Jornal 12h, edição de 12 Fevereiro de 2024

Destaques:

ANGOLA DE FORA DAS 400 MELHORES UNIVERSIDADES DE AFRICA.
CAMIONISTAS ANGOLANOS SUSPENDEM ENTRADA NA RDC DEVIDO A AUMENTO DAS TAXAS ADUANEIRAS;
POLICIA EM LUANDA MOBILIZA CERCA DE MIL EFECTIVOS PARA ASSEGURAMENTO DO CARNAVAL;
FUNCIONARIOS DA ONU E CAPACENTES AZUIS ATACADOS POR HOMENS ARMADOS NA RDCONGO;

Jornal ao meio dia de 12 de Fevereiro 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado.
JINGLE MV
Ensino Universitário… Angola sem universidades no “top 400” das melhores instituições do ensno superior em África .
As universidades angolanas continuam cada vez mais longe do ranking das melhores instituições de África.
Quem o atesta são os números da Webometrics, divulgados em Janeiro de 2024. O novo ranking, desta vez, “atira” Angola para fora das 400 melhores universidades entre as mais de 2.500 do continente.
A instituição do País mais bem posicionada é a Universidade Agostinho Neto, que ocupa a posição n.º 401 da tabela. Comparativamente ao ano passado, Angola caiu 41 lugares na tabela, saindo da posição n.º 360 para a 401.
O presidente do MEA, Francisco Teixeira, afirmou em entrevista a MFM, a noticia, não trás nada de extraordinário para os estudantes, e que alertas não faltaram as autoridades, sobre a falta de investimentos na educação.
RD: FRANCISCO TEXEIRA 1
O estudo, que avalia presença, visibilidade, transparência e excelência das universidades na web, mostra que, apesar da mudança das posições, quase todas as universidades angolanas alteraram os números da classificação no último ano.
Por outro lado, Francisco Teixeira, considera inadmissível a forma como é gerida a educação como é gerida o ensino universitário em Angola.
RD: FRANCISCO TEXEIRA 2
Recordo que o estudo, que avalia presença, visibilidade, transparência e excelência das universidades na web, mostra que, apesar da mudança das posições.
Quase todas as universidades angolanas alteraram os números da classificação no último ano.
PONTO
Suspensa por tempo indeterminado a circulação de camiões angolanas de transporte de mercadorias para a República Democrática do Congo (RDC).
A decisão por tempo indeterminado é da associação angolana dos Transportadores Rodoviários de Mercadorias de Angola (ATROMA).
António Gavião, presidente da ATROMA fez saber que a paralisação é motivada pela falta de consenso com as autoridades da RDC, no sentido de uniformizar as taxas aduaneiras praticadas nos dois países.
Segundo o responsável, os transportadores congoleses pagam por cada camião que entra em território angolano uma taxa equivalente a 50 dólares ao passo que os angolanos que entram na RDC desembolsam 4 mil dólares por camião
A paralisação por tempo indeterminado vai ter um forte impacto na tesouraria dos dois países.
Em causa, segundo o presidente da ATROMA, Antônio Gaspar Neto, estão as altas taxas aduaneiras praticadas pelas autoridades da RDC.
De acordo com o responsável da ATROMA, é um problema que se arrasta ha algum tempo;
RD: ANTONIO GASPAR NETO 12H
Palavras de Antônio Gaspar neto, presidente da ATROMA, associação, dos transportes rodoviários de mercadorias, e a paralização dos transportes de mercadorias, no corredor do LUVO, NOQUI, CABINDA E RDC.
Em Angola, a província de Cabinda é a que mais vai ser afetada pela medida.
O enclave depende, em 70 por cento, dos produtos que chegam da fronteira com a RDC.
O analista Carlos Rosado de Carvalho garante que contrariamente a questão a outras regiões, os transportes em África têm muito que se lhe diga;
CARLOS ROSADO 1 TRANSPORTES

Ainda os ajustes pontuais na sua composição do Bureau Político do MPLA , com destaque Esteves Hilário novo secretário para a Informação e Propaganda, em substituição de Rui Falcão.
De acordo com o comunicado final da I Reunião Ordinária do BP, realce para mudança na liderança do grupo parlamentar do MPLA na Assembleia Nacional , onde Virgílio de Fontes Pereira, cede o lugar a Joaquim António Carlos dos Reis Júnior.
O analista Joaquim Jaime diz que a situação interna do MPLA klança duas questões;
JJOAQUIM JAIME 13H
O analista politico Agostinho SIkato acha que é normal haver rotação na liderança de um partido, mas sobre o MPLA tem a sua opinião;
AGOSTINHO SIKATO 13H
O analista Bartolomeu Milton apontou o contexto politico para justifica as mexidas no MPLA;
BARTIOLOMEU MILTON 13H
O comentarista MFM falou ainda sobre as alterações na liderança do MPLA, tanto no sector da informação, como no paramento.
CARLOS ROSADO MPLA 2
Na ultima reunião o BP aprovou ainda alterações, na composição das comissões de trabalho permanentes da AN, bem como validou a proposta de plano de realização do seminário nacional, sobre ética e integridade no serviço público.
PONTO
Mais de cento e cinquenta cidadãos foram detidos no ultimo fim de semana em Luanda, implicados em crimes diversos.
A informação consta do relatório de balanço das actividades desenvolvidas pela polícia nacional em Luanda.
O destaque recai para um crime de homicídio e 28 oito crimes de roubos.
De acordo com o porta voz do comando provincial da policia nacional em Luanda, Superintendente chefe Nestor Goubel, no mesmo período foram ainda registados quatro mortes por acidentes de viação.
RD: NESTOR GOUBEL 1
Nestor Goubel, disse ainda que ja decorre, a “OPERAÇÃO CARNAVAL”, que tem como objetivo garantir a segurança e tranquilidade aos foliões em Luanda;
RD. NESTOR GOUBEL 2

Os grupos da classe B, da 46ª edição do Carnaval de Luanda, aplicaram-se hoje, domingo, ao fundo, de modo à ascenderem a classe principal (A).
Os 13 grupos mostraram os seus dotes dançando o estilo semba, num desfile predominante pelas cores branca, azul, amarela e preta, banhado pelos brilhantes.
A classe B é composta pelos grupos União Jovens do Cassequel do Imbondeiro, União Geração Sagrada, União Mundo Real de Cacuaco, União Nova Geração do Mar, União Twabixila, União Povo do Samba e União Café de Angola.
Agrega também os grupos União 17 de Setembro, União Giza, União Twafundumuka, União 10 de Dezembro, União Etu Mudietu e União 54.
Nas suas canções, as agremiações chamavam atenção para as questões sociais, desenvolvimento do país e preservação da cultura nacional.
A Polícia garantiu a segurança das mais de dez mil pessoas que acorreram a Nova Marginal de Luanda, para o segundo dia do desfile do carnaval.
O asseguramento foi feito por mais de novecentos efectivos da polícia.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiro destacou mais de 20 meios, com destaque para ambulâncias, carros de extinção de incêndios e de resgate.
O desfile principal da classe A acontece na segunda-feira, dia 12.
PONTO ECONOMIA
O banco nacional de angola informou hoje que o tesouro nacional ira disponibilizar ao mercado, na próxima quarta-feira 14 de fevereiro, um total de trezentos milhões, estando o referido montante disponível ao longo da semana ate que o mesmo se esgote.
De acordo com o banco central, para ao efeito, serão realizadas sessões diárias de venda se divisas na plataforma bloomberg, num período de duas horas, entre as 9h as 11horas do mesmo dia, sendo que os bancos comerciais poderão igualmente, efectuar a compra de moeda estrangeira ate as 13 horas.

E mais de cinco mil famílias na centralidade do Luena, província do Moxico, estão privados de água potável, devido a uma avaria do centro de captação e distribuição do rio lumege, provocada pela chuva, que caiu este domingo.
O vice-governador da província do Moxico para o sector técnico e infraestruturas, Wilson Augusto, garantiu a imprensa que trabalhos ja decorrem para a resolução do problema.
RD: WILSON AUGUSTO 12H
Mais de cinco mil famílias no Luena, privadas de agua potável, devido a uma avaria no centro de captação de distribuição do precioso liquido provocada pela chuva.
PONTO
INTERNACIONAL
O pessoal e vários veículos da missão de manutenção da paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) foram alvo de um ataque, este fim de semana em Kinshasa, denunciou a ONU.
Num comunicado emitido, a chefe da MONUSCO, Bintou Keita, condenou “a série de ataques contra o pessoal das Nações Unidas” e pediu às autoridades congolesas “uma investigação com o propósito de processar os autores”.
Vários veículos da ONU foram “saqueados e incendiados”, disse Bintou Keita, sublinhando que “as ameaças e ataques contra o pessoal das Nações Unidas e as suas famílias são inaceitáveis”.
A MONUSCO lembra que o seu pessoal está na República Democrática do Congo (RDC) para “contribuir para a consolidação da paz e a melhoria das condições de vida das populações”.
No sábado realizaram-se várias manifestações em Gombe, um dos distritos de Kinshasa onde se localizam embaixadas e escritórios de organizações internacionais, como a ONU.
De acordo com os meios de comunicação locais, jovens em fúria incendiaram veículos propriedade de embaixadas de alguns países, como Costa do Marfim, e da MONUSCO.
Os manifestantes expressavam o seu descontentamento com o que consideram ser a indiferença da comunidade internacional perante o drama humanitário e de segurança que se vive no leste do país.
Os recentes avanços do grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23) na província de Kivu do Norte, no nordeste do país, agravaram o conflito e a crise humanitária.
O M23 é um grupo rebelde composto principalmente por tutsis congoleses.

Vários ataques aéreos israelitas causaram esta “cerca de 100 mortos” em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, disse esta segunda-feira o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo islamita palestiniano Hamas.
Num novo balanço, o Ministério elevou de 52 para “cerca de 100 mortos” a estimativa dos ataques contra a cidade situada no extremo sul de Gaza, junto à fronteira com o Egito.
As Forças de Defesa de Israel afirmaram terem realizado “uma série de ataques contra alvos terroristas na área de Shabura”, uma zona de Rafah, de acordo com um comunicado.

Data de Emissão: 12-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados