Jornal 12h, edição de 17 de Março de 2023

MORREU DOM FRANCISCO DA MATA MOURISCA, BISPO EMERITO DO UIGE.

PARLAMENTO APROVA POR UNANIMIDADE ENVIO DE CONTIGENTE MILITAR A RDC.

NACIONALISTA ERNESTO MULATO ADVERTE PARA A DEGRADAÇÃO DA IMAGEM DE ANGOLA NA COMUNIDADE INTERNACIONAL DEVIDO A   CORRUPÇÃO.

PRESIDENTE DA UNITA APELA A JOVENS ANGOLANOS A PERMANECEREM NO PAIS, APESAR DAS DIFICULDADES.

COMISSAO DE CARTEIRA E ETICA SUSPENDE POR TRES MESES, DOIS JORNALISTAS POR ALEGADAS PRATICAS NEGATIVAS.

JINGLE MIX

Jornal da tarde na MFM, com a técnica de Edson Machado e mauro Fernandes. Coordenação de Alves Fernandes.

NOTICIAS MANUEL VIEIRA

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) lamentou com “profunda dor” esta quinta-feira, a morte de Dom Francisco da Mata Mourisca, ocorrida hoje, em Luanda, vítima de doença.

Em nota, a CEAST escreveu: ” agradecemos pelo dom da vida e pelo serviço abnegado que ele prestou à igreja de Angola, tanto na sua amada diocese do Uíje como nas várias comissões episcopais onde emprestou o seu saber e experiência”.

PONTO

O dirigente da UNITA Ernesto Mulato disse que a comunidade internacional está a olhar angola com outros olhos devido aos casos de corrupção que continuam a ser denunciados no pais. Falando numa grande entrevista a radio MFM, o nacionalista disse que a corrupção esta a prejudicar angola.

ERNESTO MULATO 1

Por outro lado, o nacionalista Ernesto Mulato recua no tempo e olha os pontos por que o país foi passando na luta contra a corrupção.

ERNESTO MULATO 2

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, pediu esta quinta-feira, aos JOVENS MAGISTRADOS angolanos, para não abandonarem o País, na sequência das péssimas condições de trabalho e de vida que atravessam em Angola, onde não existem condições suficientes para a estabilidade profissional.

 Adalberto Costa Júnior, disse que é um escândalo o que se tem passado com as instituições de Justiça do nosso País.

ADALBERTO COSTA JR – SINTESES

Presidente da UNITA Adalberto NA abertura do V Congresso Ordinário da JURA.

O V Congresso da Juventude Unida e Revolucionária de Angola-JURA-, braço juvenil da UNITA, termina hoje, em Luanda, com a eleição do novo secretário-geral, numa altura em que a organização está focada na afirmação dos valores partidários e criação de uma atitude patriótica.

Os delegados ao V Congresso refletiram, ontem, primeiro dia dos trabalhos, sobre a criação e a continuidade da revolução com base nos ideais do Galo Negro e, nesta perspectiva, foram encorajados pelo líder do partido a Adalberto Costa Jr. Sobre as inovações tecnológicas, o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, assegurou que a JURA tem de estar na vanguarda do domínio dessas novas tecnologias e colocá-las ao serviço da política.

PONTO

A Assembleia Nacional discutiu e votou o Projecto de Resolução que aprova o Pedido de Autorização do Presidente da República sobre o envio de contingente militar de paz à República Democrática do Congo.

Trata-se do Pedido de Autorização do Presidente da República, enquanto Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), sobre o envio de Contingente Militar da Componente de Operações de Apoio e Manutenção da Paz na Região Leste da RDC.

O Diploma visa assegurar o processo de acantonamento das forças militares do M23, no Leste da República Democrática do Congo.

CAROLINA CERQUEIRA 12 H

Na fundamentação da tendência de voto, bendito Daniel do grupo paramentar misto falou sobre o sentido de voto.

BENEDITO DANIEL 12H

Pedro Neto do MPLA falou do sentido de voto do seu partido.

PEDRO NETO 12H

PONTO

A Comissão de Carteira e Ética suspende do exercício da actividade jornalística durante três meses os profissionais, João Walter dos Santos, da Rádio Global FM e Carlos Alberto, do Portal A Denúncia.

Na suspensão, também consta, que João Walter dos Santos e Carlos Alberto desrespeitaram várias normas da Comissão de Carteira  e Ética.

Comissão de Carteira e Ética, é um organismo de direito público e tem a missão de auto-regularização do exercício do jornalismo em Angola.

TEIXEIRA CANDIDO 12H 

PONTO ECONOMIA

Falência do Silicon Valley Bank. Autoridades temem efeito dominó na banca.

A banca está a ser pressionada pelo colapso do banco norte-americano Silicon Valley, mas ainda não se conhece o real impacto dessa falência no sistema financeiro mundial. Os responsáveis europeus admitem que é preciso estar atento à situação. A analise de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1

….

O banco suíço Credit Suisse, esta com dificuldades na sua carteira de negócios.

Ontem as quotas do Credit Suisse caía mais de 21% na bolsa de valores de Zurique, arrastando todo o setor financeiro europeu, que em sessões recentes. Novamente Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2

INTERNACIONAL

Pelo menos 120 pessoas foram detidas esta quinta-feira à noite em Paris, nas manifestações espontâneas contra a reforma do sistema de pensões em França, aprovada sem votação da Assembleia Nacional.

O Governo francês recorreu esta quinta-feira ao artigo 49.3º da Constituição francesa, que prevê que uma lei possa ser aprovada sem passar pela Assembleia Nacional (câmara baixa do parlamento), para aprovar a lei de reforma do sistema de pensões.

Entre os artigos mais polémicos desta nova lei está o aumento da idade da reforma para 64 anos ou 43 anos de descontos, mas também o fim dos regimes especiais existentes para os trabalhadores dos transportes, da energia ou mesmo do Banco de França, assim como a adoção de um contrato especial para promover o emprego de pessoas com mais de 60 anos.

FIM.FIM

 

Data de Emissão: 17-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados