Jornal 12h, edição de 16 de Agosto de 2023

MANCHETES

ANGOLA ASSUME PRESIDÊNCIA ROTATIVA DA SADC COM OLHOS POSTOS NA INDUSTRIALIZAÇÃO DO CONTINENTE;

UNITA ANUNCIA PARA HOJE INÍCIO DE ASSINATURAS PARA PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;

NOVO ANO LECTIVO SERÁ ABERTO A 1 DE SETEMBRO EM MALANJE. SINDICATO DOS PROFESSORES E MOVIMENTO DE ESTUDANTES CONTESTAM QUALIDADE DE ENSINO NO PAÍS;

ATRASOS NO PAGAMENTO DOS TÍTULOS DE DÍVIDA PÚBLICA, CREDORES QUEIXAM-SE DAS AUTORIDADES;

INTERNACIONAL

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DEFENDE MELHOR APROVEITAMENTO DAS CADEIAS DE VALOR EM ÁFRICA.

 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de quarta-feira, 16 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo, edição e condução de Zacarias Congo.

JINGLE

Angola assume amanhã a presidência rotativa da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), com olhos postos na industrialização do continente.

Nesta altura, já começaram a chegar ao país vários chefes de estado e de governo da região, como o presidente da Namíbia, Hage Geingob, e a vice-presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, para participarem da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, que acontece aqui em Luanda.

Na última semana, o novo presidente do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Nazaré José Salvador, considerou como estável a situação política e de segurança na região, apesar de serem enfrentadas ameaças de paz e instabilidade.

NAZARÉ SALVADOR 12H

Nazaré José Salvador, presidente do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

PONTO UNITA

A UNITA anuncia que os seus deputados vão iniciar hoje o primeiro processo de assinaturas para a constituição do dossiê de destituição do Presidente da República.

O anúncio foi feito pelo líder do maior partido na oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 12H

Já o deputado do MPLA, Kilamba Van-dúnem, garante que o assunto merecerá o tratamento necessário tão logo o processo seja remetido à Assembleia Nacional.

KILAMBA VAN-DÚNEM 12H

Quem também falou sobre a inicativa da UNITA é o deputado Benedito Daniel, em nome do grupo parlamentar misto PRS/FNLA.

BENEDITO DANIEL 12H

Benedito Daniel, do grupo parlamentar misto PRS/FNLA.

UNITA anuncia que os seus deputados vão iniciar hoje o primeiro processo de assinaturas para a constituição do dossiê de destituição do Presidente da República.

 

E ontem a presidente da Assembleia Nacional destacou que as acções de fiscalização política realizadas pelo Parlamento configuram-se numa nova realidade política.

Carolina Cerqueira, que falava, ontem, na sessão de encerramento da 1ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, pediu aos deputados maior promoção da paz, do diálogo, bem como a diversidade do debate construtivo e ético.

CAROLINA CERQUEIRA 7H

Carolina Cerqueira, presidente da Assembleia Nacional.

No entanto, Abel Chivukuvuku, deputado pela bancada parlamentar da UNITA, contraria as declarações de Carolina Cerqueira, afirmando que a Assembleia Nacional não fiscalizou as acções do governo ao longo deste ano parlamentar.

ABEL CHIVUKUVUKU 12H

Abel Chivukuvuku, deputado pela bancada parlamentar da UNITA.

Recordo que os deputados voltam aos trabalhos no próximo dia 15 de Outubro, data em que o Presidente da República vai proferir o discurso sobre o estado da nação.

PONTO

Efigénia Clemente foi a candidata mais votada entre os três que concorreram ao cargo de vice-presidente do Tribunal Supremo de Angola, que deverá em 48 horas submeter a acta do processo eleitoral ao Chefe de Estado.

De acordo com o porta-voz do processo eleitoral, Mateus Glória, Efigénia Clemente foi a candidata mais votada, com oito votos, seguido de Daniel Modesto, com seis votos, e Maria Teresa Baptista Borges, com apenas um voto.

MATEUS GLÓRIA 12H

Mateus Glória, porta-voz do processo eleitoral no Tribunal Supremo.

PONTO

A província de Malanje vai acolher, no dia 1º de Setembro, a abertura oficial do ano lectivo 2023-2024. A informação foi avançada pela ministra da Educação, Luísa Grilo, à margem da reunião da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, decorrida ontem sob presidência da Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote.

O ano escolar começa no dia 4 de setembro em todo país, com a previsão de inserção de cerca de 950 mil novos alunos ao sistema de Ensino.

No entanto, a ministra Luísa Grilo fez saber que o governo pretende alcançar um sistema educativo pré-escolar de máxima qualidade em todo o país.

LUÍSA GRILO 12H

Ministra da Educação, Luísa Grilo.

E o secretário geral do SINPROF – Sindicato Nacional dos Professores lamenta que os problemas enfrentados pelo sector da educação continuam a não conhecer melhorias.

Admar Jinguma, que falava à MFM, particulariza o número elevado de crianças que continuam fora do sistema de ensino, bem como a necessidade dam construção de mais escolas.

ADMAR JINGUMA 01 12H

A insuficiência de professores no país é um outro ponto apresentado por Admar Jinguma.

ADMAR JINGUMA 02 12H

Admar Jinguma, secretário geral do SINPROF – Sindicato Nacional dos Professores.

Por sua vez, o presidente do MEA – Movimento de Estudantes Angolanos, Francisco Teixeira, denuncia supostos atropelos às normas durante o processo de inscrição de novos alunos nas escolas públicas.

FRANCISCO TEIXEIRA 01 12H

Para reivindicar sobre a situação, o MEA anuncia a realização de protestos ainda esta semana em Luanda.

FRANCISCO TEIXEIRA 02 12H

Francisco Teixeira, presidente do MEA – Movimento de Estudantes Angolanos, em entrevista à MFM.

 

E tudo acontece numa altura em que o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defende que o estado deve subsidiar melhor o ensino privado para acabar com os preços elevados das propinas em muitas instituições privadas.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 02 12H

Recordo que o político falava aos órgãos de comunicação social, por ocasião da sua participação no Centenário da Missão Evangélica do Bunjei, na Huíla.

PONTO

Estado pagou 362 mil milhões Kz de atrasados, 36,9% em títulos de dívida.

O valor refere-se a 282 acordos que foram homologados com as empresas credoras durante o ano passado, cerca de 330 mil milhões Kz, ao que se juntaram mais 32 mil milhões de 82 contratos feitos em 2021 e que ainda não tinham sido pagos. 134 mil milhões Kz foram pagos com obrigações.

O Ministério das Finanças fez saber que foram pagos 362 mil milhões Kz de atrasados em 2022, menos 46% do que tinha acontecido em 2021, quando o Estado saldou 663 mil milhões de dívida acumulada.

No entanto, os credores do estado continuam a apresentar queixas, um assunto que mereceu o comentário do analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

 

INTERNACIONAL

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento defendeu hoje o aproveitamento das cadeias de valor em África, considerando que os abundantes recursos naturais podem colocar o continente como um participante fundamental.

As economias africanas podem tornar-se grandes participantes nas cadeias de fornecimento globais através da utilização dos seus vastos recursos de materiais necessários para os sectores de alta tecnologia e para os seus próprios mercados de consumo cada vez maiores”, lê-se no comunicado que acompanha a divulgação do relatório desta agência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento em África.

Data de Emissão: 16-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados