Jornal 12h, edição de 14 de Abril de 2023
TERMINA HOJE GREVE NACIONAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA
NAMIBE EM CHOQUE, ADOLESCENTE MATA DUAS CRIANÇAS
INFLAÇÃO ANUAL VOLTOU A CAIR EM MARÇO, PELO DÉCIMO QUARTO MÊS CONSECUTIVO E INFLAÇÃO MENSAL AUMENTA PELO SEGUNDO MÊS
INTERNACIONAL
MOÇAMBIQUE EM ALERTA, CÓLERA MATA 122 PESSOAS DESDE SETEMBRO
PONTO MIX
Jornal da Tarde na MFM 14 de Abril de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
PONTO
A greve dos Oficiais de justiça de Angola SOJA, iniciada há 15 dias em todo o país, termina hoje e sem solução das questões constantes no caderno reivindicativo.
O secretário geral do SOJA, Joaquim de Brito Teixeira, lamenta o facto de a entidade patronal, ter ignorado a reivindicação, e ainda assim segundo o sindicalista a classe saiu fortalecida.
JOAQUIM BRITO – J012H14042023
Secretário geral do SOJA, Joaquim de Brito Teixeira.
Termina hoje a greve dos oficiais de justiça.
PONTO
Um menor de um ano de idade e outra de cinco foram assassinados, antes de serem sexualmente violados, na quinta-feira, na centralidade Cinco de Abril, na cidade de Moçâmedes, no Namibe, pelo próprio tio, de 16, já sob custódia das autoridades policiais.
Identificado por Mário Elísio Gabriel Nandjla, residente no Namibe, O acusado é irmão do pai dos menores falecidos, vivia com os mesmos há dois meses.
O porta-voz do Serviços de Investigação Criminal do Namibe, José Lolina, conta a seguir toda a história.
JOSÉ LOLINA – J012H14042023
Segundo o suposto assassino, alguém que conheceu nas Redes Sociais, que prática o ocultismo o incentivou a praticar o crime.
ASSASSINO – J012H14042023
Um menor de um ano de idade e outra de cinco foram assassinados, antes de serem sexualmente violados, na quinta-feira, na centralidade Cinco de Abril, na cidade de Moçâmedes.
PONTO
Foram detidos em flagrante delito nesta quarta-feira, no Morro dos Veados, distrito urbano do Benfica, dois supostos pastores, ligados a seita exército da fé, que pregavam ilegalmente em acampamentos, fardados com uniforme militar.
Em declarações a imprensa, nesta quinta-feira, o Superintende-Chefe de Investigação Criminal, e Director Nacional do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa, referiu que terá sido através dos órgãos operativos, do SIC, no âmbito do monitoramento de conteúdos das redes sociais.
MANUEL HALAIWA – J012H14042023
Superintende-Chefe de Investigação Criminal, e Director Nacional do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa.
PONTO
A inflação anual voltou a cair em março, pelo décimo quarto mês consecutivo, ao contrário da inflação mensal que aumentou pelo segundo mês consecutivo.
O assunto foi o tema de conversa no espaço economia sem macas desta sexta feira.
O economista Carlos Rosado de carvalho, garantiu que enquanto a inflação baixa, a população vai cada vez mais precisar dinheiro para as suas despesas.
RD: CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1
Carlos Rosado, afirmou ainda que cerca cinquenta e dois por cento do orçamento dos angolanos vai para a alimentação e bebidas não alcoólicas.
RD: CARLOS ROSADO DE CARVAHO.
Opinião do economista Carlos Rosado de Carvalho
PONTO
Angola é o primeiro país africano a aderir à campanha “Blue Skies e Net Zero 2050”. A campanha está ligada ao combate à poluição e promoção de cidades verdes.
O país aderiu a campanha céu azul carbono zero, ate 2050.
A adesão de Angola foi confirmada pelo Director para África do Instituto Global para o Crescimento Verde, Male Fofana, a campanha esta inserida em uma das resoluções da Assembleia geral da ONU, a para a poluição. O responsável, que foi recebido em audiência pela vice-presidente da república, Esperança Da Costa, aproveitou o momento para elogiara liderança de angola na implementação de PARIS e garantiu apoio para concretização das ações relacionadas com as metas do desenvolvimento do milénio.
RD: MALE FOFANA
Tradução das palavras do Director para África do Instituto Global para o Crescimento Verde, Male Fofana
PONTO
A produção petrolífera do país caiu para um milhão de barris de petróleo por dia. A queda da produção petrolífera nacional é justificada pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, pela maturação dos campos existentes.
O Secretário de Estado dos Petróleos e Gás diz que, o Executivo angolano já tomou algumas medidas de precaução, para minimizar o impacto da redução da produção petrolífera nacional, e garante que ainda este ano a produção deverá atingir um milhão e cem mil barris de petróleo.
JOSÉ ALEXANDRE BARROSO – J012H14042023
Apesar do declínio, governo diz que produção petrolífera vai atingir um milhão e cem mil barris de petróleo/dia ainda este ano.
PONTO
O sector agrícola angolano precisa de mais imputes. A afirmação é do líder da associação agropecuária de angola, Wanderleiy Ribeiro.
Em entrevista ao programa a Última Palavra, desta semana, o também empresária, disse que o pais ainda se debate com problemas de falta de condições que facilitem a produção orgânica e sem o uso de químicos.
RD: WANDERLEY RIBEIRO 1
Wanderleiy, Ribeiro, acredita que a implementação do PLANAGRÃO, poderá trazer mudanças significativas a produção agrícola no país
RD: WANDERLEY RIBEIRO 2
Líder da associação agropecuária de angola, Wanderleiy Ribeiro.
INTERNACIONAL
Um total de 122 pessoas morreram e outras mais 17, foram internadas em Moçambique devido à cólera, desde setembro de 2022, indica o boletim diário do Ministério da Saúde.
Atualmente estão internadas 221 pessoas, tendo sido registados 193 novos casos nas últimas 24 horas, refere a atualização da Direção Nacional de Saúde Pública.
As províncias de Niassa, Tete, Sofala e Zambézia estão entre as mais afetadas pela doença, havendo também casos registados na província de Nampula, norte de Moçambique, e em Maputo, capital do país.