Jornal 12h, edição de 19 de Setembro de 2023

POLICIA NACIONAL REAFIRMA QUE GRUPO DE BOMBEIROS VOLUNTARIOS QUE ACTUA EM VIANA É ILEGAL;

SUSTENTABILIDADE DA ECONOMIA JUNTA EM LUANDA GOVERNO E PARCEIROS;

ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL OTCHIVA APOSTA NOS CREDITOS DE CARBONO PARA MITIGAR O IMPACTO DAS EMISSOES DE GASES DE EFEITO DE ESTUFA;

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO RECEBE ENTIDADES MUNDIAS A MARGEM DA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU;

PRESIDENTE DA UCRANIA DISCURSA PELA PRIMEIRA NA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU;

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, 19 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes. 

JINGLE MVIEIRA

O Primeiro Fórum Internacional sobre a Reconversão da Economia Informal inicia, terça-feira, em Luanda, com foco na sustentabilidade fiscal.

O evento, junta especialistas do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, OEACP, da União Europeia, do PNUD e OIT, FAO, além dos especialistas do sector público e privado de Angola.

Sob o lema, “a reconversão da economia informal, o vector para o crescimento económico e a sustentabilidade fiscal”, o certame terá cinco mesas redondas e visitas aos mercados de São Paulo e Catinton, na capital do país. 

Ministra da administração publica, emprego e segurança social, Teresa Dias, falou sobre a necessidade de mais incentivo ao micro credito;

TERESA DIAS MICRO CREDITOS 12H

Os desafios da transição da economia informal e a sustentabilidade económica nos em países desenvolvidos, boas práticas sobre uma abordagem de transição da economia informal, experiências internacionais, o novo paradigma da transição da economia informal para formal, o papel da comunicação e sensibilização, assim como, a inclusão financeira na formalização da economia, são os temas das mesas redondas.

Os últimos dados indicam que cerca de 80 por cento da população activa está no mercado informal, sendo na sua maioria jovens e mulheres sem qualquer perspectiva de proteção social na velhice.

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, desvalorizou a subida dos preços em agosto, que disse ter sido limitada a alguns produtos e mostrou-se “expectante” numa melhoria a curto prazo.

Para a melhoria da situação vão contribuir fatores como a redução do IVA nos bens alimentares e a relativa estabilidade da taxa de câmbio, disse, realçando que a moeda angolana (kwanza) tem estado estável nos últimos 77 dias, o que deverá ter “um impacto positivo” no comportamento dos preços.

Além da taxa BNA, que se manteve nos 17%, ficaram inalteradas a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez.  A analise de Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS ROSADO 12H

O governo angolano quer maior dinamização da produção nacional. Segundo o secretário de Estado para Economia, Ivan dos Santos, o processo passa pela divulgação do selo feito em Angola, nas grandes empresas que operam no país.

IVAN DOS SANTOS 12H

Secretário de Estado para Economia, Ivan dos Santos, falando, esta segunda-feira, em Luanda, durante o encontro mantido com os gestores das grandes superfícies comerciais do país.

Depois de o Presidente da República, João Lourenço, autorizar a ministra das Finanças, Vera Daves, a cativar as despesas de actividade básica e de apoio ao desenvolvimento até 50%, desde que não sejam consideradas despesas prioritárias, o Ministério das Finanças prevê cativar despesas num valor a rondar entre os 2,4 biliões Kz e os 2,7 biliões, apurou o Expansão junto daquele ministério.

Trata-se de um valor equivalente a 13% do Orçamento Geral do Estado 2023..

PONTO

A associação ambiental OTCHIVA está apostada nos créditos de carbono para  mitigar o impacto das emissões de gases de efeito de estufa. 

Uma equipa de investigadores da OTCHIVA realizou uma expedição cientifica a província de Cabinda para avaliar o potencial dos ecossistemas locais, como os mangais e a floresta do Mayombe, para a absorção dos gases poluentes emitidos pela indústria petrolífera,  tal como explica, o engenheiro aeroespacial e ambientalista Marco Romero;

MARCO ROMERO 1

Desde 2020 que a OTCHIVA trabalha com as companhias petrolíferas que operam em angola, como a SONANGOL, TOTAL  e  AZZULE, no âmbito dos créditos de carbono, com base em soluções naturais, como a restauração dos mangais degradados  e o empoderamento das comunidades de pescadores, seguindo as recomendações do protocolo de KYOTO  de 1997;

MARCO ROMERO 2

A entrevista completa com o engenheiro aeroespacial, piloto aviador e ambientalista da OTCHIVA, Marco Romero você poderá acompanhar na próxima quinta feira no programa a ULTIMA PALAVRA.

PONTO

Os seis manifestantes detidos no sábado quando pretendiam marchar contra restrições impostas aos mototaxistas na circulação em Luanda foram acusados de injúria contra o Presidente da República. Este é um assunto em desenvolvimento

O ministério do interior de angola garante em comunicado que GRUPO DE BOMBEIROS Voluntários de angola é ilegal.

Num comunicado, o ministério diz que tem, conhecimento do treinamento que alguns cidadãos estão a ter com este grupo de actua particularmente em Viana, pelo que alerta sobre a sua ilegalidade.

O comunicado lido pelo superintendente Vasco da Gama, do gabinete de comunicação institucional do ministério do interior;

VASCO DA GAMA 12H

A polícia em Luanda deteve uma cidadã de 43 anos de idade acusada de tentar raptar uma menor de apenas dois meses de vida no Bengo.

A informação foi avançada pelo porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIA 01 190923

Quintino Ferreira confirma, por outro lado, a detenção de cinco cidadãos, implicados no assalto a um estaleiro de uma empresa em Viana.

QUINTINO FERREIA 02 190923

Inspector-chefe Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais.

PONTO

O Presidente em exercício da SADC defendeu um esforço conjunto entre os países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, para que haja maior investimento dos parceiros internacionais nas suas economias.

A posição de João Lourenço foi apresentada, esta segunda-feira quando discursava na Cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

JOÃO LOURENÇO 01 12H 190923

João Lourenço defendeu ser necessário a recaptalizar o fundo verde para o clima, para contrapor o fenómeno das alterações climáticas. O Presidente da República reconhece, por outro lado, progressos no reforço da interação entre os estados membros da região.

JOÃO LOURENÇO 02 12H 190923

Presidente em exercício da SADC e da República de Angola, João Lourenço, quando discursava, ontem, na Cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis, no âmbito da Semana de Alto Nível da septuagésima oitava Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre nos Estados Unidos da América.

À margem da Cimeira, que decorre até esta terça-feira, em paralelo com a 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, João Lourenço recebeu em audiência a Presidente das Comores, com quem abordou assuntos de interesse comum.

Mais tarde, privou com Tony Blair, o antigo Primeiro-ministro do Reino Unido, e com Scott Nathan – CEO da Corporação Financeira para Internacionalização dos EUA (DFC).

Com o segundo interveniente, abordou a questão da transacção Ferroviária Atlântica do Corredor do Lobito, que tem quase mil e 300 quilómetros em Angola, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

PONTO

Aumentam casos de suicídio na sociedade angolana.

Alguns entrevistados afirmam que o que está na base desse suicídio que ultimamente vem assolando a nossa juventude  é a falta de emprego e a falta de apoio dos próprios pais, outros afirmam que os conflitos familiares e as condições sociais tem influenciado assiduamente na vida de alguns jovens que os levam a essa prática.

VOX POP 12H

Sobre essa situação o psicólogo ELODIO DAVID diz que o suicídio está nas quatro dimensões da vida do homem que é na vida espiritual, Emocional, Financeira e das relações Interpessoal;

RD: ELODIO DAVID PSICÓLOGO

INTERNACIONAL

O presidente da Ucrânia discursa esta terça-feira, no arranque da Assembleia Geral do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Esta é a primeira vez que visita a ONU desde o início da invasão russa.

À margem da cimeira, vai reunir-se com o presidente Lula da Silva na quarta-feira.

Zelensky segue, depois, para Washington, onde tem encontro marcado com Joe Biden e com os membros do Congresso.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, também têm prevista uma reunião bilateral na quarta-feira em Nova Iorque.

Volodymyr Zelensky visitou, nesta segunda-feira, soldados ucranianos feridos num hospital em Nova Iorque, nos EUA. Esteve no Hospital Universitário de Staten Island, onde recuperam soldados amputados.

Data de Emissão: 19-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados