Jornal 12h, edição de 14 de Novembro de 2023

Destaques:

ANTIGO VICE-GOVERNADOR DO KUANDO KUBANGO NO BANCO DOS REUS. ERNESTO KITEKULO É ACUSADO DE PECULATO EM DOIS PROCESSOS;  

– SINPROF CONDENA ACTOS DE AGRESSÃO CONTRA PROFESSORES E ANUNCIA MARCHAS DE PROTESTO;

– INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OBRIGADAS A COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS NACIONAIS, A PARTIR DO PRÓXIMO ANO; 

– PRIMEIRO DE AGOSTO PODE COMPROMETER-SE A PAGAR 25% DA DÍVIDA CONTRAÍDA AOS SEUS ANTIGOS  OGADORES DE BASQUETEBOL;

– MASSACRE EM ALDEIA NO NORTE DO BURKINA FASO FEZ 70 MORTOS.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, terça-feira, 14 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.   

JINGLE MV

O Tribunal Supremo iniciou hoje o julgamento dos processos registados contra o antigo vice governador do Kuando Kubango,  Ernesto Kiteculo, acusado, nos dois processos, da prática do crime de peculato.

A acusação é do  Ministério Público e arguido Ernesto Kiteculo é  acusado, nos dois processos, da prática do crime de peculato.

O acto acontece na sala de julgamentos do Tribunal Supremo e terá como relator, o juiz Daniel Modesto. 

O jurista Joaquim Jaime falou sobre os contornos do processo;

JOAQUIM JAIME 12H  JULGAMENTO 

A equipa sénior masculina de basquetebol do Primeiro De Agosto pode comprometer-se a pagar 25% do valor da dívida contraída aos ex-jogadores da equipa, para evitar uma punição mais gravosa da FAB, E DA FIBA.  

Os jogadores que estiveram ligados ao clube, reclamam atraso salarial, prémios de jogos e segurança social, dívida que até agora o clube não liquidou. 

Zacarias Jeremias, advogado dos antigos atletas da equipa de basquetebol do Primeiro de Agosto, disse à MFM que o clube pretende assinar hoje um acordo de pagar apenas 25% do valor no prazo de seis meses.  

O caso já foi remetido ao tribunal de Luanda onde está já na primeira secção de trabalho, depois de já ter sido enviado à Federação Angolana de Basquetebol e nesta altura já foram enviadas reclamações à FIBA.

A dívida está avaliada em mais de 500 milhões de Kwanzas, Zacarias Jeremias fez saber que as várias negociações entre o clube e os jogadores, não foram levadas a sério pelo Primeiro de Agosto. 

RD-ZACARIAS JEREMIAS-PARTE 2 

Zacarias Jeremias, advogado dos ex-atletas da equipa de basquetebol do Primeiro de Agosto, que reclamam prémios de jogos, atraso salarial e segurança social. 

Tratam-se dos atletas Felizardo Ambrósio, Malick Cissé, Milton Valente, Geraldo Santos, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Juscelino Ricardo, Tariso Domingos e Edson Ndoniema.

Sobre este e outros assuntos desportivos, o amigo ouvinte vai acompanhar depois deste serviço de notícias, com o Hilário Leonardo no Jornal Desportivo. 

Continua o braço de ferro entre ex-trabalhadores da brigada especial de limpeza e a  Casa Militar. 

Em causa está a expulsão de vários trabalhadores que agora exigem indemnização. 

Depois de uma semana de moratória estes podem voltar aos protestos.  

Domingos Vieira e Irina Sebastião,  representantes dos mais de mil trabalhadores, em entrevista a MFM reafirmaram que enquanto a indemnização não acontecer, as reivindicações vão continuar 

RD: VOX 

O analista Carlos Cabaça  pensa que o assunto devia ser resolvido a contento das partes;

CARLOS CABAÇA 12H 

E o jurista Alberto Quixinacho aponta o assunto como delicado;

ALBERTO QUIXINACHO 12H 

O SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, condena os actos de agressão contra os profissionais da educação em pleno recinto escolar, registados um pouco por todo o país. 

O secretário-geral da referida organização sindical, Admar Jinguma, lamenta que muitos desses actos sejam praticados por pais e encarregados de educação. 

ADMAR JINGUMA 01 – 01’ 53’’ 12H 141123

Perante este cenário que vai ganhando corpo nos últimos dias, Admar Jinguma anuncia para o dia 22 deste mês a realização de marchas de protesto contra os actos de agressão aos professores, que vão decorrer em todo o país.

ADMAR JINGUMA 02 – 01’ 37’’ 12H 141123

Admar Jinguma, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professores.

A reação do SINPROF surge uma semana depois de o Ministério da Educação ter condenado igualmente as agressões que os professores têm vindo a sofrer por parte de alunos e familiares, em pleno recinto escolar.

O secretário de Estado para Educação Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, apelou aos encarregados de educação a pautarem por uma postura aceitável, que enalteçam os valores morais e cívicos.

PACHECO FRANCISCO – 46’’ 12H 141123

Secretário de Estado para Educação Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco.

O último caso de agressão a um professor por familiares de um aluno ocorreu no colégio 2001 da cidade do Kilamba, tendo viralizado nas redes sociais, quando já foram tomadas as devidas medidas pelos órgãos de justiça.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço, pediu esta segunda-feira, em Luanda, maior particular atenção à companhia aérea TAAG para torná-la mais eficiente e capaz de voar para mais capitais mundiais. 

João Lourenço, falava durante o acto de tomada de posse do novo secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira.

JOÃO LOURENÇO – 01′ 25” 12H 141123

Presidente da República, João Lourenço, defendendo mais atenção à TAAG, para que se torne mais eficiente. 

As instituições públicas angolanas serão obrigadas a comprar produtos e serviços nacionais, a partir do próximo ano. 

Com a medida, o governo quer estimular e aumentar a produção nacional, segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

JOSÉ DE LIMA MASSANO – 59” 12H 141123

Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano. 

E a Proposta de Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2024 está a ser discutida na Assembleia Nacional, onde será igualmente votada hoje generalidade.

A proposta do OGE para o próximo ano estima receitas e despesas na ordem dos 24,7 biliões de kwanzas.

Amanha vai à votação final global a Proposta de Lei que altera o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado. 

O Executivo angolano anunciou a proposta de redução de 7% para 5% do Imposto sobre o Valor Acrescentado sobre os bens de amplo consumo, tal como esclarece a ministra das Finanças, Vera Daves.  

Esta terça-feira, a ministra das Finanças, Vera Dves, avançou as linhas gerais deste orçamento. 

VERA DAVES – 01’ 33’’ 12H 141123

Ministra das Finanças, Vera Daves, e as linhas gerais do OGE para o próximo ano.

PONTO ECONOMIA

A inflação em Angola manteve em agosto a trajetória ascendente iniciada em maio, acelerando para 13,54% em termos homólogos e 2,04% em termos mensais, sobretudo devido à subida dos preços nas rubricas da educação, alimentos e transportes.

Subida dos preços em Angola acelerou em agosto e colocou inflação homóloga nos 13,54%

Em termos mensais, o Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 2,04%. 

Os dados mostram que das doze classes de consumo analisadas todas registaram aumentos, entre as quais dez com taxas superiores à unidade. Carlos Rosado de Carvalho analisou o mais novo informe do Instituto nacional de estatística;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 02’05

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

A classe “Educação” foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 6,19%, destacando-se também a subida dos preços das classes “Saúde” com 2,37%, “Alimentação e bebidas não alcoólicas” com 2,19% e “Bens e serviços diversos” com 2,12%.

As províncias que registaram maior variação nos preços foram: Luanda com 2,82%, Lunda-Sul com 2,06% e Namibe com 1,67%.

Seis dos 13 candidatos às eleições presidenciais em Madagáscar, que se realizam quinta-feira, anunciaram que não vão participar ao pleito, devido a alegados boicotes nas votações, e apelaram ao povo para não ir às urnas.

Dos 12 opositores, 11 formaram uma coligação, apesar de se continuarem a apresentar como candidatos individuais, e desde Outubro promoverem manifestações, impedidas regularmente pela Polícia local. 

PONTO

O trabalho de lotação de taxis, ganha mais cada vez mais praticantes,  na sua maioria jovens desempregados.

Os prestadores destes serviços, afirmam que o serviço é legal  e tem recebido o apoio das autoridades policiais. Reportagem de Maria Humba;

MARIA HUMBA 12H 

PONTO INTERNACIONAL 

Massacre em aldeia no norte do Burkina Faso fez 70 mortos. 

O procurador Simon Gnanou disse que o ataque aconteceu na aldeia de Zaongo, a cerca de 60 quilómetros da cidade de Boulsa.

O burquina Faso regista luta há anos contra insurgentes jihadistas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, o que já motivou milhares de mortos e mais de dois milhões de deslocados internos.

As autoridades locais levaram dois dias a alertar para o ataque e mais quatro dias para que uma equipa de investigadores pudesse chegar ao local onde encontraram dezenas de casas queimadas, disse o procurador, acrescentando que a dado momento foi também necessário repelir um ataque contra a coluna de investigadores.

Data de Emissão: 14-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados