Jornal 12h, edição de 14 de Junho de 2023
AMNISTIA INTERNACIONAL APELA À CONTENÇÃO DA POLÍCIA NACIONAL E À PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS … – COMENTARISTA MFM CONSIDERA QUE REAÇÃO POPULAR RESULTA DE UM CONJUNTO ACUMULADO DE MEDIDAS IMPOPULARES.
MAIS DE 17 MILHÕES DE CIDADÃOS ESTÃO VACINADOS CONTRA A COVID-19
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REALIZA HOJE SEGUNDO PERÍODO DOS EXAMES NACIONAIS
INTERNACIONAL
ONG HUMAN RIGHTS WATCH RESPONSABILIZA M23 , POR ATROCIDADES NA RDC
PONTO MIX
Jornal da Tarde na MFM 14 de Junho de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
PONTO
A Amnistia Internacional pediu esta terça-feira, contenção à polícia Nacional e a proteção dos direitos humanos, nas manifestações contra a subida dos combustíveis.
O apelo surge após uma semana agitada em que manifestações de taxistas e moto taxistas nas cidades do Lubango, do Huambo e do Namibe terminaram em confrontos com a polícia, de que resultaram mortos, feridos e detidos.
A Amnistia Internacional sublinha que a dispersão dos manifestantes deve ser sempre uma medida excecional, tal como o uso da força, que deve estar reduzida ao mínimo indispensável, questionando o uso de gás lacrimogéneo e balas reais para dispersar uma multidão no Huambo, no dia 5 de junho.
Pelo menos cinco pessoas morreram nesta cidade, entre as quais uma criança de 12 anos.
O comentarista MFM, Joaquim Jaime, considerou que a reação popular resulta de um conjunto acumulado de medidas impopulares.
JOAQUIM JAIME – 1 – J012H14062023
Joaquim Jaime, deixou um Apelo aos Órgãos de Defesa e Segurança.
JOAQUIM JAIME – 2 – J012H14062023
Amnistia Internacional pediu, contenção à polícia Nacional e a proteção dos direitos humanos, nas manifestações contra a subida dos combustíveis.
PONTO
A Empresa Publica de Águas de Luanda, paralisar a Estação de Tratamento de Água do Kikuxi no dia 16 do corrente mês, para realização de manutenção da unidade, pelo que vaias zonas da Capital, vão ficar sem o abastecimento de água.
O porta-voz da EPAL, Waldemir Bernardo, avançou a MFM, que zonas vão ficar privadas do abastecimento de água.
WALDEMIR BERNARDO – J012H14062023
Porta-voz da EPAL, Waldemir Bernardo
PONTO
Angola imunizou em 2022, cerca de 2,5 milhões de crianças menores de cinco anos com vacinas da Pólio, Sarampo e a administração da Vitamina A, o que corresponde a 60 por cento de cobertura.
A informação foi avançada, está terça-feira, em Madrid, Reino de Espanha, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante a participação no encontro de avaliação de médio termo da Conferência Global da Gavi sobre o impacto das vacinas no mundo.
SILVIA LUTUKUTA – 1 – J012H14062023
Silvia Lutukuta, falou a da experiência de angola, durante a luta contra a COVID-19.
Nesse sentido, avançou, o país registou, digital e nominalmente no REDIV, mais de 17.5 milhões de pessoas com mais de 12 anos e controlou, em tempo real, mais de 1.700 postos de vacinação.
SILVIA LUTUKUTA – 2 – J012H14062023
Angola imunizou em 2022, cerca de 2,5 milhões de crianças menores de cinco anos com vacinas da Pólio, Sarampo e a administração da Vitamina A, o que corresponde a 90 por cento de cobertura.
POR OUTRO LADO
Jeremias Agostinho, Especialista em Saúde Publica, falou da importância da Conferência Global da GAVI sobre o impacto das vacinas no mundo.
JEREMIAS AGOSTINHO – J012H14062023
Jeremias Agostinho, Especialista em Saúde Publica
PONTO
O Ministério da Educação dá início hoje, em todo o território nacional, o segundo período de aplicação dos Exames Nacionais, na sua primeira fase de generalização.
Segundo a Directora do Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Da Educação Luty Marla, os exames nacionais, primeira fase de generalização, têm como público-alvo alunos de oito instituições públicas, público-privadas e privadas do ensino primário e secundário.
LUTY MARLA – 1 – J012H14062023
Luty Marla, fez um balanço positivo do estudo de diagnostico, feito apenas em Luanda.
LUTY MARLA – 2 – J012H14062023
Ministério da Educação dá início hoje, em todo o território nacional, o segundo período de aplicação dos Exames Nacionais, na sua primeira fase de generalização.
PONTO
José de lima Massano, antes de ser Ministro de Estado e da Comissão Económica, em reunião com banqueiros, justificou a desvalorização do Kwanza com o choque petrolífero.
O assunto foi tema de conversa em mais uma edição da economia sem macas com o comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
Para o economista, a desvalorização do Kwanza não pode ser atribuída ao Um Choque Petrolífero.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1
Carlos Rosado acrescenta que houve decréscimo em todo o conjunto das as exportações, com realce para o gás cuja a sua percentagem e de 49 por cento.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO
Opinião de Carlos Rosado de Carvalho em mais uma economia sem macas.
PONTO
A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, chefia a Delegação Angolana Tripartida que participa, de 05 a 16 Junho de 2023, na Centésima Decima Primeira, Sessão da Conferência Internacional do Trabalho , em Genebra, Suíça, sob o lema “Justiça Social Para Todos” que se realiza totalmente de forma presencial pela primeira vez desde 2019.
Neste evento internacional, trabalhadores, empregadores e delegados governamentais dos 187 Estados membros da OIT abordam uma ampla gama de questões, incluindo: uma transição justa para economias sustentáveis e inclusivas, aprendizados de qualidade e a proteção dos trabalhadores.
A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, proferiu está terça-feira, uma declaração em nome do Governo Angolano e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
TERESA DIA – J012H062023
Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.
PONTO CORRIDO
O Tribunal Constitucional celebra, no próximo dia 17, deste mês, 15 anos desde a sua institucionalização em 2008, com a entrada em vigor da Lei n.º2/08, de 17 de Junho.
Para celebrar a data, o TC vai realizar de 15 a 30 do corrente, várias acções com o objectivo de fomentar o debate público em torno do seu propósito institucional, enquanto guardião da Constituição da República e de contribuir para a elevação do conhecimento dos cidadãos sobre matérias jurídico-constitucionais.
-.-
O Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 0,95% de Abril a Maio de 2023, com uma aceleração de 0,03 pontos percentuais, igual valor do período homólogo.
A variação homóloga situa-se em 10,62%, registando um decréscimo de 13,80 pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior, ou seja, Maio de 2022, observando-se uma aceleração na variação actual de 0,03 pontos percentuais.
De acordo com a Folha Informação Rápida (FIR) publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, a classe “alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,57 pontos percentuais, durante o mês de Maio, seguida das classes “bens e serviços diversos”, com 0,10 pontos percentuais, “saúde” com 0,07 pontos percentuais e “vestuário e calçado”, com 0,06 pontos percentuais.
INTERNACIONAL
A Organização Não-Governamental Human Rights Watch disse hoje que o movimento rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, “parece ser o responsável” pelas valas comuns encontradas no norte da República Democrática do Congo.
A RDC, as Nações Unidas e a União Africana precisam de encarar as provas cada vez mais evidentes de que o M23 cometeu numerosos homicídios na aldeia de Kishishe”, disse o investigador Clémentine de Montjoye, da HRW, salientando que “existe uma necessidade urgente de recolha de evidências, investigações imparciais e de informações às famílias sobre o destino dos seus entes queridos”.
O Governo congolês, acrescenta a organização, deve procurar ajuda das entidades internacionais para realizar exumações adequadas e devolver os corpos às famílias, responsabilizando os responsáveis.