Jornal 12h, edição de 19 Fevereiro de 2024

Destaques:

CONTAS DA FEDERAÇÃO ANGOLANA DE FUTEBOL NÃO BATEM CERTO. MAS O MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, OS PATROCINADORES E OS FINANCIADORES DA FAF NÃO PRESTARAM AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS PELOS AUDITORES;

– 23 PESSOAS MORTAS NAS ÚLTIMAS 72H EM ANGOLA, EM CONSEQUÊNCIA DE AFOGAMENTOS, DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E ACIDENTES DE VIAÇÃO;

– ANGOLA ENTRE OS PAÍSES AFRICANOS ONDE SE ABATERAM MAIS ELEFANTES. NOS ÚLTIMOS TEMPOS FORAM DETETADAS ONZE MIL TONELADAS DE MARFIM SAÍDAS DE ANGOLA, DAS QUAIS SETE MIL FORAM PARA O VIETNAM; 

– CANDIDATOS APURADOS AO CONCURSO PÚBLICO DA SAÚDE NO PAÍS COMEÇAM A ENTREGAR OS DOCUMENTOS NESTA SEGUNDA-FEIRA;

– PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE ESFORÇO CONTÍNUO ENTRE ESTADOS-MEMBROS DA UNIÃO AFRICANA PARA MELHORAR O ESTADO DA DEMOCRACIA NO CONTINENTE.

JINGLE

Jornal ao meio dia de segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes. Garantia técnica de Edson Machado, Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.  

JINGLE MIX

Auditoria independente conclui que as contas da FAF, Federação Angolana de Futebol, não batem certo. Mas o ministério da Juventude e Desportos, os patrocinadores e financiadores, não prestaram as informações solicitadas pelos auditores, segundo o analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – FAF – 03′ 08” 12H 190224

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, comentando sobre as contas da FAF que não batem certo. Mas o ministério da Juventude e Desportos, os patrocinadores e financiadores, não prestaram as informações solicitadas pelos auditores. 

E a polêmica das contas da FAF surge numa altura em que Angola está suspensa das competições internacionais, por inconformidade com os estatutos da WADA- Agência Mundial Antidopagem.

A este respeito, o presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, diz que a suspensão do nosso país às competições internacionais não pode criar um pânico, pelo facto de ainda existir possibilidade de ver medida levantada após a publicação da lei Antidopagem no Desporto em Angola que já foi concluída na especialidade, estando prevista para os próximos dias aprovação final global em sessão plenária. 

GUSTAVO DA CONCEIÇÃO – SUSPENSÃO – 01′ 52” 12H 190224

Gustavo da Conceição, presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, afirmando que a suspensão de Angola às competições internacionais não pode criar um pânico, pelo facto de ainda existir possibilidade de ver medida levantada após a publicação da lei Antidopagem no Desporto, que já foi concluída na especialidade, estando prevista para os próximos dias aprovação final global em sessão plenária. 

Mas não é só no desporto que Angola está a ser alvo de penalizações por parte de organismos internacionais. O último relatório da SAITES, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem, concluiu que a autoridades não têm dado uma resposta eficaz à caça furtiva, particularmente ao abate de elefantes na região angolana da Área Transfronteiriça de Conservação Okavango-Zambeze. Nos últimos tempos foram apreendidas onze mil toneladas de marfim saídas de Angola, das quais sete mil tiveram como destino o Vietnam, como nos recorda o ambientalista Vladimiro Russo.

RD – VLADIMIRO RUSSO 01

Vladimiro Russo explicou as razões que levaram a SAITES a colocar Angola na lista dos 12 países que não cumpriram cabalmente com as recomendações do organismo internacional que regula o comércio das espécies da vida selvagem.

RD- VLADIMIRO RUSSO  02

O ambientalista adiantou que além das penalizações, a SAITES recomenda maior apoio financeiro para que Angola possa reforçar os mecanismos de combate à caça furtiva.

RD- VLADIMIRO RUSSO  03

Ambientalista Vladimiro Russo, explicando as razões das penalizações de que Angola está a ser alvo por parte da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem, face ao número elevado de elefantes abatidos no sudeste do país.

PONTO

23 pessoas morreram nas últimas 72h no país, em ocorrências registadas pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros. Entre as causas estão 11 afogamentos, oito descargas atmosféricas, havendo igualmente o registo de dois casos de suicídio, tal como avança o porta-voz do órgão, Superintendente Bombeiro Félix Domingos.

FÉLIX DOMINGOS – OCORRÊNCIAS – 01′ 41” 12H 190224

Superintendente Bombeiro Félix Domingos, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, confirmando a morte de 23 pessoas no último fim de semana. Entre as causas estão 11 afogamentos, oito descargas atmosféricas, tendo sido registados ainda dois casos de suicídio. 

E só em Luanda, 4 pessoas morreram e 15 outras ficaram feridas, em consequência de  15 acidentes de viação, registados no último fim de semana. A informação é confirmada pelo porta-voz da Polícia Nacional na capital angolana, Superintendente Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL 01 – ACIDENTES – 01′ 00” 12H 190224

No mesmo período, foram detidas 149 pessoas, suspeitas de cometerem crimes diversos, e apreendidas 12 armas de fogo, segundo o Superintendente Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL 02 – CRIMES – 01′ 00” 12H 190224

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, e a detenção de 149 pessoas nas últimas 72h, suspeitas de cometerem crimes diversos.

De crimes não é tudo…

Três pessoas estão detidas em Luanda, por estarem supostamente envolvidas nos crimes de associação criminosa, abuso de confiança e furto de viaturas. Os casos são descritos pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na capital angolana, Superintendente-Chefe Chefe Fernando de Carvalho.

FERNANDO DE CARVALHO – DETENÇÕES – 02′ 38” 12H 190224

Superintendente-Chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal em Luanda, e a detenção de três pessoas por suposto envolvimento nos crimes de associação criminosa, abuso de confiança e furto de viaturas.

A onda de roubos de placas de viaturas está novamente em alta na capital do país. Os meliantes mudaram de tática e agora utilizam crianças para se introduzirem em viaturas estacionadas, sobretudo em zonas pouco ilumindadas.

Segundo o porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais, Indentendente Quintino Ferreira, dois dos mandantes dos crimes que envolvem menores já estão detidos.

RD: QUINTINO FERRREIRA 1

Quintino Ferreira fez saber ainda que o seu departamento procedeu outras detenções, a nivel de Luanda e em outras regiões do país.

RD. QUINTINO FERREIRA 2

Intendente Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais, apresentando o resumo das operações realizadas nos últimos dias. 

PONTO

O general Hélder Viera Dias “Kopelipa” é acusado de sete crimes, mais dois do que Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” pronunciado por 5 crimes, em mais um processo que envolve figuras ligadas directamente ao ex-Presidente Eduardo dos Santos.

O início do julgamento dos generais Hélder Viera Dias “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” está condicionado à escolha do juiz que vai presidir o julgamento e a agenda do Tribunal Supremo, que tem em mãos vários processos.

Já o antigo chefe dos serviços de comunicações Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, vai responder pelos crimes de burla por defraudação, falsificação de documento, associação criminosa, tráfico de influências e branqueamento de capitais. 

A este respeito, o analista Carlos Rosado Carvalho entende que  a situação dos arguidos é delicada. 

CARLOS DE CARVALHO 12H 

Quem também comentou este assunto é o jurista Carlos Cabaça que  considera o processo como normal.

CARLOS CABAÇA – PROCESSO – 01′ 28” 12H 190224

Opinião semelhante é apresentada pelo jurista Albero Quixinacho.

ALBERTO QUIXINACHO – PROCESSO – 01′ 52” 12H 190224

Albero Quixinacho, jurista e analista MFM, sobre o processo que envolve os generais “Kopelipa” e “Dino”.

PONTO

Inicia hoje o prazo para a entrega de documentos dos candidatos admitidos ao concurso público da saúde em 2022, para o preenchimento de 1.902 vagas nas unidades sanitárias, devendo terminar no próximo dia 29 do corrente mês.

Os documentos devem ser entregues de forma presencial, na Escola de Formação dos Técnicos da Saúde, em Luanda, de acordo com o director nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Baptista João Monteiro.

BAPTISTA JOÃO MONTEIRO 12H

Baptista Monteiro, director nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, confirmando o início da entrega de documentos dos candidatos admitidos ao concurso público de 2022.

PONTO

O Presidente da República instou a União Africana a continuar a trabalhar para o mais rápido restabelecimento da normalidade democrática em África.

João Lourenço, que é igualmente campeão para a paz da organização continental, falava durante a sessão plenária da Cimeira anual de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, decorrida em Addis Abeba, na Etiópia.

JOÃO LOURENÇO – UA – 01′ 33” 12H 190224

Presidente da República, João Lourenço, ressaltando a importância de não haver tolerância com os Governos constituídos na base de mudanças inconstitucionais.

E o nosso país está cada vez mais próximo da presidência da União Africana. Esta intensão foi reforçada após Angola assumir a primeira Vice-presidência de Mesa da União Africana, bem como ser eleita como Presidente do Conselho de Paz e Segurança da organização continental, segundo o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

TÉTE ANTÓNIO – UA – 47” 12H 190224

Téte António, ministro das Relações Exteriores, reforçando a intensão de Angola em presidir a União Africana, a partir do próximo ano.

Data de Emissão: 19-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados