Jornal 12h, edição de 18 Maio de 2023

SIC DETÉM QUATRO CIDADÃOS COM MAIS DE UM MILHÃO DE DÓLARES NO AEROPORTO 4 DE FEVEREIRO

 

GREVE NO ENSINO SUPERIOR É NACIONAL – DIZ PRESIDENTE DO SINDICATO

 

PRESIDENTE DA CAMARA DE COMERCIO E INDÚSTRIA DE ANGOLA CONDECORADO COM MEDALHA OFICIAL BELGA DA ORDEM DE LEOPLD

 

 

INTERNACIONAL

 

G7 REÚNE-SE EM HIROXIMA COM GUERRA NA UCRÂNIA COMO MAIOR PREOCUPAÇÃO

 

 

PONTO MIX

 

Jornal da Tarde na MFM 18 de Maio de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

 

PONTO

 

 

Os Professores do Ensino Superior, mostraram-se indignados com os recentes pronunciamentos dos Secretario de Estado do Ensino Superior, segundo as quias a greve decorre apenas com alguns professores.

A reação veio na voz de Eduardo Alberto Pérez, o Presidente dos Sindicato dos Professores do Ensino Superior.

 

ALBERTO PERÉZ – J012H18052023

 

POR OUTRO LADO

 

O Secretario de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, disse ainda que o Ministério do Ensino Superior está aberto ao dialigo.

 

 EUGENIO SILVA – J012H18052023

 

A greve no sector já dura a perto de três meses e poderá ser interpolada no próximo dia 21 de maio. Os professores reclamam por um reajuste salaria, seguro de saúde e melhoria nas condições de trabalho.   

 

PONTO

 

Matadi Daniel, nefrologista, consultor, e auditor medico, foi o hoje o convidado na edição desta semana, do Espaço de Entrevistas, A última Palavra, com a reposição logo mais as 20 horas.

Entre os temas abordados, esteve em destaque, a Qualidade da Auditoria medica em angola, que no seu entender, ainda esta longe do esperado. para o medico, em cada unidade de saúde, devia haver um medico auditor.

 

RD: MATADI DANIEL 1

 

Sobre o sistema nacional de saúde angolano, o medico, é de opinião que devia ser melhor financiado e maior fiscalização.

 

RD: MATADI DANIEL 2

 

Questionado sobre o projeto de avaliação, sobre a comparticipação das populações nos custos da saúde, Matadi Daniel disse não concordar com a medida, e que em vez disso, devia-se melhorar a qualidade de assistência medica.

 

RD: MATADI DANIEL 3

 

Nefrologista Matadi Daniel.

 

PONTO

 

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve esta quarta-feira, em Luanda, três cidadãos de nacionalidade guineense e um angolano, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando tentavam sair do país de forma ilícita com um milhão e meio de dólares, no embarque do voo da companhia Ethiopian Airlines, com destino a Addis Abeba.

O porta-voz do SIC Geral Manuel Halaiwa, conta a seguir toda a história.

 

MANUEL HALIWA – J012H18052023

 

SIC detém quatro cidadãos com mais de um milhão de dólares no Aeroporto 4 de Fevereiro.

 

PONTO

 

A terceira Conferência Internacional sobre o IVA prossegue hoje em Luanda, na Escola Nacional de Administração Pública.

O evento, de iniciativa da Administração Geral Tributária, está a passar em revista os três anos de implementação do IVA em Angola.

Tornar o IVA mais prático e menos burocrático é o objectivo das discussões, segundo o Administrador Executivo da AGT, Tiago Santos.

 

TIAGO SANTOS – J012H18052023

 

Terceira Conferência Internacional sobre o IVA prossegue hoje em Luanda, na Escola Nacional de Administração Pública.

 

 

PONTO

 

Realizou-se esta quarta-feira em Luanda, na Residência Oficial do Embaixador do Reino da Bélgica acreditado em Angola, a cerimônia de condecoração do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, com a Medalha Oficial da Ordem de Leopold atribuída pelo Rei da Bélgica Philippe Léopold Louis Marie.

A cerimônia, foi presidida por Joseph Smets, Embaixador do Reino da Bélgica acreditado em Angola, que na ocasião, fez referência de que a condecoração por decreto do Rei Filipe, ao Presidente da CCIA, visa reconhecer os serviços prestados no quadro da promoção comercial entre Angola e o Reino da Bélgica.

 

JOSEPH SMETS – 1 – J012H18052023

 

O embaixador da Bélgica em Angola, falou ainda, dos principais projectos e empresas do seu pais, a operarem em Angola.

 

JOSEPH SMETS – 2 – J012H18052023

 

 Joseph Smets, Embaixador do Reino da Bélgica acreditado em Angola

 

E

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola Vicente Soares, agradeceu em nome do Conselho de Direcção da CCIA, a atribuição da medalha oficial da ordem de Leopold em reconhecimento dos seus feitos e no contributo prestado no âmbito da promoção económica e comercial entre os dois países.

 

VICENTE SOARES – J012H18052023

 

Presidente da Camara de Comercio e Indústria de Angola condecorado com a medalha oficial Belga da Ordem de Leopld.

 

PONTO

 

A TAAG apresentou nos últimos tempos resultados positivos na sua carteira de negócios, mas apesar desta caminhada a Transportadora de Bandeira ainda mostra alguma dificuldade na sobrevivência no mercado de carga e passageiros.

A TAAG continua a depender da injeção financeira do estado, que no entender de Carlos Rosado de Carvalho continua a onerar o estado.

 O analista MFM diz não ser comum, relatórios do género e que levam a reflexão sobre a transparência nas empresas, sobretudo publicas.

 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1

 

O analista MFM aponta ainda a necessidade de haver transparência nas contas da TAAG e assim se conhecer os resultados financeiros da operacionalidade da frota aérea ao dispor da companhia bem como os serviços em terra. 

 

CFARLOS ROSADO 2

 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

 

PONTO

 

Benguela acolhe amanhã a 5 – Edição da Expo Criadores de Gado de Benguela, no âmbito dos Quatrocentos e Seis Anos da província.

Victor Panzo o porta-voz da Expo, disse a MFM, que Feira vai contar com cerca de 100 expositores nacionais e estrangeiros.

 

VICTOR PANZO – J012H18052023

 

Benguela acolhe amanhã a 5 – Edição da Expo Criadores de Gado de Benguela, no âmbito dos Quatrocentos e Seis Anos da província.

 

PONTO CORRIDO

 

O primeiro-ministro português, António Costa, vai realizar uma visita oficial a Angola nos dias 05 e 06 de junho, tendo previstos encontros com o Presidente João Lourenço, empresários e com a comunidade portuguesa.

Segundo uma nota divulgada esta quarta-feira pelo gabinete de António Costa, a visita decorre a convite de João Lourenço e “tem como objetivo o reforço das relações bilaterais entre Portugal e Angola a nível político, económico e cultural”. 

 

A “valorização de áreas como a engenharia e construção, o agroalimentar, a energia e o turismo”estarão em destaque durante os dois dias da estada de António Costa em Angola.

A última visita oficial do chefe do Governo português a Angola realizou-se em setembro de 2018.

Após a visita a Angola, António Costa parte para a África do Sul, onde participará, no dia 07 de junho, no programa das comemorações do Dia de Portugal junto da comunidade portuguesa ali residente, juntamente com o Presidente da República.

 

 

INTERNACIONAL

 

Os líderes do G7 vão reunir-se em Hiroxima, no oeste do Japão, a partir de sexta-feira, para endurecer a posição em relação à Rússia e adotar uma linha comum em relação à China.

A Ucrânia é o tema em destaque na cimeira de três dias, realizada numa cidade que simboliza os efeitos de uma guerra por ter sido destruída por uma bomba atómica norte-americana em 1945.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, cujo país exerce a presidência rotativa do G7, admitiu haver “o receio de que a situação na Ucrânia se agrave” e de que a guerra seja prolongada.

O grupo dos sete países mais industrializados reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, bem como a União Europeia.

 

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá discursar na cimeira por videoconferência, poucos dias depois de ter visitado os quatro países europeus do G7, além do Vaticano.

FIM

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 18-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados