Jornal 12h, edição de 14 de Dezembro de 2023
Destaques:
NOVO BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE ANGOLA É CONHCEDIDO ESTA SEXTA-FEIRA;
– DOIS CANDIDATOS DISPUTAM NESTE SÁBADO CADEIRÃO MÁXIMO DA ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS;
– JÁ ESTÁ EM FUNÇÕES O NOVO MINISTRO DA ECONOMIA E PLANEAMENTO, NOMEADO ONTEM PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;
– SUSPENSA A GREVE DOS ENFERMEIROS EM LUANDA DEPOIS DE NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO PROVINCIAL;
– DESPORTOS NÁUTICOS PRECISAM DE AJUDA PARA GARARTIR PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2024;
– PAPA FRANCISCO VOLTA A APELAR A UM CESSAR-FOGO IMEDIATO NA FAIXA DE GAZA.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, numa edição de Zacarias Congo.
…
No dia em que os dois candidatos à Ordem dos Médicos Veterinários de Angola estiveram frente à frente, na MFM, apresentando as suas propostas para a liderança da instituição.
JINGLE MV
É já amanhã que será conhecido o novo Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, que deverá ser escolhido entre os cinco candidatos que se envolveram naquela que foi considerada a campanha eleitoral mais disputada entre os advogados angolanos.
Durante três semanas, os advogados Correia Vicente Pongolola, Henriqueta de Sousa da Silva, José Carlos Miguel, José Luís Domingos e Sebastião Vinte e Cinco, percorreram as 18 províncias do país, participaram em debates televisivos e radiofónicos, tendo igualmente marcado presença em diferentes espaços informativos da MFM.
Hoje é dia de reflexão e amanhã, dia 15 de Dezembro, os cerca de 11 mil associados da Ordem dos Advogados de Angola vão depositar os seus votos nas urnas certificadas para a eleição do futuro Bastonário, para o triénio 2024, 2025 e 2026.
O presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Lino Dianvuto, descreve como vai decorrer o processo de votação.
LINO DIANVUTO – 29” 12H 141223
Lino Dianvuto, presidente da Comissão Eleitoral Nacional. É já amanhã que vai ser conhecido o substituto de Luís Paulo Monteiro no cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, para um mandato de três anos.
…
Entretanto, quem também vai à voto neste fim de semana é a Ordem dos Médicos Veterinários de Angola, cujos candidatos Sílvio Alvarenga e Carla Fernandes estiveram hoje, frente à frente, no programa “A ÚLTIMA PALAVRA” da MFM.
Carla Fernandes, médica veterinária, diz que o papel da Ordem dos Veterinários é pouco divulgado, 20 anos depois do seu surgimento;
CARLA FERANDES 12H
Já Sílvio Alvarenga, também candidato e médico veterinário, fala das suas propostas para a liderança da Ordem. Uma das questões tem a ver com a aposta no desenvolvimento da economia rural;
SILVIO ALVARENGA 12H
Eleições na ordem dos veterinários de Angola em contagem regressiva. Neste fim de semana, dois médicos disputam a liderança para a ordem. Trata-se de Carla Fernandes e Sílvio Alvarenga.
…
Está suspensa a greve dos enfermeiros em Luanda iniciada na passada segunda-feira. A suspensão da greve foi decidida ontem em assembleia, depois de um acordo entre Sindicato e entidade patronal para a resolução dos pontos constantes do caderno reivindicativo, como a falta de material gastável e de segurança nos hospitais, condições de trabalho e revisão da carga horária.
Assim, os profissionais retomaram ao trabalho esta quinta-feira, tal como confirmou à MFM o secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros em Luanda, Afonso Quileba.
AFONSO QUILEBA 01 – 01′ 44” 12H 141223
O sindicalista adverte que caso os problemas apresentados pela classe não comecem a ser resolvidos a partir de Janeiro, os enfermeiros poderão voltar à greve.
AFONSO QUILEBA 02 – 01′ 36” 12H 141223
Afonso Quileba, secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros em Luanda, confirmando a suspensão da greve da classe, após acordo com o governo provincial para a resolução dos problemas apresentados em caderno reivindicativo.
…
Jornalistas reflectem amanhã no CEFOJOR, aqui em Luanda, sobre a relação entre um jornalismo plural e a democracia, em resposta às críticas da sociedade face ao papel dos jornalistas e dos órgãos de comunicação social, bem como sobre recuos em matéria de liberdade de imprensa no país.
O evento é realizado no dia em que se vai assinalar um ano desde que foi organizada a primeira marcha em protesto contra assaltos às residências dos jornalistas e à sede do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, tal como confirma o secretário geral da referida organização sindical, Teixeira Cândido.
TEIXEIRA CANDIDO – 02′ 19” 12H 141223
Teixeira Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, convidando os profissionais da comunicação social e pessoas interessadas a participarem amanhã de um evento, em reflexão sobre o estado actual do jornalismo angolano, que vai decorrer às 14h no CEFOJOR, aqui em Luanda.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse, esta manhã, ao novo ministro da Economia e Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e ao secretário de Estado para o Ambiente, Yuri Walter Sousa.
Víctor Hugo Guilherme, que até então exerceu as funções de Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, foi nomeado ontem para o cargo de Ministro da Economia e Planeamento em substituição de Mário Caetano João.
Por outro lado, o Presidente da República exonerou o Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Carlos Alberto Lopes, tendo o substituído por Armando Manuel, que foi o primeiro presidente do Fundo Soberano de Angola, sendo assim o seu regresso.
Sobre as alterações na equipa económica do governo, o analista MFM, Joaquim Jaime, considera que as mexidas resultam de uma nova visão apresentada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
JOAQUIM JAIME 01 – 01′ 19” 12H 141223
Joaquim Jaime afirma que as aletrações na equipa económica do Presidente da República poderão continuar, por entender que o sector económico é o que tem apresentado o pior desempenho do executivo.
JOAQUIM JAIME 02 – 01′ 49” 12H 141223
Analista MFM, Joaquim Jaime, comentando sobre as recentes alterações feitas na equipa económica do Presidente João Lourenço, que exonerou o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, substituindo-o por Víctor Hugo Guilherme.
…
A Guiné Equatorial acolhe amanha a 5ª Sessão Extraordinária da Cimeira da CEEAC, Comunidade Económica dos Estados da África Central, com o foco virado na situação do Gabão, com a presença do presidente João Lourenço.
O evento é antecedido hoje pela reunião Conselho de Ministros, no quadro do Conselho de Paz e Segurança da África Central sobre a transição política no Gabão.
A agenda de trabalho da reunião dos ministros reserva, entre os vários pontos, a análise das informações dos Enviados Especiais sobre os desenvolvimentos da facilitação da CEEAC no Gabão e do Presidente da Comissão da CEEAC sobre a implementação da decisão relativa à deslocalização temporária da sede da Comunidade para Malabo (Guiné Equatorial), tal como avança o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
TÉTE ANTÓNIO – 01’ 06’’ 12H 141223
Ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O Gabão foi suspenso e afastado da liderança do órgão, em Setembro deste ano, na sequência do golpe de Estado que afastou o Presidente Ali Bongo Ondimba do pode por um grupo de militares.
…
“A Participação dos Políticos na Preservação da História de Angola, Após o Calar das Armas” estará hoje em debate, no Auditório das Irmãs Paulinas, em Luanda, numa mesa redonda promovida pelo “PROJECTO DEBATE NA COMUNIDADE”.
O evento vai reunir o político e comunicólogo Celso Malavoloneke, o deputado da UNITA, Adriano Sapinãla, o presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, Maria Buleva, membro da Associação da Mulher Angola (organização feminina da FNLA), bem como o político e fundador do PRS, Sapalo António, tal como fez saber o porta-voz da organização Leonardo Ngola.
LEONARDO NGOLA – 01′ 05” 12H 141223
Leonardo Ngola, porta-voz do PROJECTO DEBATE NA COMUNIDADE, que junta esta tarde, no Auditório das Irmãs Paulinas, em Luanda, políticos e académicos, para discutirem sobre “A Participação dos Políticos na Preservação da História de Angola, Após o Calar das Armas”.
PONTO ECONOMIA
A Inflação em Angola voltou a acelerar em Novembro. Segundo os últimos dados a inflação em Angola está fixada em 18,2 por cento nesta altura, mas a tendência é aumentar ligeiramente até a fim do ano.
O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho aponta que esta é a tendência até ao inicio do próximo ano devido à dinâmica própria da época festiva. O comentarista lamenta os atrasos na publicação dos relatórios.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 01′ 56” 12H 141223
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, lamentando os atrasos na publicação dos relatórios sobre a inflação por parte do INE, Instituto Nacional de Estatística.
…
O Presidente da Associação dos Catadores de Lixo de Angola aconselha à população em Luanda a depositar os resíduos sólidos em lugares apropriados, para a manutenção de uma cidade limpa, sobretudo durante a quadra festiva que se avizinha. Repórter Caçosso Domingos.
PEÇA CAÇOSSO DOMINGOS 12H
Trabalho do repórter Caçosso Domingos.
PONTO DESPORTO
O desporto náutico angolano já conseguiu apurar três das suas modalidades aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Trata-se da Vela na classe Ilca 7, Remo e a Canoagem.
O vice-presidente da Federação Angolana dos Desportos Náuticos, Nuno Gomes, diz que esta é a quarta presença em Jogos Olímpicos e sempre com pouco dinheiro e com muitos esforços dos clubes e dos atletas, que no seu entender merecem um forte apoio nacional.
NUNO GOMES – 01′ 06” 12H 141223
Nuno Gomes, vice-presidente da Federação Angolana dos Desportos Náuticos, apelando ao apoio institucional para ganartir uma boa participação das modalidades náuticas que mais uma vez garantiram um lugar aos Jogos Olímpicos.
PONTO INTERNACIONAL
O Papa Francisco voltou a apelar, hoje, por um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza e instou todas as partes envolvidas a retomarem as negociações e a fazerem chegar ajuda humanitária à população do enclave palestiniano.
O Papa apelou ainda à libertação imediata de “todos os reféns que viram esperança nas tréguas de há poucos dias” e ao “fim deste grande sofrimento para israelitas e palestinianos”.
Os últimos dados avançados pelo Ministério da Saúde de Gaza indicam que o número de mortos em Gaza desde o início da guerra entre Israel e o grupo islâmico Hamas aumentou para 17.487.