Jornal 12h, edição de 14 de Fevereiro de 2023

RAVINA DE GRANDES PROPORÇOES INVADE ZONA RESIDENCIAL E  ESTRADA NACIONAL EM CACUACO.

INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR SUBMETIDAS A PROCESSO DE AVALIAÇÃO.

DETIDO EM LUANDA CIDADÃO CHINÊS POR TRÁFICO DE PESSOAS PARA EXPLORAÇÃO DE TRABALHO EM PAÍSES ASIÁTICOS.

MARBURG VOLTA A MATAR NA GUINE EQUATORIAL.

ACUSACOES DE  ESPIONAGEM AGITAM RELAÇOES CHINA-EUA;

JINGLE MV

Todas as instituições do ensino superior, públicas e privadas, serão submetidas a um processo de avaliação para se apurar a qualidade e conformidade dos cursos, as condições das infraestruturas e os métodos de gestão.

A acompanhar todo este processo está o jornalista Alves Fernandes.

– RD ALVES FERNANDES/INAAREES

PONTO

32 casas foram engolidas, nos últimos dois anos, pela conhecida ravina do balumuka, no município de Cacuaco.

Para estancar a situação a administração municipal e o governo provincial fizeram diligencias junto do ministério das obras publicas, ordenamento do território e habitação, que mobilizou duas empresas de construção civil para uma intervenção imediata, tal como esclarece o administrador municipal adjunto de Cacuaco, Elias Comandante Kulipanga;

RAVINA CACUACO 1

O administrador adjunto esclarece que as famílias que perderam as suas casas já estão a ser realojadas.

RAVINA CACUACO 2   

PONTO

Um total de catorze angolanos encontram-se presos na Etiópia, por suposto envolvimento no tráfico internacional de drogas, revelou, esta segunda-feira, em Adis Abeba, o embaixador de Angola, Francisco da Cruz.

Segundo o embaixador Francisco da Cruz, os cidadãos angolanos foram presos no Aeroporto Internacional de Adis Abeba, por estarem envolvidos no tráfico internacional de drogas.

São angolanos, na sua maioria provenientes do Brasil, que utilizaram o Aeroporto Internacional de Bole, carregando suposta droga, com o objectivo de fazer chegar o produto à capital do país, Luanda.

O diplomata indicou que este número tende a aumentar, notando que, recentemente, uma cidadã angolana foi condenada na Etiópia por tráfico de drogas com pena de 12 anos, uma situação que disse requer uma certa atenção da parte das autoridades angolanas.

O embaixador Francisco da Cruz falou da necessidade de uma cooperação ao nível dos dois Estados no tratamento desta questão, quer do ponto de vista preventivo, quer daqueles que já estão a contas com a justiça.

FRANCISCO DA CRUZ 12H

Angola não tem acordo de extradição de reclusos com a República Federal Democrática da Etiópia, o que tem complicado a situação dos angolanos detidos nesse país.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, Angola e Etiópia assinaram poucos acordos de cooperação, com excepção para as áreas dos serviços aéreos e de comércio.

PONTO

Embaixador chinês diz que não percebe porque continuamos a pedir dinheiro emprestado à China.

No entender do economista Carlos Rosado de Carvalho a situação merece uma avaliação profunda tendo em conta as relações bilaterais.

CARLOS ROSADO  1

Por outro lado, Carlos rosado de Carvalho aponta o futuro das relações entre angola e china.

CARLOS ROSADO 2

INTERNACIONAL

O número de mortos do terramoto de segunda-feira na Síria é agora de 5.273, de acordo com o último número de mortos publicado pelo Observatório Sírio dos Direitos do Homem.

A Turquia confirmou o número total de mortos para mais de  36 mil.

No entanto, após abertura do livro de condolências da Embaixada da Turquia no nosso país, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Turquia, Sérgio da Conceição, reforçou o pedido hoje a MFM, para que a comunidade angolana, sobretudo os empresários nacionais, a apoiar as vítimas da tragédia humanitária decorrente dos terramotos que afectaram milhões de pessoas naquele país situado na Eurásia. 

Sérgio da Conceição, lembra, diz ser primordial o apoio de Angola a Turquia, recordando, que recentemente as duas Nações, assinaram vário acordo, que tem impulsionado a cooperação bilateral entre os dois países.

O responsável da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Turquia, disse ainda, que a Turquia está presente todos os dias em nossas casas, através da indústria cinematográfica.  

RD-SÉRGIO DA CONCEIÇÃO

A entidade máxima da Turquia em Angola, o Embaixador Alp Ay, enalteceu o gesto solidário manifestado pelo Presidente da Câmara.

A Turquia neste momento recebe vários apoios da comunidade internacional, por conta do terramoto que assolou aquele País.

Nove pessoas morreram na Guiné Equatorial devido a um surto de vírus de Marburg, anunciaram as autoridades do país e a Organização Mundial de Saúde (OMS). A febre hemorrágica é quase tão mortal quanto o ébola.

A Guiné Equatorial confirmou o primeiro surto da febre hemorrágica, na sequência da morte de pelo menos nove pessoas na província de Kie-Ntem, disse o ministro da Saúde do país na segunda-feira (13.02).

A OMS também confirmou o surto. A Organização Mundial de Saúde destacou peritos em emergências de saúde para ajudar a Guiné Equatorial a combater a doença e garantir a colaboração comunitária no controlo do surto.

O mistério dos objetos abatidos sobre o céu da América do Norte, nos últimos dias, está a azedar as relações entre Washington e Pequim.

Quanto ao primeiro, os Estados Unidos dizem ser um balão-espião enviado pela China. Quanto aos três outros objetos, ainda não há certeza sobre a origem ou a função, mas a Casa Branca diz ter certeza sobre uma coisa: Vêm deste planeta.

Disse Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca: “Sei que tem havido perguntas e preocupações sobre isto, mas não há, mais uma vez, nenhuma indicação de extraterrestres ou atividade extraterrestre”.

Mesmo assim, a Casa Branca sentiu a necessidade de defender a razão pela qual abateu os objetos. Além de serem um perigo para o tráfego aéreo comercial, os EUA dizem agora que a China tem um programa de balões ligado ao seu exército.

AAFRICA DO SUL. As tempestades ameaçam sete das nove províncias do país, principalmente na costa leste.

“O governo declarou o estado de catástrofe nacional para permitir uma resposta sustentada e coordenada ao impacto das inundações”, anunciou a presidência sul-africana numa declaração citada pela agência France-Presse (AFP).

Os centros de gestão de catástrofes registaram sete mortes até ao momento. Pelo menos cinco pessoas morreram em KwaZulu-Natal, confirmou a porta-voz do centro de gestão de catástrofes.

Várias pessoas estão desaparecidas depois de terem tentado atravessar um rio.

PONTO

Luto no jornalismo angolano. Em menos de 24 horas, o país perdeu dois jornalistas, na flôr da juventude.Victória da Graça, da Rádio Nacional de Angola, morreu na noite de segunda-feira no Hospital Geral de Malanje, vítima de doença.

A jornalista, que exercia as funções de chefe de produção da Rádio Malange, iniciou a sua carreira há 21 anos na capital do país, onde foi realizadora do programa “Manhã de Domingo”, tendo sido transferida para as terras da Palanca Negra Gigante em 2016.

Na noite de ontem, o luto instalou-se também na redacçao do Jornal de Angola, com a notícia da morte do jornalista Domingos dos Santos, director/adjunto do Jornal Metropolitano de Luanda.

Numa nota divulgada há instantes, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), lamenta a morte prematura de dois jovens profissionais que muito tinham para dar ao jornalismo angolano.

TEIXEIRA CANDIDO 12H

Vamos aqui recordar a voz de Vitoria da Graça que se cala para sempre.

VITORIA DA GRAÇA EM MEMORIA

FIM.FIM

Data de Emissão: 14-02-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados