Jornal 12h, edição de 16 de Março de 2023

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUDICIAL CONSIDERA ILEGAL BUSCAS NA SUA SEDE

 

KWENDA PREVÊ ATINGIR AINDA ESTE ANO UM MILHÃO E TREZENTOS MIL AGREGADOS FAMILIARES

 

SEIS MIL E 98 NOVOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMEÇAM A TRABALHAR EM ABRIL

 

INTERNACIONAL

 

 

PYONGYANG DISPARA MÍSSIL INTERCONTINENTAL EM DIREÇÃO AO MAR SUL-COREANO

 

 

PONTO MIX

 

Jornal da tarde na MFM 16 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy

 

JINGLE

 

O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) considerou, esta quarta-feira, ilegal a intervenção da Procuradoria-Geral da República na sua sede e na do Tribunal Supremo, nos dias 10 e 13 de do corrente mês, e sublinha que o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, não está foragido do país.

A informação foi avançada Pelo Porta-voz do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Correia Bartolomeu.

 

CORREIA BARTOLOMEU – 1 – J012H16032023

 

Correia Bartolomeu, descartou a tese de existência de crise no Poder Judicial Angolano.

 

 CORREIA BARTOLOMEU – 2 – J012H16032023

 

Porta-voz do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Correia Bartolomeu.

 

POR OUTRO LADO

 

O jurista Alberto Quichinacho, ao comentar o assunto, considera assertivo o posicionamento do Conselho Superior da Magistratura Judicial, na medida que não está em causa o acto praticado e sim o formalismo.

 

 

ALBERTO QUICHINACHO – 1 – J012H16032023

 

O jurista, por outro lado, criticou a letargia do Conselho Superior da Magistratura, face as acusações que pesavam sobre o Juiz Presidente da Instituição.

 

ALBERTO QUICHINACHO – 2 – J012H16032023

 

Conselho Superior da Magistratura Judicial considera ilegal buscas na sua sede.

 

PONTO

 

O Programa Kwenda lançado em 2020 já beneficia um total de 974 mil 271 agregados familiares em todo o pai.

Previstos para os quatro anos de vigência, o programa pretende reduzir a pobreza e as assimetrias sociais na comunidade e que serve para preparar o País para o fim do subsídio aos combustíveis.

Falando em exclusivo para a MFM, O Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi, disse que o Kwenda prevê atingir ainda este ano um universo de Um milhão e trezentos mil agregados familiares e apontou outras valências deste programa.

 

BELARMINO JELEMBI – 1 – J012H16032023

 

Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Local, informou ainda o envolvimento de mais de Dois Mil Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário em várias matérias, e durante todo o processo foi gerada uma base de dados de mais de três milhões de pessoas vulneráveis.

 

 BELARMINO JELEMBI – 2 – J012H16032023

 

Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi.

 

PONTO

 

Seis mil e 98 profissionais de saúde começam a trabalhar, efectivamente, no próximo mês, nas carreiras médicas, de enfermagem, diagnóstico, terapêutica, apoio hospitalar, regime geral e área social, no quadro do Concurso Público de Maio de 2022.

Em conferência de imprensa, o director nacional dos Recursos Humanos desse departamento ministerial, Baptista Monteiro, explicou que, em função da realidade de cada região, as vagas foram preenchidas da nota máxima até ao limite de disponibilidade de lugares.

 

BAPTISTA MONTEIRO – 1 – J012H16032023

 

Sobre as informações postas a circular nas Redes Socais, Baptista Monteiro, disse que as mesmas são falsas.

 

BAPTISTA MONTEIRO – 2 – J012H16032023

 

Director nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Baptista Monteiro

Seis mil e 98 profissionais de saúde começam a trabalhar, efectivamente, o próximo mês.

 

PONTO

 

Mais de três mil empresas angolanas, entre grandes e pequenos contribuintes, estão em falta com o pagamento obrigatório da Segurança Social, informou, esta quarta-feira, em Luanda, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.

A governante, que falava num seminário sobre” A cobrança coerciva da dívida à segurança social”, disse que a falta do desconto dessas empresas redundou numa dívida global de mais de 100 mil milhões de Kz ao Instituto Nacional de Segurança Social.

Teresa Dias, alertou os gestores e empresas em divida, que a falta de pagamento é crime e avançou as consequências fim do prazo de graça.

 

TERESA DIAS – J012H16032023

 

Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.

 

PONTO

 

A centésima quadragésima sexta Assembleia-Geral da União Inter-parlamentar (UIP) realizada no World Exhibition Bahrain, em Manama, capital do Reino do Bahrein, encerrou, esta quarta-feira, com a exibição de um vídeo promocional com informações e imagens detalhadas sobre Angola.

Angola vai acolher, em Outubro deste ano, a próxima Assembleia-Geral da UIP, razão pela qual a organização aproveitou a ocasião para divulgar e promover o país sede da próxima reunião inter-parlamentar mundial.

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, considerou positiva a participação de Angola.

 

CAROLINA CERQUEIRA – J012H16032023

 

Durante os quatro dias de actividade, que reuniu representantes de 178 Parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais, a delegação angolana chefiada pela sua presidente, Carolina Cerqueira, desenvolveu uma intensa jornada de diplomacia parlamentar, mantendo contactos com congéneres estrangeiras com as quais abordou questões relacionadas com a cooperação entre Angola e os respectivos países, bem como entre os Parlamentos.

 

PONTO

 

O Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola (CINVESTEC), apresenta amanhã em Luanda o Relatório Economico do Terceiro Trimestre de 2022.

O director do CINVESTC Heitor de Carvalho, disse que que a apresentação será feita exclusivamente via Zoom, o relatório vais avaliar, o crescimento do produto, emprego, constas externas e as políticas do Estado.

 

HEITOR DE CARVALHO – 1 – J012H16032023

 

Heitor de Carvalho, diz a seguir como os interessados podem acompanhar a apresentação do relatório.

 

HEITOR DE CARVALHO – 2 – J012H16032023

 

Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola (CINVESTEC), apresenta amanhã em Luanda o Relatório Economico do Terceiro Trimestre de 2022.

 

PONTO ECONOMICO

 

Ainda a recente visita do presidente da república ao japão. NO rescaldo, o destaque vai para assinatura de vários acordos de cooperação entre Angola e o país do sol nascente.

 O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, pensa que os acordos firmados não refletem a profundidade das necessidades de Angola, com algumas exceções.

 Carlos Rosado de Carvalho lembra as diferenças entre um financiamento e um investimento com realce para a área têxtil, em que o Japão apostou em Angola.

 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho

 

-.-

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou que pretende ver o investimento privado japonês em Angola, nos sectores energético, incluindo das energias renováveis, agro-negócios, pescas, turismo, indústrias extractiva e farmacêutica.

João Lourenço concedeu uma entrevista a um jornal privado japonês, no final da sua visita de Estado de quatro dias ao Japão, iniciada no dia 12 do corrente mês, que teve como finalidade principal o estreitamento dos laços de amizade e de cooperação existentes entre os dois países.

Segundo o Chefe de Estado, Angola está interessada em ver um maior investimento privado angolano no Japão, assim como um investimento privado japonês no território angolano.

 

INTERNACIONAL

 

A Coreia do Norte disparou hoje um míssil intercontinental em direção a águas da Coreia do Sul, antes do Presidente sul-coreano chegar ao Japão para uma cimeira com o homólogo nipónico, disseram Seul e Tóquio.

O míssil percorreu cerca de mil quilómetros, a altitude máxima de seis mil quilómetros, durante 70 minutos, de acordo com avaliações sul-coreanas e japonesas.

Estes pormenores são idênticos ao do lançamento, efetuado em fevereiro, de outro míssil balístico intercontinental, sobre o qual especialistas consideraram ter demonstrado alcance para atingir o interior dos Estados Unidos.

O míssil caiu nas águas entre a península coreana e o Japão, depois de ser lançado numa trajetória íngreme, aparentemente para evitar os países vizinhos.

O Japão disse que o míssil caiu fora da zona económica exclusiva e não houve relatos de danos a navios ou aeronaves.

Data de Emissão: 16-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados