Jornal 12h, edição de 16 de Junho de 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONSIDERA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL MARCO IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO NO PAIS.

 

 

PROPOSTAS DE LEIS DA ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS DOS JORNALISTAS E DA ENTIDADE REGULADORA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL EM ANALISE NO PARLAMENTO – SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANO E INSTITUTO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ÁFRICA AUSTRAL, CONSIDERAM QUE PROPOSTA APRESENTA NORMAS QUE OFENDEM A IMPARCIALIDADE, ISENÇÃO E LIBERDADE DEONTOLÓGICA

 

 

PAÍS REGISTA MAIS DE 11 MIL TENTATIVAS DE SUICÍDIO EM 2022 – PSICÓLOGO DEFENDE APROVAÇÃO DA LEI DA SAÚDE MENTAL

 

GREVE NA EMPRESA NACIONAL DE CORREIOS E TELÉGRAFOS JÁ VAI NO QUINTO DIA

 

 

KWANZA AFUNDA 27% NO ESPAÇO DE UM MÊS – PREÇO DA CESTA BÁSICA DISPARA … E CIDADÃO PEDEM INTERVENÇÃO DO GOVERNO

 

 

INTERNACIONAL

 

 

PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL, JÁ EM KIEV PARA “MISSÃO DE PAZ” EM KYIV

 

 

PONTO MIX

 

 

Jornal da Tarde na MFM 16 de Junho de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

 

PONTO

 

Realizou-se está manhã a abertura das comemorações dos 15 anos da Institucionalização do Tribunal Constitucional a celebrar-se amanhã, 17 de Junho.

No discurso de Abertura o Presidente da República João Lourenço, fez recurso a história e agradeceu o empenho dos 7 Juízes Conselheiros, fundadores do Tribunal Constitucional. 

 

JOÃO LOURENÇO – 1 J012H16062023

 

João Lourenço, disse que a Institucionalização do Tribunal Constitucional, representou um marco importante na construção e consolidação do Estado de Direito no pais.

 

JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H16062023

 

POR OUTRO LADO

 

A Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, disse que o Tribunal Constitucional, informou que com a entrada 11 Juízes Conselheiros, e pessoal técnico, foram autuados mais de  1079 processos jurisdicionais.

 

LAURINDA CARDOSO – J012H16062023

 

Tribunal Constitucional, comemora amanhã 15 anos.

 

PONTO

 

Em Comunicado de Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas Angolano e Instituto para a Comunicação Social da África Austral (MISA), mostram-se preocupados com as propostas de Leis da Alteração dos Estatutos dos Jornalistas e da Entidade Reguladora do Comunicação Social, que começou a ser apreciada está quinta-feira, na Assembleia Nacional.

O Comunicado de imprensa, a seguir na voz do Secretario Geral do Sindicatos dos Jornalistas Teixeira Cândido.

 

TEIXEIRA CANDIDO – J012H062023

 

Secretario Geral do Sindicatos dos Jornalistas Teixeira Cândido.

 

 

PONTO

 

O Kwanza depreciou 27% face ao dólar e 26% face ao euro no espaço de um mês, sendo a moeda africana com pior prestação este ano segundo o Expansão.

O afundanço do kwanza compromete a meta de inflação do BNA, que apontava a uma janela entre 9 a 11% no final do ano, bem como as perspectivas de crescimento económico para 2023.

 

O cenário de evolução preocupa, não só o Ministério das Finanças  que está a traçar cenários para determinar como deve “atacar” a forte desvalorização cambial e os seus efeitos, mas também os cidadãos.

-.-

COMO CONSEGUENCIA

 

A cada dia que passa o custo de vida das populações torna-se mais difícil.

Segundo os mesmos, nas ultimas duas semanas, a situação, atingiu níveis alarmantes.

os cidadãos pedem por explicações palpáveis as autoridades, que justifiquem a crise, que dizem estar a desestabilizar as famílias.

Entre os produtos que sofreram aumento de preço, estão os da sesta básica, que esta a criar transtornos aos cidadãos que alegam que que a situação esta a sair do controlo.

 

RD: VOX POP

 

A maior parte dos comerciantes, justificam o aumento dos preços dos produtos, com o problema da inflação, aumento da gasolina, depreciação do kwanza e o custo elevado nas importações.

Para alguns cidadãos, com esta situação torna-se cada vez mais difícil viver em Angola.

 

RD: VOX POP

 

O economista Fernando Heitor, disse a MFM, que as políticas macroeconómicas publicas do pais, sempre foram falhadas, no seu entender as medidas são muito titubeantes, acrescentado que a solução, passaria pela mudança de governo.

 

RD: FERNANDO HEITOR 1

 

Para o economista, uma política implementada sem coordenação tem resultados catastróficos.

Fernando Heitor, vai mais longe e afirma que a situação pode vir a piorar.

 

RD: FERNABNDO HEITOR

 

Palavras do economista Fernando Hei

 

 

PONTO

 

O candidato para assumir a liderança do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, será ouvido, esta sexta-feira, durante cerca de uma hora na Assembleia Nacional.

Manuel António Tiago Dias, actual governador interino do BNA vai substituir no cargo José de Lima Massano, que renunciou recentemente o mandato, estando agora a exercer funções de ministro de Estado para Coordenação Económica.

O comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, disse a MFM, que a audição no parlamento não terá consequências na nomeação do novo Governador do BNA, mesmo que o parecer dos deputados seja negativo e traçou o perfil de Manuel Tiago Dias.

 

CARLOS ROSADO – 1 – J012H062023

 

Rosado de Carvalho, falou dos desafios que vai enfrentar o novo inquilino do Banco Central.

 

CARLOS ROSADO – 2 – J012H062023

 

Candidato para assumir a liderança do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, será ouvido, esta sexta-feira, durante cerca de uma hora na Assembleia Nacional.

 

PONTO

 

No ano passado, os serviços psiquiátricos de Luanda receberam 11.570 pessoas por conduta suicida e automutilação, informou a coordenadora do programa de saúde mental em Angola, Massoxi Vigário.

Segundo a responsável é um aumento considerável, pois em 2021, estiveram em tratamento naquela unidade de saúde, 8.570 pessoas.

O psicólogo Nvunda Tonet, apontou as dificuldades sociais e a falta de cuidados da saúde mental nos serviços de saúde na Rede Primária.

 

NVUNDA TONET – J012H16062023

 

Nvunda Tonet, defende a aprovação da lei da saúde mental.

 

NVUNDA TONET – J012H16062023

 

Psicólogo Nvunda Tonet.

Serviços psiquiátricos de Luanda receberam 11.570 pessoas por conduta suicida e automutilação.

 

PONTO

 

Os trabalhadores da Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola em greve desde segunda-feira, exigem do Governo atualizações Salariais e a implementação do qualificador ocupacional.

O Secretario Geral do Sindicato, Lourenço Afonso, garantiu que a greve vai continuar até a solução dos 9 pontos constantes no carderno reivindicativo.

 

LOURENÇO AFONSNO – J012H16062023

 

POR OUTRO LADO

 

A modernização tecnológica dos serviços da Empresa Nacional dos Correios e Telégrafos de Angola e a valorização do capital humano constitui o principal desafio do novo Presidente do Conselho de Administração da instituição, Ederson Sousa Machado.

De acordo com o novo gestor dos Correios de Angola, há uma forte necessidade de alavancar os serviços a partir do melhoramento das tecnologias e uma aposta forte no capital humano, mediante acções de capacitação dos quadros.

Ederson Sousa Machado, comprometeu-se em reunir com os trabalhadores e resolver os problemas da empresa.

 

EDERSON SOUSA MACHADO – J012H16062023

 

Novo Conselho de Administração da Empresa Nacional dos Correios e Telégrafos de Angola, já em funcionamento.

 

 

INTERNACIONAL

 

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chegou hoje à Ucrânia liderando uma missão de chefes de Estado africanos que se vai reunir com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deslocando-se depois à Rússia.

De acordo com a presidência sul-africana, Ramaphosa é acompanhado pelos “líderes da Zâmbia, Comores, Congo, Egito, Senegal e Uganda”.

O chefe de Estado da África do Sul disse antes de chegar à Ucrânia que a “Missão de Paz oferece uma perspetiva africana e pede um processo de paz que ponha fim às hostilidades”.

Ramaphosa mostrou satisfação pela “disponibilidade” demonstrada pelos chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia para receber os líderes africanos.

Data de Emissão: 16-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados