Jornal 12h, edição de 12 de Setembro de 2023

MANCHETES

COLISÃO ENTRE DUAS VIATURAS FAZ UM MORTO E VARIOS FERIDOS. ACONTECEU ESTA MANHA LUANDA. 

CONTINUA BRAÇO DE FERRO ENTRE GPL E MOTOTAXISTAS. ANUNCIADA NOVA MANIFESTAÇÃO PARA SABADO;

ANALISTA MFM APELA AO DIALOGO ENTRE GOVERNO DE LUANDA E HOMENS DAS MOTORIZADAS, PARA QUE A PARALISAÇAO NÃO SIGA PARA MAIS CONSTRAGIMENTOS A MAIORIA DA POPULAÇÃO DE LUANDA;     

OBRAS OBRIGAM A RESTRINÇÕES NA DESLOCAÇÃO DE COMBOIO POR TRES DIAS EM LUANDA;  

IRÃO E ANGOLA EM JOGO AMIGAVEL DE FUTEBOL LOGO A NOITE;

JINGLE MIX

Noticias ao meio dia. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de

JINGLE MV

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas, esta manhã, em consequência de um acidente de viação envolvendo duas viaturas, nas imediações do Condomínio Jardim de Rosas, Kilamba Kiaxi. 

A confirmação foi feita à MFM pelo porta-voz dos bombeiros em Luanda, Faustino Minguês, avançando que as causas do acidente ainda não são conhecidas.

FAUSTINO MINGUÊS 12H

Faustino Minguês, porta-voz dos bombeiros em Luanda.

Acidente de viação mata uma pessoa nas imediações do Condomínio Jardim de Rosas.

A União dos Mototaxistas de Angola anunciou para o próximo sábado uma manifestação contra as restrições à circulação destes veículos, anunciadas pelo Governo Provincial de Luanda (GPL).

Segundo Augusto Mateus, o protesto, promovido a pedido dos cerca de 300 associados representados por esta associação, deve-se às medidas anunciadas, nomeadamente, a interdição de circular em algumas das principais ruas e avenidas de Luanda, o que “não caiu bem à classe”.

Os mototáxis são um dos mais populares meios de transporte em Luanda e mobilizam milhares de jovens angolanos que encontram nesta atividade, na ausência de outras alternativas profissionais, um meio de sustento.

Augusto Mateus, prometeu, no entanto, que vão marcar presença, na próxima quinta-feira, num novo encontro de sensibilização com estes profissionais.

AUGUSTO MATEUS 07H

O analista MFM  Carlos Rosado de Carvalho disse que este segmento de mercado merece uma maior atenção do governo provincial.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H   

Por outro lado… Paralização na TCUL.

A Empresa de Transportes Coletivos Urbanos de Luanda,  esclareceu EM comunicado que se registou ontem um constrangimento no regular funcionamento dos seus autocarros, em virtude de um grupo de colaboradores da empresa,  ter bloqueado a saída normal das carreiras em funcionamento, afetando, designadamente, a circulação dos autocarros a partir da base de Viana.

Segundo a empresa a Administração da empresa mobilizou de imediato os meios necessários para repor a normal circulação dos mesmos e para não afectar os seus utilizadores, tendo em relativamente pouco tempo conseguido repor em funcionamento 8Z autocarros.

Segundo a empresa na ocasião todos os motoristas compareceram pontualmente para iniciarem o seu trabalho diário às horas estipuladas e, consequentemente, se encontravam nas instalações da empresa.

A situação está a ser devidamente investigada, com o apoio das autoridades competentes, e será depois analisada com o efectivo de  trabalhadores da empresa, diz o comunicado.

Entretanto, o Conselho de Administração do TCUL apelou aos trabalhadores para que se abstenham de participar em ações desta natureza. Por outro lado, a empresa apela ao regresso ao trabalho.

Ainda no domínio dos transportes, o  Caminho de Ferro de Luanda comunica o cancelamento da paragem e passagem dos comboios na Estação dos Musseques nos dias 13, 16 e 17 de Setembro, nos trajectos Viana-Bungo e Bungo-Viana, em consequência das obras de construção da nova Estação Multi-modal dos Musseques.

O porta-voz do Caminho de Ferro de Luanda, Augusto Osório, fala das alternativas criadas para facilitar a circulação de pessoas e bens. 

AUGUSTO OSÓRIO 12H

Augusto Osório, porta-voz do Caminho de Ferro de Luanda.

Estão detidos em Luanda três cidadãos nacionais, por terem furtado uma viatura, no bairro Vila Alice.

A informação foi avançada pelo porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 12H

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal.

Recordo que a viatura recuperada já está em posse do seu proprietário.

PONTO ECONOMIA

Trinta pedras de diamante foram aprendidas no último fim de semana pelo Serviço de Investigação (SIC), em posse ilegal de dois cidadãos nacionais no bairro azul, nesta cidade.

A informação foi dada  pelo chefe de comunicação institucional e imprensa do SIC, Augusto André, realçando que os implicados, de 20 e 25 anos de idade, estavam envolvidos na exploração ilícita de diamante no municípios de Mucari, situação desvendada pelo órgão.

Referir que os indivíduos foram flagrados por efectivos do SIC durante uma operação de enfrentamento nos locais de comercialização de diamantes, na cidade de Malanje, e serão encaminhados ao Ministério Público para responsabilização criminal.

JINGLE MPLA

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou segunda-feira, no município de Lucapa, província da Lunda Norte, aos orgãos de defesa e segurança, a reforçarem o combate à imigração ilegal, por representar um perigo à economia e à soberania nacional.

A dirigente fez este apelo durante a assembleia de militantes no Lucapa, sublinhando que “a maioria dos imigrantes ilegais chegam à esta região com objectivos de explorar diamantes e realizar comércio sem cumprir com as obrigações fiscais, condicionando deste modo, o desenvolvimento da economia nacional”.

Por lado, Luísa Damião disse que a visita serviu para constatar o funcionamento das estruturas de base do MPLA na Lunda Norte.

LUÍSA DAMIÃO 12H

Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

JINGLE UNITA

A UNITA no Bengo lamenta que o município de Nambuangongo continue a viver sérios problemas ligados à saúde e à educação, onde centenas de crianças são obrigadas a percorrer mais de 10 kilometros para chegarem até à escola.

Em entrevista à MFM, o secretário provincial adjunto da UNITA no Bengo voltou a falar sobre a problemática da estrada que liga Caxito à sede de Nambuangongo, cujas obras estão paralisadas há mais de dez anos.

JOEL PACHECO 01 12H

A UNITA denuncia que há populações naquele município que estão a consumir água imprópria, em poços partilhados com animais.

O também deputado à Assembleia Nacional deixa, por isso, apelos ao novo administrador municipal de Nambuangongo para a resolução dos problemas daquela localidade, que nunca teve energia elétrica da rede pública. 

JOEL PACHECO 02 12H

Joel Pacheco, secretário provincial adjunto da UNITA no Bengo e deputado à Assembleia Nacional, quando falava à MFM sobre a visita efectuada no último fim de semana ao município de Nambuangongo.

PONTO

Dezenas de jovens varias origens estão a ser formados em Luanda  em engenharia numa parceria publico privada. Os jovens são na sua maioria das províncias do Zaire e Cabinda.

O secretario de estado para a juventude, Boaventura Chitala diz que o governo angolano procura a todo o custo apostar na formação dos mais jovens para o mercado de trabalho e assim minimizar a carência das famílias.

O governante se dirigira de mais de uma dezena de jovens que em Luanda iniciaram uma formação em engenharia, em varias áreas numa iniciativa da  empresa Tesla angola.

BOAVENTURA CHITATA 12H

Parceria publica privada, forma dezenas de jovens em Luanda  em áreas das engenharias. Os jovens são oriundos de cabinda e Zaire.

A presidente do conselho de administração do instituto superior do Soyo,  Massesuquini Ines,  mostrou-se radiante; 

DIRECTORA EDUCAÇÃO 12H

Moradores da centralidade do km 44, município de      Icolo e Bengo, reclamam de estarem a consumir água impropria.

De acordo com os  mesmos, Água que jorra nas torneiras das suas residências, é de color, composta de lodo e mau cheiro, a MFM. chegaram vídeos e áudios de alguns moradores a denunciarem a situação.

  1. VOX POP MARIA AGUAS

E sobre este assunto ouvimos o Porta-voz   da Epal que garantiu que a situação ja esta sob-controlo.

  1. VLADIMIRO BERNARDO

ouvíamos o porta-voz da Epal. Moradores da centralidade do quilometro quarenta e quatro município de   Icolo e Bengo, reclamam de estarem a consumir impropria.

A nossa sociedade nos últimos tempos já não está delineada naquilo que é a nossa cultura, os nossos valores morais e princípios como africanos estão a se perder a cada dia que passa.

Interlocutores da MFM dizem que a internet e a globalização do mundo veio estragar com aquilo que é a nossa cultura.

A população diz que o ministério da cultura tem que pôr fim de  preservar a nossa cultura, identidade,  princípios e valores;

VOX POP  12 H

O sociólogo Nkanga Manuel diz que o que está na perda destes   valores morais é a destruturação em si de algumas famílias que vai causando a peca de valores; 

CANGA MANUEL 12H

JINGLE DESPORTO

Os Palancas Negras defrontam hoje o Irão pela quarta vez na história do futebol, o desafio de carácter particular enquadrado na data FIFA, tem inicio às 16H30,  no estádio Azadi, localizado em Tearão, capital Iraniana.

Quatro dias depois de ter confirmado o apuramento ao campeonato africano de futebol de 2024, a realizar-se na Costa do Marfim, o selecionador Pedro Gonçalves quer aproveitar este duelo para construir uma equipa mais compacta.

Daqui a pouco o Hilário Leonardo fala sobre os temas desportivos de hoje.

INTERNACIONAL

O balanço provisório do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu hoje para 2.862 o número de mortos e para 2.562 o de feridos, anunciou o Ministério do Interior marroquino.

O balanço anterior era de 2.681 mortos e 2.501 feridos.

As consequências do sismo causaram mortos numa dezena de províncias, mas as mais afetadas são Al Haouz, a sul de Marraquexe e perto do epicentro, com 1.604 mortos, seguida de Taroudant (976 mortos).

As Nações Unidas estão em contacto com as autoridades marroquinas e “prontas para prestar auxílio” ao país, atingido por um sismo na sexta-feira passada que causou mais de 2.800 mortos, disse à Lusa fonte da ONU.

A ONU enviou uma “pequena equipa” da Unidade de Avaliação e Coordenação de Desastres para Marrocos para acompanhar a situação e está “em contacto com o Governo desde o primeiro momento”, adiantou à Lusa outra fonte da organização.

O balanço provisório do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 2.862 o número de mortos e para 2.562 o de feridos, anunciou na segunda-feira o Ministério do Interior marroquino.

O general Brice Oligui Nguema, que derrubou o presidente do Gabão, Ali Bongo, em agosto, nomeou figuras conhecidas da oposição e dirigentes do anterior regime para presidir às duas câmaras do futuro parlamento de transição.

O general Oligui Nguema liderou o golpe militar sem derramamento de sangue de 30 de agosto contra Ali Bongo Ondimba, que tinha acabado de ser reeleito e cuja família governava o país há 55 anos, acusando o Presidente de ter manipulado os resultados eleitorais e de, durante anos, ser o culpado pela “má governação” e “corrupção”.

Data de Emissão: 12-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados