Jornal 12h, edição de 20 de Março de 2023

GRUPO DE ACÇAO FINANCEIRA INTERNACIONAL INVESTIGA ANGOLA POR SUPOSTA LAVAGEM DE DINHEIRO.

OFICIAIS DE JUSTIÇA REGRESSAM HOJE A GREVE DEVIDO A FALTA DE CONDIÇOES NOS TRIBUNAIS. 

SINDICATO DOS JORNALISTAS CRITICA ENCERRAMENTO DA CAMUNDA NEWS EM BENGUELA.  

AFRICA DO SUL EM ALERTA DEVIDO A VISITA DE PUTIN. PRESIDENTE RUSSO SOB RISCO DE DETENÇAO POR SOLICITAÇAO DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio-dia com coordena Alves Fernandes, técnica de mauro Fernandes e Edson Machado. 

JINGLE MVIEIRA 

O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA), deu início hoje, a segunda fase de uma greve nacional, em protesto contra as “condições precárias nos tribunais, falta de transporte, de seguro de saúde e pela revisão do estatuto remuneratório”.

Segundo Carlos Castelo, membro do Secretariado Nacional do SOJA, a greve terá a duração de 15 dias.

CARLOS CATELO – J012H20032023 

PONTO 

Os peritos do Grupo de Acção Financeira Internacional contra a “lavagem de dinheiro” inicia visita a Angola dentro de dois meses, naquela que será a segunda fase da avaliação à forma como o país previne e combate o branqueamento de capitais. 

A dois meses do início da avaliação “in loco” do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), que ditará o rumo e a relação da banca angolana com o sistema financeiro internacional, as dificuldades de alguns bancos, sobretudo mais pequenos e outros com problemas, em adaptarem-se às normais internacionais para o combate ao branqueamento de capitais está a preocupar os responsáveis dos bancos que se têm vindo a adaptar nos últimos tempos, apurou o Expansão. 

Segundo fontes do sector bancário, citados pelo jornal EXPANSAO há várias instituições bancárias que se forem seleccionadas pelo GAFI para a avaliação, podem comprometer os esforços levados a cabo pelo País para adaptar o sistema financeiro às normas e exigências internacionais, tal como referiu o analista Carlos Rosado de Carvalho. 

CARLOS ROSADO D CARVALHO 1 

Em 2010, Angola foi incluída na “lista negra” do organismo, tendo sido considerada uma jurisdição não cooperante devido às fragilidades do sistema financeiro.

Já em 2016 transitou para a “lista cinzenta”, deixando de ser considerada uma jurisdição de alto risco. 

Mas todo este processo teve um impacto negativo no sistema financeiro nacional, afastando bancos correspondentes dos EUA, numa relação que ainda hoje não está restabelecida. A analise com Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO 12H 2 

PONTO 

O Sindicato dos Jornalistas de Angola considera que pressão feita ao proprietário da TV digital Camunda News para suspender a emissão de conteúdos informativos é um abuso de poder e obstrução à liberdade de imprensa.

A TV digital Camunda News vai suspender, por tempo indeterminado, as emissões na plataforma do youtube, por alegada pressão do Serviço de Investigação Criminal.

Em comunicado, o líder do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, refere que esta suposta pressão ao responsável da Camunda News atenta contra a liberdade de imprensa e lembra que a lei não proíbe a divulgação de conteúdos por via digital.

TEIXEIRA CANDIDO 12H 

Já o jornalista Ramiro Aleixo diz que o encerramento da CAMUNDA NEWS denota um cerco a liberdade de imprensa. 

RAMIRO ALEIXO 12H 

O jurista Paulo Inglês diz que o encerramento da CAMUNDA NEWS significa um rombo na democracia. 

PAULO INGLES 12H 

PONTO

Casos de violação sexual e violência físicas marcam o informe do INAC hoje divulgado. Segundo o instituto nacional da criança vários são os menores que continua a sofrer as mãos de adultos, segundo a porta voz Rosalina Domingos.

ROSALINA DOMINGOS 12H 

Angola voltou a proibir a venda de medicamentos contra a malaria.  Trata se de um lote de ARTIMETER. O medico especialista em saúde publica, Jeremias Agostinho, falou sobre o assunto sublinhando a necessidade de mais fiscalização. 

GEREMIAS AGOSTINHO 12H 

PONTO INTERNACIONAL 

A África do Sul está ciente da sua obrigação legal, disse um porta-voz do presidente Cyril Ramaphosa referindo-se a uma proposta de visita de Vladimir Putin após o Tribunal Penal Internacional emitir um mandado de prisão contra o líder russo.

Esperava-se que o presidente russo Putin visitasse a África do Sul em Agosto para participar de uma cimeira do BRICS, grupo que também inclui Brasil e Índia. 

Embora não haja confirmação oficial da visita de Putin, espera-se que ele participe da 15ª Cimeira do BRICS, como fez em 2013. 

O analista Osvaldo Boco disse que  esta situação coloca  a prova todo um cenário internacional.

OSVALDO BOCO 12H 

 E o jornalista Luís Domingos diz que a acontecer esta processo tem muito contornos.

LUIS DOMINGOS 12H 

E o Domingos Alberto pensa que a comunidade internacional deve continuar a pressionar a Rússia.

DOMINGOS ALBERTO 12H 

As principais bolsas europeias abriram esta segunda-feira em baixa, após a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, que não apaga os receios sobre o setor bancário.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt desciam, bem como as de Madrid e Milão, que se desvalorizavam 2,27% e 2,48%, respetivamente.

As ações do banco UBS caíram 8,77% na abertura da Bolsa de Valores de Zurique depois de um negócio de compra do Credit Suisse, o seu rival tradicional que estava em risco de falência devido a uma crise de confiança irremediável.

O UBS concordou em comprar o Credit Suisse por 3.000 milhões de euros, um preço que pagará apenas em ações e que avalia as ações da entidade absorvida em 40% do seu valor no fecho do último dia de negociação.

RESUMO. RESUMO 

Data de Emissão: 20-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados