Jornal 12h, edição de 19 Maio de 2023
AULAS NO ENSINO SUPERIOR RETOMAM DIA 26 DE MAIO – SINDICATO ALERTA MINISTÉRIO PARA OS PENDENTES POR CUMPRIR.
NÃO EXISTE INVESTIMENTO PORTUGUÊS EM ANGOLA, DIZ ECONOMISTA E COMENTARISTA MFM CARLOS ROSADO DE CARVALHO.
UNITA DESCARTA EM ABSOLUTO UMA REVISÃO CONSTITUCIONAL PARA UM 3.º MANDATO PRESIDENCIAL
MPLA APELA AOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS A TRABALHAREM MAIS PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO
INTERNACIONAL
EUA E REINO UNIDO ANUNCIAM NOVAS SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA
PONTO MIX
Jornal da Tarde na MFM 19 de Maio de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
PONTO
As aulas no Ensino Superior Publico, retomam no próximo dia 26 de Maio, depois de uma paralisação de quase três meses.
A informação foi avançada em exclusivo a instantes a MFM, pelo Presidente dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Pérez Alberto.
PEREZ ALBERTO
Aulas no Ensino Superior Publico, retomam no próximo dia 26 de Maio.
-.-
POR OUTRO LADO
O Sindicato Nacional dos Professores SINPROF ameaça regressar à greve por incumprimento do Governo na aplicação de um subsídio de 12,5%, cuja implementação deveria ter acontecido em Março, mas até agora sem efetivação.
Segundo o secretário-geral do SINPROF, Admar Jinguma, os secretários provinciais vão reunir nos próximos dias “para decidir o rumo a seguir”, “caso o pagamento do salário do mês de maio” com subsídio “não seja efetivado”.
ADMAR JINGUMA 1
O Sindicalista realçou que as partes se reuniram em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, tendo ficado o compromisso do Governo em implementar o novo subsídio de inovação pedagógica, de 12,5%, com caráter imediato de efetivação em março.
ADMAR JIGUMA 2
Secretario Geral do SINPROF, Ademar Jinguma.
AINDA SOBRE A EDUCAÇÃO
A Administração do Distrito Urbano do Golfe, no Município do Kilamba Kiaxi, promoveu um encontro de Auscultação com os Directores das escolas do Distrito.
O Director de uma das escolas do Distrito, Morais Kinanga, louvou a iniciativa da Administração e solicitou a realização de mais actividades virada às situações sociais.
MORAIS KINANGA – J012H19052023
Já Auria Ferreira, professora, acredita que com este encontro há esperança de se ver resolvida as preocupações do sector.
AURIA FERREIRA – J012H19052023
Pascoal Fortunato Paulo, Administrador do Distrito Urbano do Golfe, mostrou-se satisfeito com o encontro e garante planificar um plano de intervenções por parte do governo.
PASCOAL FORTUNATO PAULO – 1 – J012H19052023
O governante, acrescentou ainda que o sector da Educação merece uma especial atenção por parte do governo, uma vez que tem a responsabilidade de educar o ser humano.
PASCOAL FORTUNATO PAULO – 2 – J012H19052023
Pascoal Fortunato Paulo, Administrador do Distrito Urbano do Golfe.
PONTO UNITA
O Grupo Parlamentar da UNITA, vai continuar a aguardar pelo pronunciamento dos deputados do MPLA sobre o desafio lançado de um diálogo institucional convergente entre os actores políticos e sociedade civil, para discutir questões do país, mas diz-se indisponível para entrar num debate em que o tema de fundo seja o aumento do número de mandatos do Presidente da República.
O líder da bancada parlamentar do maior partido na oposição, Liberty Chiyaka, que falava ao! STO É NOTÍCIA, considerou a existência de “linhas vermelhas” que o seu partido não está disposto a ultrapassar, no quadro do diálogo com o partido no poder.
LIBERTY CHIYAKA – J012H19052023
Liberty Chiyaka, disse ainda que mesmo as questões de interesse do MPLA, que sejam consensuais, serão matérias de debate.
O Parlamentar aguarda neste momento pela resposta do MPLA, depois de entregue um draft.
LIBERTY CHIYAKA – 2 – J012H19052023
Líder da Bancada Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka.
PONTO MPLA
O MPLA, quer ver mais acções dos Administradores municipais para a melhoria das condições de vida da população.
O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, defendeu em Malanje, a conclusão dos projectos do PIIM em toda a província para conferir mais dignidade aos habitantes.
PAULO POMBOLO – J012H19052023
PONTO PRS
O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Tulinabo Mushingi, reuniu-se está quinta-feira, no município de Viana, com o presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel.
À imprensa, Benedito Daniel disse que a visita serviu para interagirem sobre o desenvolvimento da democracia em Angola, o bem-estar social das populações e análise de projectos que o EUA tem para a população angolana.
A realização das eleições autárquicas foi outro assunto abordado, referindo não perceber porque elas não têm lugar, considerando que a simples questão de não se completar a aprovação do pacote eleitoral autárquico não ser razão suficiente para tal.
PONTO
Terminou esta quinta-feira, a recolha de contribuições para a proposta de estratégia nacional de prevenção e repressão da corrupção 2023-2028.
As contribuições foram apresentadas via eletrónica no site www.consultapublica.gov.ao desde o dia 18 de Abril e todo o trabalho está a ser coordenado pela Casa Civil do Presidente da República.
A estratégia de combate a corrupção assenta em três eixos fundamentais, a prevenção, a deteção e a repressão, que dão grande destaque a sociedade civil , a Inspeção geral da administração do estado e a Procuradoria geral da República.
O jurista e Comentarista MFM, Joaquim Jaime, mostrou-se preocupado com alguns pontos da estratégia nacional de prevenção e repressão da corrupção 2023-2028.
JOAQUIM JAIEM – 1 – J012H19052023
Joaquim Jaime, apontou a falta de um relatório dos últimos quatro anos de combate a corrupção.
JOAQUIM JAIEM – 2 – J012H19052023
Terminou esta quinta-feira, a recolha de contribuições para a proposta de estratégia nacional de prevenção e repressão da corrupção 2023-2028.
PONTO
As relações comerciais entre Angola e Portugal, estão sem avançar desde 2012.
O economista e Comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, foi mais longe e disse que não existe investimento português em Angola.
CARLOS ROSADO – J012H19052023
Rosado de Carvalho, considerou que o mau ambiente de negócios no pais afasta potenciais investidores.
CARLOS ROSADO – 1 – J012H19052023
Esta semana em Portugal, o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, convidou os investidores portugueses a investirem em Angola em todos os sectores, com destaque para a agricultura.
PONTO
PONTO CORRIDO
O Presidente da República, João Lourenço, venceu a 6ª edição do “Prémio José Aparecido de Oliveira”, promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A informação consta de uma nota divulgada, nesta quinta-feira, pelo portal “cplp.org”, adiantando que a distinção foi decidida por aclamação, pelo Júri, constituído por representantes permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido no dia 15 de Maio do corrente ano.
O júri reconheceu o “contributo ímpar” para a projecção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da Comunidade.
O trabalho desenvolvido pelo Estadista angolano, em prol da integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos estatutos da organização, também contribuiu para este reconhecimento.
-.-
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, defendeu, quinta-feira, em Benguela, que a criação de empregos de qualidade, a promoção de condições de seguro e saúde no trabalho devem ser prioridades nas políticas nacionais, alinhadas com os princípios da Organização Internacional do Trabalho.
Adão de Almeida falava durante a Nona Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu na província de Benguela, de 16 a 18 de Maio, sob o lema “Por uma Justiça Social e Trabalho Digno para Todos”.
INTERNACIONAL
Os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram hoje novas sanções para restringir a capacidade da Rússia de continuar a guerra na Ucrânia, pouco antes do início da cimeira do G7 em Hiroshima, no Japão.
As sanções devem impedir que “aproximadamente 70 entidades na Rússia e em outros países recebam mercadorias exportadas dos EUA, adicionando-as à lista negra do Departamento de Comércio”, disse um oficial norte-americano, citando mais de 300 novas sanções contra “indivíduos, organizações, navios e aviões” em toda a Europa, Médio Oriente e Ásia.
Logo de seguida, Londres divulgou novas medidas visando o setor de mineração da Rússia, incluindo o comércio de diamantes, que rende a Moscovo milhares de milhões de dólares todos os anos.