Jornal 12h, edição de 18 de Julho de 2023

MANCHETES

FILDA ARRANCA COM QUASE MIL E 500 EXPOSITORES.

PATRICIO VILAR EXENORADO DO CARGO DE PCA DO IGAPE – INSTITUTO DE GESTÃO DE ACTIVOS E PARTICIPAÇÕES DO ESTADO.

PRESIDENTE DA UNITA ACUSA MPLA DE USO IDEVIDO DE DINHEIRO PUBLICO.

ANGOLA CONTINUA A REFLETIR SOBRE A TRAJECTORIA DA RAINHA LUVALE. DOENÇA PROLONGADA VITMOU A SOBERANA   NYAKATOLO.

 JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 18 de Julho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Mauro Fernandes  e Edmundo Simões.

JINGLE MV 

O presidente da republica anunciou a continuidade do pr PRODEGSI para acelerar a diversificação da  economia nacional. Joao Lourenço fez este anuncio durante a cerimonia de abertura da FILDA. 

JLO 1

O presidente da republica garantiu que estão criadas as condições para a a reabilitação da estrada Lobito –Benguela.

JLO 2

….

 

 

O presidente da UNITA acusa o partido no poder de usar a conta única do tesouro como propriedade privada para a sua manutenção no poder em 2022.

Adalberto Costa Junior falava em conferencia de imprensa. Pormenores com o Zacarias Congo.

ZACARIAS CONGO 12H

PONTO ECONONOMIA

Vera Tangue Escórcio é a nova Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado- IGAPE, em substituição de Patrício Bicudo Vilar, de acordo com despacho do Ministério das Finanças, assinado pela Ministra Vera Daves de Sousa.

De acordo com o mesmo despacho, foram igualmente nomeados Tavares André Cristóvão e Augusto Laurindo Kalikemala, aos cargos de Administradores.

Vera Tangue Escórcio tem como principal desafio no IGAPE a gestão do Programa de Privatizações, PROPRIV, que foi aprovado em 2019, integrando 195 activos e empresas, e que se vai prolongar até 2026.

Do total de activos, 93 processos foram concluídos, com realce para indústrias, agroindústrias e fazendas, processos estimados em 571 biliões de Kwanzas.

Para os próximos tempos, o IGAPE deve iniciar a alienação e privatização em bolsa de outras empresas, com destaque para a Unitel, o Banco de Fomento Angola (BFA), a seguradora ENSA e a TV Cabo.

Vera Cristina dos Anjos Tangue Escórcio é Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Pós Graduada em Gestão Bancária pelo Instituto Universitário de Pós Graduação (Madrid).

A 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) inicia, esta terça-feira, na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, com a participação de mil e 202 expositores.

De acordo com o Ministro da Economia e Planeamento o que se pretende é superar o volume de negócio de um bilião de kwanzas, registado no ano passado. Mário Caetano João fala também sobre a economia digital, tema da presente edição da FILDA.

MÁRIO CAETANO JOÃO

Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João. 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) inicia, esta terça-feira, na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, com a participação de mil e 202 expositores.

O secretário de Estado para as Águas informou que foram identificadas no país Mil e 444 fontes de energia nuclear, pela Agência Reguladora de Energia Atómica de Angola. Manuel Quintino falava, ontem, em Luanda, na abertura da reunião técnica de conclusão do Plano Integrado de Apoio à Segurança Nuclear (INSSP).

MANUEL QUINTINO

Secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino. Referir que o Plano Integrado de Apoio à Segurança Nuclear (INSSP) vai identificar e priorizar as necessidades de segurança nuclear a serem abordadas no país, bem como a reflexão sobre o plano de execução eficaz e eficiente, para os próximos três a quatro anos, com base nas prioridades identificadas.

BNA deixa politica monetária inalterada apesar de prever mais inflação. O analista Carlos Rosado de Carvalho falou sobre os meandros da inflação em angola.

CARLOS ROSADO D CARVALHO 12H 1

Por outro lado, comentarista MFM espera que a conjuntura econômica mundial venha a favorecer o país.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2

PONTO

A comissão provincial encarregue do acompanhamento das exéquias da Rainha  Nhakatolo Tchilombo, reuniu, esta segunda-feira, para a concertação sobre o funeral da soberana da tribo Luvale.

O Vice-governador do Moxico para o sector político, social e económico e coordenador da referida comissão, Victor da Silva, fala sobre o respeito aos rituais da corte.

VICTOR DA SILVA

Ouvimos Victor da Silva, vice-governador do Moxico para o sector político, social e económico e coordenador provincial encarregue do acompanhamento das exéquias da Rainha  Nhakatolo Tchilombo, que faleceu, no último sábado, em Luanda, vítima de doença, aos 86 anos.

De acordo com a família, a soberana da tribo Luvale poderá ser enterrada no dia 22 de Julho, a pedido da população, para coincidir com o dia da morte da anterior soberana, Nhakatolo Tchissengo.

Uma pessoa morreu, na madrugada de hoje, no Kwanza Sul, em consequência de um acidente de viação, provocado pelo capotamento de um caminhão que saía da província de Luanda carregado de cerveja.

Vamos ao contacto com o jornalista Óscar Tito que está no Sumbe e narra como tudo aconteceu, numa gentileza à MFM.

 ÓSCAR TITO

Acidente de viacção provocou uma morte, na madrugada de hoje, no Kwanza Sul. 

INTERNACIONAL

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, enceta uma digressão de três dias na região do Golfo.

Este périplo levará o recém-eleito líder à Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

 Trata-se de uma tentativa de Ancara de reviver as relações com os Estados árabes após vários anos de tensão, por forma a obter investimentos que relancem a já fragilizada economia turca.

Esta digressão faz parte dos múltiplos esforços empreendidos pelo recém-eleito líder turco, Recep Tayyip Erdoğan, para captar investimentos. Depois das negociações à margem da Cimeira da NATO na Lituânia, cujo um dos grandes vencedores foi a Turquia, Ancara procura agora voltar-se para o Golfo.

Rússia diz que acordo de exportação de grãos ucranianos ‘terminou de fato’

O acordo sobre a exportação de grãos ucranianos, que expira oficialmente à meia-noite no horário da Turquia  “terminou de fato”, afirmou o Kremlin nesta segunda-feira destacando que a Rússia está preparada para retornar ao pacto “imediatamente” assim que as condições forem cumpridas.

Assinado em julho de 2022 em Istambul e já prorrogado em duas ocasiões, o acordo que permite à Ucrânia exportar seus cereais pelo Mar Negro possibilitou, durante os últimos 12 meses, transportar quase 33 milhões de toneladas de cereais a partir dos portos ucranianos, apesar do conflito.

Data de Emissão: 18-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados