Jornal 12h, edição de 14 Fevereiro de 2024

Destaques:

BNA DISPONIBILIZA MAIS DE 300 MILHÕES DE DÓLARES PARA ALIVIO DA FALTA DE DIVISAS NO MERCADO NACIONAL;

DETIDAS EM LUANDA DUAS CIDADÃOS ACUSADAS DE DESVIO DE CEM MILHÕES DE KUANZAS; 

EDUCAÇÃO MARCA CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E GOVERNO DA UNIÃO AFRICANA. CIMERIA NESTE FIM DE SEMANA EM ADDIS ABEBA; 

CONTAGEM REGRESSIVA A PRESIDENCIA DO PRS. TRÊS MILITANTES  FORMALIZAM CANDIDATURA  A LIDERANÇA DOS RENOVADORES DEMOCRATICOS;   

ÁFRICA DO SUL MANDA CERCA DE 300 SOLDADOS PARA A RDCONGO. OBJETIVO: TRAVAR AVANÇO DOS REBELDES; 

Jornal ao meio dia, edição de 14 de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, com técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.   

JINGLE MVIEIRA 

O SIC deteve duas cidadãs nacionais, funcionarias bancarias por desvios dinheiro das contas de clientes. 

Uma delas terá desviado mais de cem milhões de Kwanzas. 

A informação foi avançada pelo  porta voz sic geral, superintendente chefe, Manuel Halawa, durante apresentação do balanço das actividades desenvolvidas pelo órgão.

Manuel Halawa, explicou  a imprensa a forma usado pela implicada e avançou que ainda hoje, serão apresentados outros cidadãos envolvidos em crimes diversos.

RD: MANUEL HALAWA 

O  SIC LUANDA teve quatro cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 18 e 22 anos, implicados nos crimes de associação criminosa,  roubo qualificado, e homicídio .

Os dados foram avançados pelo  porta voz do serviço de investigação criminal em luanda superintendente, Fernando de Carvalho.

RD: FERNANDO DE CARVALHO 12H

….

Quatro mortes por afogamentos foram registados nas ultimas 24 horas em Luanda, pelo serviço de proteção civil e bombeiros . 

Toda informação, é aprestada ao detalhe pela  porta voz dos bombeiros em Luanda, Maina Panzo.

RD.: MAINA PANZO 12H 

PONTO

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai disponibilizar ao mercado 300 milhões de dólares na quarta-feira ficando o montante à disposição até que se esgote, avançou o Banco Central na sua página oficial online, que procura com esta decisão aliviar falta de divisas disponíveis tanto para particulares como para empresas,.

O mesmo documento divulgado pelo BNA avança que serão  realizadas sessões diárias de venda de divisas na Plataforma Bloomberg, no período das 09h00 às 11h00, sendo que os Bancos Comerciais poderão, igualmente, efectuar a compra de moeda estrangeira através do até às 13h00, em ambos os casos, através dos comandos disponíveis neste instrumento. ?”Assim, com o intuito de mitigar possíveis

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai disponibilizar ao mercado 300 milhões de euros na quarta-feira, 14, ficando o montante à disposição até que se esgote, avançou o Banco Central na sua página oficial online, que procura com esta decisão aliviar falta de divisas disponíveis tanto para particulares como para empresas,.

O mesmo documento divulgado pelo BNA avança que serão realizadas sessões diárias de venda de divisas na Plataforma Bloomberg, no período das 09h00 às 11h00, sendo que os Bancos Comerciais poderão, igualmente, efectuar a compra de moeda estrangeira através do até às 13h00, em ambos os casos, através dos comandos disponíveis neste instrumento.

Segundo o governador do Banco Central, Manuel Tiago Dias, que falava na apresentação da Evolução do Mercado Cambial e suas Perspectivas, no seguimento da última Reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), os dados preliminares de Fevereiro deste ano registam uma venda de divisas pelo Tesouro, na ordem dos 244 milhões de dólares

No entanto, o  governador do Banco Nacional de Angola disse hoje que a taxa de câmbio deve manter-se estável e a oferta de divisas permanecer em torno dos 600 milhões de dólares (556 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2024.

Tiago Dias falava hoje num encontro com jornalistas onde foram apresentados dados sobre a evolução do mercado cambial em Angola e perspetivas de curto prazo.

A empresa ACREP Exploração Petrolífera SA vai alienar 37,47% das acções por via da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), para co-financiar o programa de pesquisa do bloco 1/14, avaliado em 250 milhões de dólares.

A informação foi avançada esta terça-feira à imprensa pelo presidente da Comissão Executiva da ACREP, Edilson Bartolomeu, na cerimónia de lançamento da Oferta e apresentação do Prospecto da Oferta Pública de Subscrição (OPS) e Oferta Pública de Venda (OPV) de Acções da ACREP- Exploração Petrolífera, S.A. 

Para o comentarista de economia da MFM, Carlos Rosado de Carvalho, com este passo surge o surgimento de facto da BODIVA;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO BODIVA 12H 

Prisão de Carlos São Vicente foi arbitrária, diz organismo da ONU

Um grupo de trabalho do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos concluiu que a detenção do empresário angolano, Carlos São Vicente, atualmente a cumprir uma pena de prisão em Luanda, foi arbitrária e uma violação do direito a um julgamento justo. 

Mais Dados Com A Jornalista Maria Humba;

MARIA HUMBA SÃO VICENTE 12H 

O Executivo angolano garante 65% do salário base para subsídio de  isolamento aos funcionários em zonas recônditas.

A revelação é do Director Nacional do Trabalho, António Estote, em declarações à imprensa neste sábado, em Luanda.

O responsável disse que os mais de 100 mil funcionários públicos e agentes administrativos colocados em zonas recônditas vão ser incentivados com a fixação de uma tabela de subsídio de isolamento, cujo acréscimo ocorre sobre 65 por cento do salário-base.

O subsídio para incidência sobre o salário base, dos quais 30 por cento para o isolamento, mais 30 por cento para renda de casa e cinco por cento para as questões complementares.

PONTO PRS 

Congresso do PRS. Benedito Daniel, presidente cessante avança para a sua recandidatura. 

A confirmação da formalização da candidatura de Benedito Daniel foi avançada a imprensa, pelo coordenador da comissão preparatória do V Congresso Donji Vieira. 

O actual presidente do Partido de Renovação Social, apresentou a sua intenção de candidatura ao mesmo cargo, apesar de vozes contrárias face aos últimos resultados eleitorais obtidos pela formação liderada por si.

A  imprensa, Benedito Daniel, apresentou as suas linhas de acção;   

RD. BENEDITO DANIEL 

O político e um dos fundadores do Partido de Renovação Social (PRS) Sapalo António, formalizou a sua candidatura junto da Comissão Preparatória do 5° Congresso Ordinário do partido que decorrerá de 2 à 4 de Abril deste ano, tornando-se assim no primeiro candidato ao cargo de presidente dos renovadores sociais.

O período de formalização das candidaturas terminou  sendo que as listas dos candidatos apurados será conhecida na próxima segunda-feira, 19 do mês corrente. 

A campanha eleitoral vai de 20 de Fevereiro à 20 de Março.

O mandatário encarregue da candidatura de Gaspar dos Santos Fernandes à presidência do Partido de Renovação Social (PRS), também fez hoje a entrega formal do processo à comissão preparatória nacional do V congresso ordinário desta formação política.

Falando à imprensa, o mandatário disse que as linhas de força do manifesto eleitoral já foram elaboradas e perspectiva-se a sua divulgação tão logo seja validado o processo de candidatura pela comissão, nos dias 16 e 19 do corrente mês.

INTERNACIONAL  

Os chefes da diplomacia dos Estados membros da União Africana reúnem-se hoje e amanhã na capital etíope. 

A 44a reunião do Conselho executivo dos Estados Membros da União Africana vai preparar os trabalhos para a 37ª cimeira de chefes de Estado da organização pan-africana que tem lugar no próximo  fim-de-semana.

O tema da União Africana para 2024 é consagrado à “Educação dos africanos adaptada à realidade do século 21, educação inclusiva e resiliente”, um tema que poderá ficar para segundo plano, tento em conta as crises político-financeira que se vivem no continente. 

O ministro angolano das relações exteriores falou sobre a cimeira;

TETE ANTONIO 12H 

Elementos do exército ruandês que apoiam a rebelião do M23 no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) dispararam pelo menos um míssil terra-ar contra um drone de observação das Nações Unidas, segundo um documento interno da organização.

De acordo com o documento confidencial, consultado pela agência France Presse, um “presumível míssil terra-ar das Forças de Defesa do Ruanda (RDF)” visou um drone de observação da ONU na passada terça-feira, sem o atingir, e foi disparado de um veículo blindado numa zona controlada pelo M23.

Os serviços de informação militares externos franceses confirmam o acontecimento.

Nem as Nações Unidas nem as Forças Armadas da RDCongo comunicaram até agora este incidente.

A África do Sul deve enviar um contingente de 2.900 soldados para a República Democrática do Congo para ajudar nos combates contra grupos rebeldes armados no leste daquele país.

Num comunicado, citado pela a Africanews, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que a implantação deve custar 105 milhões de dólares e durará até Dezembro de 2024.

Malawi e Tanzânia também enviarão tropas para a missão, que está a substituir a força regional da África Oriental que deixou a RDC em Dezembro de 2023, depois  do governo congolês a considerar ineficaz.

As tropas fazem parte da contribuição da África do Sul para a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral no Congo Oriental, aprovada em Maio de 2023 para enfrentar o agravamento da situação de segurança na área.

Data de Emissão: 14-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados