Jornal 12h, edição de 15 de Março de 2023

PRESIDENTE GARANTE QUE VISITA AO JAPAO TERMINA COM SALDO POSITIVO. 

ENCERRADAS TRES FABRICAS DE PRODUÇAO ILEGAL DE BEBIDAS ESPIRITUOSAS EM LUANDA, INSPENÇAO GERAL DAS ACTIVIDADES ECONOMICAS APONTAVARIAS IRREGULARIDADES. 

POLÍCIA DETEM TRAFICANTES DE MARFIM DE LUANDA.

FISCALIZAÇAO DE OBRAS DO NOVO AEROPORTO DE LUANDA MUDA DE MAOS. EMPRESA LIBANESA SUSBSTITUI UMA PORTUGUESA, SEGUNDO DECRETO PRESIDENCIAL. 

COMISSOES ELEITORAIS DA AFRICA AUSTRAL REUNIDAS EM LUANDA. OBJECTIVO HARMONIZAR ACÇOES PATRA PELITOS ELEITRAIS TRANSPARENTES. 

SWAPO ANUNCIA PRIMEIRA MULHER COMO CANDIDATA AS PRESIDÊNCIAS NA NAMIBIA.

JINGLE MIX 

Noticias na MFM, com coordenação de Alves Fernandes, técnica de Mauro Fernandes. 

JINGLE MVIEIRA

Uma operação de fiscalização e inspeção da ANIESA, nos municípios de Viana, Cacuaco e Cazenga, foi direcionada as empresas do sector de bebidas espirituosas e venda de Balões de Fardo.  

O resultado da citada operação foi a suspensão temporária do exercício da actividade das empresas KICANDO INDÚSTRIA DE BEBIDAS LDA e TWALIS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Lda, ambas situadas no município de Cacuaco e a empresa UNIQUE BEVERAGES, SA, situada no município de Viana, bem como detenção do responsável do armazém para posteriores declarações a Direcção de Investigação de Ilícitos Penais da Polícia Nacional, junto da ANIESA.

Estas empresas fabricavam bebidas alcoólicas de forma clandestina e com matérias-primas com a data de caducidade vencida a mais de sete anos que constitui um atentado a saúde dos consumidores tal como atesta Epifânio Joaquim, técnico de inspeção.

EPIFANIO JOAQUIM 1  

A suspensão das actividades industriais destas três fábricas pode prolongar-se por dois meses e foi determinada por não cumprirem as normas internacionais de produção, prevendo-se que, ao longo desse tempo, melhorem as condições de trabalho ou mesmo corrijam as irregularidades detectadas, declarou a ANIESA. 

EPIFANIO JAOQUIM 2 

Por outro lado, há a indicação  de que as irregularidades mais graves foram detectadas na fábrica United Global, de capital indiano, onde 35 jovens angolanos trabalham sem contrato de trabalho e cartão de sanidade, bem como não utilizam meios de protecção individual. 

Alguns produtos inflamáveis estão expostos a céu aberto por falta de um armazém devidamente estruturado.

As autoridades angolanas detiveram um grupo de cinco pessoas por tráfico de mais de 20 quilogramas de marfim, incluindo um suspeito também de homicídio, em Luanda, informou hoje o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, os detidos, com idades entre os 21 e 37 anos, são suspeitos dos crimes de tráfico de marfim e um deles também do homicídio qualificado em razão dos meios.

Manuel Halaiwa disse que os indivíduos se dedicavam à prática de vários crimes nos bairros Cassequel do Buraco e Catinton, no distrito da Maianga, município de Luanda, sendo o mais novo, de 21 anos, suspeito da morte de um homem, de 67 anos, reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), em dezembro de 2022, no bairro Catinton.

MANUEL HALAYA 12H 

O responsável avançou que, relativamente ao tráfico de marfim, o SIC apreendeu na posse do grupo um total de 21,14 quilogramas de marfim já trabalhado, em formato esférico e argolas, que, de acordo informações obtidas, seriam entregues a um cidadão de nacionalidade chinesa para venda.

PONTO

Chegou ao fim a visita oficial do Presidente da República ao Japão, com o dia de hoje inteiramente dedicado ao contacto com a cultura de Kyoto, cidade considerada como o centro da tradição japonesa.

A jornada começou com o casal presidencial a visitar o Palácio Imperial Sento e seus amplos jardins e extensos lagos. Na hora do balanço o chefe de estado disse ter sido uma visita positiva.

JLO 12H 

O governo angolano afastou a empresa portuguesa A1V2 da fiscalização da construção do acesso ferroviário ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda, contrato que será agora entregue à libanesa Dar.

Segundo o despacho presidencial 45/23, a entidade de fiscalização esteve” ausente da obra por largo período” e manifestou “indisponibilidade em retomar os trabalhos” após ser notificada pelo dono de obra (o ministério dos Transpores angolano), o que levou a designar uma comissão de fiscalização interna.

O contrato, no valor de 160 milhões de dólares, segundo informação consultada no site da empresa portuguesa, tinha sido celebrado em 2016.

“Atendendo à complexidade da empreitada urge a contratação de uma nova entidade especializada de fiscalização, com capacidade técnica à dimensão da obra, por forma a garantir  a execução plena do projeto, de acordo com os requisitos e padrões exigidos, substituindo assim a entidade anteriormente contratada”, lê-se no diploma.

O despacho autoriza uma despesa no valor global de 682,5 milhões de kwanzas, sendo o contrato adjudicado por via de contratação simplificada (ajuste direto) à Dar Angola de origem libanesa.

PONTO

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai avançar com inspecções a bancos com elevados níveis de malparado nos primeiros meses deste ano, avança o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório sobre as visitas periódicas ao País, no âmbito do artigo IV dos seus estatutos, que prevê exames regulares às economias dos seus estados-membros.

“No início de 2023, o BNA planeia concluir inspecções in loco em todos os bancos com crédito malparado elevado, centrando-se nos níveis de aprovisionamento, nas avaliações de garantias e nas estratégias de resolução”, refere a instituição multilateral, sem avançar o número de instituições bancárias que irão ser alvo destas inspecções.

Os bancos com malparado elevado terão de aumentar as provisões e apresentar estratégias e objectivos de resolução de crédito vencido actualizadas e calendarizadas, a serem acompanhados de perto pelo BNA.

Este relatório faz um balanço sobre os passos que têm sido dados pelo Governo no sentido de estabilizar a economia e as finanças do País. Entre elogios e muitos recados, há um artigo somente direccionado para a banca, onde a questão do malparado é abordada, até porque em Angola esta é uma doença crónica da banca. 

Os dados mais recentes do BNA sobre o nível de crédito vencido são relativos a Setembro de 2022, quando 21,1% do crédito bruto da banca estava em incumprimento. Contas feitas, dos pouco mais de 6,5 biliões Kz do crédito bruto concedido pela banca em Setembro do ano passado, quase 1,4 biliões estavam em malparados.

A consultora Oxford Economics vai rever a previsão de inflação em Angola para menos de 12 por ano este ano, considerando que o abrandamento dá espaço para o banco central descer a taxa de juro em mais 250 pontos base.

A subida dos preços em Angola deverá ir abrandando gradualmente para chegar ao final do ano abaixo dos 13 por cento, o que representa uma redução da previsão, já que o departamento africano desta consultora britânica previa um aumento dos preços de 14,6 por cento em Janeiro. A analise com Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

PONTO

Directores do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral estão reunidos, em Luanda, para preparar a agenda de trabalho e os documentos que serão aprovados na reunião do Comité Executivo desta Organização regional.

O evento, sob organização da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em colaboração com o Secretariado Executivo do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, reúne representações de 14 países membros, excepto as Ilhas Maurícias e o Lesotho.

Na reunião do Comité Executivo do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral (EXCO-ECF-SADC) que acontece amanhã, os presidentes das organizações eleitorais vão apreciar o relatório da 24ª Assembleia-Geral que teve lugar no ano passado na República da Namíbia.

Em declarações à imprensa, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse que serão igualmente analisados os relatórios dos subcomités da organização, nomeadamente, o jurídico, emprego e remunerações, bem como financeiro e auditória e o programa das comemorações do 25º aniversário desta organização.

LUCAS QUILUNDO 12H 

 Sobre esta reunião das comissões eleitorais de africa comentou para a MFM, Joaquim Jaime.

JOAQUIM JAIME REUNIAO LUANDA 

O Presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda e Bengo, Manuel Francisco Pedro, garantiu oportunidade de emprego aos jovens às unidades fabris instaladas naquele ponto da capital do país.

A garantia foi dada à delegação do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), que recentemente visitou a zona em referência com o propósito de constatar o funcionamento das várias instalações.

Liderada por Isaías Kalunga, presidente do CNJ e membro do Conselho Económico e Social do Presidente da República, a comitiva ficou a saber das parcerias que poderão encaminhar jovens para a oportunidade de emprego, estágios remunerados e não remunerados.

Segundo o PCA, Manuel Francisco Pedro, a ZEE Luanda/Bengo, vai absorver o maior número de jovens possíveis, que o Conselho Nacional da Juventude encaminhar, mas que precisam ser formados para as áreas específicas e, o INEFOP será o seu parceiro para a concretização.

O presidente do CNJ, Isaías Kalunga, considerou proveitosa a visita, pois entende que vários jovens serão formados e encaminhados para exercerem actividades remuneratórias e não só.

Isaías Kalunga disse ainda que os jovens têm que olhar para a Zona Económica Especial (ZEE), como sua casa, sendo que, uma área que o Presidente da República João Lourenço tem dado bastante atenção. 

INTERNACIONAL 

O Presidente da Namíbia, Hage Geingob, nomeou neste fim de semana Netumbo Nandi-Ndaitwah como a única candidata do partido Swapo às eleições do próximo ano.

Segundo a Efe, em declarações ao principal órgão do partido, Geingob pediu aos membros do partido que apoiem Nandi-Ndaitwah quando as campanhas oficiais começarem no próximo ano.

Nandi-Ndaitwah é actual vice-presidente do partido e actual vice-primeira-ministra do país.

O Presidente Geingob deve deixar o cargo no próximo ano, depois de cumprir dois mandatos. Ele foi eleito pela primeira vez em Novembro de 2014.

Na Guiné-Bissau, a falta de meios financeiros para a realizar das eleições legislativas preocupa as organizações da sociedade civil. Apelam ao Estado para assumir a sua responsabilidade, viabilizando a data do pleito.

Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas alertou para a lacuna orçamental que a Guiné-Bissau enfrenta para realizar as próximas eleições legislativas, marcadas para 04 de junho. 

O representante permanente do Brasil junto à ONU, Ronaldo Costa Filho, que preside a Configuração Especial para a Guiné-Bissau da Comissão, apelou ao apoio da comunidade internacional.

Um avião russo chocou com um drone dos EUA, esta terça-feira, sobre águas internacionais no Mar Negro, confirma o comando europeu das Forças Armadas dos EUA confirmou o ocorrido.

A colisão aconteceu quando um de dois caças russos que voavam na área atingiu uma das hélices do drone.

“A aeronave MQ-9 estava a fazer operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi intercetada e atingida por uma aeronave russa, resultando num acidente e na perda completa do MQ-9”, diz James B. Hecker, comandante das forças norte-americanas na Europa.

Um alto responsável do Ministério da Defesa ucraniano foi detido esta terça-feira por suspeita de ter aceitado um suborno, informaram o Gabinete Federal de Investigações e os serviços de segurança da Ucrânia num comunicado conjunto.

O suspeito, de 60 anos e com o posto de coronel, era vice-diretor de um dos departamentos do ministério e foi detido em flagrante delito quando recebia um suborno de 9.000 dólares (8.390 euros), segundo as mesmas fontes.

O suspeito teria recebido esta verba para eliminar o registo militar de um jovem em idade de ser recrutado para as Forças Armadas, de forma a evitar que fosse mobilizado e a permitir que viajasse para o estrangeiro apesar da lei marcial.

Data de Emissão: 15-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados