Jornal 12h, edição de 13 de Março de 2023

PRESIDENTE APELA A INVESTIMENTO MASSIVO EMPRESARIAL JAPONES EM ANGOLA. VISITA DE ESTADO DE JOAO LOURELÇO MARCADA COM ENCONTRO COM EMPRESARUIOS.

CORRUPÇAO ESTA INSTALADA EM TODAS AS INSTITUIÇOES DO ESATDIO, REVELA ANTIGO VICE PRESIDENTE DA UNITA. 

FMI APELA AO FIM DO SUBSIDIOS AOS COMBUSTIVEIS EM ANGOLA NOS PROXIMOS 12 MESES. ECONOMISTA ALERTA PARA OS DESAFIOS PARA O PAIS.

PAPEL FEMININO NO DENSEVOLVIMENTO DE ANGOLA ANIMA CONFERENCIA INTERNACIONAL DE MULHERES DEPUTADAS. 

NICARAGUA CORTA REALAÇOES DIPLOMATICAS COM O VATICANO. 

JINGLE

Jornal ao meio-dia. São 13 de Março de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes.

MVIEIRA NOTICIAS  

O Presidente da República, João Lourenço, cumpre, nesta segunda-feira, o segundo dia da sua visita oficial ao Japão, a convite do Governo japonês.

Nesta segunda-feira, o Chefe de Estado angolano participou num fórum de negócios Japão-Angola, onde discursou na presença de mais de 100 investidores.

O Presidente da República convidou, esta segunda-feira, em Tóquio (Japão), os empresários nipónicos a investirem em Angola e tirarem o máximo proveito das reformas em curso.

JOAO LOURENÇO 2 

João Lourenço discursou no fórum de negócios Angola/Japão, realizado em Tóquio, no quadro da visita oficial do Chefe de Estado ao gigante económico asiático. O presidente falou sobre o impacto dos investimentos japoneses no país.

JOAO LOUREÇO 1 

De acordo com agenda o Presidente João Lourenço terá encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Fumio Kishida.

Tecnologia espacial, saúde, transportes e energia são as novas áreas de cooperação que Angola e Japão.

Segundo o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, que prestou a informação, este domingo, em Tóquio, no Japão, a assinatura se enquadra na visita que o presidente João Lourenço realiza ao país asiático.

À imprensa, o ministro Téte António afirmou que a visita do estadista angolano tem pendor económico, com realce para questões que dizem respeito à gestão da dívida de Angola com o Japão, cujo valor não especificou .

O ministro das relações exteriores, Tete António falou sobre os momentos altos da agenda do presidente Joao Lourenço. 

TETE ANTONIO 12H 

João Lourenço, que se deslocou pela primeira vez ao Japão para uma visita oficial que se estende até quarta-feira, convidou os empresários japoneses a investirem em Angola “nas mais diversas oportunidades de negócios”.

Assinalou a necessidade de os empresários nipónicos investirem nos diversos setores de atividade económica do país lusófono, “para além da extração de petróleo e gás”, particularmente na agropecuária, pescas, indústria, turismo e serviços.

PONTO

A UNITA assinala hoje 57 anos de existência, desde a sua fundação as 13 de Março de 1966, na região do Moxico. Atualmente, a segunda maior força política do país, conta com 50 deputados na Assembleia Nacional, como resultado das últimas Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.

Quanto a atual situação do país, a UNITA mantem a sua posição, considerando que os principais problemas que afetam a população não têm solução, pelo facto de o MPLA não aceitar propostas da oposição.

Em declarações a MFM, nacionalista Ernesto Mulato, um dos co– fundadores da UNITA, revelou que, o Presidente da Republica, rejeitou contribuições apresentadas pelo líder do Maior Partido na Oposição. 

ERNESTO MULATDO –  1- J012H13032023 

Em relação aos escândalos no Tribunal de Constas e no Tribunal Supremo, o antigo vice – presidente da UNITA, considera que se trata de uma situação grave que mancha a imagem do país, uma vez que a corrupção esta instalada em todo o sistema.

ERNESTO MULATDO – 2 – J012H13032023

Ernesto Mulato co- fundador e antigo vice-presidente da UNITA, em declarações a MFM, por ocasião ao quinquagésimo aniversario do partido que hoje se assinala.

Num comunicado divulgado no último fim de semana, a preocupação com a sequência de notícias que nos últimos dias têm vindo a circular em plataformas digitais o, sobre um alegado escândalo no Poder Judicial em Angola. Mais dados com o Tony Fancy. 

TONY UNITA COMUNICADO 

O analista Joaquim Jaime disse que o poder judicial está em escrutínio nacional.

JAIME 13H

O jornalista Ramiro aleixo espera que nos próximos tempos haja mais lisura no trabalho dos magistrados do ministério publico. 

RAMIRO ALEIXO 13

Carlos Cavukila, magistrado, disse que a indicação da liderança do conselho superior da magistratura judicial cumpre pressupostos legais,

CARLOS VACUKILA 13H 

PONTO

FMI quer acabar com subsídios aos combustíveis EM ANGOLA gradualmente em 12 meses após o primeiro aumento. O analista Carlos Rosado de Carvalho aponta o significado do fim dos subsídios na economia nacional.  

CARLOS 1 

Por outro lado, Carlos Rosado de Carvalho comentou ainda a questão das transferências de valores para estrangeiro.  

CARLOS 2 TRANSFERENCIAS 

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participou ontem 09 de Março, de forma virtual, a convite do Observatório Mundial das Mulheres Políticas, num Fórum Mundial, que contou com a participação de eminentes personalidades femininas de todo o mundo.

Durante cerca de uma hora, Carolina Cerqueira dissertou sobre a trajectória do papel da mulher angolana de várias gerações para a independência, a construção da paz, a democratização do país, a reconciliação e reconstrução nacional e no presente, no reforço do Estado Democrático de Direito e da democracia, tendo ressaltado o exemplo da Rainha Nzinga M’Bandi, como o ícone do exemplo combativo e resiliente das mulheres de Angola.

CAROLINA CERQUEIRA 12H  

PONTO

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher disse que Angola continua a trabalhar no acesso à educação, formação e na preparação das mulheres no campo das novas tecnologias, de forma a garantir uma maior igualdade de género.

Ana Paula do Sacramento Neto referiu, numa entrevista concedida à ONU News, que tem sido feito um trabalho árduo, a nível das escolas e não só, com outros colaboradores, como organizações não governamentais, associações e igrejas, para aumentar o número de mulheres com acesso às escolas e a partir daí criar ferramentas para acederem às novas tecnologias. 

Uma preocupação, disse, tem sido o aumento da quantidade de informações falsas, postas a circular na Internet, sobre as mulheres, principalmente aquelas com uma vida política. “Porém, o Executivo angolano, através dos meios de comunicação social, tem desenvolvido um trabalho árduo sobre o assunto, alertando os infractores para as consequências da divulgação de notícias falsas”, explicou.

A Polícia em Luanda realizou uma serie de micro operações em toda a extensão da capital.  Segundo a corporação no fim de semana foram detidos 158 cidadãos acusados de vários crimes, tal como atesta Euler Matari, o porta-voz da polícia em Luanda.  

EULER MATARI 12H  

Pelo menos, três pessoas morreram e uma outra ficou gravemente ferida em consequência de um acidente de viação registado na madrugada desta segunda-feira, no bairro Tucuve 1, a cerca de quatro quilómetros do centro da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango.

O incidente aconteceu por volta das zero horas e 20 minutos, junto a ponte sobre a linha férrea do comboio do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, no bairro Tucuve 1, envolvendo uma viatura de marca Volkswagen-Amarok dirigida por um cidadão chinês contra um Chevrolet, onde seguiam os três ocupantes não identificados que morreram no local devido ao forte choque entre os dois veículos automóveis.

INTERNACIONAL

O governo angolano anunciou neste sábado (11) o envio de um contingente militar ao leste da República Democrática do Congo (RDC), em apoio às forças de manutenção de paz na região. O destacamento ainda precisa de ser aprovado pela Assembleia Nacional angolana.

O anúncio divulgado na conta de Facebook da Presidência e na Rádio das Nações Unidas esclarece que a unidade tem como objectivo principal “assegurar as áreas de acantonamento dos elementos do M23 e proteger os integrantes do Mecanismo Ad Hoc de Verificação”, sem especificar o número de soldados.

Esta declaração de Angola veio horas depois de o grupo rebelde M23 ter anunciado a sua retirada de múltiplas áreas sob o seu controlo, num momento em que os confrontos entre o movimento e o exército congolês voltaram a ocorrer nos arredores de Goma, no leste do país.

A comunicação oficial do presidente João Lourenço afirma que foi tomada a iniciativa de informar os líderes da região sobre o seu destacamento no quadro da coordenação entre os processos de Luanda e Nairobi para trazer a paz, bem como o bloco regional das Nações Unidas, União Africana e Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

O governo da Nicarágua anunciou, este domingo, que pretende a “suspensão das relações diplomáticas” com o Estado do Vaticano, depois de o Papa Francisco ter considerado o regime de Daniel Ortega uma “ditadura grosseira”.

“Dada a informação que tem sido divulgada por fontes aparentemente ligadas à Igreja Católica, o Governo de Reconciliação e Unidade Nacional da nossa Nicarágua, abençoado e sempre livre, especifica que entre o Estado do Vaticano e a República da Nicarágua foi proposta uma suspensão das relações diplomáticas”, adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

O Papa Francisco classificou o regime do Presidente Daniel Ortega como uma “ditadura grosseira”, um mês depois de o bispo Rolando Alvarez ter sido condenado a 26 anos e quatro meses de prisão.

Fontes do Vaticano adiantaram à agência noticiosa EFE que a Nicarágua avançou com um pedido à Santa Sé para o encerramento da respetiva sede diplomática, embora ainda não se tenha concretizado a rutura nas relações diplomáticas.

Pelo menos 22 pessoas morreram na noite de sábado para domingo, no naufrágio de um navio na costa norte de Madagáscar, quando a embarcação tentava chegar ilegalmente ao arquipélago francês de Mayotte, informaram esta segunda-feira, as autoridades locais citadas pela Lusa.

Segundo a Lusa, o barco naufragado foi encontrado ao início da manhã de domingo por pescadores que, devido à capacidade limitada da própria embarcação, só conseguiram salvar 25 pessoas, duas das quais morreram mais tarde.

Data de Emissão: 13-03-2023 às 11:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados