Jornal 12h, edição de 20 de Novembro de 2023

Destaques:

 INCÊNDIO NO MERCADO DO ASA BRANCA NO CAZENGA DESTRÓI 24 LOJAS E CAUSA PREJUÍZOS NA ORDEM DOS 27 MILHÕES DE KWANZAS;

– RESIDÊNCIAS SOCIAIS EM CONSTRUÇÃO NO BOM JESUS NÃO TERÃO COMO BENEFICIÁRIAS FAMÍLIAS CUJAS CASAS FORAM DEMOLIDAS NO PERÍMETRO DO NOVO AEROPORTO INTERNCIONAL DE LUANDA; 

– EX-TRABALHADORES DA BRIGADA DE ESPECIAL DE LIMPEZA DA CASA MILITAR DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA RETOMAM AOS PROTESTOS JUNTO DO TRIBUNAL PROVINCIAL DE LUANDA; 

– POLÍCIA CONFIRMA A DETENÇÃO DE RECLUSO QUE FUGIU EM SETEMBRO ÚLTIMO DE UM ESTABELECIMENTO PRISIONAL NO KWANZA NORTE;

– ANGOLA ESTREIA-SE HOJE NO CAMPEONATO DO MUNDO DE ARTES MARCIAS MISTAS A TER LUGAR NA ALBÂNIA.

– NÚMERO DE DESLOCADOS NA FAIXA DE GAZA AUMENTOU PARA 1,7 MILHÕES, SEGUNDO O RELATÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, segunda-feira, 20 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.   

JINGLE 

24 lojas e quatro casas ficaram totalmente destruídas em consequência de um incêndio no Mercado do Asa Branca, no município do Cazenga.

Segundo a porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, Maina Panzo, o curto circuito é apontado como a principal causa deste incêndio, ocorrido no último sábado e que provocou prejuízos avaliados em 27 milhões de kwanzas.

MAINA PANZO – 02’ 58’’ 12H 201123

Maina Panzo, porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, em entrevista à MFM.

As mais de três mil famílias que viram as suas casas demolidas no perímentro do Novo Aeroporto Interncional de Luanda “Dr. António Agostinho” não serão as beneficiárias das residências sociais que estão a ser construídas na mesma zona.

Vamos a mais dados com a nossa colega Maria Humba.

PEÇA MARIA HUMBA

Aqui o trabalho da Maria Humba.

E os analistas MFM esperam que a visita efectuada nos últimos dias pelo governador de Luanda ao município de Viana possa trazer melhorias na vida das populações locais.  

Carlos Cabaça, jurista, espera que a deslocação de Manuel Homem possa resultar na criação de condições de mobilidade para os munícipes de Viana e destaca que a política de proximidade deve ser seguida por todos os gestores. 

CARLOS CABAÇA – 02′ 06” 12H 201123

 Já o analista, Alberto Quixinacho, espera por resultados concretos depois da visita do governador de Luanda.

ALBERTO QUIXINACHO – 01′ 29” 12H 201123

Analistas MFM e a visita efectuada ao município de Viana pelo governador de Luanda, Manuel Homem, que trabalhou na localidade na quinta e sexta-feiras passadas. 

O engenheiro sanitarista, Francisco Lopes, voltou a defender a necessidade urgente de haver um desassoreamento urgente das valas de drenagem para facilitar a circulação das águas das chuvas. 

Falando ao programa “DEZ PARA O MEIO DIA”, Francisco Lopes disse que a sua grande preocupação vai para a periferia. Para esta zona, o especialista defende para que haja bons projectos para organização da gestão das aguas pluviais e residuais;

FRANCISCO LOPES SANATRIA 12H ( 02.10) 

Francisco Lopes, engenheiro sanitarista, defendendo melhores projectos para organização da gestão das aguas pluviais e residuais em Luanda. 

PONTO 

Ex-trabalhadores da Brigada de Especial de Limpeza da Casa Militar do Presidente da República estão de volta à sua vigília junto à Sala de Trabalho do Tribunal Provincial de Luanda para a continuidade do seu protesto por alegada expulsão irregular e indemnizações.  

Segundo os ex-trabalhadores, este protesto é por tempo indeterminado. Depois de uma suspensão de duas semanas, para início de conversações com a entidade patronal, os antigos trabalhadores dizem que não há avanços. Domingos Vieira é o porta voz do grupo.  

DOMINGOS VIERIA 12H 

E outros antigos funcionários, em vigília no tribunal por mais 72 horas de pressão, dizem que os protestos vão continuar. 

EX-TRABALHADORES 12H 

Ex-trabalhadores da Brigada de Especial de Limpeza da Casa Militar do Presidente da República estão de volta à sua vigília junto à Sala de Trabalho do Tribunal Provincial de Luanda para a continuidade do seu protesto por alegada expulsão irregular e indemnizações.  

PONTO

A polícia confirma a detenção de um cidadão de 32 anos que fugiu em Setembro último de um estabelecimento prisional no Kwanza Norte, onde se encontrava a cumprir uma pena de seis anos de prisão, por furto qualificado. 

A informação foi avançada à MFM pelo porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais, intendente Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA – 01′ 29” 12H 201123

Intendente Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais. 

E oitenta e seis cidadãos foram detidos nas últimas 72 horas em Luanda, por estarem envolvidos na prática de vários crimes. 

Segundo o porta-voz da polícia na capital, superintendente Nestor Goubel, também este fim de semana duas pessoas morreram em consequência de nove acidentes de viação.  

NESTOR GOUBEL – 01′ 35” 12H 201123

Superintende Nestor Gouvel, porta-voz da polícia em Luanda. 

“Os Desafios da Cibercriminalidade em Angola” estarão em reflexão a partir de amanhã, em Luanda, na 1ª Conferência Nacional de Cibercriminalidade, promovida pelo Serviço de Investigação Criminal em parceria com a PGR e a PENTINALI.

O evento, que contará com a participação de diversos especialistas nacionais e estrangeiros, vai abordar até quarta-feira temas como “Os desafios da Protecção Constitucional dos Direitos Fundamentais e a Cibercriminalidade; As Políticas Públicas contra o Cibercrime em Angola; e a Cooperação Internacional em Matéria de Prova Digital.” 

PONTO

As mega-burlas no sector imobiliário nacional estiveram em debate no último sábado aqui na MFM. 

Centenas de cidadãos celebraram contratos/promessa com promotores imobiliários e fizeram o pagamento total ou parcial dos imóveis escolhidos em diferentes projectos habitacionais. Mas, passados 15 anos, as casas pré-pagas nunca saíram das maquetes. 

Yuri Nogueira, um dos lesados, relata o drama vivido por mais de 70 cidadãos.  

YURI NOGUEIRA – 53” 12H 201123

Jorgina Sango, outra vítima, diz ter pago cinco casas a Build Angola, num valor total de um milhão seiscentos e vinte mil dólares. 

JORGINA SANGO – 26” 12H 201123

Já Sandra Macedo esclarece que continua a pagar o crédito bancário solicitado em 2008, para conseguir estar em condições de avançar para a compra do imóvel. 

SANDRA MACEDO – 23” 12H 201123

Quem também teve de recorrer a um crédito bancário para comprar uma residência no condomínio Jardim do Éden é o cidadão Carlos Espinho.

CARLOS ESPINHO – 11” 12H 201123

Dada as circunstâncias, o advogado Elias Veloso, fala na existência de acções criminosas.   

ELIAS VELOSO – 01′ 12” 12H 201123

Elias Veloso, advogado. 

Por sua vez, o director geral da JEFRAN, Francisco Silva, cuja empresa é acusada de ter burlado mais de trezentos cidadãos, esclarece que causas económicas estiveram na base da falta de cumprimento do contrato celebrado com os lesados. 

FRANCISCO SILVA JEFRAN – 01′ 59” 12H 201123 

Já o jurista e analista MFM, Joaquim Jaime, aponta para o facto de muitos promotores imobiliários terem decretado falência como a causa do incumprimento das suas obrigações contratuais, alertando para a necessidade da intervenção dos tribunais. 

JOAQUIM JAIME – 51” 12H 201123

Jurista, Joaquim Jaime.

Os prejuízos globais dos cidadãos ultrapassam os 100 milhões de dólares. E os processos continuam “encalhados” nos tribunais. 

PONTO ECONOMIA

O Governo angolano vai reintroduzir uma taxa de 10% sobre operações cambiais efetuadas para o estrangeiro no âmbito da contratação de serviços, de acordo com a contribuição especial prevista no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2024.

A Contribuição Especial sobre Operações Cambiais de Invisíveis Correntes incide sobre transferências efetuadas no âmbito dos contratos de prestação de serviços de assistência técnica estrangeira, de gestão ou de operações unilaterais, segundo o art.º 15 da proposta de lei do OGE que foi aprovada na generalidade na quarta-feira.

Esta contribuição especial foi introduzida pela primeira vez em 2015 para fazer face à redução das receitas fiscais, provocadas pelas alterações do preço do barril de petróleo no mercado internacional, e foi revogada em 2021.

Segundo a proposta de lei, a contribuição especial incide sobre pessoas singulares ou coletivas de direito privado e empresas públicas com domicílio ou sede em território nacional que requeiram junto de uma instituição financeira a realização de transferências abrangidas pelo presente regime. 

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, identifica uma certa  polémica sobre o imposto especial sobre transferências para o exterior. 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 01’ 34’’ 12H 201123 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO

O músico Rei da Costa, um dos fundadores do grupo musical Sassa Tchokwe Internacional, faleceu na madrugada deste domingo, em Saurimo, vítima de doença.

Segundo fonte familiar, o artista, que padecia de diabetes desde 1992, morreu numa unidade hospitalar.

De mortes não é tudo…

Morreu a cantora portuguesa Sara Tavares.

A artista, de origem caboverdiana, tinha sido diagnosticada com um tumor cerebral, tendo falecido no final da tarde deste domingo aos 45 anos, em Lisboa. 

PONTO DESPORTO

O lutador angolano, Clélio Gomes, é o primeiro dos 11 lutadores das selecções nacionais, que se estreia hoje no Campeonato do Mundo de Artes Marcias Mistas, que arranca esta tarde em Tirana, na Albania. 

No primeiro combate, o campeão africano angolano vai medir forças com um lutador da Lituânia, na categoria dos 65 quilogramas.  Márcio Herlander um dos treinadores adjuntos das selecções garante prontidão do atlteta e de toda equipa. 

MÁRCIO HERLANDER – 01′ 33” 12H 201123

Angola estreia-se hoje no Campeonato do Mundo de Artes Marcias Mistas que começa às 16horas em Tirana na Albania. Nesta prova os lutadores angolanos vão competir com estatuto de campeões africanos. 

PONTO INTERNACIONAL 

O número de deslocados internos na Faixa de Gaza aumentou para 1,7 milhões, segundo o relatório diário das Nações Unidas sobre a guerra que começou a 7 de Outubro.

De acordo com a Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos o número de pessoas que se encontram albergadas nas instalações da organização ultrapassa as 900 mil, em condições cada vez mais precárias. 

O Gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU, que elabora os relatórios diários sobre Gaza, sublinha que a falta de condições está a provocar o aumento das doenças respiratórias agudas, que já afetam 77 mil pessoas, e diarreias.

O novo Presidente da Argentina, Javier Milei, eleito neste domingo, considerou nas suas primeiras declarações que a situação no país é crítica e prometeu fazer mudanças drásticas.

Com 97,6% dos votos apurados na segunda volta das eleições, Milei obteve 55,8% dos votos, contra 44,2 por cento do ministro da Economia. 

Data de Emissão: 20-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados