Jornal 12h, edição de 14 de Setembro de 2023

MANCHETES

 

ANGOLA COM NOVAS REGRAS PARA ACESSO AO CRÉDITO A PARTICULARES. A DECISÃO É DO BANCO NACIONAL DE ANGOLA; 

 

ESPECIALISTA EM MOBILIDADE APELA À FORMAÇÃO TÉCNICA E COMPORTAMENTAL DOS MOTOTAXISTAS PARA EVITAR CONSTRANGIMENTOS NAS GRANDES CIDADES DO PAÍS;

 

PESCADORES ANGOLANOS DETIDOS NO GABÃO AGUARDAM POR AJUDA PARA O SEU REGRESSO A ANGOLA;

 

FAF CHUMBA RECURSO DO PETRO DE LUANDA, NO ALEGADO CASO DE CORRUPÇÃO NO FUTEBOL NACIONAL;

 

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU ABORDA ACORDO DE CEREAIS DO MAR NEGRO COM LÍDERES DA UCRÂNIA, TURQUIA E RÚSSSIA.

JINGLE MIX

Notícias ao meio dia, quinta-feira, 14 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.

JINGLE MV

O presidente da Associação de Pescadores de Cabinda, Lucas Mataia Loto, revelou, esta manhã, à MFM, que os treze pescadores angolanos soltos a 23 de Agosto último pela justiça gabonesa, continuam a aguardar pelo regresso ao nosso país.

A principal razao prende-se com a falta de dinheiro para custear as despesas de viagem.

Os homens cumpriram um período de prisão preventiva de cerca de 12 meses.

Este grupo recebeu garantias do governo de Cabinda sobre o regresso ao país de um voo proveniente do Gabão, com os treze concidadãos, bem como o corpo de um outro pescador angolano que acabou por falecer naquele país.  

Mas tudo, até agra, não passou de promessa.

LUCAS MATAIA LOTO 01 12H

Os treze cidadãos fazem parte de um total de vinte pescadores angolanos detidos em 2022, no Gabão, por violação e pesca ilegal naquele país da África Central.

Dos vinte, cinco foram condenados pela justiça gabonesa, dois acabaram por falecer naquele país, sendo que um chegou mesmo a ser enterrado no Gabão.

Lucas Mataia Loto lamenta as condições precárias a que estão submetidos os cidadãos condenados e deixa apelos ao governo angolano para esforços diplomáticos com o Gabão.

LUCAS MATAIA LOTO 02 12H

Lucas Mataia Loto, presidente da Associação de Pescadores de Cabinda, em entrevista à MFM.

PONTO

A União dos Mototaxistas de Angola já não vai participar na manifestação de protesto marcada para o próximo sábado.

A decisão da UMA Angola resulta no facto de o governo de Luanda ter manifestado abertura ao diálogo com as associações para se encontrar uma saída a esta medida que restringe a circulação de mototáxis nas principais avenidas de Luanda, segundo Augusto Mateus.

AUGUSTO MATEUS 01 12H

O presidente da UMA Angola fala ainda sobre as propostas apresentadas ao governo de Luanda.

AUGUSTO MATEUS 02 12H

Augusto Mateus, da UMA Angola, União dos Mototaxistas de Angola.

Na mesma senda, Bento Rafael, da AMOTRANG, a primeira associação de transportes de pessoas e mercadorias em motorizadas, faz um apelo aos seus filiados e outros transportadores a pautarem pela calma.

BENTO RAFAEL 12H 140923

Bento Rafael, presidente da AMOTRANG.

De recodar que tudo começou com o anúncio feito pelo governo de Luanda no passado dia 5 de Setembro sobre a proibição da circulação de mototáxis, nas principais avenidas da capital.

Na sequência, surgiram várias contestações de associações dos mototaxistas, agravadas com a pronta autuação de agentes da polícia contra os profissionais que operam no segmento de transportação de pessoas e mercadorias em motorizadas.

No entanto, esta semana, marcada por vários encontros com associações de mototaxistas e camionistas, o governo de Luanda anunciou uma campanha de sensibilização sobre as medidas de ordenamento do trânsito, que decorrem num período de três meses.

Ainda sobre a situação da mobilidade aqui na capital…

O especialista em mobilidade, transportes e logística, Luís Moita, defende a criação de condições inciais aos mototaxistas, que passam pela formação técnica e comportamental para o exercício da sua actividade.

Por outro lado, o convidado de hoje do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, aqui na MFM, afirma que os motociclos não são os causadores do congestionamento que se regista no tráfego em Luanda. 

LUÍS MOITA 01 12H 140923

Luís Moita recomenda ainda a uma postura de fiscalização mais actuante dos agentes reguladores de trânsito para o combate à sinistralidade rodoviária.

LUÍS MOITA 02 12H 140923

O especialista em mobilidade, transportes e logística, considera que a falta soluções para resolver o problema da pouca oferta de transportes públicos, associado ao crescimento da população de Luanda, estão na base da presença massiva de motociclos na capital, mas adverte que este segmento de transportação de pessoas não é a solução para a gritante insuficiência de transportes públicos.

LUÍS MOITA 03 12H 140923

Ouvimos Luís Moita, especialista em mobilidade, transportes e logística, convidado da edição de hoje do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, que olhou para as soluções para a problemática da mobilidade urbana na capital do país.

A reposição da grande entrevista da MFM para acompanhar, logo mais, às 20h, nesta sintonia.

PONTO

Mais de sete milhões de crianças menores de cinco anos continuam a ser vacinadas contra a poliomielite.

Em algumas províncias será, ainda, administrada vitamina A e o desparasitante Albendazol.

O Ministério da Saúde angolano garante que, para o sucesso da campanha, foram criadas brigadas para identificarem, nas comunidades, os menores que terão acesso à vacinação de rotina.

O Programa Alargado de Vacinação do Ministério angolano da Saúde conta com oito mil equipas móveis e fixas para o processo da campanha de vacinação contra poliomielite e administração do desparasitante Albendazol e da vitamina A.

O ministério da saúde revela que a organização também está a fazer o levantamento de menores que não tomaram a primeira dose de rotina, para que, desta vez, nenhuma criança fique fora da campanha.  

A Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST adiou para Novembro a divulgação do Relatório sobre Monitoria das Obras da Saúde financiadas pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em Luanda e Bengo, prevista para o dia de hoje, devido a imprevistos de última hora na organização da cerimónia.

A informação foi avançada pelo diretor nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, padre Celestino Epalanga.

PADRE CELESTINO 12H 140923

Padre Celestino Epalanga, diretor nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST.

PONTO ECONOMIA

O Banco Nacional de Angola anunciou aos bancos angolanos novas regras para concessão de crédito a instituições financeiras solventes com problemas temporários de liquidez.

A condição para os bancos comerciais terem acesso a liquidez do banco central é apresentarem “garantias adequadas e suficientes” e pode implicar a adopção de medidas correctivas quando necessário.

O BNA estipulou também um prazo de reembolso de 180 dias para esses empréstimos.

O banco central de Angola condiciona a concessão de crédito à demonstração, por parte dos bancos locais, de que se encontram com problemas temporários de liquidez e à prova de que foram esgotadas todas as fontes alternativas de financiamento no mercado interbancário.

O analista economico Carlos Rosado de Cravalho falou sobre o impacto desta directiva do BNA;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 1

Os bancos são também chamados a apresentarem, ao BNA, um plano de aplicação dos recursos e a perspectiva de reembolso num prazo máximo de 180 dias “renováveis uma única vez e por igual período”.

Para além de terem de ter um modelo de negócio viável e sustentável a médio e longo prazo.

Em Angola esta exigência do BNA é associada ao facto de ter subido o requisito mínimo de fundos próprios regulamentares. Este Aviso do BNA é tido como mais aplicável aos bancos que apresentam dificuldades de capital, depois de o BNA ter aumentado a exigência de capital mínimo dos bancos para 15 mil milhões de kwanzas, o dobro do estabelecido até àquela data, com prazo até 5 de Outubro próximo.

O analista Carlos Rosado de Cravalho aponta que este cenario apanha Angola com alguns bancos muitos problemas de tesouraria;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2 12H

Há ainda outro tema relacionado com a supervisão bancária em Angola.

A partir 5 de Outubro, os bancos comerciais que operam no mercado angolano devem funcionar com capital social mínimo de 15 mil milhões de kwanzas, de modo a estarem em conformidade com a nova exigência do Banco Nacional de Angola.

Termina hoje, em Luanda, a 4ª Edição da Conferência Internacional e Exposição, Angola Oil & Gás 2023.

Sob o lema “Segurança Energética, Descarbonização e Desenvolvimento Sustentável”, o evento, iniciado ontem, conta com a participação de 45 países, com mais de 275 participantes, entre delegados séniores e representantes de companhias petrolíferas.

Ontem, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, garantiu que o governo vai continuar a intensificar os investimentos no sector petrolífero para melhorar os níveis de produção no país que se mantêm na ordem dos 1,1 milhão de barris de petróleo por dia.

PONTO DESPORTO

O recurso do Petro de Luanda, no alegado caso de corrupção no futebol nacional, foi chumbado pelo conselho de disciplina da Federação Angolana de Futebol.  

O comunicado número 1 da secretaria geral da FAF explica que o Petro de Luanda tinha de remeter o recurso com a procuração original e autenticada.  Este é um documento que permite ao clube ser representado por um advogado neste caso.

Nos documentos enviados, o Petro de Luanda juntou apenas uma cópia da procuração não autenticada. O conselho de disciplina solicitou ao clube que juntasse aos autos, com o documento original autenticado num prazo não superior a 24horas. Diz o comunicado que o Petro de Luanda respondeu dentro deste prazo. 

Este é um dos assuntos que vai dominar a actualidade desportiva, com o Hilário Leonardo, logo a seguir a este jornal.

PONTO INTERNACIONAL

O secretário-geral da ONU, António Guterres, confirmou, quarta-feira , que se encontrará na próxima semana, durante a Assembleia-Geral, com os Presidentes da Ucrânia, da Turquia, e com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

Numa conferência de imprensa em Nova Iorque, Guterres afirmou que nos seus encontros com Volodymyr Zelensky, com Recep Tayyip Erdogan e com Lavrov abordará o Acordo dos Cereais do Mar Negro, que se encontra suspenso por decisão de Moscovo.

Esta será a primeira comparência de Zelensky na Assembleia-Geral da ONU, que levará a Nova Iorque dezenas de chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, entre eles o Presidente norte-americano, Joe Biden.

Data de Emissão: 14-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados