Jornal 12h, edição de 15 Maio de 2023

POLÍCIA NACIONAL ATRIBUI A EXCESSO DE VELOCIDADE CAPOTAMENTO DE CARRINHA NO CAMAMA. CONTAM SE SEIS MORTOS.

ANALISTA APONTA DISCUSSAO SOBRE EVENTUAL TERCEIRO MANDATO DE JOAO LOURENÇO, COMO MANOBRA PARA ESQUECER URGENCIAS DAS ELEIÇOES AUTARQUICS.

EUA CONDENAM EMPRESA HOLANDESA DE SUBORNOS EM ANGOLA PARA FAVORECIMENTOS NO RAMO DOS PETROLEOS.

INAMET ALERTA PARA BAIXAS TEMPERATURAS EM NOVE PROVINCIAS DO PAIS. ESTE E O PRIMEIRO DIA DO CACIMBO. 

Jornal ao meio-dia de 15 de Maio, coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado.  

JINGLE MV

Seis pessoas morreram e outras sete ficaram gravemente feridas na madrugada deste domingo, em Luanda, vítimas de atropelamento na estrada do Camama, no distrito 11 de Novembro.

O acidente ocorreu na madrugada deste domingo, quando, de acordo com a Polícia Nacional, o condutor do veículo de Marca Toyota Hilux perdeu o controlo da viatura e atropelou 12 pessoas que se encontravam na berma da estrada.

A MFM apurou que o motorista e identificado pro Gelson Lukamba e apresentou a esquadra de Talatona. 

Segundo o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, o Superintendente Nestor Goubel, “presume-se” que a causa do acidente seja excesso de velocidade, pelo que o motorista embateu contra um posto de iluminação pública, seguido de capotamento.

NESTOR GOUBEL – SINTESE ACIDENTE

O porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, o Superintendente Nestor Goubel, que esclareceu ainda que o condutor circulava em excesso de velocidade, numa viatura de marca Toyota, modelo Hilux.

Por outro lado, o director clínico do Hospital Geral de Luanda, Magalhães Baião, disse ainda que receberam 15 pacientes, dos quais seis do acidente. “Além desse incidente, atenderam ainda outros nove pacientes, feridos em consequência de um atropelamento, também na zona da Camama”.

Entre os pacientes, adiantou, três tiveram alta médica, enquanto outros inspiram cuidados. “

O demais mantém-se sob a vigilância médica”, explicou, além de lamentar a morte de um dos feridos devido à gravidade do golpe que tinha na cabeça.

PONTO

O político Adriano Abel Sapinãla foi no fim de semana confirmado à frente dos destinos da UNITA na maior praça política do país, Luanda, em substituição de Nelito Ekukui, que, no mês passado, assumiu a liderança do braço juvenil da segunda maior força política do país, a Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA).

Na mesma ocasião, tomaram também posse João Kanda Bernardo, que assumiu o cargo de Secretário da Presidência para as Organizações Multilaterais e Políticas de Paz e Segurança; Lucas Kanotula, que foi nomeado director adjunto do Gabinete do presidente da UNITA, e Jeremias Kaunda Abílio, que assume a pasta de inspector-geral adjunto.

PONTO

Continua a discussão a volta de um eventual terceiro mandato presidencial de João Lourenço.

Em entrevista recente à televisão francesa France 24, o Presidente angolano João Lourenço remeteu para 2027 qualquer decisão sobre um eventual terceiro mandato.

JOAO LOURENÇO RECANDIDATURA

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, pensa que a posição do presidente pode ser uma fuga para frente, no sentido de não haver discussão sobre as eleições autárquicas, mas sim sobre as eleições gerais de 2027.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO CANDIDATURA

Nesta entrevista o presidente da república voltou a tocar no tema corrupção.

JOAO LOURENÇO CORRUPÇAO

PONTO

Plenário do Tribunal de Contas, afastou Carlos Cavuquila como vice-presidente da mesa de júri do concurso para novos magistrados daquele órgão.

A proposta — apresentada ao Plenário do Tribunal Supremo na sessão sexta-feira e aprovada na ocasião, ignorou o facto de o Tribunal de Contas ter revelado, na deliberação que o actual vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial foi condenado por desvios de fundos públicos.

Sobre Carlos Cavuquila — que foi administrador municipal de Cacuaco e director nacional de Identificação, Registos e Notariado até Fevereiro deste ano — pesam dois processos: o primeiro, pelo qual foi condenado a reintegrar ao Estado vinte e nove milhões, novecentos e dezassete mil, cento e sessenta e quatro kwanzas e noventa e três cêntimos, no âmbito de uma sentença já transitada em julgado e em execução no Tribunal de Comarca de Luanda;

Aprovada a proposta, o processo seguirá agora para o Conselho Superior da Magistratura Judicial, que, por sua vez, irá produzir uma resolução e lavrar uma nota que deve ser enviada ao Presidente da República, para efeitos de nomeação e posse de Carlos Cavuquila como o novo juiz-conselheiro do Tribunal Supremo.

A favor de Carlos Alberto Cavuquila pesa o facto de o concurso para provimento de vagas para o Tribunal Supremo ter a validade de um ano.

Na análise o jurista Alberto Quixinacho fica o alerta para a necessidade de transparência na nomeação de altos cargos no sector da justiça para a sua transparência.

ALBERTO QUIXINACHO 12H 

Já Carlos Cabaça, outro jurista, disse que esta situação vem trazer alguma lisura no trabalho neste órgão superior do sistema de justiça.

CARLOS CABAÇA 12H 

Refira se que por o período ainda está em vigor, não há, em princípio, necessidade de realização de um novo concurso para admissão de um único juiz-conselheiro, em função da vaga existente.

PONTO

A polícia Nacional deteve mais de noventa cidadãos em Luanda, na última semana por crimes diversos. Em destaque estão roubos qualificados entre outros. O balanço e do porta-voz Nestor Goubel.

NESTOR BALANÇO ULTIMAS 24H

PONTO ECONOMICO

A empresa holandesa Frank’s Internacional vai ter de pagar ao Tesouro norte-americano 7,9 milhões de dólares por participar em subornos em Angola entre 2008 e 2014, segundo despacho do regulador de mercado dos EUA.

De acordo com o despacho da comissão da Securities and Exchange Comission, a empresa, fornecedora de materiais e serviços para a indústria petrolífera, terá de “pagar a restituição de $4.176.858 e juros de mora de $821.863 e uma sanção pecuniária civil no montante de $3 milhões de dólares à Securities and Exchange Commission para transferência para o fundo geral do Tesouro dos Estados Unidos”, num total de quase 7,3 milhões de euros.

Em causa estão esquemas de suborno a que a companhia, com títulos cotada na bolsa de Nova Iorque, assumiu recorrer por não estar a conseguir, de outra forma, ganhar contratos em Angola.

Segundo o documento que determina a sanção contra a Frank’s, datado de 26 de abril deste ano, a SEC explica que a empresa foi informada por angolanos que tinha de criar uma consultora para onde seriam canalizados os subornos que lhe permitiriam ganhar os contratos no mercado angolano.

“Entre janeiro de 2008 e outubro de 2014, aproximadamente, a Frank’s pagou comissões a um agente de vendas em Angola, mesmo tendo em conta que os responsáveis da subsidiária da Frank’s sediados na região sabiam que havia uma grande probabilidade de o agente utilizar as comissões para subornar funcionários do Governo angolano em nome da Frank’s”, acrescenta o despacho da SEC.

Após o IPO (dispersão de capital em bolsa da Frank’s Internacional, que decorreu em agosto de 2013, o agente em Angola “desviou os fundos que recebeu da Frank’s Angolan operation   para contas offshore detidas por empresas cuja propriedade final não era identificável.

Bens alimentares para a famílias carentes no Município da Quiçama. Estas pessoas vivem em situações difíceis, particularmente em questões de mobilidade e fornecimento de água potável e energia eléctrica.

Há vítimas das inundações que causaram o transbordo do Rio Kwanza. A Accão das chuvas culimou com a inundação de residências e lavras. Os cidadãos receberam bens alimentares diversos e instrumentos de cultivo.

Esta Accão enquadrasse numa campanha Solidária as pessoas afetadas pelas chuvas do MPLA.  Mais dados com Caçosso Domingos

CAÇOSSO DOMINGOS 12H 

PONTO TEMPO

Oficialmente, a época de calor terminou e hoje começou a do frio, também conhecida como Cacimbo.

Com a mudança de clima, os alertas, aos cidadãos, vão especialmente para a prevenção contra as doenças oportunistas, próprias desta época.

As províncias do Namibe, Benguela, parte Oeste do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Uíge, a zona Norte de Malanje, Lunda-Norte e a Região Leste da Lunda-Sul, os valores mais baixos vão estar entre os 10ºC e 15ºC.

“As províncias que vão registar, relativamente, menos frio, são as de Luanda, Bengo, Zaire e Cabinda, com valores de temperaturas mais baixas, compreendidas entre 16ºC e 20ºC”, segundo informou o INAMET.

… A estação climática da época seca ou “tempo de cacimbo”, termina no dia 15 de Agosto. e, é por isso uma época que segundo especialista, Francisco Lopes, a época certa para se fazer os trabalhos de prevenção e a tomada de medidas complementares para se evitar a repetição dos desastres provocados pelas chuvas.

RD: FRANCISCO LOPES 1

Em declarações a MFM, O Engenheiro, Francisco Lopes, disse que este período deve servir para fazer estudos profundos sobre os mecanismos adequados os problemas de Luanda.

RD: FANCISCO LOPES 2

Ainda sobre o assunto, a MFM ouviu alguns interlocutores, que corroboram com a ideia, apontando como prioridade a execução das vias de acessos.

 RD: VOX POP 12H

Cidadãos, apontam como solução o investimento em infraestruturas de saneamento e uma atuação mais precisa no sector de urbanismo e construção.

INTERNACIONAL

-.-

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje ter uma “clara vantagem” na corrida presidencial e não afasta ainda a hipótese de obter a maioria absoluta na primeira volta das eleições realizadas no domingo.

Apesar disso, acrescentou que, se for necessário, está pronto para disputar uma segunda volta, afirmando: “Respeitamos este escrutínio e respeitaremos o resultado da próxima eleição”.

Segundo a contagem parcial divulgada pela agência de notícias oficial Anatólia, o candidato da oposição, o social-democrata Kemal Kili -daroglu, obteve até agora 45% dos votos.

FIM.FIM

Data de Emissão: 15-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados