Jornal 12h, edição de 13 de Julho de 2023

MANCHETES

ACIDENTES DE VIAÇÃO EM LUANDA E BENGO FAZEM QUATRO MORTOS NO TOTAL. 

BISPOS ANGOLANOS CRITICAM PRESIDENTE JOAO LOURENÇO PELA NÃO MARCAÇAO DE ELEIÇOES AUTARQUICAS.

EM MENOS DE UM MÊS  PRESIDENTE LOURENÇO VOLTA A MEXER NA SUA EQUIPA ECONOMICA. ANALISTA DIZ SER INDICADOR NEGATIVO.

ENGENHEIRO SANITARISTA APONTA SAIDAS PARA A MELHORIA DA DRENAGEM EM LUANDA. 

POLICIA MATA SEIS PESSOAS A TIRO POR PROTESTOS VIOLENTOS CONTRA O AUMENTO DO CUSTO DE VIDA NO QUENIA.

Jornal da tarde de 13 de Julho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. 

JINGLE MV    

 Três mortos é o resultado de um acidente de viação registado na madrugada de ontem, no município do Ambriz, província do Bengo.

O sinistro, provocado por um camião de marca Kamaz, em excesso de velocidade, que embateu contra uma viatura Toyota Carina E, ocorreu na estrada nacional n.º 100, no troço rodoviário do Desvio do Kinzove, na localidade do Onzo.

O porta voz do ministério do interior no Bengo, superintendente Gaspar Luís Inácio explica confirmou a ocorrência e fala das causas.

GASPAR LUIS LUANDA 12H

Um acidente de viação ocorrido hoje em Luanda provocou um morto. Tudo aconteceu quando um autocarro que transportava uma caravana da igreja metodista unida despistou no município de Cacuaco.

Um assunto que vai merecer mais abordagem a qualquer momentos.

E o  Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de criminosos, composta por cidadãos de nacionalidade chinesa e vietnamita, envolvidos em crimes de tráfico de seres humanos, prostituição e outros.

O porta-voz geral do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, esclarece que a referida rede recrutava cidadãs vietnamitas com promessas de emprego, para depois serem exploradas sexualmente a troca de dinheiro;

MANUEL HALAIWA 1

O superintendente-chefe Manuel Halaiwa confirma a detenção da suposta cabecilha da rede, que em colaboração com o seu esposo, de nacionalidade chinesa, praticavam tais acções, e fala ainda de um possível envolvimento de cidadãos angolanos.

MANUEL HALAIWA 2

Porta-voz geral do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

Serviço de investigação criminal desmantelou uma rede de criminosos, composta por cidadãos de nacionalidade chinesa e vietnamita, envolvidos em crimes de tráfico de seres humanos, prostituição e outros.

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou o ministro do Comércio, Victor Fernandes, substituindo-o por Rui Miguêns de Oliveira. 

A saída de Victor Fernandes do governo foi acontece numa altura em que houve varias especulações sobre os motivos e um deles tem a ver com a reserva estratégica alimentar.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO   1 VICTOR F

Rui Miguêns de Oliveira é uma figura ligada ao sector bancário. Foi vice-governador do BNA, já ocupou cargos de destaque no Banco Valor, como vice- presidente e CEO.

Rui Miguêns de Oliveira desempenhou também funções executivas no Banco Keve. Para Carlos Rosado de Carvalho a escolha parece ser acertiva.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO –2  RUI OLIVEIRA …

De igual modo, o presidente da republica nomeou João Salvador Quintas para administrador Não Executivo e Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.

Antes desta nomeação, o Presidente da República deu por findo, a seu pedido, o mandato de Maria do Carmo Bastos Corte Real Bernardo, de administradora Não Executiva e Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.

A conferência episcopal de angola e são Tomé (CEAST) critica o presidente da república, João Lourenco, devido a não  implementação das autarquias.

Os bispos católicos chamaram a imprensa para fala sobre a sua posição sobre o poder local.  

ZACARIAS CONGO 12H

PONTO

O Orçamento Cidadão 2023 foi, ontem, apresentado   pelo Ministério das Finanças e o Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF.

O Director nacional Nacional do Orçamento de Estado, Edilasio Caleya, disse à MFM, que a Cooperação Técnica entre os dois órgãos, tem como base o interesse mútuo de colaboração para a disseminação do Orçamento Geral de Estado e do processo orçamental tal como a participação do cidadão nas Finanças Públicas de Angola. Repórter Cassoso Domingos.

CASSOSO DOMINGOS 12H

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime organizam, sexta-feira, em Luanda, um Workshop sobre Confisco de Activos para os Magistrados dos Tribunais Superiores.

De acordo com a organização a iniciativa enquadra-se no Projecto de Apoio ao Fortalecimento do Sistema Nacional de Confisco de Activos em Angola, financiado pela União Europeia (UE).

O objetivo é desenvolver um sistema eficaz de combate aos fluxo financeiros ilícitos e contribuir para um maior crescimento económico e redução da pobreza em Angola.

“As instituições angolanas continuam empenhadas em implementar as recomendações do Grupo de Acção Financeira (GAFI) e combater o branqueamento de capitais e recuperar os proveitos de todos os crimes é uma prioridade”, lê-se no documento.

Como esse workshop pretende-se capacitar os Procuradores da República e Juizes junto da Câmara Criminal do Tribunal Supremo e do Tribunal da Relação de Luanda, do Tribunal de Contas e do Tribunal Constitucional.

Com esta iniciativa, acrescenta a nota, os magistrados dos Tribunais Superiores de Angola estarão melhor capacitados para tomar decisões nos processos de confisco e recuperação de activos.

PONTO ECONOMIA

A GEMCORP Holdings Limited , a Africa Finance Corporation  e o Afreximbank,  anunciam a conclusão do pacote financeiro para a construção da Refinaria de Cabinda.

 O projecto, no valor de 473 milhões de dólares, é financiado em 138 milhões de dólares com recursos já disponibilizados pelos seus acionistas e em 335 milhões de dólares no formato de project financing disponibilizado por um sindicato bancário liderado pela AFC, Afreximbank e um conjunto de instituições financeiras internacionais e locais.

 A Refinaria de Cabinda está a ser implementada pela GHL em parceria com a Sonangol.

 A linha de crédito agora aprovada cobre a primeira fase de construção da Refinaria de Cabinda, a qual vai permitir o processamento de 30 mil barris de petróleo bruto por dia. Posteriormente, a segunda fase da refinaria acrescentará mais 30 mil barris/dia, elevando a capacidade total de refinação para 60mil barris por dia.

Após conclusão da primeira fase, prevê-se que a refinaria forneça aproximadamente 10% dos derivados de petróleo refinado consumidos em Angola, aumentando para 20% depois de terminada a segunda fase. Durante a sua construção, a Refinaria de Cabinda vai criar mais de 1.300 empregos directos e indirectos.

A Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola,  ANATA e demais associações  realizam conferência sobre a problemática dos cartões de gasolina nesta sexta-feira em Angola.

 

A  conferencia vai juntar Staffs de taxistas da província de Luanda, patrões, gestores de frotas de taxis, e líderes das associações.

A informação foi avançada a MFM, pelo Presidente da ANATA, Francisco Paciente.

FRANCISCO PACIENTE – ANATA – J012H13072023

PONTO

O engenheiro hidráulico e sanitarista, Francisco Lopes dos santos, entende que a província de Luanda tem condições técnicas para o escoamento dos grandes volumes de água que caem sobre si.

Para o convidado desta quinta-feira do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, é preciso que se criem projectos estruturantes, por formas a que as águas se acumulem em zonas adequadas; 

FRANCISCO LOPES 01

O especialista  pensa que só com um bom ordenamento do território podem ser construídos sistemas de drenagem viáveis para Luanda;

FRANCISCO LOPES 02

Francisco Lopes dos santos enumera, por isso, alguns pontos da capital angolana onde os referidos sistemas de contenção das águas seriam construídos.

FRANCISCO LOPES 03

Engenheiro hidráulico e sanitarista, Francisco Lopes dos santos, quando falava, nesta quinta-feira, ao programa “a última palavra”, sobre as acções necessárias para mitigar as consequências das chuvas em luanda.

INTERNACIONAL

Seis pessoas foram mortas, no Quénia, durante protestos antigovernamentais contra o aumento do custo de vida e de impostos, avança hoje a imprensa local.

O número de mortos baleados pela polícia foi confirmado em três cidades perto de Nairobi, informaram fontes policiais.

Data de Emissão: 03-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados