Jornal 12h, edição de 15 de Dezembro de 2023
Destaques:
O MAIOR PROJECTO DE ARBORIZAÇÃO DE LUANDA SERÁ LANÇADA ESTA TARDE, PREVENDO A PLANTAÇÃO DE MAIS DE DEZ MILHÕES DE ÁRVORES;
– BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS SERÁ CONHECIDO ESTA NOITE. E AMANHÃ SERÁ A ELEIÇÃO DO BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DE ANGOLA;
– PRESIDENTE DA REPÚBLICA VIAJA PARA A GUINÉ EQUATORIAL NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA A CRISE NO GABÃO, PAÍS ABALADO POR UM GOLPE DE ESTADO MILITAR;
– JORNALISTA MOÇAMBICANO ASSASSINADO NA SUA RESIDÊNCIA EM MAPUTO;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
O Programa de Arborização de Luanda que prevê a plantação de um milhão de árvores até 2027 e 10 milhões até 2034 vai ser lançado esta sexta-feira. O objetivo é reverter o cenário de perda de árvores em toda a extensão da província, tal como fez saber à MFM o diretor para a Comunicação Social do governo de Luanda, Wilson dos Santos.
WILSON DOS SANTOS 01 – 02’ 21’’ 12H 151223
Wilson dos Santos, diretor para Comunicação Social do Governo de Luanda, falando sobre o lançamento do Programa de Arborização de Luanda, esta sexta-feira. A cerimónia será seguida do acto de plantação das primeiras 6.000 árvores, em toda extensão do município de Luanda, já neste sábado.
E o engenheiro ambiental, Marcelino Francisco, defende que mais do que se plantarem árvores devem ser criadas condições para a sua preservação. O ambientalista considera o Programa de Arborização de Luanda como um projecto ambicioso que vai permitir a criação mais espaços verdes na capital.
MARCELINO FRANCISCO – 01’ 58’’ 12H 151223
Marcelino Francisco, do Colégio de Engenheiros Ambientalistas de Angola, defendendo a criação de condições para a preservação das árvores que vão ser plantadas no âmbito do Programa de Arborização de Luanda, lançado esta tarde.
PONTO
Mais um jornalista morto em circunstâncias estranhas, desta feita em Moçambique. O editor do Diário Ponto por Ponto, João Chamusse, foi encontrado sem vida com sinais de espancamento e marcas de sangue, na madrugada desta quinta-feira, no quintal da sua casa, em Maputo.
Chamusse notabilizou-se ao longo dos tempos pelos comentários críticos à governação do país, que regularmente fazia na TV Sucesso.
A polícia moçambicana já tomou conta da ocorrência, mas até ao momento não fez qualquer pronunciamento, sendo desconhecidas as verdadeiras causas do assassinato do jornalista.
Entretanto, o oficial de Comunicação e Advocacia do MISA Moçambique, Armando Nhantume, em declarações à MFM não descarta a possibilidade da morte do jornalista estar ligada à sua postura crítica enquanto jornalista, uma vez que João Chamusse foi espancado até à morte, sem motivo aparente, quando regressa à casa.
ARMANDO NHANTUME – 02’ 50’’ 12H 151223
Armando Nhantume, oficial de Comunicação e Advogacia do Misa Moçambique, falando em exclusivo à MFM, sobre a morte, em circunstâncias estranhas, do jornalista moçambicano João Chamusse.
E quem também reagiu à triste notícia que chega de Moçambique, é o presidente do MISA Angola, Instituto para Comunicação Social da África Austral. André Mussamo lamenta o sucedido e expressa preocupação face aos constantes casos de violência contra jornalistas em Moçambique.
ANDRÉ MUSSAMO – 01’ 36’’ 12H 151223 BOM
André Mussamo, presidente do MISA Angola, Instituto para Comunicação Social da África Austral, lamentando a morte do jornalista moçambicano, João Chamusse, assassinado, na madrugada desta quinta-feira, em Maputo.
Chamusse, jornalista desde a década de 1990, escreveu, entre outros, para o jornal o Metical, tendo como editor o malogrado Carlos Cardoso, e foi co-fundador do portal Canal de Moçambique.
…
E tudo acontece numa altura em que para assinalar um ano desde que foi realizada a marcha dos jornalistas angolanos em repúdio contra os actos de agressão e intimidação aos profissionais da comunicação social, organizada a 17 de Dezembro de 2022, jornalistas e académicos reflectem esta tarde no CEFOJOR, sobre o tema “Por um jornalismo plural e ao serviço da democracia”, num evento promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos, em parceria com o MISA Angola e o Fórum das Mulheres Jornalistas.
Um dos objetivos é o de analisar as críticas da sociedade face ao papel dos jornalistas e dos órgãos de comunicação social, tal como fez saber o jornalista Guilherme da Paixão, membro da organização.
GUILHERME DA PAIXÃO 01 – 01′ 41” 12H 151223
Segundo Guilherme da Paixão, depois desta mesa redonda serão produzidos documentos com recomendações aos profissionais visando à melhoria da sua ctuação. O jornalista considera, por outro lado, que Angola tem regredido em matéria de liberdade de imprensa.
GUILHERME DA PAIXÃO 02 – 02′ 12” 12H 151223
Guilherme da Paixão, do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, quando falava em entrevista ao programa DEZ PARA O MEIO DIA, emitido aqui na MFM, sobre a mesa redonda que junta esta tarde no CEFOJOR jornalistas e académicos, para analisarem sobre o estado actual da comunicação social no país.
PONTO
Angola vai ao quinto ministro da Economia e Planeamento em seis anos, na vigência do mandato do Presidente da República, Joao Lourenço.
O Presidente angolano pediu empenho ao novo ministro da Economia e Planeamento, Victor Hugo Guilherme, para organizar e estruturar a economia permitindo a redução das importações e a criação de mais emprego para a juventude.
JOÃO LOURENÇO – 52” 12H 151223
Presidente da República, João Lourenço, recomendando uma melhor organização e estruturação da economia, ao novo ministro da Economia e Planeamento.
Por sua vez, o novo ministro da Economia e Planeamento, Victor Hugo Guilherme, promete cumprir com as orientações dadas pelo Presidente da República.
VICTOR HUGO GUILHERME – 35” 12H 151223
Victor Hugo Guilherme, novo ministro da Economia e Planeamento, afirmando que a organização da economia nacional será a sua grande prioridade.
E o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, disse que as constantes mexidas na equipa económica do governo angolano mostram alguma instabilidade nesta área sensível do executivo;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Lembramos que o Presidente João Lourenço nomeou Victor Hugo Guilherme, como ministro da Economia e Planeamento, em substituição de Mário Caetano João, que ocupava o cargo deste 2021.
Antes exercia, o novo ministro exerceu o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos.
…
O Presidente João Lourenço participa hoje, na Guiné Equatorial, da Cimeira da CEEAC, Comunidade Económica dos Estados da África Central.
A reunião de alto nível vai decorrer na cidade de Djibloho, o futuro centro político e administrativo daquele país, e vai apreciar a proposta de financiamento para apoiar a missão de facilitação da organização no Gabão, tema discutido, ontem, na 5ª sessão extraordinária do Conselho de Ministros da CEEAC.
…
Os parlamentares foram apelados a pautarem por um discurso pacífico e esquecerem os ódios, esta quinta-feira, pela Presidente da assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Mais dados com o repórter Caçosso Domingos
PEÇA CAÇOSSO DOMINGOS 12H
Trabalho do repórter Caçosso Domingos.
…
O deputado do MPLA, Álvaro de Boavida Neto afastou qualquer possibilidade de ser acusado por crime de apropriação ilícita de fundos públicos.
Em entrevista exclusiva a Radio Ecclesia, o antigo governador Boavida Neto das províncias do Namibe e do Bié, e ex secretario geral do MPLA, considerou que caso tal venha a acontecer, o país vai parar;
ALVARIO DE BOAVIDA NETO 1 ( 1.30”)
Álvaro de Boavida Neto referia-se ao processo em que foi arrolado como declarante, há cerca de dois anos, por suposto desvio de fundos destinados a construção de uma escola publica para outros fins por si considerados prioritários naquela época.
Por esta razão, o ex-secretário geral do MPLA garante que tem a consciência tranquila;
ALVARIO BOAVIDA NETO 2 ( 42”)
Álvaro de Boavida Neto, antigo governadores das províncias do Bié e Namibe, ex secretario geral do MPLA, actualmente deputado a assembleia nacional, em entrevista exclusiva a Radio Eclésia.
PONTO DESPORTO
Subiu para 1.779 o número de atletas inscritos, com a maioria não federados, para a corrida tradicional São Silvestre que sai às ruas de Luanda no dia 31 de Dezembro.
A coordenadora para as inscrições e entrega de kits da federação angolana de atletismo Luísa Nicolau fez saber que as inscrições encerram no dia 24 de dezembro.
LUÍSA NICOLAU – 01′ 47” 12H 151223
Luísa Nicolau coordenadora das inscrições e entregas de Kites para a corrida são silvestre que sai as ruas de Luanda no dia 31 de dezembro, nesta altura cerca de 1.779 atletas estão inscritos.
PONTO INTERNACIONAL
O número de mortos no conflito entre Israel e o Hamas chegou a 20.041 nesta quinta-feira. Há o registro de 18.894 mortos palestinos e 1.147 israelitas, segundo informações são da Al Jazeera.
Feridos somam 62.689.
Desde o início do conflito, em 7 de outubro, já morreram 7.794 crianças e 5,153 mulheres na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. As informações sobre Gaza são do Hamas e não podem ser verificadas de maneira independente….