Jornal 12h, edição de 17 de Agosto de 2023
MANCHETES
LUANDA É HOJE A CAPITAL DA SADC. INDUSTRIALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE ÁFRICA É O PRINCIPAL DESAFIO DA PRESIDÊNCIA DE JOÃO LOURENÇO;
PRIMEIRA FASE DA GREVE DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE ANGOLA TERMINA AMANHÃ. CASO A ENTIDADE PATRONAL NÃO SE PRONUNCIE NOS PRÓXIMOS 45 DIAS, TRABALHADORES VOLTARÃO À GREVE POR TEMPO INDETERMINADO;
CALEMAS EM ANGOLA JÁ PROVOCARAM SEIS MORTOS. FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PESCA FALA EM NÚMEROS PREOCUPANTES;
VELEJADOR ANGOLANO QUE REPRESENTOU O PAÍS NO ÚLTIMO CAMPEONATO DO MUNDO ANUNCIA RETIRADA DA MODALIDADE POR FALTA DE VALORIZAÇÃO DAS AUTORIDADES;
INTERNACIONAL
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de quinta-feira, 17 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Angola assume hoje a presidência da SADC com olhos postos no capital humano, crescimento financeiro e industrialização sustentável do continente africano.
No seu discurso proferido há instantes na quadragésima terceira Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, o presidente da República, João Lourenço, destacou o reconhecimendo da SADC sobre as causas de Angola para o desenvolvimento da região.
JOÃO LOURNÇO 12H
Os presidentes e primeiros-ministros dos 16 países da SADC presentes em Luanda vão ainda abordar, durante esta quadragésima terceira Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, a situação política e de segurança na região.
O analista Osvaldo Mboco destaca os principais desafios da presidência angolana.
OSVALDO MBOCO 12H
Recordo que a cimeira decorre sob o tema “Capital humano e financeiro: Os principais motores da industrialização sustentável da região da SADC”.
PONTO
O ministério das Pescas decretou a redução do volume de capturas de carapau para permitir a renovação sustentável dos cardumes. Com base nesta medida, algumas embarcações de pesca de arrasto poderão ver suspensas as suas licenças, facto que está a ser contestado pela Federação das Associações de Pesca e Aquicultura, cujo presidente, Manuel Azevedo, foi o convidado da edição de hoje do programa a última palavra.
RD MANUEL AZEVEDO 01 12H
Manuel Azevedo manifestou também a sua preocupação face as perdas humanas e materiais causadas pelas calemas que afectam toda costa angolana e que provocaram até ao momento seis mortos, na sequência de naufrágios registados nas províncias de Cabinda e Zaire.
RD MANUEL AZEVEDO CALEMAS
Manuel Azevedo, presidente da Federação das Associações de Pesca e Aquicultura, que foi o convidado da edição de hoje do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, que tem reposição logo mais às 20h.
O clima de agitação em toda costa angolana tem provocado ondas gigantes que atingem mais 5 metros de altura.
O INAMET, Instituto Nacional de Meteorologia, recomenda aos pescadores, banhistas e todas as entidades que desenvolvem as suas actividades no mar a manterem-se em terra até que as condições meteorológicas voltem à normalidade.
PONTO
Onze mil novos professores serão contratados para o ano lectivo 2023-2024.
O concurso público terá início tão logo o ministério das Finanças faça a cabimentação das verbas necessárias para o pagamento dos salários. O facto foi anunciado pela ministra da Educação, Luísa Grilo, que esclareceu que os mais de duzentos e quarenta mil professores em funções não são suficientes para atender ao elevado número de alunos.
LUÍSA GRILO 7H
Ministra da Educação, Luísa Grilo.
As províncias da Huíla, Benguela e de Luanda serão as que terão o maior número de vagas, enquanto a do Bengo será a que terá menos.
Em reacção, o secretário geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, Admar Jinguma, fala em insuficiência de vagas para atender a demanda.
ADMAR JINGUMA 01 12H
Por outro lado, Admar Jinguma fala em desilusão com o Ministério da Educação, por aledaga violação do compromisso assumido com o SINPROF sobre o ajustamento das categorias dos professores.
ADMAR JINGUMA 02 12H
Admar Jinguma, secretário geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, e o novo concurso público no Ministério da Educação.
PONTO
A greve dos oficiais de justiça de angola é amanha interrompida. Depois de sete dias de paralização os funcionarios do ministerio da justiça apontam a entidade patronal para a necessidade da resolução dos pontos constantes do caderno reivindicativo.
A greve, que teve adesão massiva, serve de pressão ao governo para resolver rapidamente questoes salariais e sociais dos trabalhadores, tal como diz Brito Teixeira, secretário geral do SOJA, Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola.
BRITO TEIXEIRA 1
Por outro lado, o sindicalista diz que a entidade patronal deve responder rapidamente as reivindicações.
BRITO TEIXEIRA 2
Brito Teixeira, secretário geral da SOJA, Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola.
No entanto, no Bengo surgem reclamações de cidadãos que não conseguem emitir os seus bilhetes de identidade devido à greve dos oficiais de justiça, situação que está a causar vários transtornos.
GREVE JUSTIÇA BENGO 12H
Greve dos oficiais de justiça de angola é amanhã interrompida, depois de sete dias de paralização os funcionários do ministerio da Justiça.
PONTO
A UNITA realizou nesta quarta-feira a cerimónia de recolha de assinaturas para a formalização do processo de destituição do Presidente da República. Dos 90 deputados eleitos pela bancada parlamentar do maior partido na oposição, 86 subscreveram o documento e os restantes quatro ainda não o fizeram porque três encontram-se em casa por motivos de saúde e um está em missão de serviço no exterior.
Liberty Chiyaka, presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, assegura que o seu partido não vai impor a nenhum deputado para que subscreva à sua iniciativa.
LIBERTY CHIYAKA 12H
Já o líder do maior partido político na oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior, justifica que a medida não se configura num acto de luta pelo poder.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR 12H
Filomeno Vieira Lopes, presidente do Bloco Democrático e Abel Chivukuvuku, coordenador do projecto político PRA-JA Servir Angola, também participaram do acto.
FILOMENO E CHIVUKUVUKU 12H
No entanto, o presidente do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, assegura que a iniciativa da UNITA não será concretizada, garantindo o total apoio do seu partido ao presidente João Lourenço.
VIRGÍLIO DE FONTES PEREIRA 12H
Virgílio de Fontes Pereira, presidente do grupo parlamentar do MPLA, quando falava durante a 8ª Reunião Plenária Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.
…
Terminou, nesta quarta-feira, o econtro da União Africana sobre questões de paz e segurança, na abordagem de eleições e democracia.
O especialista eleitoral angolano, Luís Jimbo, que participou do encontro, decorrido nas Ilhas Maurícias, aponta que a melhoria da qualidade de vida dos povos africanos através da qualidade da democracia foi um dos pontos mais abordados.
LUÍS JIMBO 12H
PONTO
Um antigo ministro, dois ex-secretários de Estado e um ex-presidente do Banco Sol entram para os órgãos sociais do BFA.
Da lista dos novos órgãos sociais fazem parte várias alterações, tanto na Comissão Executiva do Conselho de Administração, como no Conselho Fiscal, Mesa da Assembleia Geral e membros não executivos.
O analista Carlos Rosado de Carvalho disse esta manha que o recurso a pessoas politicamente expostas para a liderança dos bancos é mau para a imagem do país.
CARLOS ROSADO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
DESPORTO
O Velejador angolano Lourenço Simão, que representou o país no último campeonato do mundo de Vela da classe ILCA 6, anunciou hoje a sua retirada da Vela.
O jovem atleta do Primeiro de Agosto disse que não tem recebido a devida valorização, ao longo dos últimos anos, por parte das entidades de direito, este e outros motivos estiveram na base da sua decisão.
RD-LOURENÇO SIMÃO-PARTE 1.
Lourenço Simão conta com mais de 15 campeonatos nacionais conquistados, estatuto que o faz ser o melhor em Angola da classe ILCA 6. Com esta reirada, Simão espera não influenciar outros velejadores que também já mostraram insatisfação.
RD-LOURENÇO SIMÃO-PARTE 2
Lourenço Simão velejador angolano abandona a Vela, atleta disse que não tem recebido a devida valorização.
INTERNACIONAL
O Presidente norte-americano, Joe Biden, recebe sexta-feira o presidente sul-coreano e o primeiro-ministro japonês, numa cimeira estratégica assumida como “um novo capítulo” na consolidação dos laços entre os três países.
Camp David, a residência de campo do Presidente norte-americano será o cenário do encontro dos três líderes, que têm em comum factores de interesse como a China, a Coreia do Norte e a Rússia.