Jornal 12h, edição de 19 de Março de 2024

Tópicos:

PRIMEIRA GREVE GERAL EM ANGOLA A PARTIR DE AMANHÃ. SINDICATOS DIZEM-SE FIRMES PARA A PARALIZAÇÃO;  

INFLAÇÃO EM ANGOLA PODE ATINGIR OS  24 POR CENTO ATÉ ANTES DO FIM DO ANO;  

ESPECIALISTAS DISCUTEM ALTERAÇÕES CLIMATICAS EM ANGOLA. A INICIATIVA É A DA ACADEMIA DO CONHECIMENTO;     

PUTIN OBTEVE O MAIOR NUMERO DE VOTOS EM ELEIÇÕES NA RUSSIA, DIZ COMISSÃO DE ELEIÇÕES;   

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 19 de Março de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Paulo Miranda.  

JINGLE MV  

É já amanhã que inicia  a primeira greve geral em Angola, declarada pelas centrais sindicais, que exigem o aumento do salário mínimo nacional e a redução do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho.

A paralisação deve obedecer três fases, com um primeiro período de três dias entre 20 e 22 de Março, um segundo entre 22 e 30 de abril e um terceiro período de 03 a 14 de junho de 2024.

Teixeira Cândido é o porta-voz das centrais sindicais.

TEIXEIRA CÂNDIDO 01 – GREVE (01.15”)

O também secretário geral do sindicato dos jornalistas ainda denuncia casos de coação de trabalhadores, como são os casos de uma unidade hospital em Luanda e relatos que chegam do  interior;  

TEIXEIRA CÂNDIDO COAÇÃO 2 ( 0.54”) 

 

E o MPLA manifesta-se confiante num acordo entre o governo e os sindicatos para evitar a greve geral convocada para amanhã.

O porta-voz do partido no poder em Angola, Esteves Hilário, adiantou em conferência de imprensa que o executivo deve prosseguir as negociações com as centrais sindicais, realçando que 80% das propostas do caderno reivindicativo foram já atendidas. 

ESTEVES HILÁRIO 9H

Esteves Hilário, porta-voz do MPLA, o partido acredita que o governo e as centrais sindicais ainda podem chegar a um acordo para evitar a greve geral, com início prevista  para amanhã.

A este respeito, o Secretário Nacional para os Assuntos Jurídicos e Laborais da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores e Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, Zacarias Jeremias, diz que os seus filiados estão solidários com esta paralisação; 

ZACARIAS JEREMIAS 07H  

Zacarias Jeremias, Secretário Nacional para os Assuntos Jurídicos e Laborais da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores e Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social.

O presidente do MEA – Movimento de estudantes angolanos, Francisco Teixeira, manifestou solidariedade aos professores e outros profissionais que iniciam esta paralisação amanha. Francisco Teixeira, ainda assim apela a dialogo entre o governo e centrais sindicais;

 FRANCISCO TEIXEIRA 12H 1 

Francisco Teixeira apela as partes a conciliação para o bem da sociedade;

FRANCISCO TEIXEIRA 12H 2  

O analista MFM Joaquim Jaime destaca que ao se chegar até a este momento, houve tentativas de aproximação entre as partes;

JOAQUIM JAIME 1 

O também jurista apela ao governo e sindicatos para voltarem a mesa de negociações com realce para o tema salários. Por outro lado, Joaquim Jaime fala da necessidade de se manter os serviços mínimos  como saúde e transportes;

JOAQUIM JAIME 2 

Recordo que a  Força Sindical, União Nacional dos Trabalhadores de Angola – Confederação Sindical (UNTA-CS) e a Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA) são as três centrais sindicais que convocaram greve geral.

A greve deve decorrer em três fases, com um primeiro período de três dias entre 20 e 22 de março, um segundo entre 22 e 30 de abril e um terceiro período de 03 a 14 de junho de 2024.

As centrais sindicais começaram por exigir o aumento do salário mínimo dos atuais 32.000 kwanzas, para 245.000 kwanzas, proposta “flexibilizada”, entretanto, para 100.000 kwanzas.

PONTO ECONOMIA

A consultora Oxford Economics subiu a previsão da inflação em Angola para 24% até junho, antecipando depois um abrandamento dos preços para 20% no final do ano.

Num comentário sobre a inflação em Angola,  os analistas escrevem que esta subida terá sido um dos principais motivos para o banco central angolano não ter descido a taxa de juro de referência, na reunião de sexta-feira passada, e ter optado por aumentar a taxa de 18 para 19%. 

Sobre a inflação comentou Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS 12H INFLAÇAO  12H (02.10”) 

PONTO

 “Sustentabilidade Ambiental e Alterações Climáticas” é o tema de uma mesa redonda que terá lugar amanhã na Mediateca de Luanda, a partir das 15h, num evento promovido pela OFICINA DO CONHECIMENTO.

A actividade vai juntar especialistas ambientais, académicos e outras sensibilidades da sociedade civil, tal como fez saber Osvaldo Mboco, da organização;

OSVALDO MBOCO – OFICINA – 01′ 32” 12H 190324

Osvaldo Mboco, porta-voz da OFICINA DO CONHECIMENTO, e a realização amanhã de uma mesa redonda sobre “Sustentabilidade Ambiental e Alterações Climáticas”, na Mediateca de Luanda.

A Caixa de Previdência da Justiça realiza na próxima segunda-feira, no Memorial Dr. Agostinho Neto, a sua assembleia-geral extraordinária, tendo como ponto único a preparação das eleições gerais.

A assembleia vai ditar a criação de uma Comissão de Gestão que terá a responsabilidade de organizar o pleito, num horizonte de 90 dias, de acordo com Osvaldo Majimela da Caixa de Previdência da Justiça.

OSVALDO MAJIMELA 01 – CAIXA – 01′ 22” 12H 19 03 2024

Osvaldo Majimele fala igualmente sobre as principais actividades desenvolvidas pela Caixa de Previdência da Justiça.

OSVALDO MAJIMELA 02 – CAIXA – 01′ 01” 12H 19 03 2024

Osvaldo Majimela da Caixa de Previdência da Justiça, e a realização na próxima segunda-feir da sua assembleia-geral extraordinária, tendo como ponto único a preparação das eleições gerais.

As comissões especializadas da Assembleia Nacional (AN) aprovaram esta segunda-feira, em Luanda, o relatório parecer conjunto para a adesão de Angola ao Manifesto Smart Africa Alliance, que visa transformar o continente africano num mercado digital único.

O manifesto, que estabelece vantagens na implementação de programas de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação na mobilização de recursos financeiros junto de parceiros e do sector privado, vai à votação na próxima reunião Plenária da AN, agendada para os dias 21 e 22 deste mês.

O Acto Central em celebração do 22º aniversário do “Dia da Paz e da Reconciliação Nacional” terá lugar este ano na província do Huambo.

O Acto Central das celebrações do 4 de Abril de 2024 será presidido pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República.

O documento refere que “as actividades devem decorrer em todo o Território Nacional, bem como nas Missões Diplomáticas e Consulares de Angola”.

“O Dia da Paz e  da Reconciliação Nacional é consagrado ao Memorando de Entendimento assinado, em 2002, entre as forças beligerantes de então. 

 O feito possibilitou, ao mesmo tempo,  gizar estratégias de políticas públicas que permitiram, inicialmente, a realização de um programa de reabilitação de infraestruturas destruídas em décadas, decorrentes do longo conflito armado, cujas premissas colocam hoje o País na incontornável rota do desenvolvimento socioeconómico”, diz o documento do Ministério da Administração do Território.

PONTO

Duas mil escolas privadas, dos vários níveis de ensino, funcionam actualmente sem o devido licenciamento, informou segunda-feira a directora do Gabinete Provincial da Educação,  Philomene José Carlos. 

Conforme a directora, que reuniu com gestores e promotores do ensino privado de Cacuaco, na capital angolana foram detectadas mais de duas mil instituições sem licenciamento.

Disse que das escolas inspeccionadas, apenas 284 possuem  licença.

Segundo a responsável, Cacuaco, Viana, Talatona e Belas são os municípios com maior número de instituições privadas não licenciadas.

Philomene Carlos enfatizou não ser objectivo do Estado fechar estas instituições, mas licenciá-las para se promover uma educação de qualidade, o que será possível com o cumprimento dos instrumentos jurídicos a nível da educação.

A Polícia no Bengo deteve um indivíduo de 23 anos, por ter morto à facada um cidadão de 27 anos, em Caxito.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior naquela província, Superintendente Gaspar Luís Inácio, tudo aconteceu devido a uma richa resultante do furto de vestuário da vítima, por parte do implicado.   

GASPAR LUÍS INÁCIO – HOMICÍDIO – 01′ 23” 12H 190324 

Superintendente Gaspar Luís Inácio, e a detenção de um indivíduo de 23 anos, por ter morto à facada um cidadão de 27 anos, em Caxito, devido a uma richa resultante do furto de vestuário da vítima, por parte do implicado.   

PONTO

O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, segunda-feira, um encontro de trabalho com o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed, na capital Abu Dhabi, que escalou na viagem de regresso ao país depois da visita de Estado à China.

  

Os dois líderes conversaram no Palácio Presidencial Al Bateen sobre um vasto leque de temas, que incluem economia, comércio, investimento, desenvolvimento e energias renováveis.

INTERNACIONAL 

A junta militar no poder no Níger anunciou o fim “imediato” do acordo firmado em 2012 com os Estados Unidos autorizando a presença de militares e civis do departamento de Estado americano no território do Níger.

Em declarações transmitidas em directo, Niamey disse que a presença americana no país é “ilegal” e que ela “viola todas as regras constitucionais e democráticas”. 

De acordo com a junta militar, este acordo que considera “injusto” tinha sido “imposto unilateralmente” por Washington através de “uma simples nota verbal”.

Depois de a França ter sido obrigada a retirar as duas forças do Níger no ano passado, é por conseguinte a vez de os Estados Unidos se afastarem, a sua estratégia de manter o diálogo com Niamey depois do golpe do ano passado não tendo surtido efeito.

Vladimir Putin obteve o seu quinto mandato com mais de 87% dos votos, um número recorde, nas eleições presidenciais, indicou hoje a Comissão Eleitoral Central da Rússia.

A Comissão Eleitoral Central da Rússia informou que, com quase 100% de todos os distritos eleitorais contados, Putin obteve 87,29% dos votos.

A chefe da Comissão Eleitoral Central, Ella Pamfilova, disse que quase 76 milhões de eleitores votaram em Putin, o maior número de votos de todos os tempos.

As eleições presidenciais começaram na sexta-feira e terminaram no domingo.

Com estes resultados, Putin obtém a sua maior vitória eleitoral desde que chegou ao poder em 2000, apesar da guerra na Ucrânia e das sanções económicas do Ocidente.

A eleição deverá mantê-lo no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.

Data de Emissão: 19-03-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados