevê cativar despesas num valor a rondar entre os 2,4 biliões Kz e os 2,7 biliões.

Trata-se de um valor equivalente a 13% do Orçamento Geral do Estado 2023.

O OGE 2023 projecta ainda receitas fiscais na ordem dos 13,4 biliões Kz e 6,6 biliões de financiamentos internos e externos.

O analista Carlos Rosado de Carvalho afirma que esta é uma medida esperada devido a flutuação do preço do petróleo e os ajustes internos.

CARLOS ROSADO DE CARVALGHO 12H

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO

A Costa litoral de Cabinda registrou, na madrugada de terça-feira, fortes calemas, resultantes de agitação marítima com ondas a antingir até 6 metros de altura.

As calemas afectaram mais de 23 famílias que vivem próximas da orla marítima da praia do Girassol. Os sinistrados, que aguardam, por soluções há vários anos, clamam mais uma vez por ajuda das autoridades de Cabinda.

CIDADÃOS CABINDA 12H 200923

Já o porta voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros em Cabinda, Patrick Capita, lamenta a situação de vulnerabilidade vivida por aquelas famílias.

PATRICK CAPITA 12H 200923

Apesar de terem recebido garantias da parte das autoridades, dezenas de famílias em Cabinda continuam a ser afectadas pelas calemas, que esta terça-feira atingiram os 6 metros de altura. 

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço discursa hoje no segundo dia da sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas.

À margem dos trabalhos da maior tribuna política mundial, João Lourenço tem dado primazia na captação de investimentos para o desenvolvimento sustentável, com encontros não só com personalidades políticas, mas também com parceiros importantes como o Instituto de Mudanças Globais, do antigo Primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.

PONTO INTERNACIONAL

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, esta terça-feira, que a União Europeia promove um cenário para romper os laços de cooperação, e a Turquia, perante

Recep Erdogan disse que a Turquia nunca precisou de ajuda ou apoio da União Europeia (UE).  Ao ser questionado se a Turquia estava pronta para abandonar o processo de adesão à União Europeia, Erdogan referiu que “Istambul atribui grande importância às decisões da UE, mas não está totalmente dependente da comunidade”.

O Governo de Ancara, continuou, não tem de seguir o exemplo da União Europeia relativamente a medidas restritivas contra a Rússia. “Turquia tem uma posição diferente no mundo. E os Estados-membros da União Europeia têm as suas posições diferentes”, notou o Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Data de Emissão: 20-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados