Jornal 12h, edição de 12 Maio de 2023
ISAIAS SAMAKUVA RECEBIDO A SEU PEDIDO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA POR CAUSA DA DEGRADAÇAO DA CONDIÇAO DE VIDA DAS POPULAÇOES.
PRESIDENTE JOAO LOURENÇO EM CAPANDA PARA CONSTATAR DINAMICA DO SECTOR DE ENERGIA E ÁGUAS.
PACIENTES DE HOSPITAIS PUBLICOS PASSAM A PAGAR POR ATENDIMENTO. OPINIAO PUBLICA DIVIDIDA.
EUA ACUSAM AFRICA DO SUL DE ENVIO DE ARMAS A UCRANIA. PRETORIA INSISTE NA SUA POSIÇAO DE NEUTRALIDADE NO CONFLITO.
Jornal ao meio-dia, são 12 de Maio, coordenação de Alves Fernandes, sonorização e montagem de Edson Machado e técnica final com Mauro Fernandes.
JINGLE MVIEIRA
O Presidente da República, João Lourenço, esta em Malanje, onde irá proceder numa breve visita de trabalho.
O objectivo passa por avaliar o funcionamento dos principais empreendimentos do sector da energia e águas.
Nesta região, o Presidente angolano vai visitar Laúca, uma das maiores barragens hidroeléctricas do país, com uma superfície de 24 mil hectares e uma albufeira de 188 quilómetros quadrados para constatar o seu funcionamento.
A construção desta envolveu um custo global de quatro mil milhões de dólares norte-americanos. O presidente mostrou se feliz com 0 que viu.
JOAO LOUREÇO 12H BARRAGEM
A visita a Laúca vai contar com a presença do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, de outros membros do Executivo angolano e autoridades locais.
Nesta sua deslocação, visitará também Capanda, uma Hidroeléctrica com uma central inaugurada em 2004, que dispõe de quatro turbinas, com potência instalada de 130 megawatts, cada uma que ao todo, perfaz 520 MW, metade da capacidade instalada em Laúca.
…
A criação da fundação Jonas Malheiro Savimbi dominou o encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e o ex-líder da UNITA, Isaías Samakuva.
Em declarações à imprensa nesta quinta-feira, no final da audiência, Isaías Samakuva afirmou que a família de Jonas Savimbi está a criar a fundação e a UNITA está interessada no projecto.
Informou ter sido escolhido para liderar o processo, iniciado há um ano, dependendo apenas da legislação. Jonas Savimbi foi o líder fundador da UNITA em 1966.
ISAIAS SAMAKUVA 2 12H
Isaías Samakuva informou também ter avaliado com o Presidente da República a situação sócio – económica do país.
ISAIAS SAMAKUVA 12 H 1
Ex Presidente da UNITA, Isaías Samakuva.
PONTO
Os angolanos vão passar a comparticipar no serviço nacional de saúde, ou seja, vão pagar quando recorrerem ao Serviço nacional de saúde . Os preços vão de 132 kz para um curativo até 4400 Kz por um relatório medico.
O projecto de Decreto Presidencial está na fase de recolha de contributos para a lei. O analista MFM diz que a medida a ser tomada pode ser importante para contribuir para a humanização dos serviços de saide.
CARLOS ROSADO DE CRAVALHO 1
Por outro lado, Carlos Rosado de Carvalho fala sobre o impacto económico destas cobranças e a necessidade de assim se melhorar a qualidade de atendimento nas unidades d saúde.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2
…
Ainda sobre este assunto, a ouviu alguns cidadãos, que se manifestaram descontentes com a medida e afirmaram que caso a medida venha ser implementada, não será bem-vinda, apresentando como, barreiras, as desigualdades sociais.
RD: VOX POP 1
Outros, dizem não fazer sentido, a implementação da a medida. Acrescentando que os serviços de saúde do país, nunca foi grátis.
RD: VOX POP 2
Cidadãos dão nota negativa, a medida do governo, sobre a implementação do pagamento de taxa de comparticipação para o acesso aos serviços públicos de saúde.
PONTO
O Serviço de Investigação Criminal, em coordenação com a Polícia Nacional, procedeu, no período de 06 à 09 de Maio de 2023, a detenção de Oito cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 17 aos 60 anos, acusados de prática de vários crimes, tais como, roubos, furtos, com destaque para três casos de homicídios qualificados em razão da qualidade das vítimas, ocorridos na localidade do Panguila e Desvio da Barra do Dande, no município do Dande.
De acordo com o subinspector de Investigação Criminal Miguel Correia, porta-voz do SIC no Bengo, dentre os detidos, o destaque vai para um cidadão nacional de 42 anos de idade, acusado de homicídio qualificado em razão da qualidade da vítima.
MIGUEL CORREIA 12H
O acusado explicou a imprensa as circunstâncias em que tudo aconteceu.
ACUSADO BENGO
PONTO
Termina hoje o primeiro curso de drenagem ministrado pelo IMENHA, o instituto medio de gestão de águas e preservação ambiental, dirigida pelo engenheiro hidráulico e sanitarista Francisco Lopes.
O Jornalista Alves Fernandes está a acompanhar a sessão de encerramento do primeiro curso de drenagem. Em directo para este jornal está o jornalista Alves Fernandes.
ALVES FERNANDES 12H DIRECTO
SPOT DEBATE ESTADO DA NAÇAO.
Marinhas de Guerra Angolana e Portuguesa realizam exercícios conjuntos.
O navio português de patrulha oceânica NRP “Setúbal” já se encontra no Porto de Luanda a partir desta quinta-feira, para durante sete dias, realizar exercícios conjuntos de busca e salvamento, de vigilância e segurança marítima, em múltiplas vertentes, com embarque a bordo, que contribuam para o treino e a afirmação do Estado angolano no mar e para a segurança marítima na região.
O professor de professor de relações internacionais, Tiago Armando, diz que o momento e positivo na cooperação entre angola e Portugal.
TAIGO ARMANDO 12H
O NRP “Setúbal” entrou, em águas territoriais angolanas e tem como destino o município do Ambriz, província do Bengo, no âmbito da “Iniciativa Mar Aberto”, de periodicidade anual, e que prevê o envio de meios navais para contribuir na segurança marítima da costa ocidental africana.
No Ambriz, o NRP “Setúbal” vai desembarcar uma força de fuzileiros portugueses, a qual irá, ao longo de cerca de um mês e meio, cooperar e realizar exercícios combinados com os fuzileiros navais da Marinha de Guerra Angolana.
Depois da viagem ao longo da costa africana, o NRP Setúbal regressa a Angola entre os dias 16 e 19 de Junho, fazendo escala nos portos do Lobito e Ambriz.
Ao longo da sua missão, a qual durará mais de quatro meses, o NRP “Setúbal” marcará presença em 14 países e visitará 20 portos diferentes.
…
Angola é um dos países que participa, desde esta quinta-feira, no XI Fórum Jurídico Internacional, em São Petersburgo, na Rússia.
No encontro, que encerra sábado (13), Angola está representada pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, e o embaixador do país na Rússia, Augusto da Silva Cunha.
Em nota de imprensa, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos refere que a margem deste evento vai se assinar um projecto de programa de cooperação.
Trata-se do projecto de programa de cooperação entre o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola e o Ministério da Justiça da Federação Russa para o período 2023-2024.
INTERNACIONAL
Rúben Brigety, embaixador dos Estados Unidos na África do Sul, acusou o país de fornecer armas secretamente à Rússia.
A África do Sul já havia se recusado a condenar a invasão à Ucrânia, alegando que queria permanecer neutra no conflito.
Brigety disse em entrevista a jornalistas nesta 5ª feira que os EUA acreditam que armas e munições foram levadas em um cargueiro que atracou em uma base naval sul-africana, antes de partir para a Rússia em dezembro de 2022.
O presidente Cyril Ramaphosa reagiu às declarações dizendo que era “decepcionante” que Brigety tivesse “adotado uma postura pública contraproducente “.
O presidente da África do Sul anunciou o lançamento de um inquérito sobre o caso.
Brigety se refere ao episódio de quando um cargueiro sob sanções ocidentais com bandeira russa, atracou na maior base naval da África do Sul, na cidade portuária de Simon’s Town.
…
Kremlin rejeitou hoje as acusações de ingerência eleitoral na Turquia após o principal rival do Presidente Erdogan à votação do próximo domingo ter acusado Moscovo de ter orquestrado imagens falsas que abalaram a campanha.
Nós rejeitamos firmemente essas declarações”, disse em conferência de imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
“Afirmamos oficialmente: não há nenhuma ingerência” russa na Turquia, disse Peskov, acrescentando que a Rússia “aprecia muito” as relações com a Turquia, que apontou como um parceiro.