Jornal 12h, edição de 17 de Janeiro de 2024

Destaques:

INDÍVIDUOS QUE COMPRARAM TELEMÓVEL DAS MÃOS DOS ASSASSINOS DO SOCIÓLOGO LAURINDO VIEIRA, FORAM SOLTOS PELAS AUTORIDADES;

 

– ISABEL DOS SANTOS AFIRMA QUE PROCESSO MOVIDO CONTRA SI FAZ PARTE DE UM CALENDÁRIO POLÍTICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;

 

– UNTA DESCARTA GREVE GERAL NOS PRÓXIMOS DIAS;

 

– PRESIDENTE DAS ILHAS COMORES ELEITO PARA UM TERCEIRO MANDATO, NUM PLEITO MARCADO POR DENÚNCIAS DE FRAUDE.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de quarta-feira, 17 de Janeiro de 2024, Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

Os dois cidadãos que compraram o telemóvel do sociólogo Laurindo Vieira, vendido pelos seus assassinos horas depois de terem praticado o crime, foram postos em liberdade, porque o Juiz de Garantias concluiu que não tiveram envolvimento directo na morte do Reitor da Universidade Gregório Semedo.   

Jelson Mananças, que adquiriu o telemóvel diretamente das mãos dos meliantes, e Juliana Cambolo, a quem revendeu o aparelho, deverão apresentar-se aos órgãos de justiça de quinze em quinze dias, e terão de pagar uma caução de um milhão e duzentos mil kwanzas, respectivamente, tal como esclarece o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 01 – 01′ 15” 12H 170124

Os outros três indivíduos, que segundo o SIC estão diretamente envolvidos na morte do sociólogo Laurindo Vieira, continuam detidos.

MANUEL HALAIWA 02 – 01′ 30” 12H 170124

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, confirmando que continuam detidos os três indivíduos que alegadamente estão diretamente envolvidos no assassinato do sociólogo Laurindo Vieira, ao passo que já foram soltos os dois cidadãos que compraram um dos telemóveis da vítima, das mãos dos marginais.

Lembramos que esta terça-feira foi a enterrar o corpo do Reitor da Universidade Gregório Semedo, Laurindo Vieira, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda. O professor foi morto a tiro no passado dia 11 de Janeiro, quando saía de uma dependência bancária no bairro Patriota, em Luanda.

O processo que envolve a gestão da empresária Isabel dos Santos na SONANGOL já foi concluído e deverá remetido a tribunal nos próximos dias. Segundo o Procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, os advogados de Isabel dos Santos já foram notificados, esperando-se apenas a sua reação nos prazos estabelecidos por lei.

HÉLDER PITTA GRÓS 01 – 01′ 25” 12H 170124

Hélder Pitta Grós confirma o envolvimento no processo de outros integrantes da equipa de Isabel dos Santos.

HÉLDER PITTA GRÓS 02 – 52” 12H 170124

Hélder Pitta Grós, Procurador-geral da República, confirmando que o processo que envolve a gestão da empresária Isabel dos Santos na SONANGOL já foi concluído e poderá ser remetido em tribunal nos próximos dias.

No entanto, a engenheira Isabel dos Santos confirma que recebeu a notificação do estado angolano sobre a acusação, e assegura que tudo será feito para que a resposta seja remetida dentro do prazo legal. 

ISABEL DOS SANTOS 01 – 01′ 34” 12H 170124

Em entrevista à Rádio Essencial, a empresária associou o processo movido contra si a um suposto calendário político do Presidente da República, João Lourenço, que tem como finalidade uma mudança constitucional, tendo em vista as próximas eleições gerais.

ISABEL DOS SANTOS 02 – 01′ 42” 12H 170124

Isabel dos Santos, afirmando que o processo sobre a sua gestão na SONANGOL, movido contra si pelo estado angolano, não passa de uma perseguição política do executivo.

A empresária é acusada de onze crimes, como peculato, burla qualificada, abuso de poder, abuso de confiança, falsificação de documento, associação criminosa, participação económica em negócio, tráfico de influências, branqueamento de capitais, fraude fiscal e fraude fiscal qualificada.

PONTO ISENÇÃO

O Presidente da República afirmou que os investimentos nas Forças Armadas Angolanas vão continuar com a restruturação e construção de novas infraestruturas. João Lourenço, que falava aos jornalistas depois de ter inaugurado a primeira fase do Centro Nacional de Coordenação e Vigilância Marítima, no distrito Urbano dos Ramiros em Luanda, anunciou que nos próximos meses, a Marinha de guerra Angolana vai ganhar três aviões de reconhecimento e vigilância marítima.

JOÃO LOURENÇO 01 – 01′ 14” 12H 170124

O Presidente João Lourenço garante que os trabalhos no centro ora inaugurado vão continuar e assegura que outros centros regionais serão concluídos ainda este ano.

JOÃO LOURENÇO 02 – 01′ 15” 12H 170124

Presidente da República, João Lourenço, garantindo serão concluídos ainda este ano os centros regionais de Coordenação e Vigilância Marítima do Lobito, em Benguela, e do Namibe.

PONTO

Está descartada por agora uma greve geral em Angola, enquanto decorrerem as negociações entre o governo e as centrais sindicais. A informação foi avançada no Bengo pelo secretário-geral da UNTA, José Laurindo. Outros dados com a jornalista Maria Humba;

PEÇA MARIA HUMBA 12H – 04’ 47’’ 12H 17012024

Trabalho da jornalista Maria Humba. UNTA descarta greve geral em Angola, enquanto decorrerem as negociações entre o governo e as centrais sindicais.

PONTO ECONOMIA

As bebidas embaladas em saquetas de plástico deixam de ser comercializadas nos próximos dias, de acordo com um decreto do governo datado de 12 de Janeiro.

A medida é justificada pela necessidade de se evitar a poluição ambiental por meio de plásticos, bem como reduzir o consumo excessivo de álcool, sobretudo pela asecibilidade do produto embalado em saqueta.

A este respeito, o analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, considera que, as razões avançadas são compreensíveis, mas alerta para várias consequências às indústrias que operam no sector.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02′ 30” 12H 170124

Analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, alertando para as consequências que a proibição da venda de bebidas embaladas em saquetas de plástico, poderão causar às indústriais que operam no sector.

PONTO DESPORTO

PONTO INTERNACIONAL

O presidente de Comores, Azali Assoumani, de 65 anos, foi declarado, esta terça-feira, o vencedor das eleições após o primeiro turno, realizado no domingo.

Assoumani, que chegou ao poder pela primeira vez, em 1999, através de um golpe de Estado, obteve 62,97% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral, e garantiu um terceiro mandato consecutivo, que termina em 2029.

A taxa de participação foi de apenas 16,30% dos 340.000 eleitores convocados às urnas.

Os observadores da União Africana disseram que a votação ocorreu “em paz e tranquilidade”. A oposição, por sua vez, denunciou no domingo que houve “fraude eleitoral” e “introdução de cédulas pré-preenchidas nas urnas.”

 

Data de Emissão: 17-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados