Jornal 12h, edição de 13 de Setembro de 2023
MANCHETES
ARRANCOU HOJE EM LUANDA A QUARTA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PETRÓLEO E GÁS. MAIS DE 45 PAÍSES PARTICIPAM DO EVENTO;
FALTA DE DINHEIRO DIFICULTA REGRESSO AO PAÍS DE PESCADORES ANGOLANOS SOLTOS PELA JUSTIÇA DO GABÃO;
GOVERNO REITERA APOSTA NA CONSTRUÇÃO DO METRO DE SUPERFÍCIE EM LUANDA;
SOCIEDADE CIVIL DISCUTE IMPLICAÇÕES DA INICIATIVA DE DISTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA;
DETIDOS EM LUANDA FUNCIONÁRIOS DA TCUL, POR CRIMES SABOTAGEM E FURTO DE CHAVES DE AUTOCARROS;
JINGLE MIX
Noticias ao meio dia, quarta-feira, 13 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.
JINGLE MV
O governo angolano vai continuar a intensificar os investimentos no sector petrolífero para melhorar os níveis de produção de petróleo no país que se mantêm na ordem dos 1,1 milhão de barris de petróleo por dia. A garantia foi dada esta manhã pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Diamantino Azevedo falava durante a 4ª Edição da Conferência Internacional e Exposição, Angola Oil & Gás 2023 (AOG2023), que começou, hoje, em Luanda.
DIAMANTINO AZEVEDO BOM 12H 130923
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Arrancou hoje, em Luanda, a 4ª Edição da Conferência Internacional e Exposição, Angola Oil & Gás 2023 (AOG2023).
Nesta edição, entre outros convidados, estão confirmadas presenças dos ministros dos petróleos da Namíbia, da República Democrática do Congo, do Senegal, Guiné Equatorial, além de representantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos países produtores africanos.
A decorrer de 13 a 14 deste mês corrente, a Conferência realiza-se numa altura em que Angola mantém os níveis de produção na ordem dos 1,1 milhão de barris de petróleo por dia (BOPD).
Sob o lema “Segurança Energética, Descarbonização e Desenvolvimento Sustentável”, o evento, vai transformar Luanda na capital mundial do petróleo, numa organização da ECP – Energy Capital & Power, com o Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás.
A decorrer no Centro de Convenções de Talatona, prevê-se a participação de 45 países, com mais de 275 participantes, entre delegados seniores e representantes de companhias petrolíferas.
…
O Relatório Trimestral do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola foi apresentado esta manhã, aqui em Luanda, tendo revelado dados preocupantes sobre a taxa de inflação, o volume de investimento directo estrangeiro no sector não petrolífero e o peso da despesa de estado consigo próprio. Quem acompanhou a apresentação do relatório do CINVESTEC foi o jornalista MFM Alves Fernandes, em directo para este jornal a partir do anfitrião da Universidade Lusíada.
Alves Fernandes, boa tarde!
– DIRECTO –
PONTO ECONOMIA
A inflação em Angola manteve em agosto a trajetória ascendente iniciada em maio, acelerando para 13,54% em termos homólogos e 2,04% em termos mensais, sobretudo devido à subida dos preços nas rubricas da educação, alimentos e transportes.
A classe “Educação” foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 6,19%, destacando-se também a subida dos preços das classes “Saúde” com 2,37%, “Alimentação e bebidas não alcoólicas” com 2,19% e “Bens e serviços diversos” com 2,12%.
Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM, explica a variação de preços na questão dos bens de consumo;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – BENS DE CONSUMO
O Instituto Nacional de Estatística dá destaque ao incremento da variação homóloga que se situou em 13,54%, quase no limite máximo da meta para 2023.
Em termos mensais, o Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 2,04%.
As províncias que registaram maior variação nos preços foram: Luanda com 2,82%, Lunda-Sul com 2,06% e Namibe com 1,67%. Sobre os preços em alta no interior do país, o analista Carlos Rosado de Carvalho faz uma analise sobre os factores;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – INTERIOR
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
O INEFOP, Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, pretende apresentar, nos próximos dias, uma proposta ao Executivo para a implementação de subsídios de aprendizagem para os jovens.
A informação foi avançada, terça-feira, em Luanda, pelo director-geral da instituição, Manuel Mbangui.
Segundo o responsável, a iniciativa surge com base nas várias estratégias para acabar com o elevado nível de desistência dos jovens nos centros de formação profissional, em especial nas zonas rurais do Sul e Norte de Angola.
No entanto, os cidadãos ouvidos pela MFM aplaudiram esta iniciativa.
VOX POP INEFOP 12H 130923
INEFOP, Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, pretende apresentar, nos próximos dias, uma proposta ao Executivo para a implementação de subsídios de aprendizagem para os jovens.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, deixou, esta quarta-feira, Luanda com destino a Havana, Cuba, onde vai participar na Cimeira do Grupo dos 77+China, a convite do homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel.
A reunião de alto nível foi convocada pelo Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na qualidade de Presidente do Grupo dos 77+China.
A cimeira vai ter como tema “Desafios actuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”, com sessões de trabalho distribuídas por dois dias, sexta-feira e sábado desta semana.
…
A sociedade civil discute esta sexta feira, em Luanda, “AS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS DA INICIATIVA DE DISTITUIÇÃODO PRESIDENTE DA REPUBLICA”.
A iniciativa é do Centro de Estudos Académicos, uma organização de jovens ligados às universidades angolanas. O debate acontece na Vila Alice, no auditório da livraria das irmãs paulinas.
Entre os convidados, estão deputados, académicos e demais interessados.
O coordenador do CENTRO de estudos académicos, Agostinho Sikato, antecipou os objetivos e o painel de convidados.
AGOSTINHO SIKATO 01 12H
Agostinho Sikato diz ainda que o grande objetivo é discutir as implicações políticas e sociais desta iniciativa da UNITA que anunciou publicamente a possibilidade de intentar o processo de destituição do Presidente da República;
AGOSTINHO SIKATO 02 12H
Agostinho Sikato, coordenador do Centro de Estudos Académicos.
E a Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, apresenta nesta quinta-feira, em conferência de imprensa, o relatório com os resultados da monitoria das obras financiadas pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no sector da saúde, em Luanda e no Bengo.
A informação é avançada pelo diretor nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, padre Celestino Epalanga.
PADRE CELESTINO 12H
Padre Celestino Epalanga, diretor nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST.
PONTO
O secretário executivo do Conselho Nacional das Obras Públicas reitera a aposta do Governo na construção do Metro de Superfície de Luanda, apesar de ainda não existir uma data para o início das obras.
António Resende falava à imprensa, esta terça-feira, aquando de reunião do Conselho Nacional das Obras Públicas.
ANTÓNIO RESENDE 12H 130923
António Resende, secretário executivo do Conselho Nacional das Obras Públicas.
…
Os automobilistas em Luanda contestam a abordagem de reguladores de trânsito e agentes da ordem pública, sem a apresentação do NIP, Número de Identificação Pessoal.
Os cidadãos que falaram hoje à MFM dizem que a situação tem feito com que meliantes se façam passar por agentes da ordem pública e apelam à maior fiscalização na polícia.
VOX POP NIP 12H 130923
Automobilistas em Luanda contestam a abordagem de reguladores de trânsito e agentes da ordem pública, sem a apresentação do NIP, Número de Identificação Pessoal.
…
O governo de Luanda volta a reunir, hoje à tarde, com as associações de mototaxistas e camionistas, para continuar a discutir sobre as medidas de ordenamento do trânsito na capital.
Esta semana, o governo provincial anunciou uma campanha de sensibilização sobre as medidas anunciadas, nomeadamente, a interdição de circular em algumas das principais ruas e avenidas de Luanda, que terá a duração de três meses.
A situação da circulação de mototaxistas por Luanda levou o governo provincial a reunir associações de transportastes.
Do encontro saiu a posição de ais dialogo entre as partes para se evitar embaraços no exercício da atividade de transporte de pessoal.
O presidente da AMOTRANG, a primeira associação de transportes de pessoas e mercadorias em motorizadas disse que o encontro foi frutífero. Bento Rafael disse a MFM que o entendimento entre as partes é de que há interesses comuns a defender a bem do povo;
BENTO RAFAEL 1
Por outro lado, Bento Rafael faz um apelo aos seus filiados e outros transportadores a pautarem-se pela calma para evitar dissabores, numa altura em que já há um aparente entendimento entre os mototaxistas e o governo provincial de Luanda;
BENTO RAFAEL 2
Bento Rafael, presidente da AMOTRANG.
…
O SIC em Luanda deteve dois funcionários da TCUL, Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda, por crimes de sabotagem e furto de chaves de autocarros daquela empresa pública.
A confirmação é do porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, Fernando Carvalho.
FERNANDO CARVALHO 12H
Fernando Carvalho, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda.
Os nove pescadores angolanos soltos a 23 de Agosto último pela justiça gabonesa, depois de terem cumprido um período de prisão preventiva de cerca de 12 meses, continuam a aguardar pelo regresso ao nosso país, devido a falta de dinheiro para custear as despesas de viagem.
Os pescadores faziam parte de um grupo de 15 presos angolanos em Libreville, por violarem as águas e praticarem pesca ilegal no mar do Gabão.
PONTO INTERNACIONAL
A Casa Branca criticou, terça-feira, o pedido de inquérito para a destituição do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, sobre os polémicos negócios do seu filho Hunter, classificando-o de “extremamente político”.
“Os Republicanos da Câmara de Representantes investigaram o Presidente durante nove meses e não encontraram uma única prova de irregularidades”, argumentou o porta-voz da Casa Branca Ian Sams, na rede social X (anteriormente Twitter).
Terça-feira, o líder republicano da Câmara de Representantes norte-americana, Kevin McCarthy, declarou-se a favor da abertura de um inquérito para a destituição de Biden.
“Solicito a uma comissão da Câmara para abrir um inquérito formal de destituição”, disse o congressista Republicano, citado pela Lusa, argumentando que Joe Biden “mentiu” ao povo norte-americano sobre os polémicos negócios do filho no estrangeiro.