Jornal 12h, edição de 16 Fevereiro de 2024

Destaques:

EMPRESARIOS E BANCOS COMERCIAIS ADQUIREM A TOTALIDADE DOS 300 MILHÕES DISPONIBILIZDOS PELO BNA; 

LEI ANTI DOPING PASSA NA ESPECIALIDADE COM 22 VOTOS A FAVOR;  

GOVERNADOR DE LUANDA APELA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES  DE ACOMODAÇÃO DOS MILITARES; 

CONFLITOS E GOLPES EM AFRICA DOMINAM NESTE FIM DE SEMANA CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO; 

Jornal ao meio dia de 16 de Fevereiro. Coordenação de Alves Fernandes. Técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.  

JINGLE MVIEIRA

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que foi adquirida a totalidade dos 300 milhões de dólares disponibilizados na sessão de venda de divisas,  à taxa de câmbio de 828,261 kwanzas por dólar.

As operações foram realizadas na quarta-feira, na plataforma da Bloomberg, e contaram com a participação de 19 bancos comerciais, informou o BNA num comunicado.

O banco central de Angola disponibilizou as divisas do Tesouro Nacional para tentar contornar a falta de moeda estrangeira, apesar da disponibilidade ter aumentado em janeiro, de 600 milhões de dólares para 836 milhões de dólares.

Na semana passada, o governador do BNA, admitiu que há menos divisas disponíveis, devido à redução das receitas de exportação, mas disse que os bancos têm estado a comprar, pelo que não se justifica que não disponibilizem moeda estrangeira aos seus clientes.

PONTO 

A lei anti doping está em discussão no parlamento. A secretaria de estado do ministério de estado da juventude justificou o ante projeto desta lei;

TERESA HUNGULO 12h 

Gustavo da Conceição secretaria geral do COA, falou sobre a questão do uso de droga no desporto;

GUSTAVO DA CONCEIÇAO

O deputado do MPLA Nvunda Salukombo apresentou a visão do seu partido sobre o projecto lei;

NVUNDA SALUKOMBO 12H 

 

O Presidente da República, João Lourenço, exortou nesta quinta-feira maior atenção ao desporto escolar, por ser o viveiro do desporto federado.

O Chefe de Estado intervinha na cerimónia de empossamento do novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, indicado na quarta-feira para substituir Palmira Barbosa.

João Lourenço aconselhou a uma melhor preparação dos atletas angolanos, antevendo bons resultados nos desafios que se advinham, como no próximo Campeonato Africano das Nações (CAN).

De igual modo, o Presidente João Lourenço recomendou uma atenção à manutenção e gestão das infra-estruturas desportivas construídas no país.

JLO 07H 

Na sua intervenção, referiu que a cultura e o desporto são importantes para a vida de qualquer nação.

Em declarações à imprensa, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, propõe-se realizar um levantamento real da situação das infra-estruturas desportivas no país.

Nomeado quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, Rui Falcão foi Secretário para Informação do Bureau Político do MPLA e substitui no cargo Palmira Barbosa.

RUI FALÇÃO 7H

PONTO

Angola convocou para esta sexta-feira, em Addis Abeba, uma cimeira extraordinária sobre a situação na República Democrática do Congo (RDC), com vista ao relançamento do processo de paz, confirmou a missão diplomática angolana na capital etíope. 

O encontro, da iniciativa do Presidente João Lourenço, antecede a 37.ª cimeira ordinária da União Africana (UA), marcada para este fim-de-semana, em Adis Abeba.  

Uma nota distribuída à imprensa explica que a reunião vai abordar o relançamento do processo de paz no leste da RDC, na sequência do destacamento da missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIRDC), aprovada em Agosto de 2023, em Luanda.

Vai contar com a participação de nove chefes de Estado de dez países, designadamente, Angola, África do Sul, Burundi, Guiné Equatorial, Malawi, Quénia, RDC, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul e Tanzânia, aos quais se vão juntar como convidados o Uganda e representantes da Comissão da União Africana.

Os líderes da União Africana (UA) iniciam no sábado, em Adis Abeba, a cimeira anual da organização. 

O presidente João Loureço estará presente no encontro. 

Analistas preveem um “encontro desafiante”, numa altura em que aumenta a instabilidade em alguns cantos do continente.

Os golpes de Estado ou tentativas de golpes, instalação de regimes militares, ressurgimento de ataques terroristas, aumento da instabilidade política, governativa e económica em várias regiões de África são alguns dos grandes problemas que o continente africano enfrenta.

Nos últimos anos, aumentaram ações que põem em risco a democracia e o Estado de direito em muitos países do continente e as organizações sub-regionais parecem estar sem poder fazer nada.

Neste fim de semana, os chefes de Estado e de Governo dos 55 países membros da UA vão sentar-se à mesa para debater estes e outros problemas.

Na região da África Ocidental, a organização sub-regional Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é fortemente contestada pelos Estados-membros, alegando que tem sido incapaz de resolver os conflitos regionais e de ser uma organização que não representa os interesses dos povos.

A lei de Anti-Dopagem no Desporto nacional foi hoje aprovada na especialidade com 22 votos a favor nenhum contra. Uma semana depois de ter sido aprovada na generalidade por unanimidade com 176 votos a favor,

A lei de Anti-Dopagem permite garantir uma abordagem mais eficaz e coerente na prevenção e combate ao uso de substâncias proibidas no âmbito desportivo.

Ao reagir aprovação na especialidade, o ministro da Juventude e Despoirtos Rui Falcão diz que o governo vai continuar a trabalhar para resolver esse assunto junto da WADA-AGENCIA MUNDIAL ANTI-DOPAGEM. 

RD-RUI FALCÃO-PARTE 1. 

O prazo concedido para a conformação da legislação está já no limite houve a necessidade de se aprovar o diploma em carácter de urgência dentro de dez dias. 

Diante deste cenário, Paulo Madeira representante do comité Olimpico Angolano, fez saber que até a promulgação da lei, Angola estará em condições de participar nas competições internacionais em que faz parte. 

RD-PAULO MADEIRA.  

Lei de Anti-Dopagem no Desporto nacional foi hoje aprovada na especialidade com 22 votos a favor nenhum contra.

…..

Decorre desde esta quinta feira em Luanda, a reunião anual de balanço das principais das atividades desenvolvidas ao longo do ano de instrução militar na província, entre 2023-2024. 

Sob o -lema  “Melhorar as condições de vida e de trabalho das tropas, para garantir a defesa da cidade capital”, foi aberto pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, que durante o seu discurso, destacou ser importante a elevação dos níveis de organização das unidades, para um melhor grau de prontidão.

RD: MANUEL HOMEM 2

Manuel Homem, pediu ainda, maior intervenção, nos casos de ocupação ilegal de reservas fundiárias do estado.

RD: MANUEL HOMEM 2

Angola conta desde esta Quinta-feira, com um novo portal informativo. 

Lançada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, a plataforma foi baptizada de ‘Angola Hoje’ e vai congregar informações acerca da actualidade do país, pretendendo “levar a todas latitudes uma informação clara e credível sobre o desenvolvimento do país”.

De acordo com o ministro, Mario Oliveira, com ‘Angola Hoje’ pretendesse levar a todas latitudes uma informação clara e credível sobre o desenvolvimento do país nos seus mais variados sectores.

RD: MARIO OLIVEIRA 12H

AINDA SOBRE TECNOLOGIA EM ANGOLA….

O ministro  das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, advogou, esta sexta-feira, em Luanda, o uso da inteligência artificial, para desenvolver e melhorar a tecnologia e preservar a identidade dos internautas, protocolo seguro da privacidade.

Numa intervenção feira na abertura do seminário sobre “Protecção de Dados Pessoais em Angola,  o ministro referiu que a inteligência artificial ajuda a proteger informações confidências e impedir acessos não autorizados, bem como violações, salvaguardando a privacidade das pessoas e das organizações.

 

Mais de 200 pessoas hospitalizadas por intoxicação alimentar na Huila 

Mais de 200 pessoas estão hospitalizadas por intoxicação alimentar, no município da Chibia, província da Huíla, por alegadamente terem consumido farinha de milho, segundo as autoridades sanitárias na Huila.

De acordo com a mesma, na quarta-feira deram entrada no hospital municipal os primeiros 15 casos e pela madrugada foram surgindo vários outros pacientes.

Até ao momento, foram internados 202 pacientes, entre os quais 36 crianças menores de 15 anos, sendo a maior parte dos internados apresenta um quadro de agitação psico-motora, ligeira dor abdominal, algum estado de agressividade e febre.

 Segundo o  director do Gabinete provincial da Saude, presumesse se tratar de uma inoxicação alimentar e explica o estado de saude dos pacientes.

Data de Emissão: 16-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados